Cidades

Saúde

Prefeitura entregará plano de pagamento à Santa Casa para evitar suspensão

Governo municipal não repassa dinheiro para manutenção do hospital desde agosto

RODOLFO CÉSAR

24/09/2015 - 14h40
Continue lendo...

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desenvolve um plano previsto para ser enviado à Santa Casa de Campo Grande ainda nesta quinta-feira (24) para detalhar como acontecerá o pagamento de repasses atrasados ao hospital. O valor global que o governo municipal precisa pagar é de R$ 12.754.048,24, incluso aí dividendos de 2014. Somente de parcelas da contratualização, recursos que auxiliam Na manutenção da Santa Casa, há R$ 7,2 milhões, parcelas de junho a agosto.

Sem o dinheiro da manutenção em caixa, a unidade já deixou de pagar alguns fornecedores, que protestaram notas. O risco direto é que venha faltar medicamentos e outros insumos nas próximas semanas.

Outro problema que pode ser causado por conta desse atraso é o não pagamento de funcionários e terceirizados. De acordo com a diretoria da Santa Casa, nenhum atendimento precisou ser interrompido ainda.

O secretário municipal de saúde, Ivandro Fonseca, reuniu-se com o diretor-presidente da ABCG (Associação Beneficente Campo Grande), Wilson Teslenco, na manhã de quarta-feira (23) para esclarecer como serão os passos dados pela Sesau referente a repasse de recursos e foi explicitada uma proposta de realização de serviços dentro do contrato que o poder público quer firmar com o hospital.

“Foi (um encontro) muito produtivo. Houve vários avanços e explicamos nossas várias demandas. Estamos montando um plano de trabalho na assistência médica, com novo processo de protocolos e um núcleo interno de regulação”, defendeu Fonseca.

DATA PARA PAGAMENTO

Sobre quando o valor atrasado será pago, o secretário disse que pediu paciência à Santa Casa porque uma sindicância está em curso para verificar possível irregularidade no não pagamento de parcelas de contratualização, que no caso aconteceu na gestão de Gilmar Olarte (PP), prefeito afastado do cargo em agosto por suspeita de vários delitos, entre eles o de corrupção.

“O problema (atraso no pagamento) foi levado ao prefeito Alcides Bernal (PP). O que é de direito da Santa Casa será pago. Só precisamos do parecer da procuradoria jurídica sobre o procedimento em andamento”, ponderou o secretário de saúde.

A diretoria da Santa Casa, por meio da assessoria de imprensa, divulgou que aguarda receber o plano de pagamento e que tem estoque para manter o atendimento por mais um período, sem precisar até quando.

Indenização

TJMS condena réu por injúria racial a pagar indenização por danos morais em MS

Por maioria de votos, a 1ª Câmara Criminal definiu a indenização em R$ 1,5 mil

08/06/2026 18h29

Foto: Divulgação / MPMS

Continue Lendo...

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) reformou uma sentença de primeira instância e determinou o pagamento de indenização por danos morais a uma vítima de injúria racial em Ribas do Rio Pardo. A decisão foi proferida pela 1ª Câmara Criminal após recurso apresentado pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), que defendeu a necessidade de reparação civil pelos danos causados à ofendida. Por maioria de votos, a 1ª Câmara Criminal definiu a indenização em R$ 1,5 mil.

O réu já havia sido condenado pela 2ª Vara de Ribas do Rio Pardo pelo crime de injúria racial, previsto no artigo 2º-A da Lei nº 7.716/89, com agravante de reincidência. No entanto, a sentença original não fixou valor mínimo para reparação dos danos sofridos pela vítima.

Diante da omissão, o promotor de Justiça George Zarour Cezar recorreu ao TJMS, sob argumento de que a conduta criminosa ocorreu no ambiente de trabalho da vítima e representou uma grave violação à sua dignidade, justificando a aplicação da indenização prevista no artigo 387, inciso IV, do Código de Processo Penal.

Ao analisar o caso, o relator do recurso, desembargador Lúcio R. da Silveira, acolheu os argumentos do Ministério Público e aplicou o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no Tema Repetitivo 983.

Segundo o acórdão, o dano moral em casos de injúria racial decorre automaticamente da própria prática do crime, dispensando a apresentação de provas específicas sobre o sofrimento ou abalo psicológico da vítima.

A decisão também afastou a necessidade de que o Ministério Público apresente previamente um valor exato para a indenização na denúncia. Conforme o entendimento adotado, basta que exista pedido expresso de reparação para que o juiz possa fixar o montante na sentença, garantindo o direito de defesa do acusado.

Para os desembargadores, o valor atende aos critérios de proporcionalidade e razoabilidade, cumprindo tanto a função de compensar a vítima quanto o caráter pedagógico da condenação.

PEDÁGIO

Subprefeito de Anhanduí critica "tarifaço" de R$ 14 na BR-163

Em vídeo postado na rede social, Elenilton afirmou que o novo valor do pedágio pode dificultar o deslocamento de trabalhadores e prejudicar o desenvolvimento econômico do distrito

08/06/2026 18h15

Novo valor do pedágio pode dificultar o deslocamento de trabalhadores e prejudicar o desenvolvimento econômico do distrito

Novo valor do pedágio pode dificultar o deslocamento de trabalhadores e prejudicar o desenvolvimento econômico do distrito Gerson Oliveira

Continue Lendo...

O subprefeito de Anhanduí, Elenilton Dutra, utilizou as redes sociais para criticar o reajuste das tarifas de pedágio da BR-163/MS, previsto para entrar em vigor em agosto. Em vídeo publicado nesta segunda-feira (8), ele classificou o aumento como um “absurdo” e pediu apoio da população para pressionar autoridades federais em busca de alternativas que minimizem os impactos para os moradores do distrito.

A manifestação ocorre após a divulgação de que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recomendou reajuste médio de 41,63% nas tarifas cobradas pela concessionária Motiva Pantanal, responsável pela administração da rodovia. Em algumas praças, como a de Campo Grande, a tarifa para veículos de passeio poderá se aproximar dos R$ 15.

No vídeo, Elenilton destacou a situação dos trabalhadores que precisam se deslocar diariamente entre Anhanduí e Campo Grande.

“Como que um trabalhador que reside no Anhanduí consegue pagar um valor desse para ir e vir de Campo Grande, mais o combustível do seu carro ou da sua moto? Isso é piada. Nós não podemos nos calar”, afirmou.

Segundo ele, o aumento pode provocar impactos econômicos e sociais para o distrito, que fica localizado a cerca de 60 quilômetros da Capital.

“Estão isolando o Anhanduí de Campo Grande. Como vamos trazer empresas ou qualquer outra coisa para o distrito com um pedágio caríssimo desse jeito?”, questionou.

Durante a gravação, Elenilton também defendeu a criação de mecanismos que reduzam o custo para os moradores da região, como descontos ou benefícios específicos para usuários frequentes.

“Não importa se vocês gostam do Elenilton ou não. Vocês têm que gostar do Anhanduí. É pelo Anhanduí que estou lutando. Quero contar com o apoio de cada um para procurarmos nossa bancada federal e não deixar esse absurdo acontecer”, declarou.

Veja o vídeo completo: 

 

 

Reajuste supera pedido da concessionária

Conforme nota técnica da ANTT, a primeira revisão ordinária do contrato da BR-163 prevê reajustes que variam entre 40,54% e 44% nas nove praças de pedágio existentes ao longo dos 845 quilômetros da rodovia em Mato Grosso do Sul.

O percentual é superior ao solicitado pela própria Motiva Pantanal, que havia pedido aumento médio de 39,3%. Segundo a agência, o cálculo considera a recomposição monetária da tarifa pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e a aplicação do chamado degrau tarifário previsto no contrato de concessão.

Entre os maiores reajustes previstos está o da praça localizada em Campo Grande, onde a alta deverá chegar a 43%. Em São Gabriel do Oeste, o aumento poderá alcançar 44%.

A previsão é de que os novos valores passem a ser cobrados a partir de 5 de agosto, após a conclusão dos procedimentos regulatórios da ANTT

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).