Cidades

Alerta Laranja à vista

Previsões indicam semana com chuva em todo o Estado

Frente fria deve atingir Mato Grosso do Sul já na primeira semana do ano

Continue lendo...

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam chuvas em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul já na primeira semana de 2023.

De acordo com o meteorologista Cleber Souza, a primeira semana do ano será bastante instável e chuvosa pelo menos até a próxima quarta-feira (4). 

"Em razão de uma frente fria que se aproxima do Estado neste domingo (1º) e ganha força entre segunda e terça-feira, Mato Grosso do Sul pode contar com temporais significativos em algumas regiões. Fato é que neste momento todo o Estado está sob alerta laranja e as chuvas podem ser mais volumosas já nos primeiros dias do ano", destacou Souza. 

Conforme o meteorologista, as máximas não devem ultrapassar os 30ºC em Campo Grande pelo menos até a próxima quinta-feira (5), quando o sol deve aparecer. Antes disso, os termômetros indicam chances de temporais, céu nublado com muitas nuvens.  

"Indicamos que a população sempre se atualize quanto às condições de tempo, entretanto, as chuvas devem ser mais volumosas no início da semana, sendo difícil 'cravar' quais as regiões com mais volume. O tempo deve se estabilizar somente a partir da próxima quinta-feira, período em que a frente fria deve deixar o Estado e seguir no sentido do Mato Grosso", frisou o meteorologista. 

Em Campo Grande, os termômetros indicam mínimas entre 22ºC e máximas de 29ºC, com ventos moderados, há chances de chuva em qualquer região da Capital.

Em Dourados, região sul do Estado, a temperatura mínima deve se estabelecer entre 23ºC com máximas de 31ºC, sem muitas nuvens, chuvas isoladas e pancadas de chuva devem atingir a região.

Condições similares em Ponta Porã, onde a mínima esperada para a semana é de 22ºC com máximas de 32ºC. Com ventos fracos, o tempo deve ser entre nuvens com pancadas isoladas de chuva. 

No norte, em Coxim, os termômetros indicam mínimas de 22ºC e máximas de 30ºC, o céu deve permanecer nublado, com chances de chuva e trovoadas entre a próxima segunda-feira (2) e quarta-feira (4). 

Em Cassilândia, as temperaturas máximas devem ser de 29ºC, com mínimas de 21ºC, são esperadas pancadas isoladas de chuva e trovoadas. Em todo o Estado a umidade relativa do ar deve ser de ao menos 60%. 

"As condições devem melhorar entre quinta e sexta-feira, período em que a frente fria deve deixar o Estado e o sol deve ser predominante em MS, condições boas são previstas para o próximo fim de semana", finalizou Cleber Souza.

Assine o Correio do Estado

Inadimplência

Golpe do Limpa Nome "some" com mais de R$ 105 milhões em dívidas em MS

O esquema faz com que os débitos deixem de aparecer em consultas públicas, mesmo continuando ativo

15/06/2026 17h30

Golpe atinge mais de 780 devedores do Estado

Golpe atinge mais de 780 devedores do Estado FOTO: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Um levantamento dos Cartórios de Protesto mostrou que mais de R$ 105,5 milhões em dívidas deixaram de aparecer nas consultas públicas de crédito de Mato Grosso do Sul devido a atuação do "golpe do limpa nome". 

O esquema tem o objetivo de criar uma falsa aparência de irregularidade financeira para devedores.

No entanto, as dívidas continuam existindo e permanecem registradas normalmente nos cartórios, mas se tornam invisíveis para bancos, comerciantes, fornecedores e qualquer agente que precise avaliar o risco antes de conceder crédito ou fechar uma venda a prazo. 

Em Mato Grosso do Sul, foram identificados 11.483 protestos que deixaram de aparecer nas contas públicas do Estado, envolvendo 787 devedores, de acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL-MS). 

Como o esquema funciona

De forma simples, o mecanismo faz com que protestos sejam retirados dos sistemas nacionais de consulta usados pelo mercado. No entanto, as dívidas continuam válidas e ativas no cartório onde foram registradas. 

Assim, quem consulta um CNPJ ou CPF de um devedor recebe a informação de que não há pendências, quando na verdade, a dívida segue em aberto. 

Esse "apagão" dos dados faz com que lojistas, bancos e fornecedores sejam induzidos ao erro, abrindo caminho para vendas a prazo, financiamentos e contratos firmados com base em informações incompletas. 

O golpe não é exclusivo de Mato Grosso do Sul. Em todo o Brasil, pelo menos 2,9 milhões de dívidas desapareceram das consultas públicas nos últimos cinco anos, somando R$ 130 bilhões de mais de 66 mil credores brasileiros. 

Desse montando, R$ 20,8 bilhões correspondem a créditos públicos, afetando diretamente na arrecadação de Estados, municípios e da União. 

Com o aumento dos casos, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) passou a monitorar decisões judiciais responsáveis pela retirada de protestos das bases de consulta, ampliando o acompanhamento do fenômeno em todo o País. 

O que fazer?

A recomendação da FCDL/MS é que o lojista não se baseie apenas em consultas rápidas aos birôs de crédito tradicionais. Antes de fechar negócios que envolvam prazo ou financiamento, a consulta direta e gratuita à base oficial dos Cartórios de Protesto se torna uma camada extra de segurança, capaz de revelar pendências que sistemas manipulados deixaram de exibir.

Para quem quer sair da inadimplência, de acordo com a FCDL, o caminho certo é a negociação direta com os credores e a busca por auxílio em plataformas confiáveis, como o SPC Brasil, um dos maiores sistemas de informações de crédito do País. 

A plataforma oferece ao consumidor consulta gratuita ao cadastro de inadimplência, orientações sobre negociação de dívidas e ferramentas para monitoramento do próprio nome. Para empresas e lojistas, disponibiliza análise de crédito, consulta de cadastro de clientes e soluções para gestão de risco e recuperação de crédito.

Prejuízo

Apreensão de 14 kg de drogas causa prejuízo de R$ 316 mil ao tráfico

Dupla é presa em flagrante na BR-158 durante abordagem entre Brasilândia e Três Lagoas; carga tinha como destino o interior de São Paulo

15/06/2026 17h17

Apreensão na BR-158

Apreensão na BR-158 Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Uma ação de fiscalização do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv) resultou na apreensão de mais de 14 quilos de entorpecentes na manhã de domingo (14), na BR-158, em Três Lagoas.

A ocorrência, registrada no quilômetro 319 da rodovia, no trecho entre Brasilândia e Três Lagoas, levou à prisão em flagrante de dois homens, de 30 e 31 anos.

De acordo com informações policiais, a equipe realizava patrulhamento ostensivo e preventivo quando identificou um veículo com comportamento considerado suspeito. Diante da situação, foi feita a abordagem e, durante a vistoria no automóvel, os militares localizaram drogas escondidas no porta-malas.

Após a pesagem, foram apreendidos 5,45 quilos de maconha, 5,20 quilos de pasta base de cocaína e 3,55 quilos de haxixe, totalizando mais de 14 quilos de entorpecentes.

O volume representa um prejuízo estimado em R$ 316,7 mil às organizações criminosas, conforme avaliação das autoridades.

Durante o interrogatório inicial, os suspeitos relataram que a carga teria saído de Campo Grande e seria levada até a cidade de Lins, no interior de São Paulo, onde ocorreria a entrega.

Diante do flagrante, os dois homens receberam voz de prisão e foram encaminhados, juntamente com o veículo e o material apreendido, à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) de Três Lagoas.

O caso segue sob investigação, e os envolvidos permanecem à disposição da Justiça.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).