Correio B

Agenda

Fim de semana tem esquenta de Carnaval, com ensaios nas quadras, desfiles de blocos e mais

Com ensaios nas quadras das escolas de samba, desfiles de blocos de rua e eventos como a Feijoada da Verde e Rosa, com o sambista Arlindinho e a bateria da Mangueira, Carnaval antecipado toma conta da Capital

Continue lendo...

O clima festivo, que vem se insinuando desde o início de janeiro, com os eventos de pré-Carnaval, parece chegar ao ápice neste fim de semana que antecede as datas oficiais da folia em Campo Grande. Não falta programa para quem quiser ensaiar uns passos, curtir samba, axé e outros ritmos do diversificado repertório da folia ou apenas encher os olhos com a profusão de maquiagens, fantasias, estandartes e toda a sorte de adereços. Fora o bom humor, por assim dizer, gratuito e tão marcante, que torna o rolê ainda mais acolhedor.

BLOCOS DE RUA

Amanhã, por exemplo, a animação começa cedo, com o desfile do bloco As Depravadas, das 9h às 13h, na Rua Barão do Rio Branco, no trecho entre as ruas 13 de Maio e 14 de Julho. Emendando, na Rua General Melo, o bloco Eita! comanda a festa das 14h às 23h. E tem também, a partir das 16h, o bloco Calcinha Molhada, na Praça Aquidauana (Rua Aquidauana, entre as ruas Dom Aquino e Barão do Rio Branco), que, pela primeira vez, terá uma banda.

“Antes nós tínhamos como atrações apenas DJs mulheres. Esse ano vai ter Made in Samba, com as vozes da Isa Ramos, Karla Coronel e Lauren Cury”, diz Raina Menezes, uma das coordenadoras do Calcinha Molhada.

“O nome do nosso bloco é uma manchete mesmo, coisa de jornalista. E, como cristão, sofro críticas por estar entre meus amigos e colegas de profissão em um bloco de carnaval com este nome escandaloso, mas faço prevalecer a integração social e a grande contribuição que As Depravadas têm dado ao carnaval de rua de Campo Grande nas últimas três décadas”, afirma o jornalista Ademar Cardoso, sobre o bloco articulado por profissionais da imprensa.

O publicitário Maranhão Viegas, que morou por muitos anos em Campo Grande e é um dos criadores do bloco As Depravadas, conta que a história começou em uma conversa de botequim. “Foi em uma mesa ali no Bar do Zé, a gente falando sobre carnaval de rua. Lá pelas tantas, alguém disse: ‘Ah, mas aqui não tem essa tradição’. Foi aí que juntou eu, o fotógrafo Roberto Higa, o publicitário Ariosto Mesquita, o Luiz, o saudoso jornalista Luca Maribondo e mais um monte de gente e começamos a sentir a necessidade de botar o bloco na rua”, diz.

“Foi então que nasceu As Depravadas. Não sei se as pessoas sabem, mas havia um bloco similar na minha infância, lá no Bairro Madre Deus, em São Luís do Maranhão. Era o bloco Depravadas, que já mantinha essa tradição de bloco de sujos, em que os homens saíam vestidos de mulher e as mulheres saíam vestidas de homem”, relembra Viegas.

No domingo, tem mais folia na Praça Aquidauana, com o bloco Farofa com Dendê, das 15h às 22h. O Farofa surgiu a partir de um encontro com pessoas negras que compõem o Movimento Negro Unificado (MNU). “A gente pensou inicialmente em fazer uma feira, com atrações negras, com empreendedores negros, e aí o Diogo Tadeu, que é um dos membros do MNU, teve a ideia de fazer um bloco de carnaval”, diz uma das coordenadoras, Tábata Camila. Para curtir todos os blocos, você não paga nada.

ESCOLAS DE SAMBA

As escolas de samba da Capital seguem a mil por hora, com os preparativos para os desfiles e os ensaios que já arrastam pequenas multidões. A Igrejinha, por exemplo, que tem se reunido de terça-feira a domingo, faz seu segundo ensaio técnico aberto amanhã, a partir das 19h30min, em frente ao Monumento Maria Fumaça, entre a Avenida Mato Grosso e a Rua Antônio Maria Coelho. Sob o comando do mestre Frank, a Bateria Absoluta vai esquentar os tambores para a galera repassar o samba-enredo deste ano: “Igrejinha, a Senha É Você”.

No domingo, a Vila Carvalho oferece programa duplo. Além do ensaio técnico em sua quadra, a escola, em parceria com o Clube Estoril, promove a Feijoada da Verde e Rosa, a partir das 12h, que terá como atrações o sambista Arlindinho (RJ), prestando um tributo ao pai, Arlindo Cruz, e a Bateria Surdo Um, da escola de samba Mangueira, irmã nas cores da Vila Carvalho. A Verde e Rosa de Campo Grande também tem ensaios de quinta-feira a sábado.

A Deixa Falar tem, como um dos seus destaques, a Bateria Filhos de Jorge, a única comandada por uma mulher, a mestre Naiara, que embala os foliões no ensaio deste domingo, a partir das 18h. Endereço: Rua Sabino José da Costa, 890, esquina com a Rua Professor Henrique Cirilo, na Vila Nasser. A escola também ensaia às terças e quintas-feiras. Confira os dias de ensaio das outras escolas: Unidos do Cruzeiro, quarta-feira e domingo; Catedráticos do Samba, todos os dias; e Cinderela Tradição, de quarta-feira a domingo.

CINEMA

Nos cinemas, um dos destaques é “Pobres Criaturas”, dos estúdios Disney, com direção de Yorgos Lanthimos. No elenco, entre outros nomes, estão: Emma Stone (Bella Baxter), Mark Ruffalo (Duncan Wedderburn), Margaret Qualley (Felicity), Willem Dafoe (Dr. Godwin Baxter). “A jovem Bella Baxter é trazida de volta à vida pelo cientista Dr. Godwin Baxter. Querendo ver mais do mundo, ela foge com um advogado e viaja pelos continentes. Livre dos preconceitos de sua época, Bella exige igualdade e libertação”, diz a sinopse.

Cultura

Livro de Vieira Junior e obra póstuma de Calligaris: conheça os premiados do Jabuti 2024

A 66ª edição do Prêmio Jabuti ocorreu na última terça-feira (19) na Câmara Brasileira do Livro

20/11/2024 23h00

Crédito: Agência Brasil

Continue Lendo...

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) revelou os vencedores da 66ª edição do Prêmio Jabuti na última terça-feira, 19, em uma cerimônia que consagrou Rosa Freire D’Aguiar, ganhadora do Livro do Ano (concedido à obra melhor classificada entre as categorias dos Eixos Literatura e Não Ficção) por Sempre Paris: Crônica de uma Cidade, Seus Escritores e Artistas.

A premiação também contou uma vitória para Itamar Vieira Junior, por seu romance Salvar o Fogo, e um prêmio póstumo para Contardo Calligaris. O psicanalista, escritor e dramaturgo foi reconhecido na categoria Saúde e Bem-Estar pelo livro O Sentido da Vida. A seguir, o Estadão lista uma série de críticas e entrevistas para conhecer melhor os premiados do Jabuti 2024. Confira:



‘Sempre Paris: Crônica de uma Cidade, Seus Escritores e Artistas’



Na obra, Rosa Freire D’Aguiar reúne entrevistas realizadas com grandes escritores, artistas e intelectuais, durante uma janela de cerca de 20 anos, entre o final dos anos 1970, anos 1980 e um pouco da década de 1990, quando viveu em Paris, trabalhando com jornalistas. A partir das conversas, vêm as memórias, e a autora disseca o cenário parisiense que conheceu e chamou de casa, em sua longa estadia. Aparecem na obra personalidades como Alain Finkielkraut, Alberto Cavalcanti, Conrad Detrez, Élisabeth Badinter, Ernesto Sabato, Eugène Ionesco e Norma Bengell. A obra é publicada pela Companhia das Letras.



'Salvar o Fogo'


Em seu livro vencedor da categoria de Romance Literário, Itamar Vieira Júnior acompanha Luzia do Paraguaçu, uma mulher que busca na coragem o caminho para ultrapassar as maiores injustiças. Órfão de mãe, Moisés encontra afeto em Luzia, estigmatizada entre a população por seus supostos poderes sobrenaturais. Para ganhar a vida, ela se torna a lavadeira do mosteiro da região e passa a experimentar uma vida de profundo sentido religioso, o que a faz educar Moisés com extrema rigidez. Salvar o Fogo é publicado pela Todavia. Leia a entrevista em que Vieira Júnior fala sobre o livro, que veio após o bem-sucedido Torto Arado.



'O Ninho’



Ganhador da categoria de Conto, o livro de Bethânia Pires Amaro reúne 15 contos que se aprofundam nas complexidades das relações familiares, acompanhando personagens femininas que enfrentam mazelas diversas. Através de suas histórias, somos lembrados de que a casa não é necessariamente um espaço sacro ou seguro. Publicada pela Record, a obra já havia vencido o Prêmio Sesc 2023.



Vencedor da categoria de Saúde e Bem-Estar, o livro de Contardo Calligaris foi publicado postumamente -- o autor morreu aos 72 anos, em 2021, em decorrência de um câncer. Na obra, publicada pela Paidós, Calligaris reúne reflexões sobre a obrigação da felicidade, o "morrer bem" e o sentido da vida, costurando suas memórias e vivências com estes temas universais. Leia a resenha do livro.



'Baviera Tropical'



Escrito por Betina Anton e publicado pela Todavia, o livro ganhador em Biografia e Reportagem reconta a trajetória de Josef Mengele, o mais infame dos médicos nazistas, e sua vida no Brasil. A autora investiga como foi possível que Mengele, apelidado de "Anjo da Morte", tenha conseguido levar uma vida relativamente pacata por cerca de vinte anos no País. Leia a resenha de Baviera Tropical e saiba mais sobre como a obra e o livro Surazo se debruçam sobre a vida que nazistas procurados tiveram na América do Sul.



Marina Colasanti



A homenageada como Personalidade Literária de 2024 foi Marina Colasanti. Aos 87 anos, e com mais de 50 anos de carreira, a autora ítalo-brasileira - que coleciona nove estatuetas do Jabuti - foi escolhida "por sua contribuição à literatura, com livros que tratam de temas universais de maneira simples e poética, conquistando leitores de todas as idades".

No ano passado, a autora falou ao Estadão sobre ser reconhecida por importantes prêmios literários.

"Cheguei numa idade em que ter a minha estrada vista, enaltecida, representa um ponto avançado de um ciclo, que é a minha própria vida dedicada à literatura. É muito bom", disse.

Assine o Correio do Estado

Correio B

27 anos após 'Titanic', Leonardo DiCaprio e Kate Winslet se beijam em evento; veja vídeo

Veja o momento durante o evento em que Kate é chamada ao palco e os dois atores se beijam levando o público a loucura

20/11/2024 18h43

Reprodução Redes sociais

Continue Lendo...

Leonardo DiCaprio e Kate Winslet relembraram o casal Jack e Rose, de Titanic (1997), ao público que compareceu ao evento do drama biográfico Lee, filme recém-protagonizado pela atriz.

O astro foi responsável por chamá-la ao palco e a cumprimentou com um selinho.

"Minha cara amiga, seu trabalho neste filme foi nada menos que transformador. Continuo impressionado. Continuo a admirar a sua força, a sua integridade, o seu talento e a sua paixão por cada projeto que você cria. Sem mais delongas, um dos grandes talentos da minha geração: a primeira e única Kate Winslet", declarou DiCaprio.



Assim que ela subiu ao palco, os dois se cumprimentaram com um beijo na boca e, na sequência, se abraçaram.

 

 

Assine o Correio do Estado

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).