Correio B

DOCUMENTÁRIO

Cotidiano Terena

Curta-metragem retrata o dia a dia da Aldeia Urbana Marçal de Souza; produção conta com recursos da Lei Paulo Gustavo e tem previsão de lançamento para 19 de abril de 2025, Dia Nacional dos Povos Indígenas

Continue lendo...

A cultura indígena e a inclusão digital ganham um novo fôlego com o projeto “Vémo’um”(“nossa voz”, na língua terena), que está mexendo com a rotina da Aldeia Urbana Marçal de Souza, em Campo Grande. O projeto, idealizado pela gestora cultural Maria Auxiliadora Bezerra e pela atriz Thaís Umar, no fim de semana captou imagens que estarão em documentário de curta-metragem, além de ter realizado oficinas de cinema e fotografia com moradores da comunidade.

Com 15 minutos de duração, o documentário tem lançamento previsto para o dia 19 de abril de 2025, em celebração ao Dia Nacional dos Povos Indígenas. A primeira parte do curta-metragem foi gravada recentemente, nos dias 14 e 15, e contou com depoimentos de oito moradores da comunidade, representando diferentes fases da vida conforme a idade de cada um.

“A gente já gravou a primeira parte do documentário. Agora, faremos filmagens de alguns detalhes apenas e partir para a edição”, explica Thaís, que acompanhou as gravações e pôde constatar a dedicação dos moradores.

“Dentro e fora de cena, vi o empenho de cada um. Pudemos contar como trazem relatos muito potentes sobre a vivência na aldeia, em temas como identidade, memória e os desafios de ser indígena em um contexto urbano”, conta a atriz e diretora.

ALUNOS NO SET

O documentário aborda temas como identidade indígena urbana, a importância das línguas nativas, a inclusão no mercado de trabalho artístico e o papel das mulheres artesãs. Inclusive, alunos que estiveram nas oficinas puderam participar também do set de gravações para ver na prática o conhecimento estudado. Sâmara Figueiredo, uma das alunas das oficinas, acabou sendo selecionada para executar a função de entrevistadora diante das câmeras.

“Foi uma honra ser convidada para ser entrevistadora. É mais um desafio superado”, diz a jovem.

“As oficinas vieram como um complemento para valorizar a cultura indígena e ampliar a voz das comunidades. Então, os cursos vieram para agregar conhecimento em audiovisual na formação de adolescentes e adultos, proporcionando noções de filmagem, fotografia e edição que podem ser aplicadas em projetos futuros”, destaca Thaís.

O Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena, um ponto simbólico para a comunidade, é parte central do curta, evidenciando a riqueza cultural e histórica da região. A gestora do espaço cultural, Maria Auxiliadora Bezerra, conta que a iniciativa nasceu de uma preocupação com os jovens da aldeia.

“A ideia surgiu de uma conversa com a Thaís por conta de uma preocupação minha enquanto mãe e mulher, especialmente com a juventude. Vivemos em uma realidade em que o mundo virtual é muito presente para eles. Queremos ressaltar a importância da ocupação desse espaço digital pelos jovens, que têm aptidão e precisam ocupar esse lugar. O projeto é também uma forma de dar voz à comunidade, com cerca de 80 jovens vivendo na aldeia”, diz Maria Auxiliadora.

As oficinas foram uma experiência enriquecedora para os participantes, como destaca Kauê B. Escobar, jovem da comunidade.

“Eu já fiz alguns trabalhos, como campanhas, casamentos e aniversários, mas ainda estou no início na fotografia e na edição. Aprendi técnicas como enquadramento e troquei experiências com os colegas. Isso soma muito para mim”, relata Kauê.

FORTALECIMENTO

Já o ator Breno Moroni, roteirista e preparador de elenco do curta, ressalta o impacto do projeto na formação de novos artistas e no fortalecimento da cultura indígena.

“O puramente artístico é colocar o indígena como músico, ator, cinegrafista. A ideia é fomentar artistas, e não apenas consumidores de arte. Além disso, o audiovisual é uma poderosa ferramenta de denúncia e documentação. Ensinamos o básico das funções no cinema – direção, captação de som, etc. – para que cada um descubra sua melhor função”, afirma Breno.

“Vémo’um” é financiado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura (MinC) do governo federal, por meio de edital operado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), que integra a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc).

A iniciativa, segundo os responsáveis pelo projeto, reafirma o compromisso de toda a equipe com a valorização da diversidade cultural e deixa um legado de inclusão digital e artística para a comunidade indígena.

Além de Thaís Umar (diretora e produtora) e Breno Moroni (roteirista e preparador de elenco), estão na equipe do projeto: Antônio Lopes, diretor de fotografia e editor de vídeo; Rodrigo Bezerra, operador de áudio e editor de áudio; Bruno Henrique de Oliveira e Kauê Escobar, assistentes de filmagem; Sâmara Figueiredo, entrevistadora; e Ana Malheiro, maquiadora.

O curta conta ainda com os seguintes convidados: Ana Carla Malheiro, Gerson Jacobina, Giulia Gabriela Rodrigues, Itamar Xunati, Josias Ramires, Jucimara Pereira, Lisio Lili, Maria Auxiliadora Bezerra e Silvana de Albuquerque.

Assine o Correio do Estado

Carna Valesca

Valesca Popozuda abre carnaval com bloco Farofolia em Campo Grande

A funkeira carioca embala, nesta sexta-feira (13), o bloco Farofolia com hits e novos sucessos

13/02/2026 12h50

Reprodução Redes Sociais

Continue Lendo...

O Carnaval em Campo Grande inicia nesta sexta-feira (13), com o bloco Farofolia. A escolhida para comandar a folia é a funkeira Valesca Popozuda, que não deixou nem a chuva tirar a animação. O show começa a partir das 16h, na Rua Doutor Temístocles, entre as Ruas 14 de Julho e Calógeras, na Esplanada Ferroviária.

Por meio das redes sociais, no Instagram, Valesca publicou nos stories a chegada à Cidade Morena, com a mensagem: “Não há chuva que apague o fogo que estou hoje!! Cheguei”.

A funkeira, que tem 26 anos de carreira, iniciou em Irajá (RJ), no grupo Gaiola das Popozudas, que chamou a atenção do país nos anos 2000.

A precursora do funk, em 2010, seguiu carreira solo e lançou hits marcantes, como “Late mais alto que daqui eu não te escuto” e “Agora eu sou solteira”, ainda no período em que integrava a Gaiola das Popozudas, grupo criado por ela.

 

 

 

Na carreira solo, o hit “Beijinho no Ombro” alcançou públicos de diferentes segmentos. Carinhosamente tratada como rainha no X (antigo Twitter), ela vai embalar a folia do maior bloco LGBTQIA+ de Mato Grosso do Sul.

“Nossa ideia foi conectar o funk do Rio de Janeiro às expressões carnavalescas do Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país. Em ano de Copa do Mundo, o encontro entre Carnaval, música popular e identidade nacional ganha ainda mais potência simbólica”, afirma o produtor Thallyson Perez.

 

Funk no Carnaval

No Carnaval 2025, o bloco Farafolia trouxe a pioneira da cena do funk carioca Tati Quebra Barraco que colocou todo mundo na pista e mesmo os que não sabiam se atiraram aos hits.

Criado em 2019, o bloco é resultado da união de outros da comunidade LGBTQIA+ local, tendo como objetivo celebrar a diversidade e proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para todos os foliões.

Estrutura

A abertura oficial será na Esplanada Ferroviária, tradicional palco dos blocos de rua da Capital. A expectativa é atrair 130 mil foliões por dia e outros 20 mil, nos dois dias de desfile das escolas de samba, na Praça do Papa.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura, Valdir Gomes, ressaltou que a estrutura foi planejada para receber o público com segurança, oferecendo todas as condições necessárias para aproveitar a programação do carnaval.

“Está tudo organizado e a expectativa é muito grande. Será um Carnaval seguro, alegre e ainda melhor que o do ano passado. Reforçamos a estrutura, com mais arquibancadas cobertas e espaço para cadeirantes e idosos, e trabalhamos junto às forças de segurança para garantir tranquilidade. A Liga tem sido parceira e esperamos um grande público para celebrar com a gente”, frisou Valdir Gomes.

Foram disponibilizados mais de 100 banheiros químicos. Equipes da prefeitura terão reforço após os eventos, garantindo a limpeza, e grades para interdições viárias estão sendo instaladas sob coordenação da Agetran.

O município antecipou a organização, iniciando o credenciamento de vendedores ambulantes, além do planejamento de segurança, trânsito e atendimento em saúde nos dois pontos, com equipes de urgência das 17h à meia-noite, nos dias de programação.

A segurança ficará por conta de 180 agentes da Polícia Militar por noite, com presença da Cavalaria e do Batalhão de Choque. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) contará com 300 agentes, 22 viaturas, 10 motos e um micro-ônibus com base móvel.

A orientação é que os foliões aproveitem a programação com responsabilidade e atenção às recomendações dos órgãos de segurança.

Assine o Correio do Estado

AGENDA CULTURAL

De escolas de samba históricas a retomada das fantasias de luxo, confira programa

De escolas de samba históricas à retomada das fantasias de luxo, passando por blocos de rua, feiras, folia pet e programação infantil, o Carnaval de Mato Grosso do Sul promete agitar os próximos dias em Campo Grande e Corumbá

13/02/2026 10h00

Como de costume, blocos de rua do Carnaval de Campo Grande se concentram nas imediações da Esplanada Ferroviária

Como de costume, blocos de rua do Carnaval de Campo Grande se concentram nas imediações da Esplanada Ferroviária Gerson Oliveira

Continue Lendo...

Com uma programação que abrange desde a volta histórica da Mostra de Fantasias de Luxo até os desfiles competitivos das escolas de samba, passando por blocos de rua que prometem reunir mais de 100 mil pessoas e uma agenda infantil que transforma shopping em passarela da alegria, a Capital do Estado se prepara para viver seus dias mais coloridos.

E, neste ano, com o reconhecimento institucional e financeiro que coloca a folia campo-grandense no mapa das grandes festividades nacionais. O investimento público para a festa deste ano é de R$ 2,4 milhões, com retorno estimado em R$ 25 milhões.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destaca o efeito multiplicador da festa.

“É um investimento que a gente considera significativo, uma evolução muito grande, principalmente considerando o retorno que isso deu em termos de fomento. Então, é um orgulho muito grande a gente ter tido esse aporte, que com certeza terá retorno tanto na valorização da nossa cultura como na questão da geração de renda para a nossa população ”, afirma.

DESFILES

Coração da festa, os desfiles das Escolas de Samba organizado pela Liga das Escolas de Samba de Campo Grande (Lienca) acontecem nos dias 16 e 17, a partir de 19h, na Praça do Papa, localizada na Avenida dos Crisântemos, no Bairro Vila Sobrinho.

Como de costume, blocos de rua do Carnaval de Campo Grande se concentram nas imediações da Esplanada FerroviáriaDesfile das Escolas de Samba de Corumbá começam amanhã - Foto: Silvio de Andrade

Quem dá o start na folia na segunda-feira são os Herdeiros do Samba, agremiação que carrega nas costas décadas de história e paixão. Em seguida, sobem à Avenida Igrejinha, Unidos da Vila Carvalho e Unidos do Cruzeiro.

Cada escola traz consigo enredos que misturam crítica social, exaltação de raízes africanas, homenagens a personalidades locais e narrativas de resistência. A Vila Carvalho, por exemplo, promete um desfile que revisita as tradições dos terreiros e a força das mulheres negras na construção da cultura sul-mato-grossense.

A terça-feira é reservada para as agremiações que disputam ponto a ponto o título de campeã do Carnaval 2026. A noite começa com show de abertura e, em seguida, a avenida recebe Os Catedráticos do Samba, Deixa Falar e Cinderela Tradição (responsável por encerrar os desfiles).

FOLIA INFANTIL

A folia não tem idade. E para provar isso, o Shopping Bosque dos Ipês realiza mais uma edição do Carnavalzinho do Bosque, entre os dias 14 e 17, sempre das 15h às 18h, com programação totalmente gratuita.

Como de costume, blocos de rua do Carnaval de Campo Grande se concentram nas imediações da Esplanada FerroviáriaFOLIA Carnavalzinho - No Shopping Bosque dos Ipês, festa gratuita será voltada para a folia das crianças
Foto: Divulgação

O evento oferece oficinas criativas de máscaras e balangandãs, pintura facial, bailinho infantil com gincana musical e cirandas, desfile de fantasias infantis nos dias 14 e 15 e desfile pet no dia 17, com sorteio de brindes.

FEIRA CARNAVALESCA

Em meio à correria dos blocos, há quem prefira um Carnaval mais calmo, mas igualmente festivo. É o caso da Feira Bosque da Paz, que no dia 15 promete um domingo especial, das 9h às 15h.

Com artesanato, gastronomia, música ao vivo e espaço para crianças, a feira realiza ainda: oficina gratuita de máscaras (das 10h às 12h) e concurso de fantasia para crianças e pets, com premiação para os primeiros lugares no palco principal, às 12h.

SEGURANÇA E CONSCIENTIZAÇÃO

O Carnaval de Campo Grande neste ano contará com campanhas de conscientização e combate ao assédio e à violação de direitos, em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul (DPGE-MS) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).

Serão distribuídos materiais informativos, e equipes de acolhimento estarão presentes nos principais pontos de concentração de foliões. A ideia é que a festa seja um espaço de liberdade, respeito e segurança para todas as pessoas.

CARNAVAL CORUMBAENSE

A programação do Carnaval de Mato Grosso do Sul não se limita à Capital. Em Corumbá, cidade histórica e porta de entrada do Pantanal, a festa também promete agitar moradores e turistas.

Entre os dias 13 e 21, a cidade recebe shows populares, desfiles das ligas Liblocc e Liesco, blocos infantis e o tradicional Casario Folia, no Porto Geral.

Destaque para o Enterro dos Ossos no distrito de Albuquerque, mantendo viva uma das tradições mais peculiares e afetivas do Carnaval sul-mato-grossense.

>> PROGRAMAÇÃO – CARNAVAL DE RUA

CAMPO GRANDE

Hoje

  • 15h – Bloco do Reggae – Monumento Maria Fumaça
  • 16h – Bloco Farofolia – Esplanada Ferroviária (Rua Dr. Temístocles, nº 103)
  • 16h – Bloco Só Love – Esplanada Ferroviária (Rua General Melo, nº 91)

Amanhã

  • 9h às 14h – Bloco Acorda o Galo – Morada dos Baís 15h – Bloco do Reggae – Monumento Maria Fumaça
  • 15h – Cordão Valu – Esplanada Ferroviária
  • 16h – Bloco Ipa Lê Lê – Avenida Mato Grosso, nº 68

Domingo

  • 14h – Bloco Capivara Blasé – Esplanada Ferroviária

Segunda-feira

  • 14h – Bloco Capivara Blasé – Esplanada Ferroviária
  • 15h – Cia Barra de Saia – Orla Morena (voltado para mulheres, mães e crianças)
  • 16h – Bloco Ipa Lê Lê – Avenida Mato Grosso, nº 68
  • 16h – Bloco Subaquera – Rua Abdala Roderbourg, nº 692, Vila Margarida
  • 19h – Desfile Lienca – Praça do Papa

Terça-feira

  • 15h – Cordão Valu – Esplanada Ferroviária
  • 19h – Desfile Lienca – Praça do Papa

21 de fevereiro

  • 14h – Bloco Eita! – Monumento Maria Fumaça
  • 17h – Bloco dos Forrozeiros MS – Esplanada Ferroviária (Rua Dr. Temístocles)

CORUMBÁ

Hoje

  • 20h – Show Popular – Praça Generoso Ponce

Amanhã

  • 12h – Casario Folia – Porto Geral
  • 20h – Desfile Liblocc– Passarela do Samba
  • 1h – Show Popular – Passarela do Samba

Domingo

  • 12h – Casario Folia – Porto Geral
  • 16h – Jardim Folia (Bloco infantil) – Jardim da Independência
  • 20h – Desfile Liesco – Passarela do Samba
  • 1h – Show Popular – Passarela do Samba

Segunda-feira

  • 12h – Casario Folia – Porto Geral
  • 20h – Desfile Liesco – Passarela do Samba
  • 01h – Show Popular – Passarela do Samba

Terça-feira

  • 12h – Casario Folia – Porto Geral
  • 16h – Jardim Folia (Bloco infantil) – Jardim da Independência
  • 20h – Carnaval Cultural – Jardim da Independência
  • 23h – Show Popular – Praça Generoso Ponce

Quarta-feira

  • 16h – Apuração Liblocc e Liesco – Passarela do Samba
  • 20h – Show Gospel – Praça Generoso Ponce

21 de fevereiro

  • 20h – Enterro dos Ossos – Distrito de Albuquerque

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).