Cidades
VACINA GERAL MS

Com vacinação em 5 dias negada, Mato Grosso do Sul tenta garantir fundo de reserva para imunizar fronteira

O Estado receberá 31 mil doses; no fundo de reserva são 126.400, 5% do total das doses que o Brasil receberá na próxima semana

Gabrielle Tavares

10/06/2021 09:42

Ministério de Saúde negou o pedido de Mato Grosso do Sul para vacinar toda a população em 5 dias com as doses da Janssen.  Agora, o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende tenta garantir o fundo de reserva para imunizar municípios localizados na região de fronteira.

A reserva equivale a 126.400 doses, 5% do total das doses que o Brasil receberá na próxima semana. Se o pedido for aceite, os imunobiológicos serão usados para um estudo nos municípios fronteiriços com a Bolívia e o Paraguai.

"Fechando 100% de vacinação acima de 18 anos em municípios pequenos e avançando nos grupos em municípios maiores. Porque essas cidades estão muito desassistidas e com menos leitos. As cidades de Ponta Porã e Corumbá não estão aguentando a sobrecarga".

De acordo com a pasta, o governo federal já havia decidido a distribuição das doses antes do pedido Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems) ser enviado.

O Estado deverá receber 31 mil doses da Janssen. Na quarta-feira (9), população e políticos se manifestaram avidamente nas redes sociais e a #VacinaGeralMS chegou a ser o assunto mais comentado no Twitter.

Últimas notícias