Na tarde desta segunda-feira (21), foi realizada a sessão solene de outorga da Ordem do Mérito de Mato Grosso do Sul e outorga do Mérito Pantaneiro de Mato Grosso do Sul, uma homenagem para aqueles que foram importantes para o desenvolvimento do estado.
Foram entregues insígnias da Ordem do Mérito a 29 nominados, que se tornaram dignos da distinção pelos serviços prestados ao Mato Grosso do Sul, e o Colar do Mérito Pantaneiro a 11 nominados, que prestaram serviços de relevância para o Pantanal sul-mato-grossense.
O desembargador Carlos Eduardo Contar, membro do Conselho da Ordem do Mérito e Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, explicou que a Ordem do Mérito foi instituída em 13 de março de 1980, pelo Decreto Estadual nº 484, porém, desde então, havia sido concedida a pouquíssimas personalidades.
“Ao longo de todas essas décadas, a Ordem do Mérito só foi entregue a duas personalidades da nossa história: a primeira, o presidente Ernesto Geisel; a segunda, o Padre Ernesto Sassida”.
Segundo o desembargador, durante este período, perdeu-se a referência acerca da homenagem, e não foi possível encontrar nos arquivos de Mato Grosso do Sul qualquer outro registro.
Interessado na causa e buscando valorizar os sul-mato-grossenses que participaram do desenvolvimento do Estado, Carlos Contar procurou Reinaldo Azambuja para trazer de volta a condecoração.
“É uma alegria a gente poder retomar essa condecoração e esse reconhecimento do estado de Mato Grosso do Sul a essas pessoas que ajudaram muito no crescimento e no desenvolvimento do que nós somos hoje”, comentou o governador.
Gerson Oliveira/Correio do Estado
Claudionor Miguel Abss Duarte, desembargador aposentado, recebeu o Colar do Mérito Pantaneiro, e discursou representando todos os agraciados na cerimônia.
“Eu já recebi, na minha vida pública, diversas homenagens, mas, confesso a todos que essa do Colar Pantaneiro, para mim, é a mais significativa. Agradeço aqui em nome de todos os presentes, e dos muitos que não puderam vir”, destacou.
Aproveitando a distinção oferecida por serviços prestados ao Pantanal, Claudionor valorizou os avanços que chegaram ao povo pantaneiro, e reforçou que ainda há muito a ser feito para preservar o bioma.
“Por mais que o progresso tenha chegado no Pantanal, nós temos que lembrar que o Pantanal queima, que o Pantanal hoje é seco, não só em razão da falta de chuva, mas em razão deste progresso humano, desenvolvimento humano, do crescimento econômico. Temos que ter uma preocupação muito grande com isso”, alertou.
Ordem do Mérito
No dia 6 de setembro de 2022, a partir do decreto “P” Nº 988, o governador de Mato Grosso do Sul decretou que seriam concedidas insígnias da Ordem do Mérito, nos respectivos graus, para os seguintes nominados:
GRÃ-CRUZ
Amaury Rodrigues Pinto Junior
João Pereira da Rosa
José Marinoni
Reynaldo Soares da Fonseca
GRANDE OFICIAL
Aracy Balabanian
José Luciano Duarte Penido
Luiz Humberto Pereira
Ney de Souza Pereira (Ney Matogrosso)
Ruben Figueiró de Oliveira
COMENDADOR
Ariclenes Bento Vicentin
Clélio Chiesa
Daniel Castro Gomes da Costa
Edson Carlos Contar
Mario Celso Lopes
Sandro da Mabel Antonio Scodro
OFICIAIS
Albino Romero
Aleixo Paraguassu Netto
Edmilson Jonas Veratti
Eliza Emilia Cesco
Levy Dias
Geny Nacao Ishikawa
Gervásio Kamitani
Roberto José Fae
CAVALEIRO
Ana Luisa Ruas
Eiji Kanezaki
Heitor Rodrigues Freire
Luiz Hiroshi Deai
Roberto Higa
Wisterman Chaparro
Colar do Mérito Pantaneiro
No dia 28 de outubro de 2022, a partir do decreto “P” Nº 1.235, o governador do Estado decidiu conceder aos cidadãos abaixo nominados, o Colar do Mérito Pantaneiro, instituído pelo Decreto nº 8.921, de 30 de setembro de 1997, que, por seus méritos e serviços de excepcional relevância prestados ao Pantanal do Estado de Mato Grosso do Sul e ao povo pantaneiro:
Coronel Angelo Paccelli Cipriano Rabelo, Presidente do Instituto do Homem Pantaneiro;
Leonardo Leite de Barros, Presidente da Associação Brasileira de Pecuária Orgânica;
Neiva Maria Robaldo, Guedes Presidente do Instituto Arara Azul;
Walfrido Moraes Tomas, Pesquisador Embrapa Pantanal;
Heriberto Gimênes Junior, Coordenador/Biólogo Imasul;
Almir Eduardo Melke Sater, Cantor e Compositor;
Paulo Coelho Machado Neto, Embaixador da Cozinha Brasileira;
Claudionor Miguel Abss Duarte, Desembargador do TJMS, aposentado;
Benedito Ruy Barbosa, Autor de Novelas;
Ivan Müller Botelho, Presidente do Conselho de Administração da Energisa;
Antonio Aranha, Fundador da Mineração Bodoquena.
Membros do Conselho da Ordem do Mérito
Os membros do Conselho que nomearam os homenageados, são: Reinaldo Azambuja, governador do Estado; Eduardo Rocha, secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica; Carlos Eduardo Contar, Desembargador e Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul; Ana Carolina Ali Garcia, Procuradora-Geral do Estado; Jaime Verruck, Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar; Sérgio Longen, Presidente da Federação das Indústrias do Estado; e Paulo Corrêa, Presidente da Assembléia Legislativa.
Gerson Oliveira/Correio do Estado


