Cidades

Presos em delegacias

Policiais recorrem ao
Judiciário e ameaçam
entregar chaves de celas

Sindicalistas reclamam dos riscos enfrentados por agentes que cuidam de detentos

VÂNYA SANTOS RENAN NUCCI

23/11/2015 - 11h20
Continue lendo...

Representantes do Sindicato dos Policias Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol) se reunirão no próximo dia 12 com responsáveis pela Coordenadoria das Varas de Execução Penal (Covep) para levar ao conhecimento do Poder Judiciário as dificuldades enfrentadas por policiais civis no que se refere a carceragem de presos. Caso a situação não seja resolvida, policiais ameaçam entregar à Justiça as chaves das celas das delegacias.

Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (23), Jiancarlo Correa Miranda e Paulo Queiroz, presidente e vice-presidente do Sinpol, respectivamente, explicaram sobre os riscos que os policiais correm ao se responsabilizar pela carceragem de presos em delegacias, principalmente nas do interior do Estado.

A reunião tem como objetivo forçar a transferência de presos das delegacias para os presídios. Em algumas situação, conforme sindicalistas, presos cumprem pena de regime semiaberto em unidades policiais.

SITUAÇÃO
De acordo com o Paulo Queiroz, a maioria das delegacias está superlotada e apenas um policial fica responsável por cuidar dos presos. “Além do risco a própria segurança, tem a questão das atribuições porque ao invés de fazer o trabalho investigativo, nas ruas combatendo a criminalidade, eles têm que cuidar de presos”, comentou, ressaltando que os policiais não são treinados para atuar como agente penitenciário.

Já o presidente Jiancarlo disse que somente em 2015 foram registrados sete casos, dentre motins, rebeliões, fuga e tentativa. Os episódios ocorreram nas cidades de Itaquiraí, Fátima do Sul, Água Clara, Aparecida do Taboado, Chapadão do Sul, Sidrolândia e duas vezes em Costa Rica.

Ele explicou que 49 delegacias do Estado têm celas. Somando as 49, a capacidade é de abrigar 200 detentos, mas hoje estão com mais de 900 presos.

Jiancarlo citou o caso de Ponta Porã, onde a delegacia está interditada pela Justiça, mas ainda assim continua recebendo presos. A 1ª Delegacia tem capacidade para 8, mas na semana passada estava com 46 detentos. Foi preciso intervenção do Sinpol para que alguns fossem transferidos para o presídio. Hoje, são 23 presos na delegacia.

Ainda conforme o presidente, aproximadamente 80% das unidades policiais do Estado dispõem de apenas um agente, por plantão, para cuidar de preso. Em casos mais extremos, o mesmo policial ainda tem que atender ocorrências. “São celas inapropriadas para ficar com o preso por pouco tempo. São salas improvisadas, fáceis de serem violadas”, revelou o sindicalista.

As delegacias, segundo Jiancarlo, também carecem de sistema de câmara de segurança para monitorar os presos.

fartura

Estado destina R$ 76 milhões a uma única avenida no interior de MS

Investimento em Chapadão do sul será para repaginar cerca de 5 km da rodovia MS-306, que foi retirada da região central há quase dois anos

26/06/2026 11h59

Projeto prevê drenagem, ciclovia, canteiro central e duas pistas de rolamento cortando a cidade de Chapadão do Sul

Projeto prevê drenagem, ciclovia, canteiro central e duas pistas de rolamento cortando a cidade de Chapadão do Sul

Continue Lendo...

Licitação anunciada no diário oficial desta sexta-feira prevê que o Governo do Estado vai investir até R$ 76,1 milhões para implantação de uma única avenida, de cerca de cinco quilômetros, na região central de Chapadão do Sul.  

Para efeito de comparação, no começo da semana a Agesul, que conduz a licitação, anunciou certame prevendo R$ 78 milhões para a pavimentação de 20 quilômetros de uma rodovia no município de Sonora, na região norte do Estado.

Em Campo Grande, há pouco mais de três anos, foram destinados R$ 9,5 milhões para duplicação, ciclovia, drenagem e recapeamento de cerca de 3,5 quilômetros da Avenida dos Cafezais, principal via de acesso à região do bairro Los Ângeles. Na mesma época, foi licitada por R$ 41,3 todo o complexo de obras da primeira etapa do chamado novo acesso às Moreninhas. A primeira etapa foi concluída e a segunda fase ainda não foi licitada.

Até outrubro de 2024 a Rua Brasil e a Avenida Dois, na região central de Chapadão so Sul, faziam parte do traçado da MS-306, que passava pelo meio da área urbana. Porém, com investimentos da ordem de R$ 72 milhões, a cidade ganhou um contorno rodoviário e o tráfego de caminhões foi todo desviado. 

Agora, o antigo traçado da MS-306 ganhará duas pistas de rolamento (cada uma com pelo menos três faixas) ciclovia e espaços para lazer ao longo de um largo canteiro central, conforme previsão do projeto. Além disso, todo o traçado receberá drenagem para as águas da chuva. (Veja vídeo no final)

Depois da construção do contorno rodoviário, um total de 6,4 quilômetros da antiga rodovia passaram para a responsabilidade da prefeitura. Parte disso, porém, está em área rural e não deve receber as benfeitorias que serão bancadas pelos R$ 76,1 milhões.

O edital da licitação prevê que as propostas das empreiteiras interessadas sejam abertas no dia 15 de julho. Mas, mesmo que o certame ocorra sem embargos, as obras devem começar somente na gestão do próximo governador, já que existem restrições para assinatura de novos contratos em período eleitoral. 

O projeto de revitalização da via existe desde o início das obras de construção do contorno rodoviário, em junho de 2023. Mas, somente três anos depois foi lançada a licitação para a contratação de empresa que promete tirar o projeto do papel. 

A MS-306, entre Cassilândia e Costa Rica, passando por Chapadão do Sul, foi concedida à iniciativa privada em abril de 2020 e um ano depois começou a cobrança de pedágio. Inicialmente a concessionária havia assumido o compromisso de fazer uma série de investimentos no trecho urbano da rodovia.

Mais tarde, porém, o edital de concessão sofreu alterações e a Way306 assumiu o compromisso com o Governo do Estado de investir nos 10,5 quilômetros do contorno rodoviário. Por conta disso, a revitalização deste trecho está sendo assumida agora pelo Governo do Estado. 

Com três praças de pedágio, o trecho privatizado se estende por 218 quilômetros. Em cada uma das praças o motorista de carro de passeio é obrigado a desembolsar R$ 14,40.

Esses pagamentos garantiram, no primeiro trimestre de 2026, faturamento da ordem de R$ 42,4 milhões, conforme o balanço oficial da concessionária. Isso significa aumento de 18% na comparação com os R$ 35,9 milhões em igual período do ano passado. 

Mesmo assim, a empresa alega ter fechado o primeiro trimestre do ano com prejuízo de R$ 5,7 milhões. Uma das explicações para esse resultado negativo é o pagamento de quase R$ 25 milhões de juros pagos sobre os debêntures. Somente em 2025 a empresa tomou R$ 725 milhões nesta modalidade de empréstimos.

Ao longo de todo o ano passado, porém, a empresa informa ter fechado no azul, com lucro líquido de R$ 7,26 milhões. O montante, porém, é bem inferior aos R$ 40 milhões de lucro ao longo de 2024. 

 

Assine o Correio do Estado

Campo Grande

Repartições públicas fecharão mais cedo na segunda-feira na Capital

Em virtude do jogo da Seleção Brasileira, as entidades terão expediente até às 11h30

26/06/2026 11h30

Os órgãos da Prefeitura de Campo Grande, terão o expediente encerrado às 11h30 na próxima segunda-feira (29)

Os órgãos da Prefeitura de Campo Grande, terão o expediente encerrado às 11h30 na próxima segunda-feira (29) Foto: Reprodução

Continue Lendo...

De acordo com a publicação feita no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande),desta sexta-feira (26), as repartições públicas irão operar em expediente reduzido, na próxima segunda-feira (29), em razão da partida do Brasil pela Copa do Mundo. 

Com exceção das unidades e serviços considerados essenciais, os demais órgãos fecharão às 11:30. 

O Correio do Estado entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande para obter mais informações sobre as aulas nas escolas públicas e em nota respondeu que no período da tarde irá operar de forma não presencial. 

“Nas escolas, não haverá prejuízo ao calendário escolar, pois serão adotadas as medidas necessárias para assegurar o cumprimento dos 200 dias letivos e das 800 horas anuais, conforme determina a legislação educacional vigente”. Declarou a comunicação da prefeitura. 

Vale destacar que caso o Brasil continue avançando de fase voltará a jogar em dia útil apenas na semifinal, onde a partida está prevista para acontecer quarta-feira dia 15/07, às 15h. 

O JOGO 

Disputando a Copa do Mundo de 2026, que neste ano acontece no México, Canadá e Estados Unidos, o Brasil avançou de fase mais uma vez e segue vivo com o sonho do hexacampeonato. 

Na próxima segunda-feira (29) a partida é válida pela pré-oitavas ou 16 avos de finais, a Seleção Brasileira irá enfrentar o Japão, que se classificou em segundo no grupo G, com cinco pontos, pois empatou com a Suécia e Holanda, além de golear a seleção da Tunísia. 

Caso o Brasil vença e continue avançando, esses serão os próximos jogos da Seleção: 

  • Pré-Oitavas: Segunda-feira 29/07 às 13h; 
  • Oitavas de Finais: Domingo 05/07 às 13h; 
  • Quartas de Finais: Sábado 11/07 às 17h; 
  • Semifinal: Quarta-feira 15/07 às 15h.  
     

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).