Estreou na última segunda-feira (17), a animação nacional "Lupi e Baduki", disponível na Max e no Discovery Kids. A produção do desenho, que possui 10 episódios, contou com a participação da artista sul-mato-grossense Sophia Goulart.
Natural de Campo Grande, Sophia, de 20 anos, é estudante de Artes Visuais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Apaixonada por desenho, animação e cinema, ela teve a oportunidade de contribuir como Revisionista de Storyboard na primeira temporada da série.
No mundo da arte, Sophia atua como professora de desenho para crianças e adolescentes em Campo Grande, mas já estudava a área do storyboard, que lhe abriu portas na animação. "O revisionista de storyboard é um cargo de entrada na área da animação. Não é um pleno, ele é um cargo para quem não tem muita experiência, como eu não tinha, foi a primeira série que eu trabalhei. Então como eu não tinha muita experiência, mas já estudava a área do storyboard, eles me contrataram como revisionista", explica.
Lupi e Baduki
"Lupi e Baduki" é uma produção infantil que explora temas como diversidade e diferenças, inspirada na rica fauna brasileira. Lupi é descrita como uma loba-guará extrovertida e cheia de energia, e Baduki um bicho preguiça introvertido e sonhador.
Além da dupla protagonista, vivem com eles na Vila Figueira as irmãs felinas Ceci e Tati, o jabuti Jabu, o ouriço Carlos e a jaguatirica Ana Maria.
A série "Lupi e Baduki" está disponível na plataforma Max e é exibida no Discovery Kids de segunda a sexta-feira, às 8h30. A animação promete encantar crianças e adultos com suas histórias cativantes e educativas, refletindo a diversidade cultural e natural do Brasil.
Storyboard
O storyboard é fundamental dentro do processo de criação, tanto de mídias apenas visuais, quanto audiovisuais. É a partir dele que a narração começa a surgir e que algumas noções de como será o produto final ficam mais claras.
Na prática, os storyboards são uma série de ilustrações ou imagens arranjadas, com uma sequência cronológica, feitas com o objetivo de pré-visualizar um quadrinho, jogo, animação, publicidade ou alguma outra forma de mídia audiovisual.
Ele deve interpretar o roteiro já produzido e organizá-lo em uma narrativa visual, marcando as principais passagens da história e a gradatividade/ritmo das cenas. Isso cria uma noção de como a história será exibida, além de diminuir as dúvidas para as próximas etapas de produção, possibilitando assim, um planejamento e uma execução mais precisa do projeto.
Conforme descreveu Sophia, o storyboard é transformar o roteiro em cenas. "Desenhar os personagens, posicionar a câmera, posicionar os personagens no cenário. Às vezes até criava algumas cenas extras e tal".