Cidades

Vem chuva aí ...

Inmet emite alerta de tempestade para 23 cidades de Mato Grosso do Sul

Em Campo Grande também há possibilidade de rajadas de vento de até 60km/h com possibilidade e chuva de granizo em diversas regiões do estado

Continue lendo...

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (31), um alerta de tempestades para 23 municípios de Mato Grosso do Sul neste fim de semana. De acordo com dados meteorológicos, os ventos podem atingir até 60 km/h, com possibilidade de chuva de granizo nas regiões sul e do Pantanal. 

Os municípios em alerta são: Amambai, Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Nioaque, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas e Tacuru.

Em Campo Grande, neste final de semana há também possibilidade de tempestade. 

Conforme informações do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), além de Campo Grande, outras cidades de Mato Grosso do Sul apresentam tempo instável, com chuvas de intensidade fracas a moderadas. Pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo no estado.

Ainda de acordo com o órgão, esta situação meteorológica ocorre devido ao deslocamento de cavados, aliado ao intenso transporte de calor e umidade. Além disso, a formação de áreas de baixa pressão atmosférica deve favorecer o surgimento de instabilidades em várias regiões do estado.

Alertando a tempestade sobre os perigos que os perigos podem trazer, o Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar sob as árvores e não estacionem veículos próximos às placas de propagação e torres de transmissão. 

 

Assine o Correio do Estado

 

CÂMARA

"Grau" é aprovado como prática esportiva em sessão na Câmara

Projeto, proposto pelo vereador Betinho (Republicanos), também considerada outras manobras de moto como esporte em Campo Grande; acidentes fatais ocorreram este ano na Capital

31/10/2024 17h01

"Grau" se torna prática esportiva em Campo Grande após projeto ser aprovado Foto: Reprodução

Continue Lendo...

Em Sessão Ordinária na Câmara Municipal, nesta quinta-feira (31), foi aprovado o projeto que torna o wheeling, conhecido popularmente como “grau”, e outras manobras de moto como prática esportiva em Campo Grande, proposta pelo vereador Betinho (Republicanos).

A votação deveria ter acontecido no último dia 24, mas devido à ausência de 20 vereadores, a sessão foi declarada como encerrada pelo presidente da Câmara, Carlão (PSB), e as votações dos projetos foram postergadas para esta quinta-feira.

Segundo o Projeto de Lei, será destinado um local próprio para a prática desse, agora, esporte. Sem indicação prévia, o endereço terá que seguir alguns requisitos para que seja permitido a prática:

Pista com asfalto de qualidade e medidas mínimas de 80 metros de comprimento por 25 metros de largura;
Local destinado ao público espectador, com observância dos mesmos requisitos de segurança implementados para a modalidades esportivas semelhantes;
Comprovação pelos organizadores do evento ou competição, da implementação de todas as normas de segurança e proteção dos pilotos, recomendadas pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

Como justificativa para aprovação do seguinte projeto, o autor, vereador Betinho, colocou que a prática do “grau” já é reconhecida pela Confederação Brasileira de Motociclismo e disputada em Campeonatos Brasileiros desde 2013.

“A proposta desse nosso Projeto de Lei é reconhecer essa modalidade esportiva em Campo Grande e trazer mais uma oportunidade de esporte e lazer, negócios e turismo para o município”, disse o republicano no documento da proposta.

No documento do projeto, Betinho reforça que o ato de empinar a moto em via pública é considerado infração gravíssima e assim deve continuar, já que fazer isso sem a segurança adequada e local apropriado, pode colocar em risco a vida do praticante e de pessoas próximas.

Acidentes fatais

Recentemente, em junho deste ano, Nicholas Yann dos Santos de Jesus, de apenas 20 anos, morreu após se envolver em um acidente durante o Motor Sound Brasil, evento de som automotivo e manobras de moto, no Autódromo Internacional de Campo Grande.

Além de Nicholas, um casal que estava em outra motocicleta ficou ferido após também se envolver no mesmo acidente, mas ambos foram encaminhados à Santa Casa de Campo Grande, onde permaneceram em observação e foram liberados dias depois.

Segundo informações da Polícia Civil, o evento estava sendo realizado de forma ilegal. Posteriormente, a Prefeitura de Campo Grande informou que o local não tinha alvará para realizar este tipo de evento.

Há dez dias, quatro meses após o acidente, os mesmos organizadores deste evento voltaram e pediram, novamente, autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) para realizar evento similar ao que gerou a morte do jovem no mesmo local, o Autódromo.

Também em junho, um casal, identificados como Peterson Bueno Machado, de 23 anos, e Milena Honorato Cosmo Gomes, de 25 anos, fugiam da Polícia Militar quando bateram em um carro, no Jardim Aeroporto. Com o impacto, ambos foram arremessados por metros e a moça não resistiu.

Segundo informações policiais, o capacete dos dois soltaram-se durante a queda e as consequências foram maiores. Peterson teve fraturas na perna, no punho e cortes nos braços, e foi encaminhado para a Santa Casa de Campo Grande em quadro estável, acompanhado de escolta policial. Foi confirmado que o motoqueiro não tinha CNH.

Nas suas redes sociais, Peterson compartilhava fotos e vídeos exibindo "habilidades" com motos, muitas delas "dando grau", prática que é considerada infração de trânsito gravíssima, conforme previsto no artigo 244, inciso III, do Código de Trânsito Brasileiro.

Outras votações

Além deste projeto, outros foram votados e aprovados pelos vereadores na sessão desta quinta-feira (31). Primeiro deles, o projeto de lei 11.418/24, que institui o Programa de Conscientização, Prevenção e Primeiros Socorros de casos de obstrução de vias aéreas por corpo estranho, também escrito pelo republicano Betinho.

Em seguida, o projeto de decreto n. 2.856/24, de criação do Carlão, que que outorga a “Medalha Destaques da Década de Reconhecimento – Juvêncio César da Fonseca” ao deputado federal Humberto Rezende Pereira. Outro decreto (n. 2.875/24) do Carlão que foi aprovado foi a Medalha Dr. Arlindo de Andrade Gomes a Ronaldo Garcia Pereira.

O vereador Dr. Victor Rocha (PSDB) também teve um projeto de lei aprovado, que dispõe sobre o Programa de Navegação de Paciente na Capital. O projeto de lei n. 11.349/24, de autoria do vereador Dr. Loester (MDB), que cria o programa “Educando a Mente”, também foi aprovado.

Por último, mais um do tucano Dr. Victor Rocha, que inclui o Dia Municipal de Conscientização da Síndrome de Phelan-Mcdermid (SPM) no calendário municipal, e será celebrado dia 22 de outubro.

*Colaborou Alexandra Cavalcanti, Alanis Netto e João Gabriel Vilalba

Assine o Correio do Estado

Fronteira

Principal narcotraficante do Paraguai será levado a julgamento

Miguel Ángel Insfrán Galeano, conhecido como "Tio Rico", é um dos principais fornecedores de cocaína para a Europa e atuava na região de Paranhos (MS), onde, junto com seu irmão, deve responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa

31/10/2024 16h45

Miguel Insfrán, vulgo Tío Rico, foi levado da prisão de Viñas Cué para Minga Guazú

Miguel Insfrán, vulgo Tío Rico, foi levado da prisão de Viñas Cué para Minga Guazú Arquivo/ ABC Color

Continue Lendo...

O Tribunal de Apelações ratificou, nesta quinta-feira (31), que um dos maiores narcotraficantes do Paraguai, Miguel Ángel Insfrán Galeano, conhecido como “Tio Rico”, enfrentará julgamento público. A decisão foi confirmada após a justiça paraguaia validar a participação de “Tio Rico” em atos puníveis relacionados ao tráfico de drogas e à associação para o tráfico.

De acordo com informações do site ABC Color, a juíza de garantias Rosarito Montanía abriu uma investigação para que Miguel Ángel Insfrán Galeano passasse por um julgamento público e oral, mas a defesa do narcotraficante recorreu ao tribunal. Após o caso ficar travado na justiça, o recurso foi resolvido novamente a favor da magistrada.

Miguel Ángel Insfrán Galeano está preso desde fevereiro do ano passado, quando foi capturado em um apartamento de luxo na praia do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com informações dos setores de inteligência do Brasil e do Paraguai, “Tio Rico” é um dos principais fornecedores de cocaína para a Europa e atuava também na região de Paranhos, onde mantinha uma empresa de fachada, vínculos religiosos e forte ligação com políticos locais.

Outro que está na mira dos setores de inteligência é o irmão de Miguel, o pastor evangélico José Alberto Insfrán Galeano, que administrava uma igreja em Curuguaty, a 80 km de Paranhos (MS), devidamente usada para lavagem de dinheiro. José Alberto também está preso no Paraguai.

Outro traficante que está na mira da justiça do Paraguai é o narcotraficante uruguaio Sebastián Marset, que, juntamente com Miguel Ángel, é um dos principais suspeitos de ser o mandante do assassinato do promotor de Justiça paraguaio Marcelo Pecci, ocorrido em maio de 2022 na Colômbia .

Atualmente, “Tio Rico” não tem presídio de segurança máxima de Minga Guazú, uma cidade paraguaia a 250 km da linha internacional com Mato Grosso do Sul, na região de Ciudad del Este.

Até o momento, os dados do julgamento não foram confirmados pela Justiça do Paraguai.

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).