Cidades

PREVISÃO DO TEMPO

Meteorologia aponta chegada de frente fria e chuva em todo MS

Chuva deve chegar a partir de amanhã com intensidade fraca a moderada em algumas regiões

Continue lendo...

Após uma onda de tempo firme com muito sol, a previsão do tempo do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC) prevê a chegada de uma nova frente fria em grande parte do Estado. 

De acordo com centro de monitoramento, com início previsto entre terça-feira (12) e quinta-feira (14), a chuva deve chegar a partir de amanhã com intensidade fraca a moderada. Apesar disso, há possibilidade de tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento nas regiões centro-norte, pantaneira, e nordeste do Estado.

Segundo o CEMTEC, a mudança no tempo ocorre devido a aproximação de uma nova frente fria nas regiões sul e sudeste do estado. Conforme a previsão, haverá queda nas temperaturas, com mínimas entre 13ºC e 17ºC e máximas 27-32°C em alguns locais. 

No Pantanal e regiões próximas, esperam-se mínimas entre 16-22°C e máximas entre 28-36°C. Na capital, em Campo Grande, o frio deve chegar de maneira breve, com mínimas entre 18-22°C e máximas entre 30-33°C.

Chuva intensa a partir da semana que vem

Já no sábado (16), o ‘jogo’ do tempo deve mudar em algumas regiões. Na capital, a previsão do Climatempo indica sol fechando ainda de manhã, com chuva durante toda a tarde. Além disso, as e devem ficar entre 22ºC e 29ºC. O tempo deve continuar frio e chuvoso até a terça-feira (19). 

Mais ao sul, em Dourados, o mesmo acontece: a partir do sábado (16), o sol se fecha mais um pouco, com dia com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. No domingo, chove rápido durante o dia e o clima fica mais fresco, com mínimas de 23ºC e máximas de 29ºC

Em Três Lagoas, a partir do sábado (16), a previsão é que todos os dias sejam de pouco sol e com  pancadas de chuva ao longo da tarde. As mínimas ficam entre 23ºC e 24ºC  e máximas de 29ºC e 30ºC. 

Ao norte, em Coxim, as chuvas serão frequentes por um longo tempo, com chuvas passageiras começando a partir de amanhã, terça-feira (12). No entanto, as temperaturas só devem baixar a partir de domingo (17), com mínimas de 23ºC e máximas de 28ºC.

Ao longo da semana, Corumbá deve ter presença de sol, com chuva de manhã, diminuição de nuvens à tarde e noite com muita nebulosidade. Da mesma forma que as outras cidades, no sábado (16), a capital pantaneira deve dar início a uma onda de chuvas constantes, mas com temperatura estável, variando entre 25ºC e 21ºC. 

Confira:


Cidades

Segurança passa mal ao inalar gás tóxico em posto de saúde de MS

O vazamento ocorreu na câmara fria da unidade, onde são armazenados os medicamentos

28/07/2025 18h13

Reprodução Governo do Estado

Continue Lendo...

O Corpo de Bombeiros foi acionado após um segurança inalar gás tóxico proveniente da câmara fria de um posto de saúde, no bairro Cohab, em Ladário, município localizado a 421 km de Campo Grande.

Uma equipe se deslocou para a unidade por volta das 19h21 de domingo (27). O posto fica na rua Nicola Scaffa e o chamado foi feito devido a um vazamento de gás na câmara fria, onde são armazenados os medicamentos da unidade.

Segundo informações levantadas com os profissionais que trabalham no local, o segurança do turno da noite passou mal após inalar o gás tóxico e precisou ser encaminhado ao pronto-socorro.

A equipe precisou entrar na unidade utilizando equipamentos de proteção respiratória. Os bombeiros abriram todas as portas e janelas para permitir a ventilação natural do ambiente.

Durante a inspeção, os bombeiros constataram que a câmara fria emitia um sinal sonoro, que estava ativado.

Após realizar todo o procedimento de segurança, a equipe repassou as orientações necessárias sobre os cuidados que devem ser adotados em casos de vazamento de gás tóxico.

O estado de saúde do profissional, assim como a origem exata do vazamento, não foi informado pela assessoria do Corpo de Bombeiros.

Assine o Correio do Estado

Chamamento público

ONG intermedia obras ambientais de R$ 3,6 milhões em dois municípios de MS

Edital prevê obras que combatem a erosão do solo e o assoreamento de rios

28/07/2025 18h00

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Com obras em torno de R$ 3,6 milhões, o Instituto Taquari Vivo abriu processo seletivo para contratação de empresa especializada na readequação de estradas vicinais e construção de terraços nos municípios de Figueirão e Alcinópolis.  A ONG venceu o Edital de Chamamento Público lançado pelo Governo do Estado e intermediará as obras que combatem a erosão do solo e o assoreamento dos rios da região. 

As intervenções devem beneficiar diretamente áreas de alta vulnerabilidade ambiental. Os municípios possuem solos arenosos e são fortemente impactados pelas condições precárias das estradas e pelo uso intensivo do solo, o que agrava o carreamento de sedimentos para os cursos d’água.

A contratação prevê a execução de 25 quilômetros de readequação de estradas rurais de leito natural, 375 quilômetros de terraços com camalhão central e 2.460 encabeçamentos nas extremidades dos terraços em cada um dos dois municípios. O objetivo é conter a erosão e impedir que sedimentos continuem impactando negativamente os rios locais.

A empresa vencedora terá até 180 dias para concluir os trabalhos após a emissão da ordem de serviço, com possibilidade de prorrogação mediante justificativa técnica. A fiscalização e a aprovação das obras ficarão sob responsabilidade do próprio Instituto Taquari Vivo.

Ainda segundo o edital, não será permitida subcontratação, e as empresas deverão comprovar experiência prévia na execução de obras similares, além de equipe técnica  para garantir o cumprimento das metas ambientais e estruturais previstas.

Serviço

As empresas interessadas devem encaminhar suas propostas até o dia 14 de agosto de 2025, às 17h30, para o e-mail [contato@taquarivivo.org]. O processo seletivo será conduzido com base no critério de menor preço global. 

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).