Cidades

PANTANAL

Sem chuva, norte do Pantanal segue com pequenos focos de incêndio 

Laboratório De Aplicações De Satélites Ambientais da UFRJ identificou incêndios na região norte de MS

Continue lendo...

Apesar das baixas temperaturas e registro de chuva em grande parte do Pantanal, o Laboratório De Aplicações De Satélites Ambientais da UFRJ (Lasa) identificou a queima de 1150 hectares no norte do pantanal sul-mato-grossense entre sábado (10) e domingo (11).

De acordo com o laboratório,  apesar da evolução diária dos incêndios estar em queda, a região terminou o final de semana com a queima de 550 hectares durante o sábado e 600 hectares no domingo. 

Somente neste mês, o pantanal já teve 428.250 hectares de seu bioma queimado. Em 2023 durante essa mesma época, o bioma queimou apenas 12900 hectares. Em boletim oficial, o Corpo de Bombeiros Militar de MS confirmou que segue com 146 oficiais atuando na contenção de oito pontos de focos de incêndio ativos

Conforme o boletim da “Operação Pantanal”, um desses focos está situado na região de Miranda, próximo à Salobra, e estendeu-se até a BR-262. Outros focos permanecem ativos nas regiões da Serra do Amolar e nas proximidades de Paiaguás, além de focos de calor nas imediações do Passo da Lontra, na Estrada Parque e um foco na região de Forte Coimbra. Adicionalmente há dois focos ao Sul do estado do Mato Grosso. 

Na região  Fazenda Nazaré, Fazenda Mutum e Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense, na região sul de Mato Grosso e incluindo outro pontos sensíveis, foram identificados pontos de fumaça. Além disso, na Fazenda Mutum, foi identificado um foco de incêndio ainda ativo

Chuva e frio

Após a chegada de uma frente fria e com 42,2 milímetros de chuva na região pantaneira, os focos de incêndios florestais que ainda persistem na região central do Pantanal foram extintos por completo na noite da última quinta-feira (8)

No entanto, durante o final de semana, apesar do recorde de temperatura baixa com sensação de -4ºC no estado, quatro regiões ainda demandaram esforços do CBMMS. Segundo a equipe, apesar de não existirem focos de calor ativos, os esforços e o monitoramento seguirão ativos. 

Operação Pantanal

A Operação Pantanal conta com o suporte de 56 membros da Força Nacional de Segurança Pública e 12 da LIGABOM do Paraná, as Forças Armadas, incluindo a Marinha do Brasil (14), o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, também estão colaborando na operação. 

Além disso, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul contribui com 4 militares, enquanto 273 agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo se juntam ao esforço, juntamente com 1 Policial Federal

Assine o Correio do Estado
 

MATO GROSSO DO SUL

Prefeitura de Coxim volta ser alvo de investigação do MPE

Equipes estiveram na Gerência de Licitação e aguardaram ex-secretária em frente à residência; promotor acompanha a operação

12/02/2026 10h15

A operação também tem como alvo a ex-secretária municipal de Gestão

A operação também tem como alvo a ex-secretária municipal de Gestão Edição MS/ Sheila Forato

Continue Lendo...

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) realizou, na manhã desta quinta-feira (12), uma operação na Prefeitura de Coxim, município localizado na região norte de Mato Grosso do Sul.

De acordo com informações do jornal Edição MS, equipes do Gaeco estiveram na sede do Executivo municipal logo nas primeiras horas do dia, onde realizaram a coleta de documentos na Gerência de Licitação.

O promotor de Justiça de Coxim, Michel Maesano Mancuelho, chegou à Prefeitura por volta das 7h para acompanhar os trabalhos.

Ainda conforme o Edição MS, a operação também tem como alvo a ex-secretária municipal de Gestão, Veronildes Batista. Por volta das 8h, uma equipe do Gaeco aguardava a ex-secretária em frente à residência dela, localizada no bairro Vila Bela.

A informação é de que Veronildes estaria em Campo Grande no momento da chegada dos agentes e retornava para Coxim.

Outra equipe permaneceu no setor de Licitações da Prefeitura durante a manhã. Até o momento, não foram divulgados detalhes oficiais sobre o teor da investigação nem sobre eventuais mandados judiciais cumpridos.

Vale lembrar que desde o começo do ano passado, operações do Ministério Público revelaram supostos esquemas de corrupção em Aquidauana, Água Clara, Rochedo, Três Lagoas, Coxim, Sidrolândia, Bonito, Jardim, Terenos, Miranda, Itaporã e Campo Grande.

Assine o Correio do Estado

VIAGEM

Aeroporto de Campo Grande espera 25 mil passageiros no Carnaval

No feriadão, 141 pousos e decolagens estão previstos em CGR

12/02/2026 09h55

Carnaval promete movimentar 25 mil pessoas no Aeroporto de Campo Grande

Carnaval promete movimentar 25 mil pessoas no Aeroporto de Campo Grande MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Carnaval movimenta tanto rodovias, quanto aeroportos.

Vale ressaltar que o Carnaval não é um feriado previsto no calendário nacional, estadual ou municipal, mas, estados e municípios têm autonomia para decretar pontos facultativos.

Órgãos, repartições públicas e algumas empresas decretaram ponto facultativo e emendaram a folga de sábado (14) até 13h de quarta-feira (18).

Quem tem oportunidade e disponibilidade, não perde tempo para curtir o feriadão em outra cidade. Com isso, o movimento promete ser intenso no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR).

De acordo com a Aena Brasil, a estimativa é que 25.390 passageiros embarquem e desembarquem, entre 13 e 18 de fevereiro, de 2026, no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR).

Além disso, 141 pousos e decolagens estão previstos em CGR.

RECOMENDAÇÕES

  • Voos Nacionais: Leve um documento de identificação oficial com foto original e atualizado, como RG (ou a nova Carteira de Identidade Nacional), CNH ou Passaporte. Chegue com 2 horas de antecedência.
  • Voos Internacionais: É obrigatório o passaporte original válido. Verifique se o destino exige visto, seguro viagem e certificados de vacinação (como o de Febre Amarela). Chegue com 4 horas de antecedência.
  • Bagagem de Mão: Geralmente limitada a 10 kg e com dimensões máximas de 55cm x 35cm x 25cm.
  • Item Pessoal: Você pode levar uma mochila ou bolsa pequena (aprox. 45x35x20cm) que deve ser acomodada obrigatoriamente abaixo do assento à sua frente.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).