Cidades

EDUCAÇÃO

Estado premia mais 593 alunos da Grande Dourados

Estado premia mais 593 alunos da Grande Dourados

DA REDAÇÃO

28/04/2014 - 16h04
Continue lendo...

Mais 593 alunos da Rede Estadual de Ensino foram contemplados com o Programa Escola para o Sucesso. Nesta segunda-feira (28), o governador André Puccinelli entregou tablets e bicicletas para estudantes dos municípios de Deodápolis, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Jateí e Vicentina.

A premiação foi distribuída na Escola Estadual Vicente Pallotti, em Fátima do Sul, e contou com a presença da vice-governadora Simone Tebet, do deputado estadual Londres Machado, deputado federal Geraldo Rezende, professores, pais e alunos, além de prefeitos dos municípios beneficiados.


            Lucas já ganhou três tablets e receberá medalha de bronze no dia 09
Três tablets e um notebook já fazem parte da coleção do aluno de Fátima do Sul Lucas Fernandes Bueno, de 12 anos. Ele receberá ainda no próximo dia 9 em Campo Grande, a medalha de bronze da Olímpiada Nacional de Matemática. A conquista do terceiro lugar também rendeu ao estudante uma bolsa de iniciação cientifica na área de Matemática na unidade de ensino em período integral que estuda – a Escola Estadual Vila Brasil.

 “Meu sonho é ser médico para cuidar da minha família e para isso é preciso estudar. O estudo é a porta de entrada que vai me levar à medicina”, comentou o aluno, contando que gosta de estudar e para isso utiliza os tablets que ganhou do governo do Estado para realizar pesquisas. “Essa premiação é muito boa e incentiva a gente a querer tirar boas notas. É uma competição na sala”.

Para a mãe, Marisa Fernandes Bueno, a conquista de mais um tablet reflete a dedicação do filho aos estudos. “Somente nesse último semestre ele tirou nota 10 em todas as matérias. Em apenas duas disciplinas a média foi 9”, comentou, orgulhosa, salientando ainda que admira a escola estadual. “Esse governo foi um dos únicos que fizeram tudo isso pela escola estadual. A premiação, os kits e os uniformes incentivam os alunos a estudar”, finalizou.

Casal


Eleny de Brito, de 47 anos, e Arilto Ribeiro, 53, são casados há 16 anos. Eles vieram de São Paulo há dois anos e se matricularam na Rede Estadual de Ensino no município de Vicentina. Só não sabiam que com a dedicação aos estudos poderiam conquistar as melhores notas e, com isso, o reconhecimento do governo estadual.

Já é o segundo tablet que Arilto leva para casa e a esposa, a primeira vez. “Nunca tivemos a oportunidade de voltar a estudar. Depois de 33 anos trabalhando resolvemos voltar para a sala de aula. Aqui é excelente porque na nossa época não tinha uma premiação como essa numa escola que entrega uniforme e material escolar”, comentou Arilto Ribeiro.

                                                                                    Foto: Fátima em Dia

  Londres Machado, ex-prefeita de Fátima do Sul Ilda Machado  e governador durante premiação
 

rede estadual

Concurso com 2 mil vagas para professores terá edital publicado em novembro em MS

Fetems aprovou o cronograma apresentado pelo governo do Estado; provas serão realizadas em janeiro de 2027

07/10/2026 18h00

Concurso terá 2 vagas para professores

Concurso terá 2 vagas para professores Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

O Conselho de Presidentes da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) aprovou, em reunião nesta quarta-feira (7), o cronograma para realização do concurso público para professores, apresentado pelo Governo do Estado.

O decreto que autoriza a realização do concurso foi publicado no dia 6 de julho, no Diário Oficial do Estado. O certame prevê o preenchimento de 2 mil vagas para o cargo de professor, na função de docência, da carreira Profissional da Educação Básica da Secretaira de Estado de Educação (SED).

Conforme o cronograma aprovado, a publicação do edital está prevista para o dia 16 de novembro deste ano e a aplicação das provas objetivas para o 24 de janeiro de 2027.

De acordo com a Fetems, a realização do concurso é uma das pautas prioritárias na defesa da valorização profissional, do fortalecimento das carreiras e da ampliação do quadro de servidoras e servidores efetivos da Rede Estadual de Ensino.

“A aprovação do cronograma do concurso é resultado de uma luta permanente da Fetems e dos nossos 74 sindicatos. Vamos continuar acompanhando cada etapa e cobrando que os compromissos sejam cumpridos, ao mesmo tempo em que seguimos construindo nossas demais atividades e fortalecendo a unidade da categoria”, destacou a presidente da federação, Deumeires Morais.

Conforme tabela da Fetems, o salário inicial de um professor concursado com gradução e carga horária de 20 horas semanais é de R$ 6.751,35.

Concurso público

Conforme o decreto  nº 16.787 publicado em julho,  caberá à Secretaria de Estado de Administração (SAD), em conjunto com a Secrataria Estadual de Educação (SED), organizar e executar o concurso, definindo as normas e os procedimentos para o recrutamento e a seleção dos candidatos.

O edital a ser publicado deverá detalhar a distribuição das vagas por área de conhecimento, componente curricular ou disciplina, além da divisão por município ou localidade.

O edital também estabelecerá as etapas do concurso, os critérios para aprovação em cada fase, o formato das provas, os conteúdos que serão cobrados, os requisitos exigidos para investidura no cargo e o prazo de validade do certame.

Conforme informou o governo anteriormente, a abertura do concurso atende à necessidade de provimento de professores efetivos para a rede estadual de ensino.

“Valorizar os profissionais da educação é garantir melhores condições para quem ensina e melhores resultados para quem aprende. Nosso compromisso é com uma escola pública moderna, eficiente e capaz de preparar os estudantes para as oportunidades que Mato Grosso do Sul está construindo”, afirmou o governador, na ocasião da autorização do certame.

O último concurso público para professores da Rede Estadual ofertou inicialmente 722 vagas, com salário inicial de R$ 4.190,82 e jornada de 20 horas semanais.

Posteriormente, o concurso teve vagas ampliadas, sendo convocados mais de 1,3 mil aprovados.

Agora, com a abertura de 2 mil novas vagas, a expectativa é atender à demanda existente nas escolas.

O novo concurso terá abrangência estadual, permitindo que os candidatos concorram a vagas em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

TENSÃO 

Passageiro coloca fogo em ônibus com 13 pessoas na BR-262 em MS

Ônibus seguia de Três Lagoas para Campo Grande quando o incêndio começou; passageiros conseguiram sair do veículo e ninguém ficou ferido.

07/10/2026 17h51

Ônibus que seguia de Três Lagoas para Campo Grande foi abordado pela PRF após passageiro provocar incêndio durante a viagem.

Ônibus que seguia de Três Lagoas para Campo Grande foi abordado pela PRF após passageiro provocar incêndio durante a viagem. Foto: Divulgação PRF.

Continue Lendo...

Um homem foi preso na noite desta terça-feira (6) após ser apontado como responsável por provocar um incêndio dentro de um ônibus de viagem que trafegava pela BR-262, em Água Clara, na região leste de Mato Grosso do Sul.

O coletivo fazia o trajeto entre Três Lagoas e Campo Grande e transportava 13 passageiros. Apesar do princípio de incêndio e da necessidade de retirada dos ocupantes, ninguém ficou ferido.

Segundo informações repassadas à Polícia Rodoviária Federal (PRF), o passageiro teria apresentado comportamento alterado durante a viagem e chegou a anunciar que colocaria fogo no veículo.

Em determinado momento do percurso, ele entrou no banheiro do ônibus. Pouco depois, os demais passageiros perceberam um forte cheiro de fumaça e constataram que havia fogo dentro do compartimento.

O motorista então parou o veículo no acostamento e retirou todos os passageiros. As chamas foram controladas antes da chegada da equipe da PRF, mas os policiais encontraram o ônibus ainda tomado por fumaça.

 

Suspeito foi encontrado na rodovia

Após deixar o local, o homem passou a ser procurado com base nas características informadas pelas testemunhas. Ele vestia um casaco preto e usava um boné branco.

Ônibus que seguia de Três Lagoas para Campo Grande foi abordado pela PRF após passageiro provocar incêndio durante a viagem.Interior do ônibus ficou danificado após o incêndio registrado durante a viagem pela BR-262. Foto: Divulgação/PRF.

Durante as buscas, os policiais localizaram um homem caminhando às margens da BR-262, na altura do quilômetro 123.

Na abordagem, ele confirmou que havia viajado no ônibus e acabou reconhecido pelas testemunhas como o passageiro apontado como responsável pelo incêndio.

O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Polícia Civil de Água Clara.

Caso é investigado como tentativa de homicídio

A ocorrência foi registrada como incêndio e tentativa de homicídio. Segundo a PRF, as circunstâncias do caso ainda serão apuradas pela Polícia Civil.

Apesar do fogo dentro do veículo, os 13 passageiros conseguiram sair em segurança e ninguém ficou ferido.

O suspeito, que não teve o nome divulgado, foi preso e encaminhado à Polícia Civil de Água Clara, onde o caso seguirá sob investigação.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).