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Ministro diz que plano de logística fará ferrovias substituírem rodovias em sete anos

Ministro diz que plano de logística fará ferrovias substituírem rodovias em sete anos

FOLHAPRESS

02/07/2018 - 21h00
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O governo lançou nesta segunda-feira (2) o PNL (Plano Nacional de Logística) que, se levado adiante pelo próximo presidente, poderá gerar economia de até R$ 54,7 bilhões por ano a partir de 2025.

"É um plano que define os gargalos dos modais brasileiros e traz soluções para o Brasil avançar, principalmente nas ferrovias, para em sete anos, ultrapassarmos o transporte nas rodovias em 100%", disse Ronaldo Fonseca, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República.

O PNL cruza diversos bancos de dados para definir as obras de infraestrutura prioritárias para reduzir gargalos do tráfego de cargas.

Como antecipou a Folha, o plano foi aprovado na reunião do Conselho do PPI (Programa de Parceria de Investimentos) desta segunda. Para implementá-lo, o presidente Temer assinou um decreto dando peso de lei ao plano e criando um comitê de governança que definirá as prioridades de investimento.

Farão parte do comitê representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, os ministros de Transporte, Minas e Energia, Agricultura, Meio Ambiente, Planejamento, Casa Civil e a EPL (Empresa de Planejamento e Logística), responsável pela parte técnica do programa.

Assessores de Temer afirmam que, na prática, o plano dificultará investimentos em obras de cunho eleitoreiro.

Segundo eles, o próximo presidente poderá, via comitê, interferir na ordem das obras do PNL, mas não poderá, sozinho, decidir que obras entram na lista, que será feita pela EPL com base em cálculos a partir de dezenas de bases de dados já integradas.

Se o presidente quiser incluir uma obra fora do PNL para agradar a aliados, ele deverá registrar em ata, expondo o teor político da decisão.

Para mudar o funcionamento do programa e do comitê, será preciso baixar outra lei.

A ideia do governo foi dar ao PNL o mesmo peso do Plano Decenal de Energia Elétrica, definido pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

Na área de energia, um comitê interministerial conhecido como CNPE define as diretrizes do setor que passam a nortear investimentos públicos e privados.

A primeira etapa do PNL se estende até 2025 e está em andamento. Caso o próximo presidente mantenha o cronograma de obras, haverá uma redução de R$ 54,7 bilhões dos custos de transporte até 2025, sem considerar o preço do frete --que pode cair até lá.

Hoje, esse custo é de R$ 342 bilhões e compromete a competitividade dos produtos brasileiros destinados à exportação.

Se o plano seguir a rota planejada, até 2025, a dependência de rodovias cairá dos atuais 64% de participação do volume de cargas para 50%. Essa diferença, de acordo com o PNL, será praticamente incorporada pelas ferrovias, que saltam de 18% de participação para 31%.

Na reunião do PPI, foram incluídos 14 novos projetos que, se concretizados, deverão gerar R$ 100 bilhões em investimentos. Dentre eles estão dez lotes de linhas de transmissão, novos lotes de exploração de petróleo no pré-sal, BR 153/282/470 e a RIS (Rodovia de Integração Sul).

Também ficou decidido que a Vale e a MRS terão suas concessões ferroviárias renovadas em troca de investimentos em novas ferrovias. A contrapartida da Vale será construir a Fico, que se ligará à ferrovia Norte-Sul entre Campinorte (GO) e Água Boa (MT). Caberá à MRS fazer o Ferroanel, que seguirá paralelo ao trecho norte do Rodoanel, em São Paulo.

O PPI também incluiu no programa o trecho sul da Ferrovia Norte-Sul, entre Porto Nacional (TO) e Estrela D´Oeste (SP).

Cidades

Cachorro em estado "cadavérico" é resgatado em MS

Animal foi encontrado em residência e estava com ausência de pelos em algumas regiões do corpo, dificuldades para andar e infestação de carrapatos

10/01/2025 16h00

Cachorro em estado

Cachorro em estado "cadavérico" é resgatado em MS Polícia Civil

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Um cachorro foi resgatado em condições alarmantes dentro de uma casa em Santa Rita do Pardo - município localizado a 243 km de Campo Grande. Na situação, o animal estava em estado “cadavérico”, com ausência de pelos em algumas regiões do corpo, dificuldades para andar e infestação de carrapatos

O caso foi descoberto após uma denúncia anônima, que relatava a falta de água e alimento há vários dias para o animal. Equipes da Polícia Civil da região identificaram que a residência estava com o fornecimento de água cortado, além de que não havia vasilhas ou qualquer condições para o animal. 

No momento da ação o portão estava aberto e nenhum responsável foi encontrado. De acordo com os vizinhos a casa era deixada por longos períodos sem ninguém.

Após o resgate, a Associação Protetora Animal SOS 4 Patas foi acionada e assumiu a guarda provisória do cachorro, fornecendo os cuidados básicos necessários. Posteriormente o responsável foi identificado como L.P.S, que responderá pelo crime de maus-tratos qualificado, previsto na Lei de Crimes Ambientais. 

Serviço – A Delegacia de Santa Rita do Pardo reforça o compromisso com a proteção animal e incentiva a população a denunciar casos de maus-tratos através dos canais oficiais. A ação contou com o apoio da comunidade e da ONG local, destacando a importância da colaboração mútua para garantir o bem-estar dos animais.

 

Recuperação ambiental

Desassoreamento de lago das Nações Indígenas apresenta resultados

Com 80% do projeto executado, animais já voltaram a visitar o lago

10/01/2025 15h30

Lago do Parque das Nações Unidas

Lago do Parque das Nações Unidas Gustavo Escobar / Imasul

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O projeto de desassoreamento do lago de contenção de sedimentos do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, atingiu 80% de sua execução.

A iniciativa, coordenada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), já apresenta resultados visíveis com o retorno de peixes e a presença de animais como capivaras, biguás, garças e martins-pescadores.

Projeto

O desassoreamento tem como objetivo principal preservar o equilíbrio ecológico e evitar que materiais sólidos comprometam a qualidade da água e a funcionalidade do lago principal do parque.

Com um investimento de R$ 611 mil, proveniente de compensações ambientais, o projeto utiliza escavadeiras hidráulicas, uma draga especializada e caminhões para remover os sedimentos acumulados.

Operação Intensiva

  • Cerca de 1.400 viagens de caminhão já foram realizadas
  • Cada caminhão transporta até 10 metros cúbicos de material por viagem
  • Previsão de conclusão em até 90 dias, considerando possíveis imprevistos climáticos

O Imasul monitora rigorosamente todas as etapas do projeto para garantir o cumprimento das normas ambientais. Os sedimentos removidos são transportados para um areeiro homologado, e medidas de mitigação são aplicadas para minimizar os impactos ambientais.

Prevenção

Para reduzir o carreamento de sedimentos para o lago, foram implementados dois projetos importantes nos córregos que deságuam no local:

  1. Córrego Reveilleau: A Prefeitura construiu um piscinão com capacidade para reter até 22 mil metros cúbicos de água e sedimentos.
  2. Córrego Manoel Português: O Governo do Estado realizou obras de drenagem, soterramento de erosão, estabilização das margens e reflorestamento com espécies nativas, utilizando técnicas de bioengenharia.

Essas medidas visam prevenir a erosão, reforçar o solo e impedir o assoreamento do lago principal do Parque das Nações Indígenas, garantindo a sustentabilidade a longo prazo.

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