Cidades

Enem

Resultado do Enem já está disponível; saiba onde utilizar a nota

Desempenho serve como ingresso em instituições de ensino superior públicas e particulares, do Brasil e da Europa

Continue lendo...

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta segunda-feira (13) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

As provas foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro de 2024, e as notas podem ser conferidas na Página do Participante do site do Inep, basta que o candidato preencha seus dados pessoais.

A partir do resultado, é possível participar de processos seletivos que utilizam as notas do Enem, são eles:

SiSU

O Sistema de Seleção Unificada é um programa do Ministério da Educação que unifica o processo seletivo para ingresso em instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil: Universidades Federais, Universidades Estaduais, Institutos Federais, Institutos Estaduais.

As inscrições para o Sisu serão abertas no dia 17 de janeiro, e seguem até o dia 25 do mesmo mês. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro.

Em Mato Grosso do Sul, serão disponibilizadas 4.880 vagas pelo Sisu.

Para se inscrever no processo seletivo, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo, tenha participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenha zerado a prova de redação. Confira como se inscrever e mais informações sobre o Sisu aqui.

ProUni

O Portal Único de Acesso ao Ensino Superior se assemelha ao Sisu, com a diferença de que o programa é destinado a bolsas de estudo, que podem ser integrais ou parciais, em instituições privadas.

Para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, realizada antes do processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.

Para se inscrever é necessário que o candidato comprove renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil também é um programa para ingresso em instituições privadas. Nele, o aluno pode pagar o curso com valores mais baixos e depois de formado. Neste programa, o perfil socioeconômico exigido é de dois salários mínimos e meio por pessoa.

USP

A Universidade de São Paulo também permite o Enem como processo de seleção para ingresso. Em 2024, foram destinadas 1,5 mil vagas para candidatos que utilizaram as notas do Exame Nacional do Ensino Médio.

Universidades privadas

Diversas universidades privadas também permitem ingresso a partir do desempenho no Enem. Basta que o candidato procure pela universidade de preferência e verifique se há possibilidade de ingresso nessa modalidade.

Portugal

Um acordo entre o Inep e universidades portuguesas também permite que brasileiros consigam ingressar nessas instituições por meio do Enem. Ela é restrita a apenas algumas universidades de Portugal, por isso, o candidato também precisa verificar a possibilidade em sua instituição portuguesa de interesse.

Assine o Correio do Estado.

Cidades

Após férias, Eduardo Riedel reassume Governo de MS

José Carlos Barbosa, o Barbosinha, atuou como governador entre 2 e 12 de Janeiro

13/01/2025 14h30

Eduardo Riedel em reunião com Barbosinha

Eduardo Riedel em reunião com Barbosinha Divulgação, Governo de MS

Continue Lendo...

Após período de férias, o governador Eduardo Riedel reassumiu o Governo de Mato Grosso do Sul na manhã desta segunda-feira (13). No período em que esteve ausente - entre 2 e 12 de janeiro - o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, ficou à frente do Estado.

Em reunião, Riedel e Barbosinha destacaram a importância de manter a agenda municipalista, de entregas e investimentos nas 79 cidades, assim como a linha de trabalho de buscar o desenvolvimento e crescimento do Mato Grosso do Sul.

"Agradeço ao Barbosinha por assumir o Estado nos últimos 10 dias e dar prosseguimentos as entregas nos municípios. Temos tranquilidade para sair de férias porque deixamos alguém preparado e capacitado para conduzir a agenda do Estado, alguém que conhece tudo do Mato Grosso do Sul. Ele fez um trabalho excepcional. Agora vamos seguir juntos porque temos muito trabalho pela frente em 2025", disse Riedel.

O governador destacou ainda que o Estado segue com várias obras em andamento em todas as regiões. Conforme Riedel, Mato Grosso do Sul é o estado que mais vai crescer em 2025.

"Temos a boa notícia que Mato Grosso do Sul é o estado que mais vai crescer em 2025, segundo a projeção do Banco do Brasil. Por isto é muito bom ter um vice-governador que trabalha junto com a gente, no dia a dia, em sintonia com as demandas do Estado", concluiu.

Enquanto esteve como governador, Barbosinha entregou pacote de obras na região do Cone Sul, nas cidades de Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo e Eldorado. Além disso, inaugurou delegacia da Polícia Civil em Figueirão, e o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NUIAM) no município de Rio Brilhante.

Além disso, entregou a nova ponte de concreto sobre o Rio Dourados, no distrito de Porto Vilma - entre Dourados e Deodápolis - e inaugurou a Base Operacional da Polícia Militar Rodoviária em Ipezal, distrito de Angélica. Em Campo Grande, realizou reuniões com prefeitos vereadores de diferentes cidades.

Cidades

Campo-grandense furta loja Havan e tem vídeo exposto nas redes sociais; confira

Após o crime, a mulher foi parada pelo segurança, no estacionamento da loja e questionada sobre os produtos; vídeo faz parte de campanha anti-furto

13/01/2025 13h30

Campo-grandense furta loja Havan e tem vídeo exposto nas redes sociais; confira

Campo-grandense furta loja Havan e tem vídeo exposto nas redes sociais; confira Reprodução: Redes sociais

Continue Lendo...

Uma mulher foi flagrada enquanto furtava uma loja Havan em Campo Grande, no vídeo, publicado pelas redes sociais da própria loja, capturam o momento exato em que a ‘cliente’ colocava, o que parecia ser, latas de lixo escondidas em seu carrinho. 

Após o crime, a mulher foi parada pelo segurança, no estacionamento da loja e questionada sobre os produtos. Não foi possível obter o desfecho da história, nem fazer a identificação da cliente. O vídeo faz parte de uma campanha anti-furto, que consiste em divulgar todos os meses, nas redes sociais, os momentos em que algumas pessoas cometem furtos no interior das lojas.

É importante ressaltar que todas as imagens são filmadas pelas câmeras de segurança das lojas, e contam com sistemas de monitoramento 24 horas, sensores, reconhecimento facial e rastreamento. Além disso, ainda é incluso um ‘close’ dos rostos e o nome das cidades envolvidas. 

“Fica a dica: tentou roubar na Havan, vai ficar famoso”, diz uma voz no fim de cada vídeo.

Veja um trecho do vídeo: 

O proprietário das lojas, Luciano Hang, se referiu a iniciativa que iniciou em agosto de 2024, como “amostradinhos do mês”, em alusão ao reconhecimento do “funcionário do mês”.

Como justificativa, a Havan informou em nota que, após a pandemia, observou um aumento significativo de furtos, mesmo com o sistema de monitoramento 24h. A empresa também afirmou que em todos os casos, aciona a Polícia Militar e registra os boletins de ocorrência, no entanto, sem sucesso no fim dos furtos. 

“Por isso, decidimos expor mensalmente em nossas redes sociais os criminosos que forem flagrados furtando na Havan. A única forma de inibir é a vergonha…isso tem que acabar. As pessoas precisam saber que não ficarão impunes, que o que estão fazendo é crime e serão responsabilizadas por isso”, disse Hang em uma nota. 

É crime ? 

De acordo com uma entrevista no site da UOL, fornecida pelo professor de Criminologia e Direito Penal da Universidade de São Paulo (USP), Maurício Stegemann Dieter, é importante alertar sobre o uso de imagens. 

“Uma empresa não tem legitimidade para mobilizar processos de criminalização divulgando pessoas que foram capturadas por câmeras de segurança; O correto é entregar essa gravação para a autoridade policial e não fazer uso privado desses registros”.

Dieter também ressalta que a divulgação dessas imagens podem contribuir para linchamentos físicos e virtuais.

O advogado em Direito Criminal Bruno Koga, também acredita que a atividade poderia resultar em ações indenizatórias na justiça. Ele entende que seria preciso ‘pesar’ o comportamento das pessoas expostas e o das lojas Havan. 

“É uma colisão de direitos em uma situação na qual ninguém está 100% certo”, declara.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).