Cidades

CALENDÁRIO

Servidor público de MS terá 11 feriados e nove pontos facultativos em 2024

Dos 11 feriados, quatro cairão em fins de semana e sete em dias de semana

Continue lendo...

Servidor público do governo de Mato Grosso do Sul terá 11 feriados e nove pontos facultativos em 2024. Dos 11 feriados, quatro cairão em fins de semana e sete em dias de semana.

Serviços públicos considerados essenciais, como saúde e segurança, funcionarão normalmente e devem ser divididos por meio de escala ou plantão.

As datas foram publicadas nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial Eletrônico (DOE).

"Ficam divulgados os dias de feriados e estabelecidos os dias de pontos facultativos no ano de 2024, para cumprimento pelos órgãos e pelas entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual, na forma do Anexo deste Decreto, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais. Os feriados instituídos pelos municípios em lei municipal serão observados pelos órgãos e pelas entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual, nas respectivas localidades".

Confira:

O ponto facultativo cabe para funcionários públicos de serviços não essenciais e para empresas que decidem se o trabalho é opcional ou não.

FERIADÕES

  • [VIZINHO DO FIM DE SEMANA] 1º de janeiro - Ano Novo - Segunda-feira - 3 dias de folga: pode emendar com sábado e domingo
  • [PROLONGADO] 13 e 14 de fevereiro - Carnaval e Quarta-feira de cinzas - 5 dias de folga: pode emendar com sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira
  • [VIZINHO DO FIM DE SEMANA] 28 e 29 de março - Quinta-feira Santa/Sexta-feira santa - 4 dias de folga: pode emendar com sábado e domingo
  • [PROLONGADO] 30 de maio - Corpus Christi - quinta-feira - 4 dias de folga: pode emendar com sexta-feira, sábado e domingo
  • [PROLONGADO] 13 de junho - dia de Santo Antônio - quinta-feira - 4 dias de folga: pode emendar com sexta-feira, sábado e domingo
  • [VIZINHO DO FIM DE SEMANA] 26 de agosto - aniversário de Campo Grande - segunda-feira - 3 dias de folga: pode emendar com sábado e domingo
  • [VIZINHO DO FIM DE SEMANA] 11 e 12 de outubro - Divisão do Estado e Nossa Senhora Aparecida - sexta-feira e sábado 3 dias de folga: pode emendar com o domingo
  • [VIZINHO DO FIM DE SEMANA]15 de novembro - Proclamação da República - sexta-feira 3 dias de folga: pode emendar com sábado e domingo

FERIADOS NO MEIO DA SEMANA

  • 1º de maio Dia do Trabalhador - Quarta-feira
  • 25 de dezembro Natal - Quarta-feira

FERIADOS NO FIM DE SEMANA

  • 21 de abril Tiradentes - Domingo
  • 7 de setembro Independência do Brasil - Sábado
  • 2 de novembro Finados - Sábado
  • 12 de outubro Dia de Nossa Senhora Aparecida - Sábado

BODAS DE CIPRESTE

Casal de MS completa 76 anos de casamento e revela segredo para relação durar

Idosos formaram uma família gigantesca ao logo de sete décadas de amor: são 12 filhos (9 vivos e 3 mortos), 20 netos, 10 bisnetos e 4 tataranetos

04/10/2024 12h00

Lídia da Silva Sacamota, de 91 anos e Gabriel Sacamota, de 93 anos são casados há 76 anos

Lídia da Silva Sacamota, de 91 anos e Gabriel Sacamota, de 93 anos são casados há 76 anos MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Lídia da Silva Sacamota, de 91 anos e Gabriel Sacamota, de 93 anos completaram 76 anos de casados, bodas de Cipreste, na última quarta-feira (3).

São pouco mais de sete décadas de amor, companheirismo, união, carinho, paciência, amizade, paixão e o mais importante de tudo: muito respeito.

Ao longo de sete décadas, ambos formaram uma família gigantesca: são 12 filhos (9 vivos e 3 mortos), 20 netos, 10 bisnetos e 4 tataranetos.

Eles se conheceram em setembro de 1948, na Fazenda Várzea Alegre, em Nioaque, município localizado a 183 quilômetros de Campo Grande. Ela tinha 15 anos e ele 17. 

Lídia da Silva Sacamota, de 91 anos e Gabriel Sacamota, de 93 anos são casados há 76 anosSr. e Sra. Sacamota. Foto: Marcelo Victor

Dona Lídia nasceu em 3 agosto de 1933 e Seu Gabriel nasceu em 18 de março de 1930, ambos em Nioaque. Lídia morava na fazenda e Gabriel trabalhava como cozinheiro no local.

Foi amor à primeira vista: o primeiro beijo aconteceu na fazenda. Não demorou muito para se apaixonarem e muito menos se casarem: surpreendentemente, um mês depois, juntaram as escovas de dente.

Anos depois, se mudaram para a Aldeia Limão Verde, em Aquidauana. Em seguida, vieram para Campo Grande, onde moraram no Piratininga e atualmente moram na Moreninhas III, com três filhos. Desde então, nunca mais se largaram e estão juntos até hoje.

Questionada pela reportagem o que dona Lídia viu nele, ela respondeu "é um homem trabalhador, cozinhava para os peões da fazenda". Já seu Gabriel respondeu que se interessou por ela porque era "novinha". 

Vivem em harmonia e são unidos, a ponto de um tirar a comida do prato para dar para o outro, mas, como todo casal, dão “choque” as vezes, principalmente quando um puxa a coberta na cama à noite.

São unidos até na escolha do cardápio do almoço: arroz, carne, feijão, salada e verdura. “Gostamos de comida forte, que sustenta”, ressaltou dona Lídia.

Lídia da Silva Sacamota, de 91 anos e Gabriel Sacamota, de 93 anos são casados há 76 anosRegistro da festa de Bodas de Vinho, 70 anos de casados. Foto: Marcelo Victor

Eles ainda revelaram, à reportagem, qual é o segredo e a receita para manter um casamento duradouro: compreensão.

“O segredo é a compreensão, um entender o outro, entender o companheiro, eu entender ele e ele me entender. É por isso a gente está junto até hoje”, revelou. O respeito sempre foi a base do casamento do senhor e senhora Sacamota.

O hobby preferido do casal é dormir e assistir televisão juntinhos. Ambos não gostam de sair de casa, mas adoram receber visitas.

Nesses 76 anos de casados, a matriarca deixou uma declaração para o amado. “Eu quero dizer que eu amo ele e desejo muitos anos de casados para nós”, disse a snehora, emocionada.

Lídia da Silva Sacamota, de 91 anos e Gabriel Sacamota, de 93 anos são casados há 76 anosCasal só começou a usar alicanças aos 70 anos de casados. Foto: Marcelo Victor

O casal só passou a usar alianças aos 70 anos de casados, quando os filhos se reuniram para comprar os anéis aos pais.

A primeira e única festa para comemorar aniversário do casal ocorreu aos 70 anos, bodas de vinho, com direito a missa, churrasco e bolo para 100 pessoas. O próximo festão acontecerá nas bodas de Carvalho, quando completarem 80 anos de casados.

Filhos, netos, bisnetos e tataranetos estão espalhados pelo Brasil (Curitiba [PR], São Paulo [SP] e São José do Rio Preto [SP], Costa Rica [MS] e Campo Grande [MS]), mas, no fim do ano, todos se reúnem para comemorar as festividades com a matriarca e patriarca da família.

A filha, Adelaide Sacamoto, parabenizou os pais pelas bodas de Cipreste. “Que Deus abençoe e prolongue essa união que é tão linda, que hoje tá tão raro de se ver. Parabéns, felicidade para eles, que passem de 100 anos de casados. É um exemplo para todos nós”, disse.

Sr e Sra Sacamota: que nem a morte os separe.

Lídia da Silva Sacamota, de 91 anos e Gabriel Sacamota, de 93 anos são casados há 76 anosFilha do casal, Adelaide Sacamota. Foto: Marcelo Victor

PREVISÃO DO TEMPO

Chuva passa longe de Campo Grande, mas deve chegar a partir de quarta-feira

Sem chuvas na última semana, capital deve enfrentar temporal nos próximos dias

04/10/2024 11h35

Chuva, trovoadas e ventos fortes devem atingir todo o Estado a partir de quarta-feira

Chuva, trovoadas e ventos fortes devem atingir todo o Estado a partir de quarta-feira Gerson Oliveira/ Correio do Estado

Continue Lendo...

De modo contrário a previsão meteorológica, Campo Grande viveu dias de intenso calor e sem chuvas na última semana. No entanto, segundo o Climatempo, mudanças bruscas de temperatura, chuvas e trovoadas devem voltar a partir da próxima quarta-feira (09). 

Conforme a previsão, a onda de calor em Campo Grande deve se prolongar até terça-feira (08), com temperaturas elevadas e índices de umidade baixos. A partir de quarta-feira, a chegada de uma frente fria no sul do estado deve alcançar a capital e provocar mudanças significativas no tempo, com previsão de chuva e trovoadas.

De acordo com o meteorologista Natalio Abrahao, as temporada de chuva e trovoadas deve durante todo o fim de semana, com fim previsto somente para a segunra-feira (14).

Confira:

Ano mais quente da história

A capital sul-mato-grossense enfrenta uma onda de calor sem precedentes. Com diversas altas temperaturas registradas nos últimos meses, Campo Grande já possui a maior média anual desde que os registros começaram, em janeiro.

O pior, no entanto, ainda está por vir  uma vez que historicamente os meses finais do ano são os mais quentes, com outubro, novembro e dezembro concentrando as temperaturas mais elevadas

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).