Correio B

AGENDA CULTURAL

Amy Winehouse nos cinemas, artes cênicas e muita música

Mostra Boca de Cena entra na reta final com 29 apresentações gratuitas de hoje até domingo; nos cinemas, estreia a biografia de cantora britânica; e, na Orla Ferroviária, grupo de jazz celebra Dia Internacional dos Museus

Continue lendo...

Depois de dezenas de espetáculos encenados desde segunda-feira, no Teatro Aracy Balabanian (TAB) e em outros locais na região central, a 15ª Mostra Boca de Cena – Semana do Teatro e do Circo de MS chega à reta final a partir de hoje, com nada menos que 29 apresentações gratuitas.

A maratona já começa às 08h30min de hoje, com dois espetáculos no mesmo horário: “Manual de Barro II – Concerto a Céu Aberto para Solos de Objeto”, da Arte Riso Companhia de Animação, no TAB, e “Bobolito – Um Espetáculo sobre a Bobagem e o Nada”, de Pietro Lara, na lona de circo Boca de Cena, armada ao lado do Memorial da Cultura (Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 559, Vila Carvalho).

Às 14h, no TAB, tem o teatro de bonecos da trupe Deslimites, que vai apresentar “Navegantes”, peça infantojuvenil de pegada ecológica e muito humor. Meia hora depois, na lona Boca de Cena, será a vez de “O Grandioso Mini Cirquim das Arábias”, do grupo Circo do Mato.

A partir das 17h, na Praça Ary Coelho, a Cia Apoema apresentará “Requebra Torto” (espetáculo circense). No TAB, às 19h30min, Gabriella Thais estará em cena com performance “A/Partir de Mim”, e, às 20h, o grupo Identidade Teatral vai fazer rir e pensar com “O Vil Metal”.

Na peça, dirigida por Fernando Lopes, três trabalhadores da limpeza pública precisam de dinheiro para resolver problemas pessoais. Fechando a sexta-feira, o Núcleo Cena Viva apresentará, na lona, às 21h, “A Vida nos Traz Presentes Inesperados”.

Amanhã, na Praça Ary Coelho, terá “Pipocket Pernalhaça” (Trupior, às 10h), “Ani-Animal Não Identificado” (Diogo Adriani, às 11h), “Estorvos, Se Essa Rua Fosse Nossa!” (Coletivo Clandestino, às 11h30min), “Des-Calço – Um Espetáculo sobre Avós” (Terra e Luto, às 17h), e “Dança-Teatro Filhos de Gaia” (Ariane Cordeiro, às 19h). No TAB, pocket show musical de Marcos Moura, às 19h30min, e o espetáculo teatral “Como Nascem as Estrelas”, com Laura Santoro, às 20h.

Um dos destaques da temporada 2023, “Como Nascem as Estrelas” é um tour de force de Laura, em que a atriz, também criadora da dramaturgia, alinhava com inspiração e esmero suas inquietações e delírios de artista iniciante, entrecruzando com a sua biografia a trajetória de Glauce Rocha, Clarice Lispector e, em um segundo plano, a de outras figuras femininas de força angular na arte brasileira, a exemplo de Aracy Balabanian, que dá nome à sala em que a peça será encenada.

Ainda no sábado, sob a lona de circo da mostra, a partir das 21h, o Cabaré Boca de Cena fará desfilar no picadeiro uma série de atrações: Intervenção Circo-Poética, Magia da Dança Aérea em Lira Americana, Peço a Bênção para Passar, Pintor do Absurdo, Malabares Ando, Teleomentário, Fogo que Toca, A Mulher do Futuro Fim do Mundo, Los Chicos-Latinos, Latentes e Calientes e Luz Acrobacias Aéreas.

No domingo, o último espetáculo a ser conferido na lona é “Era Uma Vez en La Fronteira Selvagem”, com o Orendive Teatro Intercultural, a partir das 17h. Mais duas sessões no TAB, também no domingo, encerram a programação deste ano da Mostra Boca de Cena: “Dom Casmurro”, com o Grupo Casa, a partir das 16h, e “O Experimento Tirésias”, de Rick Thibau, a partir das 20h.

SARAU DOS MUSEUS

O grupo de jazz El Trio (Adriel Santos na bateria, Gabriel Basso no contrabaixfo e Gabriel de Andrade na guitarra) será uma das atrações musicais do Sarau do Dia Internacional dos Museus, amanhã, das 16h às 22h, na Praça da Locomotiva – Orla Ferroviária (esquina da Avenida Mato Grosso com Avenida Calógeras), com acesso gratuito. Também se apresentarão a banda Santo de Casa e o Grupo Acaba.

O sarau contará, ainda, com estandes de arte, artesanato, literatura e gastronomia e intervenções artísticas com vários criadores apresentando performances ou fazendo obras ao vivo aos olhos do público, a exemplo do projeto Memórias do Trecho, pinturas de histórias vividas nos tempos em que a ferrovia ainda estava em operação, que será finalizado durante o sarau. O acesso é gratuito.

SARAU NOS TRILHOS

Em sua quarta edição, também amanhã, a partir das 18h, ocorrerá o Sarau nos Trilhos. A Associação do Desenvolvimento do Turismo da Estrada Parque Piraputanga (Atupark) levará à Estação Ferroviária do Distrito de Piraputanga, em Aquidauana, a Lizard Rock, banda de pop rock nacional e internacional que investe no flashback. Em seu repertório, de Legião Urbana e O Bando do Velho Jack até Bon Jovi e Steppenwolf.

A ideia é que “cada um traga a sua cadeira ou esteira, seu cooler ou sua garrafa de vinho, ou simplesmente um sorriso estampado no rosto para passar o tempo apreciando os arredores de um espaço absolutamente especial e histórico”. A sede da Atupark funciona no mesmo local.

Composta de empresários, comerciantes, turismólogos e agentes do trade do turismo, a entidade tem por objetivo organizar, promover, fomentar e incentivar o turismo no distrito de Piraputanga de forma harmoniosa com a natureza e a comunidade.

CINEMA

“Back to Black”, da diretora Sam Taylor-Johnson (“Cinquenta Tons de Cinza”) e com Marisa Abela no papel principal, é um dos destaques entre as estreias da semana nos cinemas.

O filme narra a carreira da britânica Amy Winehouse (1983-2011), cantora de soul e R&B de voz singular, conhecida por sucessos como “Rehab” e “Black to Black”, falecida aos 27 anos por intoxicação alcoólica.

Durante sua curta jornada profissional, ela produziu dois álbuns: “Frank” e “Back to Black”. O segundo lhe rendeu seis prêmios Grammy. Classificação indicativa: 16 anos.

ASSINE O CORREIO DO ESTADO

Assoprando Velinhas

112 anos: Porto Murtinho celebra aniversário e retorno como portal da Rota Bioceânica

Serão quatro dias de festejo com início nesta quinta-feira (13), a final do rodeio contará com celebração ao corredor econômico

12/06/2024 17h15

Durante a final do rodeio uma comemoração especial fará menção ao corredor bioceânico

Durante a final do rodeio uma comemoração especial fará menção ao corredor bioceânico Divulgação Prefeitura de Porto Murtinho

Continue Lendo...

O município, que pode ser considerado pioneiro no investimento em obras para exportação de produtos, celebra nesta quinta-feira (13), 112 anos.

A história de Porto Murtinho é marcada por construções como a do porto de madeira para exportação de erva-mate que movimentou a economia.

 Recentemente, o município retomou o local de destaque como portal de entrada da rota Bioceânica que ligará Mato Grosso do Sul ao Chile. 

Divulgação Prefeitura Municipal de Porto Murtinho

Porto Murtinho, localizado na região sudoeste do estado, foi fundada em 1911, se destaca por sua localização às margens do Rio Paraguai, próximo à fronteira da nação amiga. 

Em 1892, o município se consolidou comercialmente por meio do visionário Antônio Corrêa Costa, que teve a ideia de construir um porto da madeira na fazenda Três Barras, que facilitou a exportação da erva-mate. 

 

Progresso 

O comércio por meio da navegação ao longo do século XX trouxe desenvolvimento ao município que também cresceu em outros setores como:

  • Agricultura;
  • Pecuária;
  • Charque;
  • Tanino.

Rota Bioceânica

A Rota, é um corredor que possui extensão de 2.396 km que irá ligar os dois maiores oceanos do mundo - Atlântico e o Pacífico -, passando pelo Brasil até os portos de Antofagasta e Iquique, no Chile. 

Além disso, o percurso contempla passar pelo Paraguai e Argentina. O que contribuirá exponencialmente o tempo que os produtos levam a chegar nos países asiáticos e sul-americanos.

O governo e a gestão atual do Prefeito Nelson Cintra à frente da Prefeitura Municipal têm investido na infraestrutura da cidade para preparar Porto Murtinho para este papel central. Isso inclui melhorias nas estradas, no aeroporto local e na reativação da hidrovia do Rio Paraguai, além de incentivar novos empreendimentos portuários. Esses investimentos não só melhorarão a logística, mas também trarão desenvolvimento econômico e novos empregos para a região.

Projeto da rota

  • Começou a ser debatido em 2014
  • Teve início em 2017
  • Previsão da ponte ser entregue em 2025

Aniversário do município

Serão quatro dias de festa para comemorar os 112 anos, de Porto Murtinho, com rodeios, shows, competições esportivas para todos os gostos. 

A celebração inicia nesta quinta-feira (13), com abertura oficial do evento e na sequência para animar a noite os munícipes serão animados com a disputa de rodeio. 

Ainda, no primeiro dia a noite será animada com apresentação do cantor Chrystian (da dupla Chrystian e Ralf), seguido pela dupla Brenno Reis e Marco Viola, a partir das 23h30.

Confira a programação

  • 14 de junho (sexta-feira)
  • Rodeio a partir das 20h;
  • Concurso da “Rainha do Rodeio”;
  • Show de Juliana Monteiro e o grupo local Pratas da Casa.

15 de junho (sábado)

  • Desfile cívico pela manhã às 8:30;
  • Show da Maria Cecília e Rodolfo e do grupo Alma Serrana às 20.
  • Encerramento - 16 de junho (domingo)
  • Final do rodeio com destaque do município como portal da Rota;
  • Shows da dupla Cezar e Paulinho e Juca Sanfoneiro;

Assine o Correio do Estado

O AMOR ESTÁ NO AR E NA TELINHA

Confira dicas de filmes românticos para assistir no Dia dos Namorados

Dos clássicos aos mais recentes, não faltam opções para quem prefere passar a data no conforto do sofá com seu "amor" ou curtindo a própria companhia

12/06/2024 16h45

Filmes românticos são opção para casais e solteiros

Filmes românticos são opção para casais e solteiros

Continue Lendo...

O Dia dos Namorados é é comomerado nesta quintaa-feira (12) no Brasil. A data movimenta o comércio, seja com presentes ou comemorações. Mas há os casais que preferem celebrar a data no conforto de casa, tendo em vista que muitos restaurantes e locais tradicionais para os enamorados costumam ficar lotados neste dia.

Para estes casais, uma das opções é assistir um filme romântico ao lado do mozão. A dica também vale para os solteiros, que podem aproveitar a própria companhia no conforto do sofá.

O Correio do Estado preparou uma lista com 10 filmes românticos, que vão dos clássicos aos mais recentes, e que estão disponíveis em plataformas de streaming.

Confira dicas de 10 filmes para assistir neste Dia dos Namorados:

Um Lugar Chamado Notting Hill

Um lugar chamado Nothing Hill é um dos filmes amados pelos românticosUm lugar chamado Nothing Hill é um dos filmes amados pelos românticos

Um dos filmes mais amados para quem gosta do gênero de romance, "Um lugar chamado Nothing Hill" já é um clássico que não pode ficar de fora.

Will, interpretado por Hugh Grant, é dono de uma livraria especializada em guias de viagem. Quando ele recebe a visita inesperada da estrela de cinema Anna Scott, vivida por Julia Roberts, se vê envolvido em um relacionamento cheio de altos e baixos.

Onde assistir: Star+, Prime Vídeo

Cartas para Julieta

Cartas para Julieta é uma história de amor que faz referência a famosa personagem de ShakespeareCartas para Julieta é uma história de amor que faz referência a famosa personagem de Shakespeare

Amanda Seyfried vive Sophia, uma estadunidense que vai passar férias com seu noivo (Gael García Bernal) em Verona, a charmosa cidade italiana que serviu de cenário para a célebre história de amor de Romeu e Julieta. Ao visitar a casa de Julieta, um dos pontos turísticos da cidade, Sophia encontra um muro onde os apaixonados deixam cartas para a trágica heroína Julieta Capuleto. Ao encontrar uma dessas carta, de 1957, escrita por uma inglesa que se apaixonou por um italiano em sua juventude, mas deixou escapar a oportunidade de ficar com ele, Sophie decide escrever à autora. Inspirada pela atitude de Sophie, Claire decide procurar pelo seu grande amor.

Onde assistir: Telecine, Prime Vídeo (assinatura premium)

Questão de tempo

Questão de tempo é romance com viagem no tempoQuestão de tempo é romance com viagem no tempo

No aniversário de 21 anos, Tim Lake (Domhnall Gleeson) fica sabendo que os homens de sua família têm o dom de viajar no tempo. No início, ele duvida do segredo contado pelo pai (Bill Nighy), mas logo se empolga com a novidade e decide usar o poder para conquistar o coração da mulher dos seus sonhos e salvar o salvar o seu amigo de um desastre profissional.

Onde assistir: Netlix, Prime Vídeo, Telecine

Antes do Amanhecer

Antes do Amanhecer é o primeiro filme de uma sequência de trêsAntes do Amanhecer é o primeiro filme de uma sequência de três

Com Ethan Hawke e Julie Delpy, o filme é o primeiro da trilogia que narra o amor do americano Jesse e a francesa Celine, que se conhecem em um trem rumo a Paris. Encantados um pelo outro, decidem fazer uma escala em Viena para se conhecerem melhor.

Onde assistir: Max

O Segredo de Brokeback Mountain

O segredo de Brokeback Montain é um romance LGBTQIAP+O segredo de Brokeback Montain é um romance LGBTQIAP+

Jack e Ennis, personagens de Jake Gyllenhaal e Heath Ledger, são contratados para cuidar de ovelhas em Wyoming, no verão de 1963. Em meio à solidão das montanhas, vivem uma relação sexual tenra, porém proibida. O que era para ser um episódio escondido no passado se impõe na vida deles quando, já casados, se reencontram e passam anos vivendo encontros amorosos furtivos.

Onde assistir: Star+, Lionsgate+, Netflix

Retrato de uma Jovem em Chamas

Retrato de uma jovem em chamasetrato de uma jovem em chamas

Na França do século 18, Marianne, uma jovem pintora interpretada por Noémie Merlant, é convidada para fazer o retrato de Héloise, personagem de Adèle Haenel. O ofício logo dá lugar a um romance secreto e idílico.

Onde assistir: Telecine

Hoje eu quero voltar sozinho

Hoje eu quero voltar sozinho é um filme nacionalHoje eu quero voltar sozinho é um filme nacional

Filme nacional conta a história de Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego. Ele tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Então, quando Gabriel (Fabio Audi) chega à cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo. Tudo isso acaba fazendo com que ele descubra mais sobre si e a própria sexualidade.

Onde assistir: Netflix, Telecine

Azul é a cor mais quente

Azul é a cor mais quente é um filme de romance, mas com muitas cenas eróticasAzul é a cor mais quente é um filme de romance, mas com muitas cenas eróticas

O filme é mais "picante", então é indicado para maiores de 18 anos.
Adèle é uma adolescente que enfrenta os desafios da chegada da maturidade. Sua vida toma um rumo inesperado ao conhecer uma encantadora garota de cabelo azul, com quem começará uma intensa relação e uma viagem de descobertas e prazer.

Onde assistir: Google Play Filmes e Youtube (mediante aluguel)

A descoberta perfeita

A descoberta do amor está disponível na NetflixA descoberta do amor está disponível na Netflix

Jenna Jones (Gabrielle Union) é uma editora de moda que foi demitida da empresa onde trabalhava e, para piorar, terminou seu relacionamento de forma humilhante. Para se reerguer profissionalmente, ela decide voltar para Nova Iorque e aceita trabalhar para a magnata Darcy Hill , que no passado foi sua rival no jornalismo de moda. Durante uma festa, ela beija um rapaz mais novo chamado Eric (Powers), por quem acaba se apaixonando.

Entretanto, para sua surpresa, Jenna descobre que Eric é filho de Darcy e o jovem será o novo cinegrafista na empresa onde trabalha. Agora, a jornalista precisa decidir entre o seu futuro profissional ou se deve dar uma chance ao novo amor.

Onde assistir: Netflix

Jerry Maguire - A grande virada

Jerry Maguire é estrelado por Tom Cruise e Renée ZellWegerJerry Maguire é estrelado por Tom Cruise e Renée ZellWeger

Um empresário de atletas que comete o erro de dizer o que pensa se vê abandonado por todos os seus clientes, exceto o jogador de futebol americano Rod Tidwell. A vida pessoal de Maguire também começa a se desintegrar quando ele fica dividido entre amor e dinheiro nesta metáfora sobre a necessidade de dinheiro e poder dos americanos. 

Onde assistir: Netflix

A garora dinamarquesa

A garota dinamarquesaA garota dinamarquesa é inspirado na história real de uma mulher trans

Inspirado na história real do pintor dinamarquês Einar Wegener e sua esposa californiana, este delicado retrato de um casamento nos desafia a refletir o que fazer quando alguém que amamos quer mudar. Na Copenhague de 1926, Gerda decide vestir Einar de mulher para pintá-lo. Einar começa a mudar de aparência, transformando-se em uma mulher e passa a se chamar de Lili Elbe. Com o apoio, ainda que conturbado, da espesa, Einar passa por uma das primeiras cirurgias de mudança de sexo da história para se transformar por completo em Lili. Tendo como pano de fundo o glamour e a decadência da Europa da década de 1920, A garota dinamarquesa retrata a quase esquecida história de amor entre um homem que descobre sua verdadeira sexualidade e uma mulher disposta a sacrificar tudo por ele. 

Onde assistir: Prime Vídeo e Google Play Filmes

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).