Cidades

Concurso

Mais de 21 mil candidatos disputam prova objetiva da Polícia Civil neste domingo (14)

São oferecidas 300 vagas para Investigador de Polícia Judiciária e 100 para Escrivão de Polícia Judiciária e o salário inicial é de R$ 6.569,53

Continue lendo...

O Governo de Mato Grosso do Sul aplica neste domingo (14) a prova objetiva do concurso da Polícia Civil para o cargo de Agente de Polícia Judiciária. O certame é organizado pela SAD (Secretaria de Administração) e Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública).

Ao todo, 21.422 candidatos estão aptos a participar. São oferecidas 300 vagas para Investigador de Polícia Judiciária e 100 para Escrivão de Polícia Judiciária. O salário inicial é de R$ 6.569,53.

A prova será realizada em Campo Grande, com duração de 5 horas. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, impreterivelmente, no horário oficial de Mato Grosso do Sul. O início do exame está marcado para 30 minutos após o fechamento dos portões.

Segundo informações do Instituto Avalia, responsável pela aplicação, o Cartão de Informação do Candidato deve ser consultado e impresso para informar o local da prova. No total, 18 locais foram disponibilizados para receber todos os candidatos.

Os inscritos devem chegar com antecedência mínima de 60 minutos antes do fechamento dos portões. É obrigatório apresentar o cartão de informação impresso, caneta esferográfica azul ou preta fabricada em material transparente e documento original de identificação com foto.

Somente serão aceitos documentos originais físicos previstos no edital. Protocolos, cópias autenticadas ou documentos digitais acessados online fora de aplicativos oficiais do Governo Federal não serão aceitos.

Mais informações sobre o concurso podem ser consultadas no Edital de convocação, disponível no Portal de Concursos ou no Diário Oficial Eletrônico n.º 11.933, de 8 de setembro de 2025.

Veja o cronograma dos próximos passos do concurso

Gabarito

Gabarito preliminar: será divulgado em 15 de setembro de 2025. A publicação marca o início do prazo para que os candidatos entrem com recursos contra as respostas oficiais.

Prazo para recursos contra o gabarito preliminar: dias 15 e 16 de setembro. 

Gabarito definitivo: será publicado em 25 de setembro, após análise dos recursos.

Resultado da prova objetiva

Resultado preliminar: será divulgado também em 25 de setembro de 2025.Para ser aprovado, o candidato deve obter mínimo de 60% da nota total e não pode zerar nenhum grupo de questões.

Recursos contra o resultado preliminar: podem ser enviados nos dias 25 e 26 de setembro.

Resultado da prova objetiva: será publicado em 1º de outubro.

Os candidatos aprovados na prova objetiva avançam para as próximas etapas do concurso, que incluem outras avaliações eliminatórias e classificatórias. 

Etapas seguintes

  • Convocação para envio de documentos: 15 de outubro de 2025;
  • Prazo para envio de documentos: de 15 a 22 de outubro. O resultado da fase deve ser divulgado em 27 de novembro;
  • Convocação para avaliação psicológica: 15 de outubro
  • Avaliação psicológica: 26 de outubro. O resultado deve sair no mesmo dia.
  • Exames médico-odontológicos: de 12 a 14 de novembro. O resultado preliminar deve ser divulgado em 27 de novembro.

Após serem aprovados nas etapas de exames médicos, os candidatos seguem para o Teste de Aptidão Física (TAF) conforme o calendário abaixo:

O TAF será aplicado nos dias 22 e 23 de novembro. A convocação será publicada em 15 de outubro. Os candidatos devem apresentar atestado médico comprovando aptidão física e cardíaca. A prova inclui flexão de braço, abdominal e corrida de 12 minutos. O resultado preliminar sai em 27 de novembro.

A investigação social ocorre durante todo o concurso. O formulário deverá ser preenchido entre 15 e 22 de outubro. O resultado preliminar dos inabilitados será divulgado em 27 de novembro.

A classificação preliminar dos candidatos será divulgada em 11 de dezembro de 2025. Os recursos poderão ser enviados nos dias 11 e 12. A versão final sai no dia 17. 

Essa classificação define quem será convocado para o Curso de Formação, com matrícula online que ocorrerá de 17 a 22 de dezembro. O curso, com no mínimo 600 horas/aula, será realizado de 20 de janeiro a 15 de maio de 2026, na Academia de Polícia Civil (Acadepol), em Campo Grande. A etapa é eliminatória e exige frequência obrigatória e dedicação exclusiva.

Classificação final e homologação

A classificação final e a homologação do concurso serão publicadas em 25 de maio de 2026. A pontuação final será composta pela soma da prova objetiva e da prova de títulos, obtidos no Curso de Formação.

Nomeação e posse

Os candidatos aprovados dentro do número de vagas serão nomeados pelo Governador, que deve ocorrer em até 30 dias após a publicação da nomeação.

Antes disso, os nomeados passarão por exame médico admissional, realizado pela Perícia Médica da Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev/MS).


 

Saúde

Chikungunya avança e falta de agentes de saúde vira alvo da Justiça em MS

Promotoria instaura procedimento para apurar cargos vagos, falta de convocações de concursados e estrutura das equipes responsáveis pelo combate às endemias

02/06/2026 19h32

Foto: Divulgação / Prefeitura de Dourados

Continue Lendo...

A estrutura dos serviços de atenção básica e combate às endemias em Dourados passou a ser alvo de acompanhamento do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) em meio ao avanço dos casos de chikungunya no município.

A 10ª Promotoria de Justiça instaurou procedimento administrativo para apurar a existência de déficit de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), além de verificar a falta de convocação de candidatos aprovados em concurso público realizado em 2024.

A medida foi adotada após investigações conduzidas em uma notícia de fato apontarem possível insuficiência de profissionais na rede municipal de saúde. Durante a apuração, o MPMS identificou cargos vagos nas duas categorias e constatou que ainda existem aprovados no concurso aguardando convocação.

Segundo o promotor de Justiça em substituição Amílcar Araújo Carneiro Júnior, o cenário exige atenção diante da situação epidemiológica enfrentada por Dourados. O município decretou estado de emergência em saúde pública após o aumento expressivo dos casos de chikungunya, doença que já resultou em mortes e centenas de confirmações.

Para o representante do Ministério Público, o fortalecimento das equipes é considerado estratégico para ampliar ações preventivas, educativas e de promoção da saúde, especialmente em períodos de alta circulação de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Informações encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde indicam que a rede conta atualmente com 311 Agentes Comunitários de Saúde e 102 Agentes de Combate às Endemias, dos quais 18 são cedidos pela União.

Apesar disso, o MPMS avaliou que os dados apresentados ainda são insuficientes para uma análise completa da situação.

O órgão ministerial aponta que não foram detalhadas informações importantes, como a divisão territorial de atuação das equipes e o número de famílias acompanhadas por cada profissional.

Esses dados são considerados fundamentais para avaliar se a cobertura dos serviços atende adequadamente à população.

Levantamento realizado pelo Ministério Público no Portal da Transparência também identificou a existência de vagas não preenchidas.

Já a administração municipal informou que estudos técnicos sobre a reorganização da força de trabalho ainda estão em elaboração e argumentou que restrições orçamentárias decorrentes de medidas de contenção de despesas têm dificultado novas contratações.

Diante desse cenário, o MPMS notificou a Prefeitura de Dourados e requisitou, no prazo de 20 dias úteis, uma série de informações detalhadas.

Entre elas estão o número atual de profissionais em atividade, a quantidade de cargos vagos, o cronograma para convocação dos aprovados no concurso público, os estudos técnicos em andamento, a distribuição territorial das equipes e o quantitativo de famílias atendidas por cada agente.

Com a instauração do procedimento administrativo, o Ministério Público passará a acompanhar de forma permanente as medidas adotadas pelo município para reforçar a atenção básica e a vigilância em saúde.

Caso considere necessário, o órgão poderá adotar medidas extrajudiciais ou judiciais para garantir a adequada prestação dos serviços à população.

O MPMS quer saber

Entre os dados solicitados estão o número de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias em atividade, a quantidade de cargos vagos, o cronograma de convocação dos aprovados em concurso público e a distribuição territorial das equipes.

O Ministério Público também requisitou informações sobre o número de famílias atendidas por cada profissional, os estudos técnicos em andamento e as medidas adotadas pelo município para reforçar o enfrentamento às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

 

 

Juventude

Secretário denunciado por assédio sexual é exonerado em Campo Grande

Paulo Lands estava afastado desde março e pediu exoneração da Secretaria Executiva da Juventude

02/06/2026 18h28

Paulo Lands foi exonerado a pedido da Secretaria Executiva da Juventude

Paulo Lands foi exonerado a pedido da Secretaria Executiva da Juventude Foto: Arquivo / Câmara Municipal

Continue Lendo...

O ex-vereador Paulo César Lands Filho foi exonerado do cargo de secretário executivo da Juventude, em Campo Grande (Sejuv). Ele estava afastado das funções desde março, após ser denunciado por assédio sexual.

A exoneração foi publicada nesta terça-feira (2) em Diário Oficial extra do Município. Conforme a publicação, a exoneração foi a pedido de Lands.

Até a publicação desta reportagem, não houve nomeação para o cargo agora vago.

Denúncia de assédio

Em 27 de fevereiro deste ano, um ex-servidor municipal, que trabalhava no setor de Infraestrutura e Inovação, registrou boletim de ocorrência contra o então secretário na 3ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande, o denunciando por assédio sexual e estupro de vulnerável.

Conforme a denúncia, a vítima sofria abusos desde julho de 2025, quando o secretário começou a oferecer caronas após o expediente. 

Em um dos trajetos, o chefe teria tocado as partes íntimas da vítima, que não reagiu por medo, já que havia relação de subordinação no trabalho. 

Após uma confraternização no fim do ano, houve consumo de álcool, deixando a vítima em estado de fragilidade.

Segundo o relato, Lands ofereceu carona novamente, mas seguiu em direção à própria casa com a vítima, onde houve ato sexual não consentido. Dias após o ocorrido, o servidor foi demitido. 

No dia 3 de março, Paulo Lands foi ele foi afastado do cargo, a pedido, para prestar esclarecimentos.

Pouco tempo depois, em 11 de março, a prefeita Adriane Lopes (PP) convocou reunião, onde anunciou que decidiu adotar tolerância zero para acusações envolvendo integrantes dos primeiros escalações da administração municipal, principalmente envolvendo violência contra as mulheres.

Antes de assumir a Sejuv, Paulo Lands foi empossado vereador de Campo Grande em 2022, em cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal.

Ele assumiu a cadeira deixada por Sandro Benites em dezembro daquele ano, que na época passou a comandar a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Neste ano, Sandro Benites, que ocupava o cargo de diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), também foi exonerado após denúncia de uma mulher de 43 anos que afirmava ser companheira dele há seis anos e que a relação foi marcada por humilhações, ameaças, repressões e controle emocional. 

O caso veio a tona após Benites viajar com a esposa para Dubai, enquanto disse para a suposta amante que iria com amigos para um encontro do grupo Legendários. Na volta, ele teria ido até a casa da mulher e feito ameaças.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).