Cidades

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

Em LDO, prefeitura projeta orçamento de R$ 4,3 bilhões para 2021

Mesmo com aumento de 0,7%, projeção não é animadora, avalia Sefin

Continue lendo...

A Prefeitura de Campo Grande projeta um orçamento de receita de R$ 4.333.259.490,79 já para 2021 é o que consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), enviada a Câmara Municipal de Campo Grande que já está em processo de tramitação. O valor estimado para o ano que vem tem um leve crescimento de 0,7% comparado a receita deste ano, mas os números são o reflexo da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. 

A LDO é usada para estabelecer metas da administração pública e como base para elaborar o orçamento, que é definido por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA). O montante consolidado do orçamento será encaminhado em outro projeto de lei do Executivo, baseado nessas diretrizes definidas, o qual deve chegar à Casa de Leis até 30 de setembro, mesmo prazo para envio de revisão do Plano Plurianual (PPA) caso haja necessidade. 

Para o secretário de Finanças e Planejamento do município, Pedro Pedrossian Neto, os números para o ano que vem já refletem o cenário de crise que a cidade está vivendo neste ano. “Teremos 4.33% de projeção que é de queda e um percentual de crescimento de 0,7%, mesmo que aparente qualquer crescimento ainda é uma queda e isso reflete o cenário da crise e pessimismo que estamos vivendo, eu não vejo recuperação econômica para o ano que vem”, disse. 

TRAMITAÇÃO

O projeto entrou na Câmara Municipal no dia 15 de abril. No dia 16 foi dado conhecimento da matéria e após publicação em diário oficial o projeto já está tramitando na Casa de Leis.

Relator do projeto, assim como nos anos anteriores será o vereador Eduardo Romero (Rede), presidente da comissão de finanças e orçamento da Câmara. Segundo o vereador, a LDO segue alinhada com o (PPA), mas a projeção de arrecadação já está refletindo a atual situação do país. “Ela é a base estrutural para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA)”, explicou. 

Ainda de acordo com Romero, os prazos já estão estabelecidos e os trabalhos já começaram com a abertura de emendas pelos demais vereadores. As emendas podem incluir diferentes temas, como  infraestrutura, transporte, educação, saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia, produção agrícola, transparência e Plano de cargos do funcionalismo. 

No próximo dia 4 de maio, a comissão com o secretário de finanças vão se reunir em uma audiência pública virtual para que a população de forma legal possam dar suas sugestões de emendas. 

Todos os vereadores terão até o dia 11 de maio para apresentar as emendas. O parecer final e a votação do projeto estão previstos até o dia 30 de junho.

 

*Com informações da Câmara Municipal

PREVISÃO DO TEMPO

Meteorologia prevê volta da chuva a Campo Grande nesta sexta-feira

Capital ficou cerca de uma semana sem receber chuvas intensas

28/11/2024 12h10

Embora fraca, chuva deve aliviar o tempo na capital

Embora fraca, chuva deve aliviar o tempo na capital Marcelo Victor

Continue Lendo...

Depois de aproximadamente uma semana sem chuvas intensas, um novo temporal se aproxima da capital. A partir desta sexta-feira (29), Campo Grande deve registrar mais chuva do que nos últimos dias.

Conforme a previsão meteorológica Climatempo, o sol deve se esconder a partir desta sexta-feira em Campo Grande, com céu nublado, chuva pela manhã e garoa no começo da tarde. Ainda de acordo com o portal, a cidade tem 69% de chance de chuva, com 24mm de precipitação previstos.  A temperatura deve variar entre 25ºC e 33ºC

Durante o restante do fim de semana, no sábado, a previsão é de muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde que se estenderão até à noite, acumulando 14 mm de precipitação. A umidade deve variar entre 94% e 75% e a temperatura não passará dos 29ºC.

No domingo, o clima será de chuva o dia todo, mas com um volume de apenas 1.7 mm de precipitação. As temperaturas mínimas e máximas devem ficar entre 23ºC e 30ºC.

Confira:
 

Alerta de tempestade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "perigo" para Mato Grosso do Sul, indicando a possibilidade de tempestades e chuvas intensas a partir de hoje (27). O aviso faz parte de uma série de alertas que abrangem diversas regiões do país, com Mato Grosso do Sul sendo um dos estados mais afetados.

O alerta de "perigo" para o estado prevê chuvas com precipitações entre 30 e 60 mm por hora e ventos intensos que podem chegar a 100 km/h.

Essas condições meteorológicas gerar uma série de riscos potenciais, incluindo: cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e descargas elétricas.

*Colaborou Marianna Piel 

Assine o Correio do Estado

ACIDENTE

Vídeo: van com 14 passageiros capota e 8 pessoas ficam feridas na BR-163

Van pertence a Secretaria de Saúde de Naviraí e transportava pacientes até Dourados

28/11/2024 12h00

Parte frontal e lateral da van e do Vectra foi completamente destruída

Parte frontal e lateral da van e do Vectra foi completamente destruída DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

Oito pessoas ficaram feridas em colisão entre três veículos – Van, Vectra e Corsa –, na noite desta quarta-feira (27), no KM-251 da BR-163, em Dourados, município localizado a 229 quilômetros de Campo Grande.

Conforme apurado pela reportagem, a van pertence a Secretaria de Saúde de Naviraí e transportava 14 pacientes até Dourados, em um percurso de 137 quilômetros.

A van seguia na BR-163, quando o Vectra, que trafegava em uma estrada de terra, acessou a rodovia e ambos colidiram. A van bateu na lateral do Vectra, capotou e ainda atingiu um terceiro veículo, o Corsa.

Apesar o impacto, os passageiros ficaram levemente feridos e ninguém morreu. 

Os pacientes foram encaminhados por duas ambulâncias, uma da CCR MSVia e outra do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), até o Hospital da Vida, em Dourados.

Uma ocupante do Vectra também precisou ser socorrida. Ninguém do Corsa se feriu.

A parte frontal e lateral da van e do Vectra foi completamente destruída. Já o Corsa sofreu escoriações leves. Veja o vídeo:

As causas do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.

* Crédito do vídeo: Sidnei Bronka Lemos

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).