Clique aqui e veja as últimas notícias!

VIDA DIGITAL

Detran lança sistema para controlar movimentações comerciais realizadas por empresas veiculares

O cadastramento online está liberado desde ontem (07) para as empresas do ramo
08/12/2020 18:04 - Da Redação


Mato Grosso do Sul será o primeiro estado a implantar o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave).

O Sistema consiste em um gerenciamento e controle de veículos, que, a partir de uma base nacional de dados, facilitará a comunicação, registro, controle e acompanhamento das transações comerciais viabilizando a escrituração eletrônica dos livros de registro de movimento de entrada e saída de veículos, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Acompanhe as últimas notícias do Correio do Estado

O cadastramento online foi aberto nesta segunda-feira (7), e está disponível para as empresas pelo portal de serviços, Meu Detran.

Antes da implantação do sistema, muitas recebiam veículos consignados para venda sem apresentar responsabilidade sobre o bem, mas agora, com a mudança, o veículo já entrará na loja com alegação de venda feita em nome da credenciada, o que aumenta a segurança.

De acordo com Loretta Figueiredo, diretora de Veículos do Detran-MS,  agora será possível acompanhar a trajetória do veículo, tendo controle de sua escritura.

“O Renave dá mais celeridade também às transferências e segurança no ato, haja vista que as vistorias serão feitas no local, não havendo necessidade de deslocamento”, pontuou.

Já segundo o diretor-presidente do Detran MS, Rudel Trindade, mais uma vez o departamento estadual toma uma iniciativa que pode ser reconhecida nacionalmente, por possibilitar maior agilidade e segurança.

“Nossa meta é atender de forma cada vez mais eficiente e a plantação do Renave nos traz uma segurança muito grande para esse setor. É um salto de modernização.", completou.

A Portaria que trata da implantação do sistema foi publicada no Diário Oficial do Estado e dispõe sobre o cadastramento de estabelecimentos para a sua utilização.