Cidades

SEM RESTRIÇÃO

Público alvo não aparece e sobra
de vacina será aplicada em todos

No Estado, vieram 750 mil doses de proteção contra a gripe

NATALIA YAHN

02/06/2017 - 18h35
Continue lendo...

A vacina contra a gripe será liberada para toda a população, a partir de segunda-feira (5). O anúncio da mudança na forma de aplicação das doses, até então feita apenas em pessoa pertencentes ao grupo de risco, acontece na última semana da Campanha Nacional de Vacinação que não atingiu a meta na maioria dos estados.

Mato Grosso do Sul recebeu 750 mil doses e tinha meta de vacinar 90% do público alvo - no ano passado a meta era atingir 80% -, mas até hoje eram apenas 409.364 doses aplicadas, o que representa cobertura de 68,74%.

A “sobra” agora poderá ser aplicada em qualquer pessoa, além dos idosos, crianças (menores de cinco anos), gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), indígenas, professores, trabalhadores da saúde e do sistema prisional, e presos. 

O anúncio da liberação foi feito pelo ministro da Saúde Ricardo Barros, que confirmou restar ainda 10 milhões de doses de vacina contra a gripe em todo o País.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe, programada para acabar em 26 de maio, foi prorrogada e segue até a próxima sexta-feira (9).

A imunização protege contra os três sorotipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano: H1N1, H3N2 e Influenza B.

NA CAPITAL

Em Campo Grande, mais de 60 mil pessoas ainda precisam tomar a dose. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau)  imunizou, até o momento, 137.034 pessoas do grupo de risco, ou seja 69,30% do público alvo, que é 197.737.

O grupo de risco que teve menor adesão é o das gestantes, com apenas 47,64% das 5.075 imunizadas.

A mudança na vacinação em todo o País pegou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de surpresa e até o fim da tarde de hoje o órgão ainda aguardava posição oficial do Ministério da Saúde para confirmar a liberação das doses à qualquer pessoa e montar estratégia para atender nova demanda.

CASOS 

Na semana passada, a suspeita de duas crianças terem contraído gripe H1N1 levou ao fechamento - no dia 29 de maio - da Escola Municipal Major Aviador Y-Juca Pirama de Almeida, na Vila Base Aérea, região oeste de Campo Grande.

As aulas foram suspensas para higienização da unidade escolar. Mas no dia seguinte uma das crianças diagnosticada com o vírus já frequentava as aulas, enquanto a outra era tratada em casa. 

O exame de subtipagem do vírus não foi realizado pelo fato que os hospitais particulares, responsáveis pelo atendimento, demoraram para notificar a rede municipal de saúde em tempo hábil para a realização da coleta do material.

Neste ano, a SES, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), não confirmou casos de Influenza A H1N1.

Já de Influenza A H3N2 foram 91 casos confirmados e de B, quatro. Além de um caso não subtipado. Dois óbitos foram confirmados, um por H3N2 na Capital, e outro não subtipado na cidade de Rio Verde.

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para hoje (23) em Campo Grande e demais regiões de Mato Grosso do Sul

Temperaturas estarão em elevação

23/11/2024 04h30

Céu com nuvens

Céu com nuvens Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

Neste sábado (23), em grande parte do estado, a previsão indica tempo mais firme com sol e variação de nebulosidade devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica.

Até o início da próxima semana as temperaturas estarão em elevação, podendo atingir valores próximos aos 37°C e 39°C. Além disso, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15% e 45%.

Porém não se descartam chuvas e tempestades nas regiões norte, noroeste e nordeste do estado. Essa situação meteorológica ocorre devido a convergência de umidade.

Os ventos atuam do quadrante leste com valores entre 30 km/h e 50 km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

Confira abaixo a previsão do tempo para cada região do estado: 

  • Para Campo Grande, estão previstas temperatura mínima de 23°C e máxima de 32°C. 
  • A região do Pantanal deve registrar temperaturas entre 24°C e 34°C. Há previsão de chuva.
  • Em Porto Murtinho é esperada a mínima de 24°C e a máxima de 36°C. 
  • O Norte do estado deve registrar temperatura mínima de 23°C e máxima de 33°C. Há probabilidade de chuva.
  • As cidades da região do Bolsão, no leste do estado, terão temperaturas entre 24°C e 34°C. Chove.
  • Anaurilândia terá mínima de 22°C e máxima de 34°C. 
  • A região da Grande Dourados deve registrar mínima de 22°C e máxima de 34°C. 
  • Estão previstas para Ponta Porã temperaturas entre 22°C e 32°C. 
  • Já a região de Iguatemi terá temperatura mínima de 22°C e máxima de 34°C. 

Assine o Correio do Estado

Imunização

Campo Grande terá plantão de vacinação contra Covid-19 para bebês neste sábado (23)

Após quatro meses sem o imunizante, mais de 2 mil doses foram distribuídas. Devem se vacinar crianças de 6 meses a 5 anos; veja onde será o plantão

23/11/2024 04h00

Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A Cidade Morena teve o estoque de vacinas contra a COVID-19 para bebês e crianças de até 5 anos reabastecido. No total, são 2.365 doses da vacina. 

O plantão de vacinação ocorre neste sábado (23), no shopping Pátio Central, e será oferecido a bebês aptos a receber a vacina, bem como crianças de até 5 anos.

Conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o imunizante chegou esta semana e foi distribuído nas Unidades de Saúde da Família de Campo Grande.

A espera pelas doses durou quatro meses. Os novos lotes chegaram ao Brasil no fim de outubro, por meio de uma compra realizada pelo Ministério da Saúde.

No total, a pasta adquiriu 1,2 milhão de doses da vacina. Outra compra de 69 milhões de doses foi efetuada. Com isso, a população terá quantidade suficiente para garantir a proteção contra formas graves da doença pelos próximos dois anos.

O imunizante protege contra a variante XBB.1.5, sendo uma versão atualizada e monovalente.

Dados da cobertura vacinal contra a COVID-19 indicam que cerca de 82,25% da população campo-grandense recebeu ao menos duas doses da vacina. No país, o índice é de 86%.

Quem pode se vacinar?


A imunização está atualmente recomendada no calendário nacional de vacinação para crianças entre seis meses e menores de 5 anos, que devem tomar a vacina em duas doses.

É importante que os pais consultem o médico pediatra para orientação sobre a vacina e o intervalo entre as doses.

Entenda o esquema:

 

  • São duas doses: a primeira aos 6 meses e a segunda aos 7 meses, respeitando o intervalo de 4 semanas entre as doses.
  • Para crianças imunocomprometidas, o esquema vacinal é de três doses (aos 6, 7 e 9 meses).
  • Caso a criança não tenha iniciado ou completado o esquema até os 7 meses, a vacina poderá ser administrada até os 4 anos, 11 meses e 29 dias, dependendo do histórico vacinal.
  • A vacina também é indicada para a população geral a partir de 5 anos, desde que não tenham recebido nenhuma dose anterior da vacina contra a COVID-19.

Plantão neste sábado


Shopping Pátio Central
Rua Marechal Rondon, 1.380
Das 09h às 16h

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).