Polícia

QUEIMADAS

PF investiga incêndios criminosos e grilagem de terra no Pantanal

Policiais federais cumpre sete mandados de busca e apreensão em Corumbá e Ladário

Continue lendo...

Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (20), a "Operação Prometeu", em Corumbá, município localizado a 416 quilômetros de Campo Grande.

A operação visa combater os crimes de incêndio, desmatamento e exploração ilegal no Pantanal.

Policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Corumbá, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO-MS).

De acordo com investigações realizadas em 2024, a área queimada é alvo de crimes ambientais e grilagem de terra há meses.

Criminosos incendiam campos com o intuito de abrir pastagens para criação de gado. A ocupação da área, de 6.419,72 hectares, é utilizada para exploração econômica ilegal de pecuária. Estima-se que existem, pelo menos, 2.100 cabeças de gado na área da União atualmente.

A exploração resultou em prejuízo de R$ 220 milhões ao meio ambiente, de acordo com perícia realizada pela PF.

Os investigados vão responder pelos crimes de provocar incêndio em mata ou floresta, desmatar e explorar economicamente área de domínio público, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa.

A operação policial foi batizada com o nome Prometeu, pela histórica má utilização do fogo nas pastagens do Pantanal.

Prometeu faz a alusão ao personagem da mitologia grega que é visto como uma divindade que roubou o fogo dos deuses gregos e entregou à humanidade fazendo mau uso deste, e por isso foi castigado por Zeus.

PANTANAL EM CHAMAS

Incêndios de grandes proporções atingem o Pantanal sul-mato-grossense desde 1º de junho de 2024. 

As queimadas transformaram cenários verdes e cheios de vida em paisagens cinzentas e mortes. O fogo destrói matas, áreas verdes, vegetações, florestas, biodiversidade e espécies nativas (fauna e flora) do Pantanal.

Dados do Laboratório de Aplicação de Satélites Ambientais (Lasa), do departamento de meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apontam que, de 1º de janeiro a 20 de setembro de 2024, 1.450.975 hectares foram devastados pelo fogo, equivalente a área de 14,89% do bioma.

Portanto, isto significa que o incêndio no primeiro semestre de 2024 é pior do que o do mesmo período de 2020.

Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS), Polícia Militar Ambiental (PMA), Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Nacional, Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Homem Pantaneiro (IHP), SOS Pantanal e brigadas voluntárias tentam controlar o fogo no Pantanal Sul-mato-grossense.

Vez ou outra, chuvas e frio trazem alívio temporário para as queimadas.

ACIDENTE FATAL

Colisão frontal mata duas pessoas e fere cinco na BR-376, em Vicentina

Condutor do Hyundai Azera tentou ultrapassar um ônibus, mas o Honda CRV vinha no sentido contrário e ambos bateram de frente

13/09/2024 10h40

Frente do Hyundai Azera ficou totalmente destruída

Frente do Hyundai Azera ficou totalmente destruída Foto: Ribeiro Jr/Jornal MS 24h

Continue Lendo...

Mulher de 65 anos e homem de 52 anos morreram e outras cinco pessoas ficaram feridas, em colisão frontal entre dois carros, na noite desta quinta-feira (12), no KM 40 da BR-376, em Vicentina, município localizado a 251 quilômetros de Campo Grande.

Conforme apurado pela mídia local, o acidente envolveu três veículos: Honda CRV, Hyundai Azera e um ônibus que transportava trabalhadores rurais.

O condutor do Hyundai Azera tentou ultrapassar o ônibus, mas o Honda CRV vinha no sentido contrário e ambos bateram de frente.

Com o impacto, os veículos chocaram contra a lateral do ônibus. Os ocupantes do Honda CRV ficaram gravemente feridos, sendo que um ficou preso às ferragens e o outro foi arremessado para fora do veículo.

O homem chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital. O corpo da mulher, que foi arremessado, foi encontrado caído no asfalto durante o trabalho da Polícia Científica.

Partes frontais do Honda CRV e Hyundai Azera ficaram totalmente destruídas. A parte lateral do ônibus também sofreu avarias.

Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros Militar e Pax estiveram no local para realizar os procedimentos de praxe.

OUTROS ACIDENTES FATAIS

Em 10 de setembro de 2024, Cemilton do Prado Filho, de 20 anos, morreu carbonizado após sua motocicleta colidir contra um caminhão e explodir na BR-262, em Três Lagoas, município localizado a 326 quilômetros de Campo Grande.

Em 7 de julho de 2024, Alipio de Oliveira Neto, 19 anos; Carlos Daniel Marques Silva, 17 anos; Pedro Henrique Oliveira Lopes, 18 anos e uma quarta vítima que não foi identificada morreram em acidente envolvendo carro e carreta, no KM-300 da BR-163, entre Rio Brilhante e Dourados, a cerca de 200 quilômetros de Campo Grande.

Em 24 de junho, homem de 65 anos, morreu em acidente envolvendo um carro e caminhão boiadeiro, no KM 154 da BR-262, trecho entre os municípios Ribas do Rio Pardo e Água Clara.

RIO BRILHANTE (MS)

Homem empina moto com criança na garupa e mata menino de dois anos

Rapaz conduzia a motocicleta em alta velocidade com mãe e filho na garupa, realizando acrobacias e manobras perigosas; criança teve traumatismo craniano e morreu

13/09/2024 09h25

Imagem de ilustração

Imagem de ilustração DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

Homem, de 30 anos, matou um menino de 2 anos, após empinar a moto em alta velocidade com a criança na garupa, na madrugada desta sexta-feira (13), em Rio Brilhante, município localizado a 161 quilômetros de Campo Grande.

Conforme apurado pela reportagem, havia três pessoas na moto: o rapaz, a mãe e o filho de dois anos, sem capacete.

De acordo com o boletim de ocorrência, o homem conduzia a motocicleta em alta velocidade com mãe e filho na garupa, realizando acrobacias e manobras perigosas em via pública.

Em determinado momento, ele perdeu a direção da moto e todos caíram no asfalto. Os três ficaram feridos, sendo o bebê em estado gravíssimo e a mãe em estado grave. Com isso, mãe e filho foram encaminhados para o hospital.

A criança foi diagnosticada com traumatismo craniano e, devido a gravidade do caso, teve que ser transferida para Dourados. Mas, a caminho do hospital, não resistiu e morreu dentro da ambulância.

O autor, que é namorado da mulher, confessou ter ingerido bebida alcoólica com a mãe da criança momentos antes de saírem com a motocicleta.

Ele foi conduzido para a delegacia, enquanto a mãe e filho foram hospitalizados. A moto foi encaminhada ao pátio de Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS). O caso foi registrado como “Homicídio” na Delegacia de Polícia Civil de Rio Brilhante.

OUTRO CASO

Milena Honorato Cosmo Gomes, de 25 anos, morreu após ser arremessada da garupa da moto do namorado que fazia acrobacias e manobras perigosas, em 27 de junho de 2024, no cruzamento da rua Vanderlei Pavão com avenida José Barbosa Rodrigues, Jardim Aerporto, em Campo Grande. 

Motociclista e namorado da vítima, Peterson Bueno Machado, de 23 anos, fugia da Polícia Militar quando bateu em outro carro que fazia conversão, momento em que ele e a namorada, que estava na garupa, foram arremessados a uma distância de aproximadamente 10 metros. Ela deixou um filho de 6 anos.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).