Cidades

CONFIRA!

Dicas simples ajudam a dar um up na decoração da sua casa

Dicas simples ajudam a dar um up na decoração da sua casa

TERRA

17/06/2012 - 00h00
Continue lendo...

No dia em que visitou o apartamento de uma amiga, no Jardim Anália Franco, bairro de classe média de São Paulo, a empresária Amarílis Tadeu Caporalini teve certeza de que precisava dar um up na decoração de casa. “Fiquei impressionada com os enfeites de mesa e com a organização dos cômodos”, declara. Para Amarílis, renovar era preciso. Só faltava saber como.

“É importante analisar os elementos do ambiente, como cores e quantidade de mobiliário, para não cometer erros”, conta Daniela Peres, arquiteta da capital paulista. Ou seja, o segredo é prestar atenção no conjunto da obra. Não adianta trocar o sofá antigo por um moderno se a cor da parede e os móveis destoam do restante. O local vai ficar “carregado” aos olhos.

Uma dica simples para incrementar a decoração é utilizar apenas a moldura do quadro na parede da sala. “Traz um charme sem poluir”, afirma Daniela. E dá-lhe criatividade. Pintar a moldura com uma cor quente (vermelho), por exemplo, dá mais vida ao cômodo. O mesmo acontece com algumas almofadas coloridas. Mas lembre-se da regra básica: menos é mais. A harmonia de cores e estampas é fundamental.

Na cozinha ou até mesmo na sala de jantar, trocar as estampas das cadeiras faz toda diferença. Em um ambiente onde o branco predomina, tecidos coloridos são bem-vindos. “As cores realçam, tudo fica mais charmoso”, conta Vivian Coser, arquiteta, urbanista e designer de interiores, com atuação no Rio, São Paulo e Vitória. Aplicar adesivos na porta da geladeira também dá outra cara ao local.

Dá até para deixar a louça à mostra – pratos e copos devem estar arrumados. Basta desparafusar a porta do armário e... pronto! A desvantagem é que aumenta o pó na região e, consequentemente, o número de limpeza. Uma ideia para destacar a louça é forrar o fundo do móvel com um tecido adesivado colorido (é parecido com o papel contact). É só recortar o molde, remover a película e colar.

Mais fácil ainda é mudar o visual do quarto. As capas de edredom feitas com tecido de lençol são ótimas sugestões. A dica é comprar duas de cores distintas. Uma cobre o leito, enquanto a outra fica dobrada no “pé” da cama, caindo para frente. “O quarto vai ficar com uma cara diferente duas vezes”, diz Anna Ludimilla, finalizadora de decoração, de São Paulo. A vantagem é que o tecido pode ser lavado na máquina.

Preste atenção também nos outros objetos do quarto. Luminárias, por exemplo, são acessórios que “envelhecem” rápido, o que compromete a decoração. Nesse caso, troque por uma mais moderna, daquelas de leitura. Se a intenção é descontrair o ambiente, escolha cores como vermelho, amarelo e laranja. Charme? O tradicional preto é sempre um clássico.

E por falar em clássico, até o banheiro pode ganhar um requinte. Para quem não gosta de pisar no chão frio, existe um carpete próprio para o cômodo. De cor preta, acaba com aquela impressão de sujeira pós-banho. Além disso, absorve até um balde d’água. “O banheiro vai ficar mais confortável”, explica Anna.

Para quem não tem um armarinho e quer inovar de maneira divertida, caixotes de feira (aqueles de madeira) podem servir para acomodar toalhas e rolos de papel higiênico. Instale rodízios (rodinhas) na parte de baixo e deixe o novo acessório no chão. Se preferir, pinte o caixote, respeitando as cores do ambiente. Simples, funcional e prático.

CAMPO GRANDE

Operação fecha lojas com produtos falsificados de grandes marcas

A ação tem como foco fiscalizar os estabelecimentos que comercializam eletrônicos de marcas como Apple e Samsung. As lojas ficam na rua 14 de julho, entre a 15 de novembro e a Avenida Afonso Pena

09/06/2026 12h00

Este é o segundo dia consecutivo que o Procon e a Decon fiscalizam as lojas no centro de Campo Grande

Este é o segundo dia consecutivo que o Procon e a Decon fiscalizam as lojas no centro de Campo Grande Foto: Marcelo Vitor / Correio do Estado

Continue Lendo...

Uma operação interditou duas lojas, na rua 14 de julho, entre a 15 de novembro e Avenida Afonso Pena, na região central de Campo Grande. O foco da ação é a fiscalização de eletrônicos, jogos, ferramentas das marcas Apple, JBL, Samsung, Motorola, Playstation, Makita, Nintendo, Pop Mart, Stanley e SanDisk. 

Durante a manhã desta terça-feira (9), os peritos criminais documentaram a exposição à venda desses produtos, por causa do indício de falsificação. Os itens foram apreendidos por representação das marcas. Uma das lojas se chama Mega Variedades Atacado e Varejo e a outra, que fica quase ao lado, nem nome possui na fachada.

A operação foi realizada pelo Procon, Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon), Polícia Científica e representantes das marcas que denunciaram as vendas de produtos falsos.

O Procon notificou uma das lojas por descumprir regras do código de defesa do consumidor, indícios de contrafação dos materiais apreendidos e ausência de preços em alguns produtos. Após a apreensão, todos os itens serão encaminhados para Receita Federal. 

No caso dos autos de infração do Procon, as empresas têm 20 dias para apresentarem defesa.

De acordo com o delegado da Decon, Wilton Vilas Boas, foram as próprias empresas que se sentiram prejudicadas com a venda dos produtos falsificados, então denunciaram os estabelecimentos ao Procon.

"As operações são feitas de forma pontual. Vários equipamentos de celular, capas e outros produtos falsificados foram apreendidos. São vários locais, isso é muito cultural, então a gente faz na medida do possível e todos os locais vão ser fiscalizados", disse o delegado.

Este é o segundo dia consecutivo que o Procon e a Decon fiscalizam as lojas no centro de Campo Grande
Delegado titular da Decon, Wilton Vilas Boas / Foto: Marcelo Vitor / Correio do Estado

Vilas Boas afirma que, com a venda de produtos falsificados, ocorre a sonegação de imposto, causando concorrência desleal.  "As marcas é que investem em uma tecnologia para fazer um produto de qualidade e a maioria desses produtos apreendidos não tem qualidade nenhuma e é um risco para a população também". 

As investigações continuam para apurar a origem desses produtos e quem são os fornecedores. Além das mercadorias ilegais, a fiscalização também verificou que há risco de incêndio, então o Corpo de Bombeiros será acionado para verificar esta situação.

Assine o Correio do Estado


 

POLÍTICA

Carlão propõe o fim da reeleição para presidência da Câmara de Campo Grande

Vereador afirma que pretende discutir mudança no regimento interno para impedir reconduções consecutivas ao comando do Legislativo a partir da próxima legislatura

09/06/2026 11h15

Vereador Carlão defende retomada de regra que impede reeleições consecutivas para a presidência da Câmara Municipal de Campo Grande.

Vereador Carlão defende retomada de regra que impede reeleições consecutivas para a presidência da Câmara Municipal de Campo Grande. Marcelo Victor

Continue Lendo...

O vereador Carlão afirmou que pretende defender o fim da reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Campo Grande a partir da próxima legislatura. A declaração foi dada na manhã desta terça-feira (9), durante coletiva de imprensa. 

Segundo o parlamentar, a proposta ainda será discutida com os demais vereadores e partidos.

"Estou com a ideia de colocar em mesa a apreciação dos novos partidos para não ter mais a reeleição. Vou tentar convencer o Papy também, porque daí vai alternar”, afirmou.

Carlão destacou que a eventual mudança nã afetaria o atual presidente da Câmara, vereador Papy, que continua apto a disputar a recondução ao cargo. 

“Na próxima legislatura, o presidente pode ser uma vez, aí outra vez já tem que ser outra pessoa”, declarou.

O vereador lembrou ainda que já presidiu a Câmara por dois mandatos consecutivos e defendeu a alternância de poder como forma de ampliar a participação na condução do Legislativo Municipal 

Durante a coletiva de imprensa, Carlão afirmou que a proposta busca resgatar uma regra existente quando ingressou na Câmara, em 2009. "Eram 21 vereadores e o presidente não poderia ser reeleito", recordou. 

Apesar da defesa da mudança, o parlamentar avaliou que a antecipação da eleição da Mesa Diretora para outubro não deve alterar o cenário atual. Segundo ele, a gestão de Papy tem aprovação entre os vereadores e a tendência é de manutenção da composição que hoje comanda a Casa.

A eleição para definir a Mesa Diretora da Câmara Municipal para o próximo biênio deve ocorrer entre outubro e dezembro deste ano, conforme determinação judicial que anulou a escolha realizada antecipadamente em julho do ano passado.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).