Cidades

clima

El Niño deve elevar temperaturas até durante o inverno no Estado

Meteorologista da ONU diz que o fenômeno, que começou a atuar no 2º semestre, tende a fazer a temperatura aumentar mais no ano seguinte de sua chegada

Continue lendo...

Dados do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS) apontam que o fenômeno El Niño poderá durar até junho de 2024, o que traria elevação de temperaturas na época mais fria do ano no Estado. 

“Sem dúvidas, igual ao inverno deste ano, bem mais quente que o normal”, comenta Vinicius Sperling, meteorologista do Cemtec-MS. Para os próximos meses, de dezembro a fevereiro, as temperaturas em MS também tendem a ser mais altas que o normal, principalmente em função da atuação do fenômeno climático. 
“A maioria dos modelos de previsão do clima indicam que o El Niño pode, provavelmente, atingir sua intensidade máxima nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Esse cenário de variabilidade natural do clima pode potencializar a formação e a intensidade das tempestades no Estado. Outro impacto do fenômeno é que ele pode amplificar as altas temperaturas”, descreve o Cemtec-MS, em relatório. 

Outubro geralmente é o mês mais quente do ano em MS, no entanto, o meteorologista relata que, com o El Niño, que este ano está mais intenso que o normal, novembro, mês em que normalmente as chuvas são mais presentes e a temperatura não é tão alta, já registra recordes de calor e chuva abaixo da média. 

Os recordes de altas temperaturas são em razão das ondas de calor, que ocorreram este mês no Estado e na maior parte do País. A Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), aponta que novembro marcou o início da fase mais acentuada do fenômeno climático, que deve durar até janeiro. 

O especialista em clima da OMM, Álvaro Silva, afirmou que o fenômeno contribui para um aquecimento ainda maior do planeta no ano que vem, com possibilidades de novos recordes de temperatura global. 

“O impacto do El Niño na temperatura global, historicamente, é ainda mais acentuado no ano seguinte ao do seu desenvolvimento. Pelo que é de se esperar que em 2024 tenhamos um ano com uma temperatura global mais alta ainda que em 2023, pelo menos do que é possível antecipar se considerarmos outros eventos do passado”, esclarece Silva. 

TEMPESTADES 

As famosas tempestades de verão também podem se intensificar na próxima estação. Segundo o meteorologista do Cemtec-MS Vinícius Sperling, para ocorrer uma tempestade, é necessário haver bastante choque térmico e, com as ondas de calor extremo, há, sim, um risco de tempestades mais intensas em MS. 

“A gente já viu este ano em Dourados, Corumbá e vários municípios, como Campo Grande, que tiveram tempestades intensas. Claro que as tempestades mais severas em MS ocorrem no mês de outubro, mas, como o El Niño está bagunçando este ano, então, sim, a gente pode dizer que podem ocorrer mais tempestades intensas e ondas de calor”, pontua Sperling. 

Além de tempestades intensas, outros eventos climáticos, como chuvas de granizo e tornados, também podem acontecer na próxima estação. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acrescenta ainda que as tempestades com granizo já são eventos frequentes no verão de MS. 

Na terça-feira, após a passagem de onda de calor e tempestades em Taquarussu, um tornado foi registrado por moradores do município. Sperling informa que não há como prever tornados no Brasil, mas que os eventos podem ocorrer novamente. 

Para os próximos meses, o Cemtec-MS aponta que as chuvas devem seguir um pouco abaixo da média em grande parte do Estado e dentro da média histórica nas regiões extremo-sul e sudoeste de MS, onde atualmente há uma elevação no volume de chuvas, também influenciada pelo El Niño. 

EL NIÑO 

O El Niño é um fenômeno de aquecimento das águas superficiais do Pacífico, com uma tendência geral de padrões de temperaturas mais elevadas, no entanto, traz condições menos previsíveis para Mato Grosso do Sul. 

Em algumas regiões, o fenômeno intensifica secas, como ocorre no Amazonas, em outras, aumenta o volume de chuvas, como ocorre no Sul, além de ondas de calor na maior parte do País. 

Dados do Cemtec-MS apontam uma previsão de 62% de atuação do El Niño até junho no Estado, a partir do trimestre de abril, maio e junho. Outro fenômeno, o La Niña, pode começar a ter influência, mas o levantamento aponta apenas 1% de chance. 

A ONU alerta que este ano pode ser o quente já registrado, em razão do El Niño, e em 2024 a média de temperaturas pode ser ainda mais alta. Até então, o ano considerado mais quente foi 2016, em função de uma atuação do fenômeno considerada “excepcionalmente forte” e do impacto do aquecimento global. 

“Desde maio deste ano, a alta temperatura da superfície do mar no Pacífico equatorial centro-leste oscilou entre cerca de 0,5°C acima da média e acima de 1,5°C, em setembro”, pontua a ONU, que alerta para mais eventos extremos em todo o mundo, como incêndios florestais, inundações e ciclones tropicais.

SAIBA

A previsão do tempo para os próximos dias em Mato Grosso do Sul é de instabilidade, com probabilidades de chuvas e tempestades acompanhadas de raios, com temperaturas entre 30°C e 33°C. Em Campo Grande, a mínima é de 21°C, e a máxima, de 30°C.

Brasil x marrocos

Jogo do Brasil pode ter frio de 8°C em Mato Grosso do Sul

Segunda massa de ar polar do ano deve atingir o Estado na próxima semana

05/06/2026 12h00

MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Estreia do Brasil na Copa do Mundo 2026 deve ser gelada em Mato Grosso do Sul.

O brasileiro deve assistir a partida entre Brasil x Marrocos, no sábado (13), debaixo das cobertas em casa ou bem agasalhado na rua.

A poucos dias da estação de inverno, a segunda massa de ar polar deve atingir o Estado na próxima semana.

Ao Correio do Estado, o meteorologista Natálio Abrahão afirmou que o fim de semana do jogo do Brasil e Dia dos Namorados deve ser marcado por clima gelado e nevoeiro pela manhã.

A meteorologia prevê que a temperatura mínima pode atingir 8°C no Sul do Estado, em municípios como Sete Quedas, Mundo Novo, Japorã, Eldorado, entre outros.

Já em cidades do norte, como Coxim e Sonora, a temperatura mínima sobe para 18°C. Em Campo Grande, fica em torno dos 14°C.

"Frio e nevoeiro. Atrás da frente fria da semana que vem, uma massa de ar polar deixará as temperaturas baixas”, explicou o meteorologista", explicou Abrahão.

Confira as temperaturas, nos principais municípios de Mato Grosso do Sul, no Jogo do Brasil:

MUNICÍPIO

TEMPERATURA NO SÁBADO, 13 DE JUNHO

Campo Grande

Mínima: 14°C / Máxima: 24°C

Sete Quedas

Mínima: 8°C / Máxima: 21°C

Bonito

Mínima: 12°C / Máxima: 25°C

Corumbá

Mínima: 17°C / Máxima: 26°C

Três Lagoas

Mínima: 13°C / Máxima: 24°C

Dourados

Mínima: 10°C / Máxima: 22°C

Ponta Porã

Mínima: 10°C / Máxima: 22°C

Sonora

Mínima: 18°C / Máxima: 28°C

Mundo Novo

Mínima: 10°C / Máxima: 20°C

Aquidauana

Mínima: 14°C / Máxima: 26°C

Fonte: Climatempo

RECOMENDAÇÕES

De acordo com o Inmet, o ser humano deve tomar cuidados indispensáveis durante o frio. Confira:

  • Se agasalhe
  • Beba água
  • Evite tomar banhos muito quentes, mas sim mornos
  • Continue usando protetor solar
  • Evite ambientes pouco ventilados
  • Hidrate a pele
  • Cuide da alimentação
  • Não se exponha ao tempo
  • Proteja extremidades como mãos, pés e cabeça, porque perdem calor rapidamente
  • Evite permanecer com roupas úmidas
  • Mantenha-se hidratado mesmo sem sentir muita sede
  • Prefira alimentos quentes e nutritivos
  • Use hidratante corporal e protetor labial

CAMPO GRANDE

Dois shoppings terão emissão de RG com agendamento neste fim de semana

Primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita

05/06/2026 11h45

Para solicitar a emissão da CIN, o cidadão deve apresentar CPF e certidão original atualizada conforme o estado civil

Para solicitar a emissão da CIN, o cidadão deve apresentar CPF e certidão original atualizada conforme o estado civil Divulgação

Continue Lendo...

Moradores de Campo Grande terão uma nova oportunidade para emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o novo modelo do RG, com necessidade de agendamento prévio neste fim de semana. O atendimento será realizado no sábado (06), no Posto de Identificação instalado no Shopping Norte Sul Plaza e no Shopping Pátio Central, conforme disponibilidade de vagas no sistema.

A Carteira de Identidade Nacional utiliza o CPF como número único de identificação em todo o país, substituindo o antigo modelo estadual do RG. A mudança busca aumentar a segurança dos dados e unificar o sistema identificação civil. 

Para emitir a CIN, o cidadão deve agendar o atendimento pelo Portal de Serviços da Sejusp. Já no dia, o cidadão deverá levar CPF e certidão original atualizada conforme o estado civil. Solteiros precisam levar a certidão de nascimento, casados, a certidão de casamento e àqueles que forem divorciados e viúvos devem apresentar a certidão correspondente. 

Vale lembrar que em casos de desistência, o horário deve ser cancelado no mesmo site, para que a vaga seja liberada a outra pessoa.

Na segunda-feira (1º), o sistema abriu vagas para emissão da CIN em julho, na Capital e no interior. Ainda há horários disponíveis para junho em postos do Estado. 

Serviço

Quando: 06 de junho de 2026, sábado 
Horário: das 10h às 17h Norte Sul Plaza / 8h às 14h Pátio Central Shopping
Custo: primeira via gratuita

Documentos necessários:

Solteiros: certidão de nascimento original e CPF
Casados: certidão de casamento original e CPF
Divorciados e viúvos: certidão de casamento original com averbação de divórcio ou de falecimento e CPF.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).