Cidades

ATUALIZAÇÃO | BURACOS

Lago do Amor volta a transbordar e aumenta cratera, que já "engole" parte da ciclovia

Região registrou acumulado de 36,4 milímetros de chuva em apenas 18 minutos na tarde de quarta-feira (08)

Continue lendo...

Preocupação constante de toda a população, a cratera aberta na região do Lago do Amor aumentou após as fortes chuvas, que nessa região registrou uma precipitação de 36,4 milímetros acumulados em apenas 18 minutos, na tarde de quarta-feira (08), volume confirmado pelo meteorologista Natalio Abraão. 

Na manhã desta quinta-feira (09), em visita ao local, a equipe do Correio do Estado constatou que a cratera sofreu com as fortes chuvas nesse curto espaço de tempo ontem, e se antes o desabamento era apenas na passarela de calçada, 64 dias após o primeiro estrago, agora o buraco já "engole" parte da ciclovia. 

Até mesmo os cavaletes, posicionados num primeiro momento pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) para contenção do trânsito, caíram no buraco e agora compõe a paisagem caótica da cratera. 

Vale lembrar que as chuvas da quarta-feira, do dia 4 de janeiro, foram responsáveis por esse primeiro estrago, além de transformar ruas em rios e afetar também outras regiões como o Noroeste e Nova Lima, que também tiveram problemas estruturais com a abertura de crateras, além do transbordamento do Lago Maior do Parque das Nações Indígenas. 

Ainda na última sexta-feira (03), a prefeita Adriane Lopes - em coletiva para tratar das habitações da Homex -, confirmou que o valor estimado para reparação do lago do amor é em torno de R$ 3,8 milhões. 

"Essas obras elas não podem ter início nesse período de chuva, porque seria um trabalho perdido. Então a equipe está monitorando diariamente os três locais (as crateras do Lago do Amor, Alves Pereira e Fernando Correia da Costa) e outras áreas de risco na capital", afirmou a prefeita na ocasião. 

Carro na contramão no lago do amorMotorista na contramão. Foto: MV

Quanto ao trânsito do local, a via onde há o desmoronamento segue interditada, com apenas um sentido de tráfego funcionando, controlado pelas duas rotatórias que "cercam" a cratera. 

Entretanto, ainda que os carros precisem desviar ainda na rotatória, há quem se a arrisca a atravessar o único trecho na contramão, conforme o flagrante observado na manhã desta quinta-feira. 

Travessia arriscada

Outra região duramente castigada, que também acumula estragos "pós-chuvarada", é a ponte no bairro Alves Pereira que, como noticiado pelo Correio do Estado em 27 de fevereiro, abriu uma cratera e "engoliu" um carro no fim da tarde do último domingo daquele mês. 

Hoje, o que se vê no local é a mesma cratera, sem que ela tenha ganho novas proporções tão visíveis assim. A diferença do local é que o trânsito, antes interditado, foi aberto e, com isso, pessoas se arriscam na travessia do único trecho de "guardrail" que sobrou de ligação entre um lado e outro do buraco. 

Ainda que tenha aqueles que não arriscam a passagem, a grande maioria, composta por mães com crianças em bicicletas; motos entregadores e toda a sorte de populares em suas mais variadas motocicletas, tentam a sorte na travessia.

Um desses moradores é Adonias Gomes, morador do Conjunto Cohab Iracy Coelho que, aos 53 anos, trabalha com um caminhão guincho, mas arriscava a travessia em uma moto biz. 

"Não vai ter uma situação tão cedo. Uma vez que estourou, descendo ali no Bom D+, levou dois anos para resolver. E faz falta essa rota aqui, antes você passava e ia embora 'rapidão', agora que quebrou pode esquecer", comenta ele durante a travessia. 

 

Assine o Correio do Estado

MATO GROSSO DO SUL

Prefeitura de Coxim volta ser alvo de investigação do MPE

Equipes estiveram na Gerência de Licitação e aguardaram ex-secretária em frente à residência; promotor acompanha a operação

12/02/2026 10h15

A operação também tem como alvo a ex-secretária municipal de Gestão

A operação também tem como alvo a ex-secretária municipal de Gestão Edição MS/ Sheila Forato

Continue Lendo...

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) realizou, na manhã desta quinta-feira (12), uma operação na Prefeitura de Coxim, município localizado na região norte de Mato Grosso do Sul.

De acordo com informações do jornal Edição MS, equipes do Gaeco estiveram na sede do Executivo municipal logo nas primeiras horas do dia, onde realizaram a coleta de documentos na Gerência de Licitação.

O promotor de Justiça de Coxim, Michel Maesano Mancuelho, chegou à Prefeitura por volta das 7h para acompanhar os trabalhos.

Ainda conforme o Edição MS, a operação também tem como alvo a ex-secretária municipal de Gestão, Veronildes Batista. Por volta das 8h, uma equipe do Gaeco aguardava a ex-secretária em frente à residência dela, localizada no bairro Vila Bela.

A informação é de que Veronildes estaria em Campo Grande no momento da chegada dos agentes e retornava para Coxim.

Outra equipe permaneceu no setor de Licitações da Prefeitura durante a manhã. Até o momento, não foram divulgados detalhes oficiais sobre o teor da investigação nem sobre eventuais mandados judiciais cumpridos.

Vale lembrar que desde o começo do ano passado, operações do Ministério Público revelaram supostos esquemas de corrupção em Aquidauana, Água Clara, Rochedo, Três Lagoas, Coxim, Sidrolândia, Bonito, Jardim, Terenos, Miranda, Itaporã e Campo Grande.

Assine o Correio do Estado

VIAGEM

Aeroporto de Campo Grande espera 25 mil passageiros no Carnaval

No feriadão, 141 pousos e decolagens estão previstos em CGR

12/02/2026 09h55

Carnaval promete movimentar 25 mil pessoas no Aeroporto de Campo Grande

Carnaval promete movimentar 25 mil pessoas no Aeroporto de Campo Grande MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Carnaval movimenta tanto rodovias, quanto aeroportos.

Vale ressaltar que o Carnaval não é um feriado previsto no calendário nacional, estadual ou municipal, mas, estados e municípios têm autonomia para decretar pontos facultativos.

Órgãos, repartições públicas e algumas empresas decretaram ponto facultativo e emendaram a folga de sábado (14) até 13h de quarta-feira (18).

Quem tem oportunidade e disponibilidade, não perde tempo para curtir o feriadão em outra cidade. Com isso, o movimento promete ser intenso no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR).

De acordo com a Aena Brasil, a estimativa é que 25.390 passageiros embarquem e desembarquem, entre 13 e 18 de fevereiro, de 2026, no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR).

Além disso, 141 pousos e decolagens estão previstos em CGR.

RECOMENDAÇÕES

  • Voos Nacionais: Leve um documento de identificação oficial com foto original e atualizado, como RG (ou a nova Carteira de Identidade Nacional), CNH ou Passaporte. Chegue com 2 horas de antecedência.
  • Voos Internacionais: É obrigatório o passaporte original válido. Verifique se o destino exige visto, seguro viagem e certificados de vacinação (como o de Febre Amarela). Chegue com 4 horas de antecedência.
  • Bagagem de Mão: Geralmente limitada a 10 kg e com dimensões máximas de 55cm x 35cm x 25cm.
  • Item Pessoal: Você pode levar uma mochila ou bolsa pequena (aprox. 45x35x20cm) que deve ser acomodada obrigatoriamente abaixo do assento à sua frente.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).