Cidades

2 de novembro

Feriado de Finados vai movimentar 24 mil passageiros nos aeroportos de MS

CGR vai receber 23.276 passageiros, Ponta Porã 544 e Corumbá 544

Continue lendo...

Dia de Finados, feriado nacional comemorado anualmente em 2 de novembro, movimenta rodoviárias, aeroportos e estradas. 

Em Mato Grosso do Sul, a data ainda emenda com o Dia do Servidor Público, que é celebrado em 28 de outubro, mas, foi transferido para 30 de outubro, com o objetivo de criar um feriadão entre sexta-feira (30) e segunda-feira (2).

Nos aeroportos de MS, administrados pela Aena, o movimento promete ser intenso.

De acordo com a Aena Brasil, a estimativa é que 24.364 passageiros embarquem, entre sexta-feira (30) e terça-feira (3), nos aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, sendo:

  • 23.276 passageiros no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR)
  • 544 passageiros no Aeroporto de Ponta Porã (PMG)
  • 544 passageiros no Aeroporto de Corumbá (CMG)

Os destinos/conexões abrangem Guarulhos, Campinas, Congonhas, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

"Em feriados prolongados, como o de Finados, registramos aumento na movimentação de passageiros e operações. Toda a nossa infraestrutura e as equipes da Aena estão preparadas para atender os usuários com máxima eficiência, segurança e conforto", afirmou o diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena Brasil, Filipe Reis.

Quem tem condições financeiras, oportunidade e disponibilidade, não perde tempo para curtir o feriadão em outra cidade.

RECOMENDAÇÕES

Confira algumas informações de relevância para quem viaja de avião:

  • Voos Nacionais: Leve um documento de identificação oficial com foto original e atualizado, como RG (ou a nova Carteira de Identidade Nacional), CNH ou Passaporte. Chegue com 2 horas de antecedência.
  • Voos Internacionais: É obrigatório o passaporte original válido. Verifique se o destino exige visto, seguro viagem e certificados de vacinação (como o de Febre Amarela). Chegue com 4 horas de antecedência.
  • Bagagem de Mão: Geralmente limitada a 10 kg e com dimensões máximas de 55cm x 35cm x 25cm.
  • Item Pessoal: Você pode levar uma mochila ou bolsa pequena (aprox. 45x35x20cm) que deve ser acomodada obrigatoriamente abaixo do assento à sua frente.

FERIADO

Parque dos Poderes terá trânsito parcialmente interditado em feriado

População campo-grandense poderá utilizar vias de parque para atividades e passeios ao ar livre durante final de semana e feriado

30/10/2026 10h10

Parque dos Poderes estará disponível para pedestres e ciclistas durante sábado, domingo e segunda-feira

Parque dos Poderes estará disponível para pedestres e ciclistas durante sábado, domingo e segunda-feira Divulgação / Álvaro Rezende/Arquivo

Continue Lendo...

Para que a população campo-grandense aproveite o feriado prolongado deste final de semana, o trânsito do Parque dos Poderes será interditado parcialmente para que pedestres e ciclistas realizem atividades de lazer ao ar livre. A interdição inicia amanhã (31) e permanece até o dia 2 de novembro, no Feriado de Finados.

Os principais trechos do parque, na Avenida do Poeta e na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, estarão interditados das 07h às 19h durante os próximos três dias, para proporcionar segurança aos frequentadores.

A prática de disponibilizar parcialmente as vias para atividades da população é parte da iniciativa "Amigos do Parque", em que aos feriados nacionais, pontos facultativos decretados pelo Governo de Mato Grosso do Sul e também aos sábados e domingos, a população possa utilizar o espaço para caminhadas, atividades físicas e esportivas, bem como passeios em família.

O responsável em realizar a fiscalização e segurança da via é o Departamento Estadual de Trânsito do Estado, o Detran-MS. Durante os dias da ação, as equipes do órgão realizam o controle do tráfego local, com patrulhamento viário, sinalização e bloqueios com cones.

Para aqueles que irão aproveitar o feriado com atividades ao ar livre, o recomendado é aproveitar com segurança, sempre acompanhado de:

  • garrafas de água para hidratação;
  • uso de protetor solar;
  • utensílios de proteção para atividades esportivas com bicicletas, patinetes e/ou outros;

O Detran-MS assegura que todo o perímetro permanecerá restrito exclusivamente a pedestres e ciclistas ao longo dos três dias de feriado. Crianças e animais de estimação devem estar sempre acompanhados de responsáveis em busca da segurança e boa utilização do espaço por todos.

COMANDO INTERINO

Presidente do TJMS assume Governo do Estado por 6 dias em novembro

Esta será a quarta vez que um presidente do Tribunal de Justiça comandará o Poder Executivo estadual

30/10/2026 10h00

Desembargador Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul

Desembargador Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul Divulgação: TJMS

Continue Lendo...

O desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Dorival Renato Pavan, assumirá interinamente o Governo do Estado entre os dias 1º e 6 de novembro. A substituição temporária ocorrerá em razão do afastamento do governador Eduardo Riedel (PP), do vice-governador Barbosinha (Republicanos) e do presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP).

Esta será apenas a quarta vez que um presidente do TJMS assume o comando do Poder Executivo estadual. Ao comentar sobre a substituição, o desembargador Dorival Renato Pavan destacou que exercerá a função em cumprimento às disposições constitucionais que disciplinam a sucessão no Executivo estadual.

“Recebo essa responsabilidade com elevado senso de dever institucional, serenidade e absoluto respeito à ordem constitucional, consciente da importância de assegurar a continuidade administrativa e a plena governabilidade do Estado”, afirmou.

Além disso, o presidente do TJMS ressaltou que, durante o período, sua atuação será pautada pela prudência e pela manutenção das diretrizes estabelecidas pelo atual governo, restringindo-se aos atos necessários ao funcionamento regular da administração pública estadual.

“Não haverá, portanto, qualquer propósito de promover inovações administrativas, alterações nas políticas públicas ou intervenções que possam afetar o plano de governo e a execução orçamentária em curso, cuja condução compete legitimamente ao Governador titular”, explicou.

Pavan também comentou que a substituição temporária representa a harmonia entre os Poderes constituídos. “O compromisso será, acima de tudo, preservar a estabilidade institucional, a continuidade dos serviços públicos e o regular funcionamento da máquina administrativa, assegurando uma transição temporária tranquila e harmoniosa”, acrescentou.

“Encaro essa missão como expressão da harmonia e da colaboração que devem nortear as relações entre os Poderes constituídos, sempre em benefício da população sul-mato-grossense”, finalizou o presidente do TJMS.

4ª vez na história

A primeira ocasião em que um presidente do TJMS ocupou o cargo de governador do Estado ocorreu em 30 de abril de 2002, quando o desembargador José Augusto de Souza assumiu o Governo do Estado por algumas horas, durante o licenciamento do então governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT.

Em 2006, o desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte, presidente do Tribunal de Justiça à época, assumiu interinamente o Governo de Mato Grosso do Sul por 12 dias, entre 20 de setembro e 2 de outubro. A substituição foi em razão do afastamento de Zeca que se licenciou do cargo para se dedicar à campanha eleitoral.

Os outros dois na linha de sucesão também estavam envolvidos com campanha eleitoral. O presidente da Assembleia Legislativa, na época, Londres Machado (PL), tentava a reeleição para deputado estadual e o vice-governador Egon Krakhecke (PT) disputava vaga ao Senado.

A terceira vez foi em julho de 2019, quando o então presidente do TJMS, desembargador Paschoal Carmello Leandro, ocupou interinamente o cargo, entre a tarde do dia 8 e o dia 9 de julho. Na ocasião, o então governador Reinaldo Azambuja, o vice-governador Murilo Zauith e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa, viajaram juntos a Assunção, no Paraguai, para assinar acordos institucionais e debater projetos de integração regional, como a Rota Bioceânica.

Agora, com a substituição prevista para o período de 1º a 6 de novembro, o desembargador Dorival Renato Pavan será o quarto presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul a exercer temporariamente o comando do Poder Executivo estadual.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).