Cidades

padroeiro

Rio Brilhante promove festa do Divino neste domingo

Rio Brilhante promove festa do Divino neste domingo

Da Redação

05/06/2011 - 08h23
Continue lendo...

A 78ª edição da Festa do Divino Espírito Santo, padroeiro do Município de Rio Brilhante, será realizada hoje (5).

A festa começa às 9h30min, com a celebração da Missa, que abrirá as atividades. Logo em seguida, às 11h, será servido o tradicional almoço com churrasco e terão início os leilões e funcionamento das barracas de doces. Durante toda a tarde haverá baile com apresentações musicais e animação do grupo “Trem Bom”.

Os organizadores do evento esperam um público de duas mil pessoas. A festa é uma tradição no município que vem acontecendo a décadas e foi incluída, em 2009, no calendário cultural oficial de eventos do Estado de Mato Grosso do Sul.

CAMPO GRANDE

Luta pelo fim da escala 6x1 traz evento com almoço gratuito no dia 1º de maio

Primeiras mil pessoas que chegarem à praça do Jardim Noroeste garantem a refeição no evento que ainda conta com sorteios e atendimentos de saúde para a população

27/04/2025 14h29

Com a proposta, duração normal da jornada fica limitada a 36 horas por semana, na contramão da atual carga horária de até oito diárias e 44 semanais. 

Com a proposta, duração normal da jornada fica limitada a 36 horas por semana, na contramão da atual carga horária de até oito diárias e 44 semanais.  Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

No próximo dia 1º de Maio a luta pelo fim da escala 6x1 ganha uma nova cara em Campo Grande, com o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora sendo celebrado com almoço gratuito para as primeiras mil pessoas, sorteios e brincadeiras na Praça da Cultura. 

Localizada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social do bairro Jardim Noroeste, o evento está programado para acontecer entre 08h e 15h do próximo dia primeiro, levantando a pauta da redefinição da jornada de trabalho com serviços à população. 

Isso porque, conforme o cronograma divulgado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra do MS, o evento contará com atendimento odontológico, vacinação e aferição da pressão para os presentes. 

Além disso, há um espaço infantil programado, onde haverá pula-pula e demais brincadeiras, com almoço gratuito sendo distribuído para as mil primeiras pessoas, além do sorteio de cesta básica pelo número que estará sendo distribuído no evento. 

O Dia do Trabalhador em 1º de maio marca a reivindicação não somente de uma jornada menor sem corte de salário, mas também isenção do imposto de renda para quem recebe menos do que R$ 5 mil e valorização do serviço público: 

  • Manutenção do Regime Jurídico Único (RJU) de servidores
  • Negociação coletiva garantida
  • Fim do confisco de salários 

A luta também busca o combate efetivo à LGBTQIA+fobia e ao racismo, além do devido cumprimento da lei de equiparação salarial de homens e mulheres e o fortalecimento de incentivos à agricultura familiar. 

Fim da escala 6x1

Erika Hilton, primeira deputada federal negra e trans eleita na história do País, é autora do projeto que busca dar três dias de descanso semanal ao trabalhador brasileiro, com o fim da chamada escala 6x1. 

Com a proposta, a duração normal da jornada fica limitada a 36 horas por semana, indo na contramão da atual Constituição que estabelece carga horária de trabalho de até oito diárias e 44 semanais. 

Na Câmara dos Deputados o projeto foi protocolado com 210 assinaturas individuais colhidas, proposta que uniu petistas e tucanos de Mato Grosso do Sul

Dos parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Social Democracia Brasileira (PSDB), favoráveis ao fim da escala 6x1, apareceram: 

  • Camila Jara PT 
  • Dagoberto Nogueira PSDB
  • Geraldo Resende PSDB e
  • Vander Loubet PT

Com isso, a proposta em busca do fim da escala 6x1 dividiu a atual bancada sul-mato-grossense na Câmara dos Deputados, já que os seguintes deputados de Mato Grosso do Sul na Casa deixaram de apoiar a proposta nesta oportunidade: Beto Pereira (PSDB); Dr. Luiz Ovando (PP); Marcos Pollon (PL) e Rodolfo Nogueira (PL).

 

Assine o Correio do Estado

Cidades

Onça deixará Pantanal de MS após morte de caseiro

Animal permanecerá em cativeiro e será destinado a uma instituição mantenedora de fauna apta a recebê-lo

27/04/2025 13h45

Onça deixará Pantanal de MS após morte de caseiro

Onça deixará Pantanal de MS após morte de caseiro Sejusp

Continue Lendo...

A onça-pintada que teria matado e comido o corpo do caseiro Jorge Ávalos, 60, em Mato Grosso do Sul, não será reintroduzida à natureza. A informação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi divulgada pelo jornal CNN Brasil.

De acordo com a instituição, o animal permanecerá em cativeiro e será destinado a uma instituição mantenedora de fauna apta a recebê-lo, além de ser incorporado ao Programa de Manejo Populacional da Onça-Pintada, coordenado pelo ICMBio.

Em nota, o instituto explicou que futuros encaminhamentos serão discutidos em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) do estado.

Atualmente, o animal está em atendimento veterinário no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) e segue debilitado, precisando de cuidados em razão da situação na qual foi encontrada.

De acordo com o último boletim, divulgado na sexta-feira (25), a onça apresenta desidratação, alterações hepáticas, renais e gastrointestinais. Para concluir o diagnóstico do estado de saúde, os veterinários aguardam laudos e resultados de exames complementares de raio-x, ultrassom e hemograma.

O animal é uma onça macho de aproximadamente 9 anos e com 94 quilos - valor significativamente abaixo do peso. O felino, após retornar da anestesia, está consciente, e não apresentou novos problemas de saúde como vômito e regurgitação na primeira noite no CRAS, de modo geral apresenta comportamento dentro da normalidade. 

A onça está em um recinto com grades, e seguro para receber o animal e para o adequado manejo realizado pelos veterinários.

A equipe da PMA realizou a captura do felino com o uso de armadilhas, montadas na mesma área onde o animal esteve na noite de terça-feira (23), quando invadiu o local onde Jorginho trabalhava, para ter maior certeza. 

Ceva foi motivo de ataque

Em entrevista coletiva realizada no dia 23, o secretário adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Educação), Arthur Falcette confirmou que o caseiro Jorge Ávalo, o Jorginho, de 60 anos, alimentava a onça pintada que o matou em Aquidauana.

O ataque fatal de onça pintada ao caseiro ocorreu no fim de semana, entre os dias 20 e 21 de abril. O corpo do caseiro foi encontrado, com sinais de esquartejamento pelo animal, na terça-feira, 22. 

O que é ceva?

A prática da ceva de animais é uma técnica utilizada principalmente por pesquisadores e fotógrafos da vida selvagem com o objetivo de atrair animais para observação, monitoramento, registro ou estudo científico. A palavra 'ceva' vem do meio rural e significa basicamente 'isca' ou 'alimentação oferecida' com a intenção de atrair determinados bichos a um local específico.

Na prática, a ceva consiste em deixar alimentos ou substâncias atrativas em um determinado ponto da mata ou do cerrado, por exemplo. O objetivo é induzir o animal a visitar aquele local com certa frequência. Essa técnica pode ser feita com carnes, frutas ou até perfumes e odores que imitam feromônios naturais.

Ceva de onças-pintadas

No caso das onças-pintadas, a ceva geralmente é feita com pedaços de carne ou carcaças de animais mortos (como bois, porcos ou outros animais de médio porte). A prática é utilizada especialmente em projetos de pesquisa e documentação fotográfica.

Nos últimos anos, alguns pesqueiros no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul passaram a fazer uso da ceva para atrair turistas. A prática da ceva é condenada por ambientalistas.

   

Assine o Correio do Estado
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).