Cidades

Crime organizado

Justiça do Paraguai confisca fazendas ligadas ao traficante brasileiro Jarvis Pavão

Imóveis rurais estariam registrados em nome da irmã dele

RENAN NUCCI

02/10/2018 - 09h35
Continue lendo...

A justiça do Paraguai confiscou fazendas do narcotraficante sul-mato-grossense Jarvis Chimenes Pavão, condenado por lavagem de dinheiro naquele país e atualmente recluso por outras condenações no Brasil, no Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Conforme decisão da juíza Ana Maria Llanes, publicada pelo jornal paraguaio ABC Color, as propriedades estão em nome da irmã dele, Nair Chimenes Pavão, e ficam nas regiões de Concepción, Pedro Juan Caballero, Horqueta e Yby Yaú. 

Pavão foi extraditado para o Brasil em 27 de dezembro do ano passado, sob forte esquema de segurança. Em julho, ele que é um dos pioneiros do Narcosul, esquema de distribuição de entorpecentes que opera em toda a América do Sul, foi condenado a 13 anos e seis meses de reclusão. Segundo sentença da 7ª Vara Federal de Porto Alegre (RS), ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal no âmbito da Operação Suçuarana, há quatro anos, pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. 

De acordo com o MPF, Pavão atuava na fronteira com o Paraguai, entre as cidades de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, investindo na importação de cocaína da Bolívia. A droga era armazenada em fazendas localizadas em solo paraguaio e, em momentos oportunos, era despachada a traficantes brasileiros pelo território de Mato Grosso do Sul. Na ocasião da denúncia do MPF, Jarvis estava preso no Paraguai, aguardando sua extradição para o Brasil e, por isso, acabou sendo julgado em separado dos demais denunciados pela operação. 

A investigação consumiu um ano de trabalho. As apreensões de drogas feitas a partir das investigações ultrapassaram a marca de uma tonelada de cocaína. Em julho de 2015, a Justiça Federal condenou outras onze pessoas que participavam da organização que usava caminhões de uma empresa de transportes especialmente preparados para traficar a droga do Mato Grosso do Sul para o Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Pavão, já havia sido condenado em maio deste ano pela 5ª Vara Federal de Caxias do Sul (RS) por tráfico internacional de drogas em outra denúncia. 
 

Mato Grosso do Sul

MS pode ter temperaturas abaixo dos 5ºC nos próximos dias

Frente fria que chegou nesta sexta-feira se intensifica no sábado, e permanece até o início da semana, principalmente na região sul do estado

23/08/2024 10h40

Marcelo Victor/Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

Uma frente fria avança em Mato Grosso do Sul neste fim de semana, diminuindo as temperaturas significativamente e trazendo probabilidade de chuva, principalmente nas regiões sul e sudoeste do estado.

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), podem ocorrer temperaturas mínimas próximas dos 5-7°C na região sul do estado, e abaixo dos 5ºC em áreas pontuais.

Esse cenário meteorológico dá uma trégua no tempo quente e seco que os sul-mato-grossenses vêm enfrentando nos últimos dias, com temperaturas próximas ou acima de 40°C e baixíssima umidade relativa do ar.

Confira a previsão para o fim de semana:

Sábado

No sábado (24) a frente fria deverá avançar para todas as regiões do estado com aumento de nebulosidade, queda nas temperaturas e possibilidade de chuvas no Estado.

Vale destacar que a chance de chuva aumenta em algumas regiões devido ao maior aporte de umidade vindo da Bolívia e do Paraguai, aliado ao deslocamento da frente fria.

Entre sexta-feira (23) e sábado (24) espera-se os maiores acumulados de chuva, podendo ultrapassar os 20 mm em algumas regiões, com destaque para sul e sudoeste do MS.

São esperadas temperaturas mínimas entre 10-14°C e máximas entre 14-22°C para as regiões sul, sudoeste e leste. Na região pantaneira, mínima de 15-16°C e máximas de até 20°C. Para a região norte e bolsão estão previstas mínimas de 16-18°C e máximas de até 35°C.

Em Campo Grande, mínima de 14°C e máxima de 22°C.

Domingo

No domingo o tempo volta a ficar firme na maioria das regiões do estado.

Espera-se maior cobertura de nuvens e temperaturas mais amenas. Ainda há uma baixa probabilidade de chuva principalmente nas regiões sul e central do estado.

As mínimas ficam baixas nas regiões sul, sudoeste e leste do estado, com valores de 7-11°C e máximas entre 18-20°C. Na região pantaneira, mínima de 14-15°C e máximas de até 19°C. Para a região norte e bolsão estão previstas mínimas de 14-16°C e máximas de até 24°C.

Em Campo Grande, mínima de 12°C e máxima de 17°C.

Umidade volta a cair no início da semana

Na segunda e na terça-feira (26 e 27), a previsão indica tempo estável, com sol e variação de nebulosidade. O tempo volta a ficar seco com previsão de baixos valores de umidade relativa do ar, entre 10-20%.

Na segunda-feira (26) são esperadas temperaturas mínimas entre 4-9°C e máximas entre 19-23°C para as regiões sul, sudoeste e leste. Na região pantaneira, mínima de 11-15°C e máximas de até 26°C. Para a região norte e bolsão estão previstas mínimas de 10-15°C e máximas de até 28°C. Em Campo Grande, mínima de 11°C e máxima de 24°C.

Já na terça-feira (27) as temperaturas estarão em elevação podendo atingir os 24°C na região sul e leste. Já nas regiões pantaneira e sudoeste as máximas tendem a chegar até 31°C e mínimas entre 14-17°C. Para a região norte e bolsão estão previstas mínimas de 10-17°C e máximas de até 34°C. Em Campo Grande, mínima de 15°C e máxima de 29°C.

Assine o Correio do Estado.

FERIADO

Confira o que abre e o que fecha no feriado de 26 de agosto

Aniversário de Campo Grande é feriado municipal e cairá na próxima segunda-feira

23/08/2024 10h00

Campo Grande completa 125 anos no dia 26 de agosto

Campo Grande completa 125 anos no dia 26 de agosto Foto: Bruno Henrique / Arquivo

Continue Lendo...

Na próxima segunda, dia 26 de agosto, é comemorado o aniversário de Campo Grande. A capital de Mato Grosso do Sul comemora 125 anos.

A data é feriado municipal e, desta forma, haverá alteração no horário de funcionamento de alguns estabelecimentos, enquanto há serviços que não irão abrir.

Confira o que abre e o que fecha:

Supermercados

Os supermercados e hipermercados abrirão normalmente no feriado, sem alteração nos seus horários.

Comércio

O comércio de Campo Grande pode abrir normalmente no aniversário de Campo Grande.

Mercadão Municipal

O Mercadão Municipal irá abrir das 6h30 ao meio-dia.

Shoppings

  • Campo Grande

O Shopping Campo Grande estará aberto normalmente no dia 26 de agosto, das 10h às 22h. 

  • Norte Sul Plaza

O horário de funcionamento será das 10h às 22h no feriado.

  • Bosque dos Ipês

O funcionamento será em horário normal, das 10h às 22h, com exceção das agência do Detran e Fácil, que estarão fechadas.

  • Pátio Central

No Pátio Central, as lojas âncoras e satélites abrem das 8h às 19h. Já a praça de alimentação funcionará das 8h às 20h.

Feira Central

A Feira Central não abre às segundas-feiras

Bancos

As agências bancárias não abrirão no feriado, funcionando apenas os terminais de autoatendimento.

Unidades de saúde

Hospitais, Unidades de Pronto Atendimento, Centros Regionais de Saúde 24 horas irão funcionar normalmente em regime de plantão.

Judiciário

O Judiciário não terá expediente forense na comarca de Campo Grande, mas o plantão judicial estará em funcionamento para os casos considerados urgentes, como mandados de segurança, habeas corpus, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão e aqueles que exijam providência imediata.

Órgãos Públicos

Não haverá expediente nas repartições públicas municipais e estaduais em Campo Grande.

A exceção fica por conta dos serviços considerados essenciais, como saúde e segurança, que funcionarão em escala de plantão.

Lotéricas

A abertura das casas lotéricas será facultativa a cada proprietário, mas a maioria deve abrir, pois há loterias que são sorteadas na segunda.

Detran

As agências do Detran em Campo Grande não irão funcionar no feriado.

Correios

Não haverá funcionamento das agências de Campo Grande no dia 26.

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).