Cidades

TREMORES FATAIS

Terremoto deixa ao menos 95 mortos em área próxima ao monte Everest

O tremor de 6,8 graus na escala Richter ocorreu na região rural de Dingri às 9h05 no horário local, e teve profundidade de 10 km, o que é considerado raso

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Pelo menos 95 pessoas morreram após um terremoto de 6,8 graus na escala Richter atingir a região autônoma do Tibete nesta terça-feira (7), informaram agências locais.

Terremoto teve epicentro a 80 km do Monte Everest. O tremor ocorreu na região rural de Dingri às 9h05 no horário local (22h05 no horário de Brasília). Ele teve profundidade de 10 km, o que é considerado raso. O Instituto Geológico dos Estados Unidos registrou uma magnitude ainda maior do que a da Agência de Sismologia da China, apontando que o tremor foi de 7,1 graus. 

Número de mortos pode aumentar. A agência de notícias estatal Xinhua afirmou que 130 pessoas ficaram feridas. Algumas ainda estão presas sob escombros de prédios que desabaram. Mais de mil casas foram destruídas pelo tremor, informaram as autoridades em pronunciamento. 

Identidade dos mortos ainda não foi divulgada. Não se sabe se há estrangeiros entre as vítimas e as áreas turísticas de visitação ao Everest foram fechadas por prevenção após o tremor.

Período do ano não é favorável para visitações no monte Everest e o único alpinista com permissão para fazer escaladas no local está em segurança. Um esportista alemão que estava em uma das bases do monte deixou o local após não conseguir chegar ao topo, informou o Departamento de Turismo à Associated Press.

Rastro de destruição. Em imagens divulgadas pela estatal chinesa CCTV, é possível ver paredes de casas destruídas, pedras no meio de rodovias, veículos soterrados e pessoas fugindo de um supermercado durante o tremor.

Tempo severo pode castigar moradores afetados pelo terremoto. As temperaturas na região ficam em torno de -8ºC durante o dia e podem cair para -18ºC no período da noite, segundo o Escritório Nacional de Meteorologia da China. 

Tremores foram sentidos em países vizinhos. A capital nepalesa Katmandu, o estado de Bihar, na Índia, e Thimphu, a capital do Butão, foram alguns dos que notificaram a presença de tremores, sem maiores danos estruturais. Vilas no Nepal também sentiram o tremor, assim como regiões remotas da China, onde só é possível chegar a pé. 

Ajuda foi mobilizada, diz presidente da China. Xi Jinping afirmou que mais de 1,5 mil bombeiros foram encaminhados ao local, assim como kits de ajuda humanitária. 

HISTÓRICO DE TREMORES

Himalaia fica em área de intensa atividade sísmica. Ele está localizado na linha de contato entre as placas tectônicas indiana e eurasiática. 

Quase nove mil pessoas morreram na região em 2015. Na época, um tremor de magnitude 7,8 também deixou 22 mil feridos e destruiu mais de 500 mil residências. 

Em dezembro de 2023, 148 pessoas morreram após um tremor de magnitude 6,2. Ele aconteceu na província de Gansu, no noroeste da China. 

Uma das maiores tragédias envolvendo terremotos na China aconteceu em 2008. Na ocasião, um terremoto de magnitude 7,9 matou 87 mil pessoas na província de Sichuan, no sudoeste do país.

Por Folhapress

ÔNIBUS

CEO defende "novela" judicial entre Consórcio Guaicurus e prefeitura

Na apresentação do novo gestor do grupo que comanda o transporte público, o tom foi de cobrança ao poder público

08/01/2025 09h00

Themis Oliveira foi apresentado na manhã de ontem como novo diretor-presidente do Consórcio Guaicurus, em Campo Grande

Themis Oliveira foi apresentado na manhã de ontem como novo diretor-presidente do Consórcio Guaicurus, em Campo Grande Foto: Paulo Ribas / Correio do Estado

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Desde 2019, a Prefeitura de Campo Grande e o Consórcio Guaicurus, responsável pelo transporte coletivo e urbano da Capital, mantêm um verdadeiro cabo de guerra na Justiça, com vários processos. Ao ser perguntado sobre a situação, o novo CEO do grupo de empresas, Themis Oliveira, foi claro ao dizer que essa postura continuará em sua gestão.

Em sua apresentação, Oliveira, que assumiu o cargo ontem, afirmou que o que está judicializado seguirá na Justiça até que saia uma decisão.

“O que está na Justiça a gente não discute, deixa a Justiça falar primeiro. Como disse, está lá e vamos esperar a Justiça falar”, declarou o CEO, durante coletiva de imprensa.

Ao ser perguntado sobre um possível acordo entre a concessionária e a prefeitura, porém, o gestor foi mais brando e afirmou que ele poderá ocorrer, entretanto, ponderou que deverá esperar a finalização da perícia judicial contábil que está sendo realizada no Consórcio Guaicurus desde o fim do ano passado.

“O tempo inteiro pode ser conversado, mas ainda está na fase de perícia ainda. Não há nada de prefeitura contra a gente e nem da gente contra a prefeitura, é uma perícia contábil que está sendo feita, e vamos esperar ela terminar, ela começou agora, não tem nem 20 dias, ela tem 150 dias para ser feita, eu acho, deixa ela andar e vamos ver o que sai de lá”, explicou Oliveira.

O principal processo que corre na Justiça está relacionado ao pedido de reequilíbrio econômico do contrato de transporte coletivo e a uma solicitação para que o reajuste anual da tarifa de ônibus seja realizado sempre em outubro, mês de assinatura do acordo entre as partes em 2012.

Nesse contexto, a tarifa de ônibus poderia ter um salto muito grande, já que um reequilíbrio do contrato poderia deixar a tarifa técnica, que baseia o preço público, em R$ 7,79. Hoje, a tarifa técnica está em R$ 5,95.

Esse patamar de quase R$ 8,00 foi apontado pela Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg) em documento enviado ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), em cumprimento a um dos pontos de um termo de ajustamento de gestão (TAG) assinado entre a Corte de Contas e as duas partes.

Desde que esse documento foi enviado, a concessionária o utiliza em todas as ações judiciais em tramitação.
No caso do reequilíbrio econômico, após um ano de idas e vindas, entre decisões de primeiro grau, do Tribunal de Justima de Mato Grosso do Sul (TJMS) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a ação está parada, aguardando decisão da juíza Cíntia Xavier Letteriello, da 4ª Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos de Campo Grande, que havia determinado que o aumento extra ocorreria apenas após perícia nas contas da concessionária.

Entretanto, com a queda do pedido de suspensão de liminar ingressado pela Prefeitura de Campo Grande contra o aumento, o Consórcio Guaicurus faz pressão para que esse reajuste seja realizado.

PASSAGEM DE ÔNIBUS

Sobre o aumento da passagem do transporte coletivo, Themis Oliveira disse que espera que a Prefeitura de Campo Grande cumpra o contrato, que, entre outras cláusulas, determina o reajuste anual da tarifa.

O novo CEO afirmou que ainda está se inteirando dos assuntos relativos ao consórcio e não há nada definido sobre o reajuste tarifário, especialmente quanto a possíveis valores, mas que vai conversar com a administração municipal.

Ele citou que as normas estabelecidas no contrato de concessão para que haja o reajuste já foram cumpridas.

“O contrato tem normas estabelecidas para fazer o reajuste, tem que ser de forma paramétrica, em que entra custo do diesel e aumento do salário dos trabalhadores. A única coisa que a gente coloca para a prefeitura é que o contrato seja cumprido, nada mais do que isso”, disse.

“Nós reajustamos o salário, e o diesel no último mês subiu 10% e ele compõe o preço da tarifa. A única coisa que a gente discute com a prefeitura é que a fórmula, que foi contratada há muitos anos, seja cumprida. Agora em janeiro, a maioria das capitais já reajustou seu transporte coletivo”, acrescentou o novo diretor-presidente.

MELHORIAS

Durante sua apresentação, Themis Oliveira também afirmou que a implantação de ares-condicionados no transporte coletivo de Campo Grande poderá ser feita neste ano. 

Ao Correio do Estado, o novo diretor-presidente do Consórcio Guaicurus afirmou que é possível e necessário implantar ares-condicionados nos ônibus neste ano, mediante aumento da tarifa.

“Eu acho que tem possibilidade, sim. Particularmente, eu acho necessário [ter ares-condicionados nos ônibus] por causa do clima de Campo Grande, aqui é muito quente”, disse.

“Isso é uma decisão da prefeitura também, mas é possível. Mas aumentaria o custo [da tarifa]. Nós que temos carro, na hora em que você liga o ar-condicionado, aumenta o consumo de diesel. Eu ainda não fiz a conta [de quanto aumentaria], deve aumentar alguma coisa, mas não é bicho de sete de cabeças, não. É uma questão que não é difícil de ser resolvida”, complementou Oliveira.

SAIBA

Quanto às reclamações frequentes de usuários sobre a qualidade do transporte coletivo e o sucateamento da frota, Themis Oliveira afirmou que haverá escuta ativa para atender a população e também o município.

*Colaborou Glaucea Vaccari

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CÃO POLICIAL

Morre Lion, cão do Batalhão de Choque que auxiliou na apreensão de drogas

Animal faleceu de velhice e vinha enfrentando problemas de visão e audição

08/01/2025 08h47

Lion, pastor alemão do BPMChoque

Lion, pastor alemão do BPMChoque DIVULGAÇÃO/BPMChoque

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Lion, cão farejador da raça Pastor Alemão, pertencente ao Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPMChoque), morreu aos 14 anos de idade, nesta terça-feira (7), em Campo Grande.

Ele faleceu de velhice e vinha enfrentando problemas de visão e audição. Dos 14 anos de vida, 7 se dedicou à “carreira policial”, auxiliando em inúmeras missões e apreensão de drogas.

Ao se aposentar, se tornou o companheiro inseparável do Cabo PM Paulo, seu tutor e binômio por 6 anos.

Ao Correio do Estado, Paulo enalteceu a imagem do cão como ferramente extremamente útil na atividade policial.

“Ele contribuiu como exemplo do quão útil é a ferramenta do cão na atividade policial, tanto no uso do faro aguçado, na detecção de drogas, no impacto psicológico diante de uma abordagem com a presença do cão e a parte cinoterápica, que é a questão dos eventos sociais, a imagem do animal para as crianças, que aproxima a polícia da sociedade. O cão serve para aproximar e mostrar que a polícia é um parceiro das crianças e da população de bem”, disse o militar

O Batalhão de Choque homenageou o animal em suas redes sociais.

“Por 7 anos, Lion foi mais que um cão farejador, foi o parceiro inseparável do policial militar do Batalhão de Choque, Cabo PM Paulo, seu binômio em missões que marcaram a história da nossa unidade. Juntos, enfrentaram desafios e cumpriram com excelência o dever de servir e proteger. Após sua aposentadoria, ele passou 6 anos ao lado de quem mais confiava, recebendo o cuidado e o carinho do cabo Paulo, que sempre esteve ao seu lado, em serviço e na vida. Hoje, nos despedimos de Lion, um guerreiro que deixou um legado de lealdade, coragem e parceria. Sua ausência será sentida, mas sua memória viverá em cada missão e em cada história compartilhada. Obrigado, Lion!”

Lion deixa o legado de companheirismo e honra em razão das inúmeras miussões que participou para servir e proteger a sociedade sul-mato-grossense.

Confira algumas fotos de Lion:

CÃO FAREJADOR

Cães farejadores são treinados para detectar substâncias específicas usando seu olfato altamente desenvolvido.

Seu faro é capaz de detectar drogas, substâncias ilícitas, explosivos, armas e pessoas desaparecidas. 

Tipos de cães farejadores

1. Pastor Alemão: Inteligente e confiável, frequentemente usado em operações de busca e resgate
2. Labrador Retriever: Excelente faro e temperamento amigável, comum em detecção de drogas e explosivos
3. Belga Malinois: Altamente especializado em detecção de substâncias perigosas
4. Cocker Spaniel: Útil em detecção de explosivos e drogas

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