Cidades

Final de semana

Contra gripe, prefeitura espera vacinar 3 mil pessoas em drive-thru

Ação acontece no no Parque Ayrton Senna neste sábado (10) e domingo (11)

Continue lendo...

Com a presença da prefeita Adriane Lopes (PP), a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), promove neste sábado (10) e domingo (11) a mobilização nacional do Dia D de Vacinação contra a Influenza, ação que pretende vacinar 3 mil campo-grandenses em sistema drive-Thru, no Parque Ayrton Senna.

Iniciada no início deste mês, o ato é uma força-tarefa contra a baixa adesão populacional à vacina. Ao longo do final de semana, serão distribuídas 15 mil doses, espalhadas por 15 pontos da capital.

“Tem pessoas que às vezes não têm disponibilidade de ir à uma unidade (de saúde) durante a semana, nós estamos facilitando para que as pessoas venham até o drive (thru), passem rapidamente e já sejam imunizadas.”, destacou a prefeita Adriane Lopes, que se vacinou por volta das 10h, acompanhada do marido e deputado estadual Lídio Lopes. A expectativa da prefeita é de que as doses sejam esgotadas até o final deste domingo. 

Prefeita se vacinou por volta das 10h deste sábadoPrefeita se vacinou por volta das 10h deste sábado

Coordenador da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), Rodrigo Guerino Stabeli lembrou o período recente em que a vacinação era vista com maus olhos por parte da população, e destacou que o momento é de união. “Se você não tomar vacina, a doença consegue chegar mais fácil até você e te levar para casos de internações prolongadas e o óbito. Nós tivemos um movimento mundial anti-vacina que aconteceu na pandemia, a vacina vem para salvar vidas e nós estamos fazendo um trabalho muito grande pelo Governo Federal”, destacou. 

Stabeli frisou que o momento é de promover um chamando entre governos estaduais, governos municipais para combater a fake news e resgatar a cobertura vacinal. “Nós não queremos mais ver as nossas crianças morrendo, nós não queremos mais ter a reintrodução da poliomielite em território nacional. Vacina não vai colocar chip nenhum no seu corpo, vacina não vai te trazer nenhuma coisa com a sua sexualidade”, disse Rodrigo. 

De colete azul, Rodrigo falou sobre a importância da imunização em todo o paísDe colete azul, Rodrigo falou sobre a importância da imunização em todo o país / Alison Silva

A ação também contou com a presença da  superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Larissa Castilho, que destacou um plano junto aos municípios, justamente para ampliar a cobertura vacinal em todo o Estado. “A gente montou um plano de ação, em parceria com os municípios, até agora, dia 10, para que eles possam fazer essas ações”, destacou.

A expectativa, segundo Stabeli, é de que 80% da população considerada vulnerável (idosos crianças de 06 meses até 6 anos, gestantes e puérperas) ao vírus da Influenza seja imunizada. Até o momento, Mato Grosso do Sul contou com o repasse de 764 mil vacinas.
A estimativa do IBGE é que o Estado tenha 1,2 milhão de pessoas em situação de vulnerabilidade, disse o coordenador. Cabe destacar que a vacinação foi ampliada em virtude do decreto de situação de emergência vivido pela capital, situação agravada também pelos inúmeros casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) no município. 

Drive-Thru

A ação visa facilitar o acesso da população à vacina contra a Influenza, especialmente para quem nãoconsegue se imunizar durante a semana.

A abertura oficial da mobilização aconteceu neste sábado, às 8h no Parque Ayrton Senna, com a presença de autoridades municipais, estaduais e representantes do Ministério da Saúde.

O evento marca o início das atividades de vacinação em Campo Grande e reforça o compromisso conjunto pela prevenção de doenças respiratórias.

Como chegar ao Drive-Thru?

A estrutura montada no Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, contará com cinco guichês de atendimento, funcionando das 8h às 17h. O acesso será feito pela Rua Jornalista Valdir Lago, nº 512, com saída pela Avenida Ezequiel Ferreira Lima, conforme indicado no mapa divulgado pela Sesau.
Quem estiver a pé também poderá se vacinar no local, com atendimento garantido para todos os públicos a partir dos seis meses de idade.

Onde se vacinar?

Assine o Correio do Estado

 

Indenização

TJMS condena réu por injúria racial a pagar indenização por danos morais em MS

Por maioria de votos, a 1ª Câmara Criminal definiu a indenização em R$ 1,5 mil

08/06/2026 18h29

Foto: Divulgação / MPMS

Continue Lendo...

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) reformou uma sentença de primeira instância e determinou o pagamento de indenização por danos morais a uma vítima de injúria racial em Ribas do Rio Pardo. A decisão foi proferida pela 1ª Câmara Criminal após recurso apresentado pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), que defendeu a necessidade de reparação civil pelos danos causados à ofendida. Por maioria de votos, a 1ª Câmara Criminal definiu a indenização em R$ 1,5 mil.

O réu já havia sido condenado pela 2ª Vara de Ribas do Rio Pardo pelo crime de injúria racial, previsto no artigo 2º-A da Lei nº 7.716/89, com agravante de reincidência. No entanto, a sentença original não fixou valor mínimo para reparação dos danos sofridos pela vítima.

Diante da omissão, o promotor de Justiça George Zarour Cezar recorreu ao TJMS, sob argumento de que a conduta criminosa ocorreu no ambiente de trabalho da vítima e representou uma grave violação à sua dignidade, justificando a aplicação da indenização prevista no artigo 387, inciso IV, do Código de Processo Penal.

Ao analisar o caso, o relator do recurso, desembargador Lúcio R. da Silveira, acolheu os argumentos do Ministério Público e aplicou o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no Tema Repetitivo 983.

Segundo o acórdão, o dano moral em casos de injúria racial decorre automaticamente da própria prática do crime, dispensando a apresentação de provas específicas sobre o sofrimento ou abalo psicológico da vítima.

A decisão também afastou a necessidade de que o Ministério Público apresente previamente um valor exato para a indenização na denúncia. Conforme o entendimento adotado, basta que exista pedido expresso de reparação para que o juiz possa fixar o montante na sentença, garantindo o direito de defesa do acusado.

Para os desembargadores, o valor atende aos critérios de proporcionalidade e razoabilidade, cumprindo tanto a função de compensar a vítima quanto o caráter pedagógico da condenação.

PEDÁGIO

Subprefeito de Anhanduí critica "tarifaço" de R$ 14 na BR-163

Em vídeo postado na rede social, Elenilton afirmou que o novo valor do pedágio pode dificultar o deslocamento de trabalhadores e prejudicar o desenvolvimento econômico do distrito

08/06/2026 18h15

Novo valor do pedágio pode dificultar o deslocamento de trabalhadores e prejudicar o desenvolvimento econômico do distrito

Novo valor do pedágio pode dificultar o deslocamento de trabalhadores e prejudicar o desenvolvimento econômico do distrito Gerson Oliveira

Continue Lendo...

O subprefeito de Anhanduí, Elenilton Dutra, utilizou as redes sociais para criticar o reajuste das tarifas de pedágio da BR-163/MS, previsto para entrar em vigor em agosto. Em vídeo publicado nesta segunda-feira (8), ele classificou o aumento como um “absurdo” e pediu apoio da população para pressionar autoridades federais em busca de alternativas que minimizem os impactos para os moradores do distrito.

A manifestação ocorre após a divulgação de que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recomendou reajuste médio de 41,63% nas tarifas cobradas pela concessionária Motiva Pantanal, responsável pela administração da rodovia. Em algumas praças, como a de Campo Grande, a tarifa para veículos de passeio poderá se aproximar dos R$ 15.

No vídeo, Elenilton destacou a situação dos trabalhadores que precisam se deslocar diariamente entre Anhanduí e Campo Grande.

“Como que um trabalhador que reside no Anhanduí consegue pagar um valor desse para ir e vir de Campo Grande, mais o combustível do seu carro ou da sua moto? Isso é piada. Nós não podemos nos calar”, afirmou.

Segundo ele, o aumento pode provocar impactos econômicos e sociais para o distrito, que fica localizado a cerca de 60 quilômetros da Capital.

“Estão isolando o Anhanduí de Campo Grande. Como vamos trazer empresas ou qualquer outra coisa para o distrito com um pedágio caríssimo desse jeito?”, questionou.

Durante a gravação, Elenilton também defendeu a criação de mecanismos que reduzam o custo para os moradores da região, como descontos ou benefícios específicos para usuários frequentes.

“Não importa se vocês gostam do Elenilton ou não. Vocês têm que gostar do Anhanduí. É pelo Anhanduí que estou lutando. Quero contar com o apoio de cada um para procurarmos nossa bancada federal e não deixar esse absurdo acontecer”, declarou.

Veja o vídeo completo: 

 

 

Reajuste supera pedido da concessionária

Conforme nota técnica da ANTT, a primeira revisão ordinária do contrato da BR-163 prevê reajustes que variam entre 40,54% e 44% nas nove praças de pedágio existentes ao longo dos 845 quilômetros da rodovia em Mato Grosso do Sul.

O percentual é superior ao solicitado pela própria Motiva Pantanal, que havia pedido aumento médio de 39,3%. Segundo a agência, o cálculo considera a recomposição monetária da tarifa pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e a aplicação do chamado degrau tarifário previsto no contrato de concessão.

Entre os maiores reajustes previstos está o da praça localizada em Campo Grande, onde a alta deverá chegar a 43%. Em São Gabriel do Oeste, o aumento poderá alcançar 44%.

A previsão é de que os novos valores passem a ser cobrados a partir de 5 de agosto, após a conclusão dos procedimentos regulatórios da ANTT

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).