Cidades

PASSIONAL

Mulher descobre traição, separa
e acaba morta com facada no peito

Ellen Emília, 21 anos, morreu quando era levada para hospital

LAURA HOLSBACK

22/05/2016 - 09h15
Continue lendo...

Ellen Emília de Oliveira Lima, 21 anos, foi assassinada pelo ex-marido Lucas Santana da Silva, 22, com facada no peito, por volta das 23h50min de ontem (21), na Avenida Aquidauana, no Centro de Bataguassu. Segundo testemunhas, a vítima recém havia se separado do jovem depois de descobrir traição.

Consta em registro policial que Ellen caminhava para uma praça da cidade, acompanhada de um primo e uma sobrinha, quando Lucas se aproximou de moto. O jovem insistiu para reatar o casamento. No entanto, Ellen se recusou. No auge da discussão, a mulher foi violentamente segurada pelo braço e disse que chamaria a polícia. Mesmo assim, Lucas desprezou a ameaça e continuou sendo agressivo.

Ellen passou o celular para que a sobrinha pedisse ajuda e neste momento Lucas tirou uma faca que escondia nas roupas e cravou um golpe no peito da ex-companheira. Ela morreu quando era levada para hospital.

Familiares que a acompanhavam disseram a policiais que o casal havia se separado na sexta-feira e que a decisão partiu de Ellen por ela ter descoberto traição do marido.

A faca foi apreendida ainda no local do crime e Lucas, que havia fugido, preso em flagrante na cidade de Santa Rita do Pardo. Ele vai responder criminalmente por feminicídio – crime contra mulher.

 

Cidades

Corredor Bioceânico impulsiona reativação da Receita Federal em Bela Vista

Com o funcionamento parado há mais de dez anos, a unidade passou por reforma e pretende retomar os trabalhos em fevereiro

30/01/2026 14h00

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

Com a demanda que deve aumentar significativamente o fluxo comercial entre países fronteiriços com o Estado, em decorrência do Corredor Bioceânico de Capricórnio, uma reunião discutiu a reativação do posto na fronteira de Bela Vista.

O posto de fronteira do município sul-mato-grossense estava sem realizar despachos de importação e exportação há mais de dez anos. Com o fluxo de comércio que deverá aumentar, impulsionado pela rota, a reativação se faz necessária.

Com a atuação do município de Bela Vista, houve a revitalização do posto, o que garante condições adequadas de infraestrutura para a atuação dos servidores da Receita Federal, do Vigiagro e dos demais órgãos que atuam no comércio exterior, para que possam desempenhar suas atividades de forma eficiente e segura.

A Receita Federal pretende retomar os trabalhos em fevereiro, de forma piloto, com a realização de uma solenidade de reinauguração do posto no mês de abril de 2026, após a conclusão dos ajustes estruturais e operacionais necessários.

Reunião

O encontro ocorreu na quarta-feira (28) e contou com a participação de servidores da Receita Federal, representantes do município de Bela Vista, servidores do Serviço de Vigilância Agropecuária (Vigiagro), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e da Aduana Paraguaia de Bella Vista Norte.

Na reunião, foram discutidas a atuação integrada dos órgãos anuentes, a organização dos fluxos operacionais e as medidas necessárias para garantir segurança, controle aduaneiro e eficiência nas operações de comércio exterior.

Pelo município de Bela Vista, participaram o prefeito municipal, Gabriel Boccia, e o chefe de Gabinete, Wagner Lima. Representando o Serviço de Vigilância Agropecuária (Vigiagro), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, estiveram presentes os servidores Marcelo Magalhães Pioli, Sílvio Nasu e Clovis Ramos Baseggio. Além dos representantes brasileiros, também participou da reunião o chefe da Aduana de Bella Vista Norte, no Paraguai, Feliciano Bassamo.
 

Assine o Correio do Estado

visão

Lula faz cirurgia de catarata; entenda a doença e o procedimento

Procedimento é indicado principalmente com o avanço da idade

30/01/2026 13h29

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Continue Lendo...

O presidente Luís Inácio Lula da Silva passou na manhã desta sexta-feira (30) por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo e já teve alta hospitalar. Indicado principalmente com o avanço da idade, o procedimento é feito com anestesia local, rapidamente, sem dor e não há necessidade de internação.

Para o pós cirúrgico, geralmente os oftalmologistas recomendam repouso relativo, ficar mais tranquilo nos primeiros dias, não apertar nem coçar os olhos e não carregar peso. Também são prescritos colírios antibióticos e anti-inflamatórios. 

A presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Maria Auxiliadora Frazão, explica que a catarata é a opacidade do cristalino, uma lente natural do olho. Conforme o tempo passa, a catarata começa a atrapalhar a visão. Com a cirurgia, o cristalino é substituído por uma lente artificial.

Sinais

De acordo com o CBO, a catarata causa uma diminuição progressiva da visão. É comum o paciente perceber a visão turva, nebulosa ou com aspecto de "véu", e ter sensibilidade à luz, alteração na percepção de cores (visão desbotada ou amarelada) e dificuldade para enxergar à noite. 

Outros sinais incluem halos ao redor de luzes, visão dupla em um único olho e a necessidade frequente de alterar a graduação dos óculos. Muitas vezes a pessoa manifesta dificuldade acentuada para dirigir ou enxergar em ambientes com pouca iluminação. Há situações em que visualiza círculos coloridos ou reflexos intensos em torno de lâmpadas e faróis de carros, especialmente à noite e percebe as cores menos intensas ou com um tom amarelado. 

Outros sinais que fazem acender o alerta é a necessidade de alterar a prescrição de lentes com frequência e enxergar duas imagens de um único objeto, mesmo quando se fecha um dos olhos. 

Procedimento 

“Todas as pessoas terão que operar a catarata um dia, com o tempo — duas vezes, pois temos dois olhos”, diz Maria Auxiliadora Frazão. De acordo com a médica, o ideal é que a cirurgia seja feita em um olho de cada vez, com diferença de algumas semanas entre os dois procedimentos, como fez o presidente Lula, que já passou pela operação no olho direito.

“Assim, avaliamos os resultados, como o organismo responde, se o grau ficou bom e se evoluiu bem. Se sim, seguimos da mesma forma para o outro olho“, detalha a médica.

Riscos e contraindicações

De acordo com o CBO, como toda cirurgia, a de catarata também traz riscos. Complicações como infecções, descolamento de retina, entre outros, podem acontecer. “Por isso, a cirurgia deve ser realizada com planejamento e responsabilidade, sem subestimar um procedimento realizado dentro do olho”, diz Maria Auxiliadora Frazão.

Antes do procedimento, são exigidos exames para avaliar as condições de saúde do paciente. Casos de diabetes descontrolado, alterações de retina e algumas condições pré-existentes podem adiar ou mesmo contraindicar a cirurgia.

Brasil

De acordo com a CBO, a cirurgia de catarata é o procedimento oftalmológico eletivo mais feito no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com dados do Observatório da Saúde Ocular, do CBO, o SUS fez 7,8 milhões de cirurgias de catarata entre janeiro de 2015 e novembro de 2025, com um aumento registrado 120% em 10 anos. Em 2015, foram realizadas 470.246 cirurgias. Já em 2025, até o mês de novembro, o volume foi de 1.034.714

Do total de cirurgias feitas pelo SUS em 2024,  52% dos procedimentos foram em pessoas com idade entre 40 e 69 anos, enquanto 46% ocorreram em pacientes com 70 anos ou mais.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).