O descanso das férias escolares de verão é o mais aguardado entre crianças e adolescentes quando termina o ano letivo.
O intervalo nos estudos é importante para a saúde mental, porém, acompanhado por viagens e passeios, pode desregular a rotina de alimentação e os cuidados com a higiene bucal dos jovens.
“A tendência dessa época é de alta no consumo de doces e guloseimas e, com a agenda voltada para brincadeiras e diversão, pode ocorrer relaxamento nos hábitos de higiene bucal”, alerta o odontologista e professor Luiz Fernando Moreira Maziero.
Maziero coordena o curso de Odontologia da Uniderp e destaca cinco dicas que ajudam nos cuidados para manter os dentes brilhando, e bem limpos, durante esse período. Confira.
ALIMENTAÇÃO
O cardápio das crianças não pode sofrer alterações severas nas férias. Uma estratégia indicada para incluir guloseimas no dia a dia sem o prejuízo das refeições tradicionais é servi-las como sobremesa, logo após o almoço.
À noite, não é aconselhado oferecer leite ou bolachas antes de dormir, como técnica para estimular o sono, pois essa prática favorece o surgimento de cáries. Mas se for imprescindível, a orientação é fazer a higiene dos dentes imediatamente antes de dormir.
ESCOVAÇÃO
É importante escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia. Utilizar escovas coloridas e cremes dentais de sabor e com personagens lúdicos pode ser um incentivo para esse momento, caso haja relutância vinda dos mais jovens.
Em passeios longos, como idas a parques de diversão, os pais podem levar kits de viagem com escovas portáteis para manter a higiene nas horas certas e evitar desconfortos. Lembrando que a quantidade de creme dental deve ser de aproximadamente o tamanho de um grão de arroz, para evitar o excesso e a ingestão inadequada.
HIDRATAÇÃO
O hábito de tomar água deve ser encorajado para manter a hidratação e evitar o aparecimento de lesões dentro da boca. Sucos e refrigerantes têm taxas elevadas de açúcares e de acidez, o que contribui para o desgaste do esmalte dos dentes e pode provocar sensibilidade, dores e outros problemas, quando consumidos em excesso.
É importante ressaltar que mesmo os sucos de frutas, que parecem ser mais saudáveis, devem ser ingeridos com cautela, porque as frutas também possuem açúcar. O ideal é a ingestão de água. O uso de garrafinhas coloridas pode ser uma alternativa interessante.
CONSULTAS
Aproveitar o período de férias escolares para fazer consultas com um dentista pode ser conveniente para muitas famílias. As visitas a um profissional devem acontecer, pelo menos, a cada seis meses, e o acompanhamento desde os primeiros anos de vida é importante para manutenção do bem-estar e da saúde bucal.
ACIDENTES
Em casos de acidentes, como traumatismos dentários, é imprescindível procurar pelo serviço de pronto atendimento nas primeiras horas e acionar o dentista da criança para informar o ocorrido. Em casos de quebras, é indicado guardar o fragmento em um frasco com água e levar ao consultório, para aumentar as chances de restauração.



Maria Cristina Alcantara de Carvalho, Maria Helena Coutinho Pimentel e Maria Carmen Pitaluga Duailibi. Foto: Arquivo Pessoal
Adriana De Fazio. Foto: Arquivo Pessoal
"Tapete rosa" de folhas de ipê rosa na avenida Afonso Pena, em Campo Grande. Foto: Gerson Oliveira/arquivo
"Tapete rosa" de folhas de ipê rosa na avenida Afonso Pena, em Campo Grande. Foto: Gerson Oliveira/arquivo
Flores do ipê rosa. Foto: Marcelo Victor/arquivo

