Depois de cinco horas de trabalho, equipes de Corpo de Bombeiro e da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Naviraí, distante 359 quilômetros da Capital, conseguiram capturar a onça parda que assustou moradores e mobilizou a cidade. Dardos tranquilizantes foram usados e o animal foi levado para um centro de reabilitação.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a demora na captura da onça ocorreu em razão da falta de armamento especial para esse tipo de trabalho. Um médico veterinário acompanhou a ação e por volta das 10 horas de hoje a onça foi anestesiada.
O animal foi encaminhado para a Green Farm, uma fazenda localizada na região e que possui centro de reabilitação de animais.
Segundo os militares, a onça é adulta e estava saudável, sem nenhum ferimento.
O CASO
De acordo com o Corpo de Bombeiros, seis pessoas estavam na residência, entre crianças e idosos, quando um dos moradores acordou por volta das 5 horas de hoje e percebeu um barulho vindo da despensa do imóvel.
O morador foi surpreendido ao descobrir que uma onça parda tinha invadido o quintal e despensa. Equipes do Corpo de Bombeiros foram chamadas, fizeram a retirada dos moradores e improvisaram uma barreira para impedir que o animal fugisse.
Homens da Polícia Militar Ambiental (PMA) também foram chamados. Segundo os militares, trata-se de uma onça adulta e aparentemente saudável.
Sem armamento que possibilita tranquilizar o animal com dardos, as equipes permaneceram por mais de 4 horas apenas isolando o local e evitando que curiosos chegassem perto da casa. A arma precisou ser trazida de outra cidade.
Confira abaixo vídeo que mostra a reação da onça:
SURPRESA
Essa não é a primeira vez que onças são motivo de surpresa para moradores de Naviraí. Em 2006, uma onça parda invadiu um consultório médico da maternidade da cidade e em 2012 filhotes da mesma raça foram encontrados perto de canavial. Ninguém ficou ferido.
O que chama atenção no caso deste domingo é a localização da casa onde a onça decidiu se abrigar: bem próxima do centro da cidade.