Cidades

Cidades

Helicóptero cai sobre carros em hospital

Helicóptero cai sobre carros em hospital

BRUNO GRUBERTT

06/02/2010 - 04h06
Continue lendo...

Um helicóptero H-1H 8689 da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu no estacionamento do Hospital Regional de Campo Grande, logo após iniciar a decolagem partindo do heliponto do local. A aeronave, com cinco tripulantes, transportaria soro antiofídico para atender a uma idosa, que há dois dias havia sido mordida por uma cobra peçonhenta, na região do Pantanal, território do município de Corumbá, e até ontem não havia recebido socorro. Na queda, o helicóptero danificou dois carros de funcionários que estavam estacionados. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido. Por volta das 13 horas de ontem, a aeronave do Esquadrão Pelicano partiu da Base Aérea de Campo Grande com a missão de levar ampolas de soro antiofídico – que neutraliza o efeito do veneno inoculado pelas cobras peçonhentas – para a região do Pantanal, onde a idosa Sotênia Espíndola da Silva, de 69 anos, foi atacada por uma serpente na quinta-feira. A área da fazenda onde Sotênia reside está isolada, por conta das cheias, que são comuns esta época na região pantaneira. O helicóptero havia descido no Hospital Regional para que a equipe de resgate pegasse o medicamento e depois seguiria para o Pantanal. O auxiliar de lavanderia, Elais Aquino, de 30 anos, estava em frente do prédio do pronto-socorro, e presenciou todo o acidente. “Ele [o helicóptero] chegou, quando desceu um homem com uma caixa branca. Ele entrou no pronto-socorro e, depois de cinco minutos, já voltou. Quando foi decolar, ficou um minuto tentando subir. Ele subiu, mas ficou bem baixo. Começou a voar de lado, na altura do poste de luz. Aí ele foi pro outro lado e quando voltou pra cá, bateu em uma árvore e caiu em cima dos carros”, contou o auxiliar. Segundo ele, a aeronave chegou bem perto de atingir o prédio do Centro Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente, prédio que fica ao lado do Hospital Regional. Os cinco tripulantes saíram rapidamente do helicóptero e não sofreram ferimentos. Apesar disso, eles foram encaminhados para o prontosocorro do hospital e passaram por exames. O acidente reuniu centenas de curiosos, que foram controlados pela polícia, que montou uma área de isolamento. A preocupação era que algum vazamento pudesse causar explosão. Porém, o Corpo de Bombeiros esteve no local, e fez uma espécie de “isolamento” com água e espuma anti-incêndio. Prejuízos Na queda, a hélice da aeronave atingiu um automóvel Fiat Uno e um Chevrolet Corsa, que estavam no estacionamento. “Nunca que a gente vai imaginar que um helicóptero vai cair em cima do carro da gente. Ainda mais no estacionamento do trabalho”, disse o engenheiro Wilson Oshiro, de 61 anos, proprietário do Corsa, que ficou totalmente destruído. Quem estava com o veículo era o filho dele, Eduardo Akira Oshiro, de 27 anos, que trabalha no hospital como auxiliar-administrativo. Os dois pareciam não acreditar no que aconteceu. Eles registraram boletim de ocorrência e devem aguardar o laudo pericial, para que a Força Aérea indenize os proprietários pelos danos causados no acidente. Causa No momento em que foi decolar, segundo assessoria de imprensa da Base Aérea, a aeronave ”sofreu perda de potência”, o que teria ocasionado a queda. A Força Aérea não confirmou o que poderia ter causado a perda de força, apenas informou que os dois pilotos que estavam no helicóptero são experientes e não atribuiu o acidente a problemas na aeronave, que, segundo a assessoria, passa por manutenção constante. Estavam no avião cinco militares, sendo dois pilotos, um mecânico, um médico e um tripulante. Quatro deles são tenentes-aviadores e o quinto sargento. Dois oficiais de segurança de voo estiveram no local para fazer a perícia e levantar as possíveis causa do acidente. O laudo deve sair em 30 dias. Além deles, homens da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Companhia de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais estiveram no local. A aeronave foi retirada do local no final da tarde e outro helicóptero do mesmo modelo prosseguiu com a missão. Porém, até o fechamento desta edição a tripulação não havia conseguido localizar a fazenda onde a idosa estava porque as coordenadas geográficas informadas à Força Aérea estariam erradas.

POLÍCIA

Condenado a 60 anos por matar duas pessoas em incêndio é preso em MS

Foragido da Justiça de São Paulo foi localizado em um sítio no distrito de Culturama e ainda responderá por novos crimes após reagir à abordagem policial e publicar ameaças de extermínio nas redes sociais

26/06/2026 13h30

Homem condenado por incêndio que matou duas pessoas em Santos (SP) foi preso pela Polícia Civil em um sítio de MS

Homem condenado por incêndio que matou duas pessoas em Santos (SP) foi preso pela Polícia Civil em um sítio de MS Divulgação

Continue Lendo...

Um homem de 46 anos, condenado definitivamente a 60 anos de prisão por incendiar uma residência e provocar a morte de duas pessoas em Santos (SP), foi preso nesta quinta-feira (25) pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, em um sítio localizado na 9ª Linha, no distrito de Culturama, em Fátima do Sul.

Além da condenação já existente, o suspeito também era alvo de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça no âmbito de uma investigação por violência doméstica. Durante a captura, ele ainda acabou preso em flagrante por uma série de crimes praticados contra os policiais civis que cumpriam a ordem judicial.

Segundo a Polícia Civil, ao receber voz de prisão, o homem desobedeceu às determinações da equipe e fugiu para um milharal ao lado da propriedade rural onde estava escondido. Durante a perseguição, ele teria ameaçado e desacatado os investigadores, resistido à prisão e tentado tomar a arma funcional de um dos policiais.

Diante da reação, foram registrados, em tese, os crimes de resistência, desobediência, desacato, ameaça contra agentes públicos, lesão corporal, difamação contra funcionário público em razão da função e falso alarme.

As investigações foram intensificadas depois que o investigado passou a publicar vídeos nas redes sociais com ameaças direcionadas a autoridades e policiais civis. Em uma das gravações, segundo a Polícia Civil, ele afirmava que “exterminaria toda a cidade de Fátima do Sul”, provocando preocupação entre moradores e mobilizando as forças de segurança.

O temor aumentou porque o homem exercia a profissão de motorista profissional e havia trabalhado recentemente no transporte de combustíveis inflamáveis. Nas próprias publicações, ele utilizava essa informação para dar credibilidade às ameaças.

No decorrer das diligências, entretanto, os investigadores constataram que a fotografia utilizada nas postagens era antiga e que ele já não mantinha vínculo com a empresa responsável pelo transporte de combustíveis desde o início deste ano.

Crime em Santos

A condenação de 60 anos de reclusão é resultado de um crime cometido em 2005, na cidade de Santos, litoral de São Paulo.

Conforme a Polícia Civil, o homem ateou fogo em uma residência onde estavam cinco pessoas, entre elas uma criança de apenas três anos. O incêndio provocou a morte de Sandra de Souza Cordeiro e Maurício Cordeiro dos Santos.

Registros da execução penal apontam que o condenado cumpriu pouco mais de 25 anos da pena, mas ainda restam mais de 34 anos de reclusão a serem executados.

Além do cumprimento do mandado de prisão decorrente da condenação, a Polícia Civil informou que representou pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva pelos novos crimes supostamente cometidos durante a abordagem.

De acordo com a corporação, o pedido considera a gravidade da conduta, a violência empregada contra os agentes públicos, a reiteração criminosa e a periculosidade demonstrada pelo investigado ao longo das investigações.

Assine o Correio do Estado

INTERIOR

Licitação para bondinho no Salto do Sucuriú em MS fracassa pela 3ª vez

Será preciso agora a elaboração de novo processo licitatório, inclusive mais atrativo, com objetivo contratar empresa para construir o bondinho em uma nova situação futura

26/06/2026 12h55

Há uma série de atrações baseadas em esportes de aventura, como rapel e tirolesas oferecidos pelo Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú

Há uma série de atrações baseadas em esportes de aventura, como rapel e tirolesas oferecidos pelo Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú Reprodução/Pref.Costa Rica

Continue Lendo...

Pela terceira vez fracassou a tentativa de contratar uma empresa especializada para construir uma  Infraestrutura Turística tipo Plano Inclinado, o popular "bondinho", no Parque Natural. Agora, o Governo do Estado precisará tornar a licitação mais atrativa para proporcionar a obra no município de Costa Rica. 

Conforme o resultado da licitação divulgado na edição desta sexta-feira (26) do Diário Oficial Eletrônico do Governo do Mato Grosso do Sul, esse certame mais uma vez ficou declarado como "deserto". 

Como repassado pela pregoeira e respectiva equipe de apoio, não houveram propostas cadastradas no sistema eletrônico para que houvesse, de fato, uma concorrência. Esta já trata-se da terceira tentativa de realizar a licitação, que resultou "deserta" em todas as sessões. 

Agora, os autos devem ser encaminhados para a Secretaria demandante para que seja feita análise da necessidade da contratação, bem como a elaboração de um novo processo licitatório, adequando os pontos que entender pertinente para inclusive tornar o certame mais atrativo, com objetivo de tentar contratar empresa para construir o bondinho em uma nova situação futura.

Entenda

No município distante aproximadamente 338 quilômetros de Campo Grande, há tempos existe a tentativa de tirar a obra do papel que, como bem acompanha o Correio do Estado, investe quase três milhões de reais em busca de trazer um "bondinho" no chamado Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, que fica distante aproximadamente 2km do centro de Costa Rica.

Ao todo, até o momento, estavam sendo investidos R$2.905.314,69 em busca da contratação de empresa especializada para a construção de infraestrutura turística tipo plano inclinado, no parque natural. 

Para o Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, que pode ser acessado através da rodovia MS-316, rumo ao município de Paraíso das Águas, o município de Costa Rica busca dar um "bondinho" para esse local. 

Cercado por vegetação nativa, o Salto do Sucuriú consiste em uma queda d'água de 64 metros de altura, de onde pode-se admirar todo o parque.

Cabe destacar que, ali, há uma série de atrações baseadas em esportes de aventura, como rapel e tirolesas oferecidos pelo Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, que oferta ainda um acompanhamento com condutores especializados, o que garante proteção tanto aos turistas como para a própria natureza. 

Sendo que todas as atividades são asseguradas, no espaço o visitante poderá realizar trilhas autoguiadas, um circuito de arvorismo e até mesmo piscinas abastecidas com água do Rio Sucuriú, perto de onde ficam também quiosques com churrasqueira, piscina de biribol, parquinho infantil, restaurante e mais. 

Nesse caso, a dita infraestrutura turística tipo plano inclinado, também chamada de funicular, trata-se de um sistema de transporte sobre trilhos tracionado por cabos, consistindo na maioria das vezes em dois bondes ou cabines interligados para basicamente superar os mais variados obstáculos geográficos como morros e encostas. 

Vale lembrar que, há cerca de um mês, em 06 de maio deste ano, o município de Costa Rica divulgou um primeiro resultado para a concorrência em questão que foi declarada "deserta" pela "inexistência de propostas cadastradas no sistema eletrônico no período estabelecido para recebimento". 

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).