Cidades

CARANDIRU

Polícia apreende maconha, cocaína e armas em 'favela do crime' na Capital

Operação da Polícia Civil mirou criminosos que se escondiam em complexo de condomínios na Mata do Jacinto

Continue lendo...

Com 46 mandados de busca e apreensão e 13 prisões cumpridas, a Polícia Civil em conjunto com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul realizou, nesta terça-feira (6), a operação "Abre-te Sésamo", no qual mirou criminosos que moravam em um condomínio na Mata do Jacinto. O local também era usado para esconder produtos de roubos e furtos, além de armas e drogas.

Das 13 prisões realizadas hoje, 11 foram em flagrantes e tiveram como alvos duas mulheres e nove homens, dos quais um era adolescente. Também foram presas mais duas pessoas por meio de mandado de busca e apreensão. 

No residencial, conhecido como Carandiru, em referência ao antigo presídio que existia em São Paulo, a polícia ainda confiscou 50 munições, duas armas e 20 mil em espécie, além de 14 quilos de drogas, dos quais 12 eram de maconha e dois de cocaína. 

De acordo com a coordenadora da operação, Priscilla Anuda, titular da 3ª Delegacia de Polícia, além de realizar as prisões e apreensões, durante a ação também foi prestado apoio social aos moradores que não têm envolvimento com crimes e apenas alugam apartamentos no local.

Ao todo, 23 famílias habitam o espaço, sendo que todos que foram levados presos hoje também residem no complexo residencial.

O condomínio, que tem a estrutura precária por falta de manutenção, foi construído em 1994, mas, hoje, nem a planta do local é a original, o que dificultou a atuação da polícia durante a operação. 

Com a desvalorização que se abateu diante do condomínio, muitas famílias de baixa renda passaram a residir no local, mas, fizeram o mesmo criminosos que queriam se esconder da polícia, usando os apartamentos não apenas como moradia, mas também de  esconderijo para todo tipo de material ilegal, como drogas, objetos roubados e armas.

Pelas apreensões feitas nos apartamentos alvos da operação, foi possível lotar dois caminhões com notebooks, computadores, televisores, bicicletas, bem como outros objetos de valores cuja procedência não foi comprovada. A origem e a quantidade de itens ainda será apurada pela polícia. 

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (6), o Delegado-Geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel de Oliveira, o condomínio residencial no qual a operação foi deflagrada é o ponto central de diversos crimes ocorridos na região como homicídios, roubos, furtos e tráfico de drogas. 

"O resultado saiu como o desejado e aguardado pela população da região, que é um dos diversos pontos sensíveis da cidade. A área é de extrema criminalidade, onde há ações como violência, homicídios e crimes contra o patrimônio. No fim, é uma favela dentro de um condomínio", afirmou Gurgel. 

Por sua vez, o delegado Wellington Oliveira, reforçou que os 46 mandados foram cumpridos de forma simultânea no prédio. Para ele, a forma como se deu a operação é uma demonstração de força policial, o que pode gerar um desencorajamento para os criminosos. 

"Por mais de meses fizemos o planejamento, cada órgão com sua particularidade na ação. A análise criminal e o planejamento efetivo contribuíram para o sucesso da operação.", afirmou durante a coletiva.

Pelo fato do complexo que abrange três edifícios estar com a infraestrutura precária, a polícia ainda informou que a prefeitura será informada da situação e, caso necessário, os moradores serão retirados do espaço. O Ministério Público Estadual de MS também será notificado para tomar as devidas providências. 

"Não tivemos apenas a visão de polícia judiciária, mas, sim, de dar apoio através da assistência social e Defesa Civil, pois quando chegamos [no condomínio] visualizamos um cenário perigoso. Lá existe instalação irregular com risco de incêndio, escadaria com pisos faltando, por isso, fizemos a operação com outras instituições para verificar o estado em que as pessoas estão vivendo.", concluiu.

Assine o Correio do Estado

NA PASSARELA

Brasileira está entre favoritas a ganhar Miss Universo; conheça Luana Cavalcante

Eleita Miss Brasil no último mês de setembro, a recifense de 25 anos começou a modelar aos 13 anos

16/11/2024 16h00

Mãe de um menino de seis anos, atualmente a representante brasileira, de 1,74 m de altura e 50 kg, vive com a família na Itália

Mãe de um menino de seis anos, atualmente a representante brasileira, de 1,74 m de altura e 50 kg, vive com a família na Itália Reprodução/Redes Sociais

Continue Lendo...

Recifense de 25 anos, que começou a modelar ainda aos 13, Luana Cavalcante é a representante brasileira e está entre as favoritas do concurso Miss Universo 2024, que premia mais uma vencedora neste sábado (16). 

Ainda em julho deste ano, Luana recebeu o título estadual e disputou as fases da competição nacional, mas sua carreira nas passarelas começou muito antes disso. 

Luana Cavalcante começou a modelar aos 13 anos, após vencer o Miss Pernambuco Juvenil, e trabalhou com marcas nacionais e internacionais.

A modelo estreou no cinema em 2022, no filme americano Battle for Saipan, interpretando uma enfermeira da Segunda Guerra Mundial. No longa nacional Filhos do Mangue, de 2023, viveu a personagem Levina.

Importante destacar que essa produção venceu o prêmio de Melhor Direção no 52° Festival de Gramado.

Mãe de um menino de seis anos, atualmente a representante brasileira, de 1,74 m de altura e 50 kg, vive com a família na Itália, listada entre as atuais favoritas do concurso Miss Universo. 

Cabe destacar que o concurso é exibido pelo canal da emissora norte-americana Telemundo no YouTube, a partir das 22h (pelo horário de Brasília), trazendo o pintor e escultor pernambucano Romero Britto e a bailarina e atriz Lele Pons - que esteve em clipes como o do hit Downtown, de Anitta e J Balvin, entre os 13 jurados que compõe a bancada. 

 

Assine o Correio do Estado

TECNOLOGIA

Circuito de Robótica é evolução tecnológica que reúne 200 estudantes em Campo Grande

Entre os dias 18 e 19, Centro de Convenções Albano Franca traz competição com programações usando bloco de montar, miniaturas de fórmula 1 e até robôs que pesam 56 kg a atingem dois metros de altura

16/11/2024 15h30

Quem se sagrar campeão garante vaga também para as etapas regional (FLL) e nacional (nas demais modalidades) do Circuito de Robótica do Ses

Quem se sagrar campeão garante vaga também para as etapas regional (FLL) e nacional (nas demais modalidades) do Circuito de Robótica do Ses Reprodução/FIEMS

Continue Lendo...

Entre as maiores competições de robótica educacional de Mato Grosso do Sul, o Circuito de Robótica Sesi reúne nos próximos dias 18 e 19 mais de 200 alunos, que representam 27 equipes vindas de todo o Estado em uma verdadeira "olimpíada" com toda a sorte de robôs. 

Ao todo, há quatro modalidades em competição no circuito, sendo: 

  • FIRST Lego League (FLL), 
  • FIRST Tech Challenge (FTC),
  • FIRST Robotics Competition (FRC) e
  • Formula 1 in Schools.

Das modalidades em disputa, a que mais concentra equipes vindas das sete escolas da Rede Sesi de Educação, é justamente a que traz um desafio com um item bastante conhecido para os estudantes entre 9 a 15 anos, programar com LEGO. 

Batizada de FIRST Lego League (FLL), esse programa se baseia no chamado conceito STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), os dois adultos técnicos de equipe lideram os jovens para trabalhar com base nos  Valores Essenciais (Core Values). 

Ou seja, na base do respeito e competição amigáveis, a tarefa para os estudantes é construir robôs com a tecnologia LEGO e programá-los para a execução de uma série de missões. 

Nessa modalidade, os municípios de Três Lagoas; Naviraí; Maracaju; Dourados; Corumbá e Aparecida do Taboado enviaram duas equipes cada, com a participação ainda do time anfitrião, Capitech, de Campo Grande.

Robôs em competição

Outra modalidade desafiadora leva os estudantes para o mundo do automobilismo, já que na "F1 in Schools" os jovens precisam fazer uma miniatura de carro de fórmula 1 correr uma distância reta de 20 metros. 

Além de construir, modelar e programar os carros robôs de fórmula 1 em miniatura, as três equipes (de Corumbá; Dourados e da Capital) devem usar como propulsor um cilindro de CO2 para essa corrida. 

Para os amantes da tecnologia - e de programas clássicos que envolvem robótica, como o BattleBots - os estudantes sul-mato-grossenses também terão a chance de colocarem seus robôs em uma arena, porém, sem tanta destruição. 

Se nas duas primeiras categorias citadas os blocos e miniaturas comandavam, na FIRST Tech Competition (FTC) os robôs já atingem um porte médio e chegam a pesar 19 kg, sendo montados com kit de peças reutilizáveis. 

Nessa categoria os robôs precisam pegar e carregar objetos, como discos e blocos, com o desafio sendo disputado em arena, semelhante à FIRST Robotics Competition (FRC), onde o desafio é ainda maior e as construções chegam até 56 kg e dois metros de altura. 

Importante destacar que, quem se sagrar campeão garante vaga também para as etapas regional (FLL) e nacional (nas demais modalidades) do Circuito de Robótica do Sesi.

Programação

Entre os dias 18 e 19, o Centro de Convenções Albano Franco abre as portas para a disputa, que como bem frisa o sistema da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), forma cidadãos inovadores e conscientes.

"Por meio da robótica, os participantes são desafiados a solucionar problemas do mundo real, exercitando capacidades técnicas e valores humanos, sempre em um espírito de colaboração e respeito", expõe a Fiems em nota.

18 de novembro |Segunda-feira

  • 07h - Recepção e credenciamento das equipes
  • 10h - Acesso ao público
  • 10h30 - Treinos das equipes
  • 11h30h - Almoço
  • 13h - Avaliações das equipes
  • 17h - Abertura oficial
  • 18h - Festa da Amizade

19 de novembro | Terça-feira

  • 07h - Recepção das equipes
  • 08h - Avaliações
  • 11h30 - Almoço
  • 13h - Finais nas modalidades de FLL e FTC
  • 16h30 - Cerimônia de premiação

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).