Parque das Nações Indígenas está fechado nesta segunda-feira (3) devido aos temporais ocorridos no domingo (2).
O local foi interditado temporariamente porque árvores e fios de energia estão caídos nas dependências do parque, o que causa risco à vida.
Equipes da Energisa e Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) estão no local para realizar a limpeza remover galhos, folhas e fiação elétrica caídos no chão.
A expectativa é que o parque reabra normalmente à população nesta terça-feira (4). O Imasul emitiu nota à imprensa notificando o fechamento temporário. Veja na íntegra:
“O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) comunica a toda a população que, em virtude das condições climáticas ocorridas neste domingo (02), que resultaram na queda de árvores e fios de energia, o Parque das Nações Indígenas permanecerá fechado nesta segunda-feira (03). Equipes do Imasul estarão no local durante todo o dia realizando serviços de limpeza, retirada de galhos e manutenção das áreas afetadas, a fim de garantir a segurança dos visitantes e o pleno funcionamento do espaço público. Contamos com a compreensão de todos e informaremos assim que o Parque for reaberto à visitação”.
TEMPORAIS
Fortes temporais atingiram, neste domingo (2), todas as regiões de Mato Grosso do Sul.
Em Campo Grande, chuvas, raios, relâmpagos, trovoadas, ventos, céu nublado, tempo instável e clima úmido marcaram a tarde e noite do Dia de Finados.
De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, 36,8 milímetros foram registrados em Campo Grande.
A chuva forte causou diversos estragos pela cidade:
- Inundou ruas e avenidas
- Lama, terra, pedra e galhos espalhados pelas ruas e avenidas
- Abriu vários buracos em diversos bairros de Campo Grande
- Derrubou várias árvores em diversos bairros de Campo Grande
- Pane em semáforos e, consequentemente, caos no trânsito
- Queda de estrutura de hamburgueria
- Queda de energia
- Queda de postes em muros e telhados de residências
Em janeiro de 2025, o Parque das Nações permaneceu fechado por uma semana, no período da noite (a partir das 18h), devido à falta de energia. O local, que funciona das 6h às 21h, fechava às 18h naquela época.
CUIDADOS
O tempo chuvoso requer cuidados aos sul-mato-grossenses. Confira:
- Em caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito e dirigir devagar;
- Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada;
- Em caso de granizo: deve-se tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio.
- Em caso de vendaval: permaneça em local abrigado; evite se abrigar debaixo de árvores.








