Cidades

Segurança

Em 9 meses, homicídios caem mais de 25% na Capital, aponta Secretaria de Justiça

Estado se destaca ainda no combate ao narcotráfico e lidera o ranking nacional de apreensões de drogas

DA REDAÇÃO

05/10/2015 - 11h18
Continue lendo...

De janeiro a setembro deste ano, os números de homicídios tiveram redução recorde em Campo Grande, com a expressiva queda de -25,5%, passando de 110 para 82 em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os números positivos devem melhorar ainda mais a posição da cidade, que já esta entre as quatro mais seguras do país, quando o assunto é crimes letais violentos, conforme consta na prévia do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado esta semana.

Além disso, dos estados brasileiros, Mato Grosso do Sul é o que mais esclarece homicídios, com uma taxa de 69% nos municípios do interior e de mais de 70% em Campo Grande, percentual superior ao dos Estados Unidos, por exemplo e comparado ao do Reino Unido. Um mérito das estratégicas e bem sucedidas investigações da Polícia Civil do Estado.

Também foram expressivas as quedas dos percentuais de homicídios culposos no trânsito, que reduziram de 73 para 55 em Campo Grande, nos primeiros nove meses deste ano, um índice de -24,7%. Blitz e operações constantes realizadas pela Polícia Militar são apontadas como responsáveis pela queda deste delito.

No Anuário de Segurança consta ainda que quando o assunto é investimento em segurança, do total de gastos per capta, R$ 332,88 são aplicados na área em Mato Grosso do Sul, que está na sétima posição neste quesito, à frente do Distrito Federal e de São Paulo, por exemplo.

“São dados bastante positivos para o Estado que está trabalhando para melhorar ainda mais estes índices, tanto no quesito redução da criminalidade, onde já alcançamos na Capital redução de mais de 20% na taxa de homicídios, como em investimentos”, disse o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf.

O Estado se destaca ainda no combate ao narcotráfico e lidera o ranking nacional de apreensões de drogas. Durante todo o ano passado foram apreendidas quase 230 toneladas de entorpecentes, a maior quantidade já apreendida por um estado brasileiro, mas que já foi superada pelas forças policiais nos primeiros nove meses deste ano, quando já tiraram de circulação mais de 231 toneladas de drogas e a expectativa da Secretaria de Justiça e Segurança Pública é que a soma ultrapasse 250 toneladas até dezembro.

MAIS EFETIVO

Os dados refletem os investimentos realizados pelo Governo do Estado, que tem entre as prioridades a segurança pública. De janeiro até agora já foram incorporados as forças policiais do Estado mais de 1.600 homens e mulheres que reforçaram a segurança pública nos 79 municípios.

Na Polícia Militar já foram incorporados 934 novos soldados, sendo que 830 deles já formados e trabalhando e outros 104 em formação. Além disso, 264 homens e mulheres que eram cabos e soldados foram promovidos à sargentos, 8 tenentes à capitães, 5 capitães promovidos à major, 8 major promovidos à tenente-coronel e 6 tenentes-coronéis promovidos à coronéis.

Houve incremento de 334 novos soldados também no Corpo de Bombeiros, sendo que 153 deles já está em atividade nas unidades espalhadas pelo Estado e outros 181 em formação, com previsão de conclusão do curso até o mês de dezembro deste ano.

Na Polícia Civil o Governo do Estado incorporou 155 novos investigadores, escrivães e peritos papiloscopistas e outros 220 investigadores e peritos papiloscopistas estão em formação, totalizando 375 homens e mulheres nas delegacias e postos de identificação de Mato Grosso do Sul.

Além disso, o Governo do Estado já autorizou a realização de concurso público para a contratação de agentes penitenciários e abriu processos licitatórios para a compra e locação de viaturas para todas as forças de segurança pública, que estão com os andamentos adiantados, sendo que a locação segue para a fase de assinatura dos contratos.

Recurso

Programa Itaipu irá investir na agricultura familiar de MS e Paraná

A ação, que atenderá aproximadamente 5 mil agricultores na área de assistência técnica, está prevista para começar em abril deste ano

18/01/2025 14h30

JOÉDSON ALVES/AGÊNCIA BRASIL

Continue Lendo...

O programa da Itaipu Binacional, que nasceu a partir de um convênio firmado por três instituições, levará investimentos para a agricultura familiar de Mato Grosso do Sul e do Paraná.

Durante a semana, mais precisamente na quarta-feira (16), representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Paraná e de Mato Grosso do Sul estiveram reunidos na sede da Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).

O tema debatido abordou investimentos em Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) tanto em Mato Grosso do Sul quanto no Paraná, com a previsão de atender aproximadamente 5 mil famílias da agricultura familiar, a partir de abril deste ano.

A ação, prevista para começar no mês de abril, beneficiará cerca de 5 mil famílias que trabalham no eixo da agricultura familiar.

Por meio do programa Itaipu Mais que Energia, serão realizadas ações com duração de dois anos, sendo três meses destinados à estruturação e o restante para a execução.

Conforme explicou o superintendente substituto do Incra/PR, Cyro Fernandes Corrêa Júnior, que representou a regional no encontro, a Itaipu já vinha investindo na ampliação das ações de assistência técnica e extensão rural (Ater), promovendo o fortalecimento da cadeia produtiva.

“Agora, nos convida a apresentar e ouvir sobre o novo projeto, para atender agricultores familiares, assentados e quilombolas diretamente, suprindo a falta de recursos para esta ação no instituto e na Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater)”, destacou Cyro Fernandes.

Ficaram alinhados os principais pontos de ação, como a contratação de técnicos, a capacitação e o tempo de atendimento para cada família. Participaram da reunião representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) de Mato Grosso do Sul e do Paraná.

“Foi consenso entre os presentes a importância desses investimentos da Itaipu para reacender o papel da Ater no desenvolvimento rural sustentável, no fortalecimento dos circuitos curtos de comercialização, na agregação de valor aos produtos da agricultura familiar, na transição para a agroecologia e na preservação e restauração ambiental, especialmente das águas”, concluiu Cyro Júnior.

Saiba: A Itaipu Binacional é muito mais que uma geradora de energia. A empresa investe em ações socioambientais e atua para o desenvolvimento regional sustentável. Alinhado às políticas do Governo Federal, o Programa Itaipu Mais que Energia reúne iniciativas da empresa que vão da preservação ambiental ao apoio a projetos sociais, sempre com o objetivo de promover o bem-estar das comunidades.

Assine o Correio do Estado

Campo Grande

Termina neste domingo (19) prazo para solicitação do passe estudante

Alunos que já recebiam o benefício em anos anteriores podem fazer o recadastramento pela internet, saiba como

18/01/2025 13h30

Continue Lendo...

O cadastro e recadastramento de estudantes para o Passe do Estudante de Campo Grande termina neste domingo (19).

Aqueles que já receberam o benefício em anos anteriores podem fazer a solicitação pela internet (confira o passo a passo abaixo).

Os critérios para obtenção do benefício são:

  • Ser estudante regularmente matriculado em instituição de ensino pública ou privada;
  • Residir a uma distância mínima de 2 km da escola, considerando o traçado das vias públicas;

Cada estudante pode escolher até seis linhas para o trajeto casa/escola e escola/casa. É permitido o uso de duas viagens diárias, com intervalo mínimo de 30 minutos entre acessos aos bloqueios eletrônicos nos ônibus, terminais e estações.

A retirada dos cartões poderá ser feita a partir do dia 10 de fevereiro de 2025, na unidade do estudante.

Como fazer o cadastro pela internet

  • Acessar o site: passe.campogrande.ms.gov.br;
  • Preencher e imprimir o formulário;
  • Assinar o formulário;
  • Enviar o documento para a Secretaria de Assistência Estudantil;
  • Apresentar CPF e foto digital.

Estudantes sem histórico de benefício:

Aqueles que não foram beneficiados em anos anteriores, após cumprirem as etapas acima, devem comparecer pessoalmente a um terminal urbano de transbordo ou à Central de Atendimento do Consórcio Guaicurus (Rua 25 de Dezembro, 924, 2º andar, Bairro Jardim dos Estados) para realizar a inscrição.

Calendário

O calendário escolar referente ao ano letivo de 2025 foi publicado no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) do dia 28 de outubro de 2024.

As aulas começam no dia 10 de fevereiro, e terminam no dia 12 de dezembro de 2025.

Serão 200 dias letivos distribuídos em quatro bimestres.

  • início do 1º bimestre em 10 de fevereiro de 2025 e término em 30 de abril de 2025;
  • início do 2º bimestre em 2 de maio 2025 e término em 16 de julho de 2025;
  • início do 3º bimestre em 1º de agosto de 2025 e término em 30 de setembro de2025;
  • início do 4º bimestre em 1º de outubro de 2025 e término em 12 de dezembro de 2025, nas escolas que oferecem ensino fundamental e 16 de dezembro de 2025, nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).

Confira as datas:

DATA

FATO

2 de janeiro de 2025

Início do ano escolar

2 a 31 de janeiro de 2025

Período destinado ao atendimento ao público, matrícula e organização das turmas

3 a 7 de fevereiro de 2025

Apresentação de professores e jornada pedagógica

2 a 31 de janeiro de 2025 / 17 a 31 de julho de 2025

Férias de alunos e professores

10 de fevereiro de 2025

Início do ano letivo

12 de dezembro de 2025

Término do ano letivo nas escolas que oferecem ensino fundamental

16 de dezembro de 2025

término do ano letivo nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs)

19 de dezembro de 2025

Encerramento do ano escolar

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino (Reme) tem aproximadamente 109 mil alunos matriculados em 206 unidades de ensino, 7,5 mil professores e 12 mil servidores (administrativos, limpeza, merenda, monitor de aluno, entre outros).

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).