Cidades

Cidades

Pesca do Dourado segue proibida em Mato Grosso do Sul

Já havia uma prorrogação desta proibição até o dia 31 deste mês de março. Agora, com a nova decisão, a Lei deverá valer até o dia 31 de março de 2027

Continue lendo...

Apesar de liberar a pesca profissional e amadora em todos os rios de Mato Grosso do Sul no início deste mês, a Assembleia Legislativa (ALEMS) aprovou, nesta quarta-feira (19), o projeto de lei que prorroga a proibição da captura, embarque, transporte, comercialização, processamento e industrialização do peixe dourado por mais dois anos, em toda a extensão do estado. 

Desta forma, fica permitido apenas a modalidade "pesque e solte" e a captura para consumo próprio dos pescadores profissionais e ribeirinhos. A lei também não se aplica aos exemplares criados em cativeiro.

Além disso, também é liberado a captura de matrizes e de reprodutores no ambiente natural destinados à pesquisa científica ou à recuperação de plantel por agricultores de reprodução de alevinos devidamente licenciados e registrados nos órgãos competentes, desde que com autorização ambiental, expedida pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

A pesca do dourado estava proibida em Mato Grosso do Sul desde 2019, na qual se estabeleceu uma moratória de cinco anos para a espécie, e o prazo venceu em dezembro do ano passado, durante a época da piracema.

Já havia uma prorrogação desta proibição até o dia 31 deste mês de março. Agora com a nova decisão, a Lei deverá valer até o dia 31 de março de 2027. 

A matéria, de autoria do deputado Marcio Fernandes (MDB) e coautorias dos deputados Gerson Claro (PP), Neno Razuk (PL) e Paulo Corrêa (PSDB),  altera a Lei 5.321 de 2019 e seguirá para análise das comissões de mérito. Ao todo foram 15 votos favoráveis e dois contrários, sendo um da deputada Gleice Jane e o outro do deputado Pedro Kemp, ambos do PT.

Regras da pescaria

O Imasul vem alertando os pescadores sobre as  regras vigentes no Estado, referentes a pesca que está novamente liberada em Mato Grosso do Sul, como as cotas de pescado e o pesque e solte, além da necessidade da emissão da Carteira de Pescador Amador, licença ambiental para quem pratica a pesca amadora.

Desde 2020, só é permitido ao pescador levar um exemplar de peixes de espécie nativa (por exemplo: pacu, pintado, cachara, jaú, dentre outros), além de cinco exemplares de piranhas, dentro das medidas mínima e máxima. Se a espécie pescada estiver fora dos tamanhos permitidos, deve ser solta imediatamente no local.

Com relação às espécies consideradas exóticas, não há cota exigida pelo órgão ambiental para pesca e transporte.

O pescador pode levar qualquer quantidade que conseguir pescar. São consideradas exóticas (não pertencem à fauna local) as espécies apaiari, bagre africano, black bass, carpa, peixe-rei, sardinha-de-água doce, tilápia, tucunaré, zoiudo, tambaqui.

Nos rios Perdido, Abobral, Vermelho e Negro é permitido a pesca somente no sistema de pesque e solte. 

Assine o Correio do Estado

Propaganda

Anvisa suspende propaganda enganosa de suplementos alimentares

Glifit e Glicofit eram divulgados com indicações irregulares

28/10/2026 13h30

Divulgação: Anvisa

Continue Lendo...

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a propaganda dos suplementos alimentares em gotas Glifit e Glicofit, fabricados pela empresa Vita Nutriom Saúde & Bem Estar Ltda. A decisão foi publicada na Resolução-RE nº4224, de 26 de outubro de 2026.

Em nota, a agência reguladora informou que as propagandas dos produtos veiculadas na internet apresentam indicações terapêuticas, alegações funcionais e de saúde “não aprovadas e enganosas”. 

Entre as alegações citadas pela agência estão “O autêntico regulador de glicose”; “Controle rápido dos níveis de açúcar no sangue”; “Melhora a sensibilidade à insulina”; “Mantém o pâncreas limpo e funcional” e “Eliminando os picos de glicose”. 

“Quem faz publicidade enganosa comete infração sanitária e pratica crime previsto no Código de Defesa do Consumidor”, alertou a Anvisa.

O comunicado destaca ainda que a legislação sanitária brasileira proíbe que suplementos alimentares façam alegações como:

  • perda de peso (emagrecimento);
  • aumento do foco e da concentração;
  • aumento da imunidade
  • melhora no desempenho sexual;
  • melhora de sintomas relacionados à tensão pré-menstrual ou à menopausa;
  • tratamento para doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson; para transtorno do espectro autista; para câncer; e para fibromialgia, entre outros.

FERIADO

Feriado de Finados tem tarifa reduzida e escala especial de ônibus

Passagem de transporte público reduz para R$ 1,98 em cartão eletrônico e linhas especiais para cemitérios operarão durante o dia 1º e 2 de novembro

28/10/2026 12h30

Gerson Oliveira / Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

Para atender o deslocamento dos campo-grandenses durante o Feriado de Finados (02), a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) estruturou um cronograma que funcionará durante o próximo domingo e na segunda-feira.

O planejamento realizado inclui frotas de transporte coletivo para cemitérios, além de veículos reservas nos terminais e a tarifa reduzida, no valor de R$ 1,98 para passageiros que utilizam cartão eletrônico (Smart Card), conforme a Portaria nº 36, de 30 de outubro de 2026.

Segundo a Agetran, a linha especial 300/Cemitério Jardim da Paz, irá operar durante o domingo (01) para garantir acesso ao cemitério na saída para Sidrolândia. As outras linhas de ônibus funcionarão conforme a tabela habitual de domingos e feriados.

Na segunda-feira (02), dia do feriado, as duas linhas especiais para o dia de Finados estão disponíveis:

  • 300 / Cemitério Jardim da Paz;
  • 400 / Cemitério Santo Amaro;

Para auxiliar no fluxo de passageiros em regiões mais movimentadas, 25 linhas operarão com grade horária de sábado, são elas:

  • 051 (Terminal Bandeirantes / Shopping Campo Grande) 
  • 061 (Terminal Moreninhas/ Shopping Campo Grande) 
  • 070 (Terminal Bandeirantes / Terminal General Osório) 
  • 071 (Terminal Bandeirantes / Terminal Júlio de Castilho) 
  • 072 (Terminal Morenão / Terminal Nova Bahia) 
  • 073 (Terminal Nova Bahia / Terminal Júlio de Castilho) 
  • 080 (Terminal Aero Rancho / Terminal General Osório) 
  • 081 (Terminal Nova Bahia / Terminal Bandeirantes) 
  • 085 (Terminal Morenão / Terminal Júlio de Castilho) 
  • 101 (Terminal Guaicurus / Terminal Aero Rancho) 
  • 110 (Parque do Sol) 
  • 115 (Terminal Guaicurus / Terminal Aero Rancho) 
  • 302 (Caiobá) 
  • 313 (Terminal Bandeirantes / Tarumã) 
  • 316 (Terminal Bandeirantes / Portal das Laranjeiras) 
  • 319 (Lageado / Dom Antônio Barbosa) 
  • 403 (Santa Carmélia – UEMS / Prefeitura) 
  • 408 (Terminal Júlio de Castilho – via Ana M. do Couto/ Jd. Aeroporto) 
  • 416 (Planalto / Santa Carmélia) 
  • 503 (Iracy Coelho) 
  • 507 (Pioneiros) 
  • 515 (Damha) 
  • 517 (Terminal Morenão / Leon Denizart Conte) 
  • 520 (Noroeste / Serraville) 
  • 522 (Terminal Rita Vieira / Cristo Redentor)

Outras linhas, como a 126 (Terminal Moreninhas / Moreninhas 3 e 4), 222 (Terminal General Osório / UCDB), 229 (Cabreúva Centro) operarão no regime de segunda a sexta-feira para atender o público que necessita realizar baldeação ou integração.

A linha 074 (UCDB – Júlio de Castilho) irá funcionar regularmente, com suspensão do funcionamento da Tabela 01 (regular) a partir das 18h55 de 2 de novembro.

A Agetran determinou que nos terminais de transbordo e na Praça Ary Coelho sejam disponibilizados três veículos reservas, com tripulação a posto das 05h às 19h, para possíveis demandas emergenciais.

O Consórcio Guaicurus deve monitorar o fluxo durante os horários de pico, no início da manhã das 05h30 às 08h30, no período de almoço das 10h30 às 13h30 e ao final da tarde, das 16h às 18h30 para efetuar reajustes necessários na frota sob supervisão da Agetran.

Outras linhas do sistema irão funcionar no plano de operação domingos e feriados durante ambos os dias.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).