Polícia

polícia

Força Integrada em combate ao crime organizado une PM, PC, Agepen, PF, PRF e PPF em MS

Forças de segurança atuarão e trabalharão juntas contra o crime organizado e organizações/associações/facções criminosas, em combate ao tráfico de drogas e armas

Continue lendo...

Forças de segurança estaduais e federais celebraram o acordo de cooperação técnica da criação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Mato Grosso do Sul (FICCO/MS).

O acordo foi celebrado e assinado na manhã desta segunda-feira (18), na Superintendência Regional de Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, localizada na rua Fernando Luiz Fernandes, número 322, Vila Sobrinho, em Campo Grande.

FICCO/MS une e integra forças de segurança estaduais e federais em Mato Grosso do Sul: Polícia Militar (PMMS), Polícia Civil (PCMS), Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen-MS), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Penal Federal (PPF).

As forças de segurança atuarão e trabalharão juntas contra o crime organizado e organizações/associações/facções criminosas, em combate ao tráfico de drogas e armas; furto, roubo e receptação de cargas e valores; lavagem e ocultação de bens, direitos, valores; entre outros crimes.

A melhor forma de combater o crime organizado é integrar as instituições, pois, cada força de segurança tem seu treinamento, conhecimento e expertise que pode colaborar com as investigações.

Até o momento, a FICCO/MS apreendeu duas toneladas de maconha e armas que seriam levadas para o Rio de Janeiro, em operação conjunta com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar.

Assinaram o termo de cooperação o diretor de investigação e combate ao crime organizado, Ricardo Andrade Saadi; o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira; superintendente regional da PF em MS, Agnaldo Mendonça; superintendente da PRF em MS, João Paulo Pinheiro; diretor-geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel e presidente da Agepen-MS, Rodrigo Rossi.

Segundo o coordenador da FICCO em MS, Leonardo de Souza Caetano Machado, forças de segurança precisam andar juntas e em harmonia.

“Objetivo da ficco é integração que leva as forças policiais a uma eficácia no combate ao crime organizado, célere, técnico e em especial aos crimes violentos. Isso é um resultado da integração e cooperação, isso faz com que a segurança pública melhore e a sociedade fique mais sólida e a sociedade tenha uma atuação digna das forças policiais para concretizar as medidas”, disse.

De acordo com o superintendente regional da PRF em MS, João Paulo Pinheiro Bueno, polícias não fazem nada sozinhas, mas sim em conjunto.

“A segurança pública é uma construção coletiva. A PRF não faz sozinha. A PF não faz sozinha, nem Polícia Civil e nem Polícia Militar. Todos nós estamos atuando para o bem-estar da sociedade. Atuamos juntos integrados há muitos anos. Espero aqui que seja o início de uma integração forte, de uma segurança pública ainda mais forte”, disse.

“A integração das forças de segurança, entre as policias, é necessária e sempre foi. Quero parabenizar a polícia federal pela iniciativa e colocar a polícia penal federal para somar em combate ao crime organizado”, ressaltou o diretor da Penitenciária Federal de Campo Grande, Bruno Araújo Lobo.

Polícia

Identificadas vítimas de queda de avião em MS

Policiais do DRACCO aguardam a chegada de uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos na tarde deste domingo (1º), que deve determinar as causas da queda da aeronave

01/09/2024 11h28

Divulgação Policia Civil

Continue Lendo...

Foram identificadas as vítimas do acidente com a queda do avião de pequeno porte, ocorrida no sábado (31) nas proximidades de uma usina de açúcar em Costa Rica. O pitolo era Paraguaio e o segundo ocupante natural de Caracol. 

Os dois ocupantes da aeronave, que pegou fogo após a queda, foram identificados como Carlos Antônio Ortiz, de 31 anos, de nacionalidade paraguaia, que pilotava o avião, e Elison de Jesus Marines, de 40 anos, natural de Caracol e residente em Ribas do Rio Pardo, que seguia como passageiro.

A condução dos levantamentos iniciais foi feita pela Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica em ação conjunta com o Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO).

A investigação será agora conduzida pelo DRACCO, que aguarda a chegada de uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) para determinar as causas da queda da aeronave.

O delegado de Costa Rica que esteve no local destacou a atuação das equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da equipe de perícia.

“A aeronave estava bastante destruída pelo fogo. Em um primeiro momento, não foi possível identificar as vítimas, sendo possível apenas determinar que eram do sexo masculino”, disse o delegado de Costa Rica.

A perícia encaminhou os corpos para a funerária e, após realizar exames necropapiloscópicos, conseguiu a identificação.

Aeronave Experimental

Conforme a diretora do DRACCO, delegada Ana Claudia Medina, a aeronave Paradise, prefixo PU ICL, era experimental e estava em fase de testes.

A prioridade, de acordo com a delegada, foi a identificação e liberação dos corpos. Uma equipe do DRACCO aguarda a chegada de membros do CENIPA, prevista para a tarde deste domingo.

“Liberamos primeiro os corpos e, assim que os destroços do avião esfriaram, iniciamos o trabalho de investigação. O que levantamos até o momento é que a aeronave estava realizando um voo de experiência, voou cerca de 40 minutos na localidade e o acidente ocorreu durante o pouso”, pontuou a delegada.

Assine o Correio do Estado

Polícia

Dono de Pitbull que matou três cachorros é preso em MS

O proprietário, preso na madrugada de sábado (30), vai responder por abuso e maus-tratos a cães

01/09/2024 10h50

Divulgação Policia Civil

Continue Lendo...

Após o cachorro da raça Pitbull escapar e matar três outros cães, o proprietário, um idoso de 63 anos, foi preso em flagrante por abuso e maus-tratos a animais em Campo Grande.

Segundo a Polícia Civil, o idoso foi conduzido até a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro Especializado de Polícia Integrada (Depac Cepol).

Durante a madrugada de sábado (31), o Pitbull escapou e invadiu a casa da vizinha, onde atacou e matou o primeiro cachorro.

Conforme levantamento realizado pela Polícia Militar, essa não é a primeira vez que o Pitbull escapa. Em outra ocasião, ele matou dois cães na casa onde ocorreu o ataque recente.

O idoso foi preso por abuso e maus-tratos a cães, conforme previsto no art. 32, parágrafo 1º-A da Lei de Crimes Ambientais, com pena que pode variar de 2 a 5 anos de prisão.

Durante a audiência de custódia, não foi arbitrada fiança devido à impossibilidade legal, e ele segue à disposição da Justiça.

Lei de MS

Mato Grosso do Sul possui a lei de nº 3.489, que entrou em vigor em 2008, que trata do manejo de raças de cães como: 

  • Rottweiler
  • Dobermann
  • Bull Terrier
  • Dogo Argentino
  • Pastor Alemão
  • Fila Brasileiro
  • Pitbull

Responsabilidade

De acordo com a Lei nº 2.990/05, no capítulo "Das Responsabilidades", cães das raças e tipos especificados só poderão circular em vias públicas ou áreas internas de condomínios se estiverem acompanhados por pessoas maiores de 18 anos e capazes.

Os cães devem ser conduzidos com uma guia curta, utilizando um enforcador de aço e uma focinheira que permita a respiração e transpiração normais do animal. Ainda estabelece a lei:

  • É vedada a permanência dos referidos animais em praças, jardins e parques públicos, e nas proximidades de unidades de ensino públicas e particulares.
  • O disposto neste artigo não se aplica aos cães pertencentes a órgãos oficiais, nem aos que estejam participando de exposições ou feiras licenciadas pelo Poder Público.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).