Clique aqui e veja as últimas notícias!

EDUCAÇÃO

UFMS e UFGD se destacam em ranking internacional de ensino superior

UFGD é estreante na lista; das 58 universidades brasileiras listadas no ranking, 49 são federais e 9 particulares
03/09/2021 11:47 - Gabrielle Tavares, Naiara Camargo


Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) apareceram no ranking World University Rankings 2022, organizado pela Times Higher Education (THE).

É a primeira vez que a UFGD é listada. A UFMS é apontada pela sexta vez consecutiva. A lista é considerada como referência mundial em análise de ensino superior. 

Das 58 universidades brasileiras listadas no ranking, 49 são federais e 9 particulares.

O Brasil é o país da América Latina com maior número de universidades estreantes na lista, com nove instituições incluídas na lista pela primeira vez, todas abaixo do 1.201º lugar.

Últimas notícias

A Universidade de Oxford ocupa o primeiro lugar no ranking. O Instituto de Tecnologia da Califórnia e a Universidade de Harvard empatam na segunda posição.

A avaliação é feita com base em 13 indicadores de performance, agrupados em cinco áreas: ensino, pesquisa, citações em pesquisas, internacionalização e renda oriunda da indústria por meio da transferência de tecnologia produzida nas universidades.

Para edição deste ano, foi realizada uma pesquisa com 22 mil acadêmicos, e analisados dados que incluem 108 milhões de citações em mais de 14 milhões de publicações científicas em todo o mundo.

A classificação das universidades levou em consideração a questão do gerenciamento da crise sanitária da Covid-19.

Instituições que desenvolveram pesquisas sobre a pandemia tiveram aumento significativo em suas pontuações.

A vacina da AstraZeneca foi executada pela primeira colocada da lista, Universidade de Oxford.