Cidades

dá pra entender?

Prestes a renovar concessão, CCR alega prejuízo diário de R$ 803 mil na BR-163

Conforme balanço trimestral da empresa, nos nove primeiros meses do ano passado o prejuízo foi de R$ 216,9 milhões

Continue lendo...

Apesar do reajuste de quase 17% no valor do pedágio em agosto do ano passado e prestes a assinar o contrato para estender por mais 15 anos a concessão para a administrar BR-163, a CCR MSVia alega que fechou os primeiros nove meses de 2023 com prejuízo líquido de R$ 216,9 milhões, o que equivale a R$ 803 mil por dia. 

Os dados fazem parte do balaço relativo ao terceiro trimestre de 2023, publicado pela própria empresa. E esse suposto prejuízo está longe de ser um fato isolado. Em 2022, nos primeiros nove meses, as contas fecharam no vermelho em R$ 206 milhões.

Somente no terceiro trimestre do ano passado (julho, agosto e setembro) as perdas chegaram a R$ 80,4 milhões, conforme o balanço. E metade deste período já foi contemplado com o reajuste de 16,82% nas tarifas, que entrou em vigor a partir de 18 de agosto. 

E por conta deste aumento, o faturamento com a cobrança feita nos nove postos de pedágio cresceu 11,6%, chegando a R$ 48,48 milhões em três meses. Em igual período do ano anterior, a receita havia sido de R$ 43,45 milhões com a cobrança da tarifa.

Embora alegue que está recebendo suporte financeiro da holding CCR, o fato de estar operando no vermelho não significa que a empresa esteja tirando dinheiro do bolso para manter a rodovia em condições de tráfego. 

O balanço revela que, em decorrência de aditivos assinados ao contrato original, a CCR tem direito ao pagamento R$ 1,036 bilhão de indenização do poder concedente, que é o governo federal, somente relativo a 2022. 

Esse valor, porém, está sendo renegociado porque possivelmente a empresa vai renovar o contrato de concessão que em setembro 2024 completa dez anos mas que deve se estender por mais 35 anos. Somente com relação ao terceiro trimestre do ano passado a empresa diz ter R$ 198 milhões a receber da União.

Mas, o último balanço divulgado ao mercado não faz qualquer menção a essa possível revonação, que chegou a ser anunciada para ocorrer ainda em dezembro do ano passado, mas que não se confirmou. Segundo as últimas informações prestadas pelas autoridades estaduais, ainda falta o aval de um ministro do Tribunal de Contas da União para que a repactuação seja formalizada. 

As principais explicações para o assustador prejuízo de R$ 803 mil por dia são os juros e a depreciação do patrimônio, conforme informações constantes no balanço. Como a empresa praticamente não fez investimentos ao longo de 2023, o fluxo de caixa deixa claro que o negócio é atrativo. 

O custo com pessoal, um dos principais de qualquer empresa, por exemplo, foi de R$ R$ 12,3 milhões no terceiro trimestre, ante faturamento superior a R$ 48 milhões com a cobrança de pedágio. 

Além do aumento no valor da tarifa, o crescimento da circulação de caminhões decorrente do aumento nas exportações é outro fator apontado para melhora no faturamento. Mas esse aumento também gerou crescimento nos acidentes, de 27%. No segundo trimestre de 2022 haviam sido 380 e no terceiro trimestre do ano seguinte foram 484. 

Porém, alega a empresa, o índice de mortalidade caiu 8% no terceiro trimestre do ano passado, sem citar a quantidade de óbitos. Conforme a PRF, a quantidade de mortes subiu 20,7% de 2022 para o ano seguinte, passado de 53 para 64. Estes números referem-se apenas às mortes ocorridas no local do acidente. 

Com a palavra, a CCR MSVia

Procurada, a CCR MSVia enviou a seguinte nota: 

A CCR MSVia esclarece que o projeto atual não apresenta viabilidade econômica e, por esta razão, optou-se pelo processo de relicitação da BR-163/MS. Existe a necessidade de remodelação, otimização e modernização da concessão nos moldes do que está sendo negociado com mediação do TCU (Tribunal de Contas da União).

RECAPTURADO

Bombeiro acusado de matar esposa com marreta é recapturado após fuga

Elianderson Duarte havia fugido do Presídio Militar Estadual utilizando uma escada artesanal feita com lençóis; ele responde por feminicídio, tentativa de homicídio e tentativa de feminicídio

27/06/2026 12h30

Subtenente do Corpo de Bombeiros foi localizado pela Polícia Militar em uma residência na Vila Almeida, em Campo Grande, após duas semanas foragido

Subtenente do Corpo de Bombeiros foi localizado pela Polícia Militar em uma residência na Vila Almeida, em Campo Grande, após duas semanas foragido Reprodução: Dourados Agora

Continue Lendo...

O subtenente do Corpo de Bombeiros Militar, Elianderson Duarte, de 45 anos, acusado de matar a esposa, a enfermeira Liliane de Souza Bonfim Duarte, foi recapturado na noite desta sexta-feira (26), em Campo Grande, após permanecer 15 dias foragido do Presídio Militar Estadual.

De acordo com o portal Dourados Agora, o militar foi localizado em uma residência na Vila Almeida, depois que uma denúncia anônima informou à polícia que um homem procurado pela Justiça estaria escondido em um imóvel na Rua Presidente Rodrigues Alves.

Equipes da Força Tática da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (5ª CIPM) foram até o endereço e encontraram Elianderson na companhia do irmão e do proprietário da residência.

Segundo a Polícia Militar, o dono do imóvel afirmou que recebeu o subtenente de boa-fé e desconhecia que ele havia fugido do sistema prisional.

Após a abordagem, Elianderson foi encaminhado à delegacia e, posteriormente, reconduzido ao Presídio Militar Estadual, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Elianderson estava foragido desde o dia 12 de junho, quando escapou do Presídio Militar Estadual utilizando cordas improvisadas feitas com lençóis.

Conforme as investigações, ele escalou o telhado de um dos pavilhões, alcançou uma torre de vigilância e conseguiu transpor o muro da unidade prisional. Apesar de o alarme ter sido acionado durante a fuga, a ausência do preso só foi percebida na conferência realizada pelos militares.

Após a evasão, a Corregedoria-Geral da Polícia Militar instaurou procedimento administrativo para apurar as circunstâncias da fuga. Na ocasião, a corporação informou que reforçou a segurança do presídio e mobilizou equipes para localizar o militar.

Crime

Elianderson foi preso em março deste ano, poucas horas depois de atacar a esposa dentro da residência da família, em Ponta Porã.

Durante as agressões, os dois filhos adolescentes do casal, de 17 e 15 anos, ficaram feridos ao tentar defender a mãe. O filho caçula, de 13 anos, precisou receber atendimento devido ao abalo emocional provocado pela violência.

Liliane de Souza Bonfim Duarte foi socorrida em estado grave e permaneceu internada por três dias, mas morreu em 6 de março em decorrência dos ferimentos. Com a confirmação da morte, o caso passou a ser investigado como feminicídio consumado.

Além de responder pelo assassinato da esposa, o subtenente também é réu por tentativa de feminicídio contra a filha e por tentativa de homicídio qualificado contra o filho.

Logo após o crime, Elianderson tentou fugir a pé, mas foi localizado por policiais civis com auxílio de moradores, que indicaram o trajeto percorrido pelo suspeito. Ele chegou a ser contido por populares até a chegada da polícia e, na ocasião, alegou ter agido em legítima defesa.

Assine o Correio do Estado

 

POLÍCIA

Operação da PM tem confronto com a população no Jardim Noroeste

Os agentes precisaram utilizar spray de pimenta e balas de borracha para dispersar a multidão

27/06/2026 12h00

Foto: Divulgação Policia Militar

Continue Lendo...

Policiais militares foram atacados com latinhas e pedradas, enquanto realizava a Operação Saturação, no bairro Jardim Noroeste, em Campo Grande, na noite desta sexta-feira (26). O incidente ocorreu nas proximidades de uma conveniência na Rua Indianapolis.

De acordo com as informações do site Nova Lima News, os agentes precisaram utilizar spray de pimenta e balas de borracha para dispersar a multidão que hostilizava o trabalho policial.

Esta é uma das fases da Operação Saturação, realizada pelo 9º Batalhão da PM. A ação contou com o apoio do da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).