Cidades

investigação

Credenciada do Detran-MS emplacava veículos roubados para traficantes

Durante busca e apreensão dos envolvidos no esquema, foram encontrados um carro adulterado e 300 quilos de droga

Continue lendo...

A Polícia Civil desmontou um esquema de estampadora credenciada no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) que emplacava carros roubados para traficantes em Campo Grande.

O serviço era feito por fora, uma vez que a empresa era regularizada para realizar o serviço de emplacamento de carros pelo Detran-MS.

A operação, realizada ontem e que prendeu quatro suspeitos de estarem envolvidos no crime, foi deflagrada pela Delegacias Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Defurv) e pela Delegacias Especializada de Repressão de Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras), após nove meses de investigação.

Em entrevista coletiva, o titular da Defurv, Guilherme Sarian, confirmou que a empresa investigada trabalhava no estampamento de placas falsas para traficantes que solicitavam o serviço ilegal.

“Tínhamos indícios de que os solicitantes das placas falsas tinham envolvimento com o tráfico de drogas, o que se confirmou com o cumprimento no mandato de busca e apreensão, [ocasião em que] foram encontrados em uma das residências 300 kg de droga”, informou Sarian.

O delegado ainda explicou como o esquema atuava. 

“Os indivíduos que furtam, roubam e adulteram veículos entravam em contato com o dono da empresa de estampamento para a fabricação sem autorização do Detran-MS de placas falsas. Eles fabricavam as placas, que eram visualmente perfeitas, só que com o QR code raspado, para impossibilitar a leitura e o controle”, descreveu.

A polícia suspeita que esses carros com placas falsas eram usados para vários atos ilícitos, entre os quais o envio dos veículos para a fronteira com o Paraguai, a fim de serem utilizados no tráfico de drogas.

Além do cumprimento de quatro prisões, a operação também realizou seis mandados de busca e apreensão em Campo Grande e no município de Balneário Camboriú (SC), onde se encontrava o dono da empresa credenciada pelo Detran-MS, segundo informou o delegado responsável pela operação.

Durante o cumprimento do mandato de busca e apreensão na empresa investigada, documentos e três veículos adulterados foram apreendidos na sede da estampadora.

A polícia estima que a empresa fabricou em torno de 500 placas falsificadas em um período de um ano e meio de atuação.

Os suspeitos presos pela Polícia Civil podem responder judicialmente por envolvimento com organização criminosa e adulteração de veículo automotor.

Sarian ainda mencionou que, antes mesmo da investigação iniciar, a Defurv já suspeitava de que havia uma fábrica na Capital que produzia placas falsas pela frequência de apreensões que a polícia realiza de veículos adulterados.

As investigações para identificar os outros envolvidos no esquema, além de averiguar se não há outras empresas que realizam esse tipo de crime, seguem em curso.

A Polícia Civil ainda informou que o Detran-MS foi notificado sobre a operação e que um processo administrativo deve ser aberto para investigar a prestação de serviço dessa empresa, podendo assim ser desregularizada, perdendo o credenciamento de emplacadora.

VEÍCULOS BOBS

Diante da desarticulação da organização criminosa, o delegado da Defurv alertou a população com relação à compra de carros bobs, termo utilizado para se referir a automóveis que estão com documentação irregular e multas acumuladas e que são vendidos com preços mais em conta.

“Esse mercado de bobs, que hoje movimenta muitos veículos aqui na Capital, na compra realizada por meio da internet, é um risco, pois os veículos são comprados sem transferir a documentação para o Detran-MS. Com isso, não é realizada a vistoria do veículo. A pessoa que está comprando fica sem saber se esse bob pode ter sido roubado, furtado ou adulterado”, disse Sarian.

“A pessoa compra o veículo baratinho, com custo ínfimo se comparado com o preço de mercado, e corre esse risco, de adquirir um produto de crime. A nossa orientação é não compre bob”, acrescentou o delegado.

Esses veículos bobs geralmente são vendidos em plataformas como Facebook Marketplace e OLX e grupos de WhatsApp. Os automóveis têm restrições administrativas ou judiciais e dívidas que impedem a sua regularização.

Em nota, a OLX se manifestou sobre a compra e venda de produtos pela plataforma. 

"A OLX disponibiliza um espaço democrático em que os usuários possam anunciar e comprar produtos e serviços de forma rápida e simples, sempre com respeito aos Termos e Condições de Uso (https://ajuda.olx.com.br/s/article/termos-e-condicoes-de-uso), com negociação direta entre vendedor e comprador, sem a intermediação da plataforma. Caso o usuário perceba algum anúncio em desacordo com nossas políticas, poderá denunciá-lo para investigação e remoção."

Saiba

As delegacias especializadas de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Defurv) e de Repressão de Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras) foi batizada de Operação Placa Fria.

Assine o Correio do Estado

Inocência (MS)

Longe de casa e das urnas, trabalhadores da Arauco comemoram vitória de Lula

Maioria dos funcionários são nordestinos e deixaram de votar, pois estão longe de seu domicílio eleitoral

26/10/2026 11h50

Funcionários da Arauco comemorando vitória de Lula

Funcionários da Arauco comemorando vitória de Lula Francisco Moura/Facebook

Continue Lendo...

Dezenas de trabalhadores da Arauco – Projeto Sucuriú comemoraram a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, na noite deste domingo (25), no alojamento da fábrica localizado em Inocência, Mato Grosso do Sul.

A maioria dos funcionários são nordestinos e vieram para Mato Grosso do Sul exclusivamente para trabalhar na fábrica de celulose, que é uma das maiores do mundo.

Possivelmente, muitos deles deixaram de votar, pois estão longe de seu domicílio eleitoral. Mas, mesmo assim, não deixaram de celebrar a vitória do quarto mandato de Lula.

Vídeo, gravado por um funcionário da Arauco, residente em Alagoas, mostra a alegria dos trabalhadores quando souberam que Lula se reelegeu.

Aos gritos de “Olê olê olá, Lula Lula”, trabalhadores festejaram a reeleição do presidente.

Confira:

*vídeo: Francisco Moura/Facebook

LULA 4

No segundo turno das eleições presidenciais de 2026, realizado em 25 de outubro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu Flávio Bolsonaro (PL) e foi reeleito presidente do Brasil.

Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula recebeu 64.256.232 votos, correspondentes a 51,79% dos votos válidos, enquanto Flávio Bolsonaro obteve 59.826.041 votos, equivalentes a 48,21%.

A diferença foi de 4.430.191 votos, resultado que oficializou a derrota de Flávio Bolsonaro na disputa presidencial e garantiu a Lula o quarto mandato à frente do governo federal.

A virada é considerada histórica, tendo em vista que Flávio Bolsonaro estava a frente de Lula no primeiro turno.

Educação

MS investe R$ 7,7 milhões em lousas interativas para a educação

Tecnologia permite exibir vídeos, mapas e apresentações, além de fazer anotações diretamente na tela durante as aulas

26/10/2026 11h10

Lousa interativa pode complementar o uso do quadro tradicional e ampliar o acesso a conteúdos digitais

Lousa interativa pode complementar o uso do quadro tradicional e ampliar o acesso a conteúdos digitais Foto: Divulgação / SED

Continue Lendo...

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), oficializou a assinatura de um contrato com a empresa Jeytech Indústria Tecnologia e Inovação Ltda. para a compra de lousas interativas. 

O valor do contrato é de R$ 7.759.200,00 e o equipamento será destinado ao atendimento das demandas da rede estadual de ensino. 

Apesar de terem divulgado o valor do contrato e sua duração de 12 meses, o extrato não especifica quantas lousas interativas serão adquiridas para as escolas da rede estadual. 

A lousa interativa ou digital, é um equipamento tecnológico usado em salas de aula para exibir vídeos e tornar o conteúdo mais prático e dinâmico. Em geral, ela combina uma tela sensível ao toque, ou um projetor conectado a sensores, com um computador ou sistema próprio.

Com a lousa, professores e estudantes podem escrever, desenhar, destacar informações e acessar imagens, vídeos, mapas, apresentações e outros materiais diretamente na superfície do equipamento.

A tecnologia pode substituir ou complementar o quadro tradicional. Em vez de utilizar apenas giz ou caneta, o professor pode apresentar uma atividade digital, ampliar textos, fazer anotações sobre imagens e permitir que os alunos participem de exercícios interativos.

A aquisição prevista no contrato representa investimento em recursos tecnológicos para a educação estadual, mas os resultados dependerão da instalação dos equipamentos, da infraestrutura das escolas e da capacitação dos profissionais que irão utilizá-los.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).