Correio B

Correio B

Augusto Cury palestra sobre "intoxicação digital" em Campo Grande

Com ingressos à venda, a arrecadação será revertida ao Hospital São Julião; saiba mais

Continue lendo...

O médico psiquiatra e autor de vários livros, Augusto Cury, realiza a palestra “Gestão da Emoção na Era da Intoxicação Digital”, no Bosque Expo, no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande.

Com pesquisas apontando que a geração atual é a mais solitária em um mundo cada vez mais conectado, Augusto Cury traz seu olhar sobre o tema em um momento em que as pessoas estão cada vez mais presas às telas.

O evento será no dia 15 de maio de 2026, às 19h, no Bosque Expo. Toda a arrecadação da venda dos ingressos será destinada à Associação Beneficente de Auxílio e Recuperação dos Hansenianos, que gerencia o Hospital São Julião.

Os recursos irão fortalecer a missão centenária de reabilitar vidas e ampliar o cuidado às pessoas em situação de vulnerabilidade.

A abertura do evento contará com a apresentação da Sinfônica de Campo Grande e da Orquestra Indígena, de prestígio internacional, sob regência e direção musical do maestro Eduardo Martinelli.

“O espetáculo promete emocionar o público ao unir tradição cultural e excelência artística em uma apresentação memorável”, pontuou o presidente da instituição, Carlos Melke.

Saiba onde comprar os ingressos

Os interessados devem acessar o site do Hospital São Julião por meio do link:
https://saojuliao.org.br/

Quem é Augusto Cury?

Augusto Cury é psiquiatra, pesquisador e escritor, sendo considerado um dos autores mais lidos do Brasil. Com mais de 50 obras publicadas em 70 países, ele se tornou uma referência mundial em educação emocional e qualidade de vida.

Criador da Teoria da Inteligência Multifocal, seus livros já venderam mais de 25 milhões de exemplares.

Missão

O Hospital São Julião tem, em sua essência, a missão de cuidar de pessoas com responsabilidade social e compromisso humano. Cada pessoa que participar deste evento contribui diretamente para que o São Julião siga transformando vidas com dedicação, acolhimento e excelência.

Assine o Correio do Estado

Diálogo

A maioria dos partidos políticos em Mato Grosso do Sul está vivendo a fas... Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta quarta-feira (14)

14/01/2026 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Honoré de Balzac - escritor francês

A igualdade pode ser um direito, mas não há poder sobre a Terra capaz de a tornar um fato”.

Felpuda

A maioria dos partidos políticos em Mato Grosso do Sul está vivendo a fase do “copo com água pela metade” no que se relaciona à formação de chapas proporcionais (estadual e federal): não se sabe se estão “quase cheias” ou “quase vazias”. O que existe são narrativas. A realidade é que muitos são os pretendentes, porém alguns estão raquíticos de potencial de votos. As lideranças das legendas pisam em ovos para que o “copo” não transborde, mas de rancor dos preteridos. Na política, parceiro deixado de lado por ser fraco eleitoralmente veste armadura de feroz inimigo. E dê-lhe!

Diálogo

Articulação

O futuro político do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro (PP) ainda é uma incógnita. O parlamentar vem fazendo articulações para ser o nome do partido para disputar uma das vagas ao Senado.

Mais

Gerson Claro é defensor do lançamento pela legenda de um candidato para o Senado, mesmo com o partido ocupando o governo, que pretende mantê-lo, buscando a reeleição do governador Eduardo Riedel. Caso não consiga se viabilizar, ele deverá disputar a reeleição.

DiálogoRumilda Siqueira e Ana Beatriz

 

DiálogoJosé Olympio Pereira e Andrea Pereira

Sonho meu...

Com exceção de apenas dois parlamentares que pretendem disputar uma das cadeiras da Câmara dos Deputados, os demais 22 deverão buscar a reeleição em MS. Alguns, inclusive, estão dispostos a mudar de partido, como o deputado José Teixeira, que está de “malas prontas” para deixar o ninho tucano e se filiar ao PL. Nos bastidores, conversa é que, se reeleito, pretende concretizar um sonho: se viabilizar para ser presidente do Legislativo estadual.

No ar

O presidente nacional do PL, Waldemar da Costa Neto, continua “aterrorizando” os que pretendem disputar o Senado pelo partido. Ele dá como “martelo batido” o acordo feito em Brasília para a reeleição de Eduardo Riedel e as duas vagas para o Senado destinadas ao ex-governador Azambuja, presidente estadual da legenda, e ao ex-deputado estadual Capitão Contar. Como a eleição é em MS e não em Brasília, o jogo ainda não está encerrado...

Sem efeito

O Ministério Público em Cassilândia recomendou à prefeitura que anule imediatamente o edital de processo seletivo simplificado destinado à contratação temporária de professores e assistentes de apoio educacional. De acordo com o levantamento feito, houve falha grave no cronograma de publicidade. Embora o planejamento previsse a publicação do edital em 30 de dezembro de 2025, o documento só foi oficialmente divulgado no Diário Municipal em 5 de janeiro deste ano. Portanto...

ANIVERSARIANTES

  • Antônio Mendes Canale Filho,
  • Vitória Gabriela Gregório da Silva Vilas Boas,
  • Mônica de Souza Ribeiro,
  • Cristiane Ruiz Ilgenfritz,
  • Nicole do Amaral Nunes,
  • Abadia Rosa de Lima Ocampos,
  • Dandara Marques Mendes,
  • Albertoni Martins da Silva,
  • Ana Maria Gutierres,
  • José Hagimo Miyashiro,
  • Messias Neves,
  • Leirton Faustino Nogueira,
  • Maria Regina de Miranda Nascimento,
  • Orivaldo Gonsalves de Almeida,
  • Wilmar Souza Fortaleza,
  • Fernando Rodolfo Toledo,
  • João Federige da Silva,
  • Jocson Albino da Silva,
  • Ari Marcos Estivaldo,
  • Elza Maria de Oliveira Pereira,
  • Nolis Vieira Neto da Silveira,
  • Dr. Benedito Leal de Oliveira,
  • Oscar Pitthan Freire,
  • Ari Passos,
  • João Felix Peralta,
  • Paulo Sérgio Mackert de Lima,
  • Júlio César de Souza,
  • Anderson Leão Vargas Vieira,
  • Ana Carolina Brito Curado,
  • Raul Odemar Pitthan,
  • Cláudia Elaine Novaes Assumpção Paniago,
  • Adão Francisco Novais,
  • Jaime Gutierres Jacob,
  • Antônio Ferreira da Silva,
  • Nair Branti,
  • Marcelo de Oliveira Aguiar,
  • Rogers Alvarenga Santullo,
  • Felix Olazar,
  • Lineu Breno Paniz,
  • Rodolfo Rossi Neto,
  • Joaquim da Silva Caisceta,
  • Maria Helena Cordeiro,
  • Antônio João Vieira,
  • Dennis Stanislaw Mendonca Thomazini,
  • Dr. Márcio Reis da Costa,
  • Dra. Patrícia Rubini,
  • William Barbosa Cardoso,
  • Olivier Medeiros,
  • Thiago Alves Ribeiro,
  • João Carlos Silva Gomes,
  • Paula Lopes Silveira,
  • Tereza Cristina Fontoura,
  • Joaquina Pereira,
  • Humberto Carlos da Silva,
  • Eliane Machado Gonçalves,
  • Vivianne Lins Cardoso,
  • Selmira Fritsch Rodrigues,
  • Ione Korb Jarczewski,
  • Amilkar Herrera Virreira,
  • Irene Simão Cardozo,
  • Selma de Araújo,
  • José Carlos Bresciani,
  • Aurélio Aguiar Fortes,
  • Maria Cristina Alves Machado,
  • Jurandir Saraiva Júnior,
  • Christyane Pimentel Castro de Oliveira Lima,
  • José Antonio Pacolla Filho,
  • Ilda Gonçalves Ruiz,
  • Camilo Kettenhuber Cavalheiro,
  • Manoel Pereira de Souza Filho,
  • Cassio Azevedo de Carvalho Ferreira,
  • Tamas Peter Battonyai,
  • Valderice Volpato Porto,
  • Hilton Cassiano da Silva Filho,
  • Lucilene Guedes Soares,
  • Stela Renata Henrique,
  • Antonio Flávio Rocha de Oliveira,
  • Danielle de Castro Oliveira,
  • Gislaine Nunes Machado Queiroz,
  • Theodoro Huber Silva,
  • Teresa Cristina Nunes Batista,
  • João Lúcio Costa,
  • Maria Lima de Almeida.
  • Larissa Lima,
  • Eliane Menezes,
  • Lúcia dos Santos Lima,
  • Rogério Luiz Pompermaier,
  • José Paulo Ribeiro,
  • Alice Pereira Mendes,
  • Ademar de Freitas,
  • Cristina de Carvalho Sá,
  • José Márcio Rodrigues,
  • Michelle Camargo,
  • Maria Rita Nogueira,
  • Esther Moreira Souza,
  • Semiramis Silva,
  • Lorena Oliveira Vieira,
  • Vanderley Souza Pires,
  • Mário de Paula Santos,
  • Sarita Gonçalves,
  • Paulo Souto de Lima,
  • Lúcio da Silva Vieira,
  • Leilane Alves Lima,
  • Corina Oliveira,
  • Paula Almeida,
  • Ana Lúcia Alves Correia.

*Colaborou Tatyane Gameiro

 

Correio B

Influenciadora paraguaia diz ter sido alvo de xenofobia por argentino em praia do Brasil

Com cerca de 80 mil seguidores no TikTok, Ailin Adorno declarou que ofensa foi proferida por um homem da "terceira idade"

13/01/2026 18h30

Foto

Continue Lendo...

A influenciadora paraguaia Ailin Adorno relatou ter sido vítima de xenofobia na praia de Bombinhas (SC), ofensa, segundo ela, cometida por um turista argentino.

"Sofri racismo contra paraguaios", explicou a TikToker, e DJ,  indicando que o homem de aproximadamente 55 anos gritou para ela voltar para o seu país após uma discussão enquanto jogava frescobol com os amigos.

Com cerca de 80 mil seguidores no TikTok, Ailin Adorno contou que ela e seu grupo de amigos se divertia na praia quando a bola atingiu o argentino .

Após o incidente, um dos amigos de Ailin teria se aproximado do homem, pedido desculpas, atitude que não foi bem vista pelo argentino, que não gostou da situação. 

Diante do ocorrido, o argentino teria pedido para que ela e os amigos recolhessem seus pertences e deixassem a praia, caso contrário, chamaria a polícia, pois, segundo ele, "brincar ali era proibido."

Conforme disse aos seus fãs em sua rede social, apesar do pedido do idoso, os jovens paraguaios ignorara- o, alegando que o esporte era praticado por muitas outras pessoas. "As pessoas brincam disso na praia todos os dias", explicou.

Em meio à discussão, o argentino teria gritado: "Volte para o seu país!", ao que a influenciadora classificou com: "Você é racista!". A discussão ganhou atenção das pessoas próximas, que acompanharam os gritos do argentino. 

“Ele era argentino e disse isso para nós, e nós estávamos no Brasil”, lamentou a usuária do TikTok. Segundo ela,  apesar do homem "só querer briga", acalmou seu grupo de amigos para que não o confrontassem, declarando que todos os brasileiros a trataram bem durante a estadia no Brasil. “Todos os brasileiros, nesses seis dias que estamos aqui, nos trataram incrivelmente bem”, explicou. 

A influenciadora explicou que 10 minutos após a discussão, o argentino deixou a praia junto de outras duas mulheres. Seu relato viralizou e gerou reações como: "Agora você sabe, da próxima vez pode ir à polícia e denunciar, porque no Brasil todos os atos de discriminação , de qualquer forma, são puníveis", disse uma seguidora. 

"Obviamente, no calor do momento, as coisas escapam, não importa quantas desculpas você peça, como você pode garantir que não acontecerá novamente se não foi intencional?", disse outra seguidora. 

A jovem segue em Santa Catarina até esta terça-feira (13), quando deve retornar ao Paraguai. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).