Correio B

AGENDA CULTURAL

Fim de semana tem estreia de circo, arraial na Esplanada e mais

Programação de hoje a domingo reúne estreia de circo, arraial na Esplanada, evento de economia circular, transmissões dos jogos da seleção, dança urbana e teatro infantil

Continue lendo...

Entre os destaques que prometem agitar o fim de semana estão a estreia do Circo Mundo Mágico no Shopping Bosque dos Ipês, a tradicional Festa Junina da Esplanada, a 25ª edição do Desapega Campo Grande e uma série de atrações ligadas à Copa do Mundo nos principais shoppings da Capital.

Além dessas atrações, a programação inclui oficinas gratuitas de danças urbanas, espetáculo infantil no Sesc Teatro Prosa, encontro de colecionadores de miniaturas, pista de patinação no gelo e atividades voltadas para crianças e famílias.

Circo

A principal novidade do fim de semana é a chegada do Circo Mundo Mágico ao Shopping Bosque dos Ipês. A estreia ocorreu na noite de ontem com uma estrutura moderna e climatizada que promete encantar públicos de todas as idades.

Entre os destaques do espetáculo está a apresentação do gigante King Kong, uma das atrações mais aguardadas da temporada. O circo reúne artistas nacionais e internacionais em números que combinam acrobacias, humor e efeitos visuais.

Shoppings

Além das atrações culturais e de lazer espalhadas pela cidade, a Copa do Mundo também promete mobilizar os campo-grandenses nos principais centros comerciais da Capital, que prepararam programações especiais para os torcedores.

No Norte Sul Plaza, a transmissão do empate entre Brasil e Marrocos no sábado reuniu cerca de 1.300 pessoas na praça de alimentação, demonstrando o interesse do público em acompanhar os jogos da seleção em um ambiente confortável e climatizado. A expectativa é de público ainda maior nesta sexta-feira, quando o Brasil volta a campo.

Para tornar a experiência mais completa, o shopping passará a oferecer chopp express servido diretamente nas mesas da praça de alimentação durante a partida. Antes do jogo, os visitantes poderão participar de uma caça a vales-prêmios espalhados pelos corredores e lojas do empreendimento.

Os brindes incluem álbuns da Copa, pacotes de figurinhas, petisqueiras, kits de chocolates e produtos de parceiros.

Outra atração será a ação gratuita de pintura facial temática em frente à Arena Norte Sul, reforçando o clima de torcida. O shopping também promove um campeonato de videogame Fifa voltado para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos.

A competição acontece das 15h às 19h, em formato eliminatório, com premiação para os vencedores de cada categoria.

Enquanto isso, o Shopping Bosque dos Ipês segue apostando na Arena Bosque dos Ipês, espaço gratuito dedicado aos apaixonados por futebol. Além da tradicional troca de figurinhas, o local oferece chute a gol, pebolim, footshow, painel instagramável e o totem de palpites.

Nos fins de semana, promotores auxiliam os visitantes com um estoque de mais de mil figurinhas disponíveis para troca.

A programação esportiva do Bosque inclui ainda a transmissão do jogo entre Brasil e Haiti hoje, às 20h30min, em um telão instalado na praça de alimentação.

Além disso, no sábado e no domingo, a praça central do Shopping Bosque dos Ipês recebe o 18º Encontro de Colecionadores de Miniaturas, reunindo modelos raros, peças históricas e apaixonados pelo universo automobilístico.

Já a Iceland Bosque dos Ipês segue funcionando na praça central, proporcionando a experiência de patinar no gelo em pleno inverno sul-mato-grossense.

Já o Shopping Campo Grande mantém um espaço permanente para a troca de figurinhas do álbum oficial da Copa do Mundo. A atividade acontece na Livraria Leitura, no Piso 2, onde os colecionadores podem adquirir figurinhas e encontrar outros torcedores para completar suas coleções.

Também no Shopping Campo Grande, a praça de eventos recebe a Arena Park, um circuito com obstáculos, passarelas elevadas, escalada, brinquedos infláveis, escorregadores iluminados, torres elásticas, piscina de bolinhas e espaços de faz de conta. A atração é destinada a crianças de até 13 anos.

Por conta do jogo da seleção brasileira na sexta-feira, as lojas do Shopping Campo Grande funcionarão das 10h às 20h, com abertura facultativa após esse horário.

Festa Junina

Festa Junina Esplanada Ferroviária - Programação musical de um dos arraiais mais tradicionais de Campo Grande terá show da banda Brisa do Mato e apresentações de DJs
Foto:Divulgação

Outra atração que deve atrair grande público neste sábado é a 4ª Festa Junina da Esplanada, realizada na Esplanada Ferroviária, das 18h às 23h.

O evento gratuito já se consolidou como um dos arraiais mais tradicionais da Capital e reúne gastronomia típica, apresentações musicais, quadrilha, correio elegante e dezenas de expositores.

Ao todo, 30 barracas participarão desta edição. O público encontrará desde pratos tradicionais das festas juninas, como canjica, milho gourmet e caldo de mandioca, até opções como empadas, crepes, pastéis, doces artesanais, espetinhos e brigadeiros.

Além da culinária, a festa contará com barracas de artesanato, acessórios, moda e brechó, ampliando as opções para quem deseja passear e fazer compras.

A programação musical terá show da banda Brisa do Mato e apresentações de DJs, garantindo animação durante toda a noite.

Desapega CG

Também no sábado, o Armazém Cultural recebe uma edição especial do Desapega Campo Grande, evento que chega à sua 25ª realização celebrando uma marca expressiva: mais de 100 mil itens recolocados em circulação desde sua criação.

Com o tema Campo Grande virou brechó, o encontro acontece das 8h às 16h e reúne dezenas de expositores especializados em moda sustentável, economia circular e reaproveitamento.

Quem visitar o evento encontrará roupas, calçados, acessórios, itens de decoração, brinquedos, plantas e produtos para casa com preços acessíveis.

Aulão de dança

Amanhã, o Espaço FNK promove o Dia D de Dança, um aulão gratuito de danças urbanas que reunirá artistas de Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro.

As atividades começam às 14h e contarão com a participação do coreógrafo Ítalo Ramos, profissional com atuação em eventos nacionais e trabalhos desenvolvidos para marcas de grande alcance.

Representando a cena sul-mato-grossense estará o b-boy Kadux, que conduzirá uma aula voltada aos fundamentos do breaking e à história da cultura hip hop.

A programação continua à noite com uma batalha de breaking, marcada para as 19h30min na Estação Cultural Teatro do Mundo.

Teatro infantil

Para as famílias com crianças, uma das opções é o espetáculo “Na Mala Tem Histórias”, que será apresentado no sábado, às 16h, no Sesc Teatro Prosa.

Conduzida por Edu Brincante, a montagem mistura literatura infantil, música, teatro, brincadeiras, bonecos e elementos da cultura popular brasileira.

Voltada para bebês, crianças e seus familiares, a atividade propõe uma experiência lúdica que valoriza a imaginação, a oralidade e o contato com histórias que atravessam gerações.

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla.

127 anos

Bisneto do fundador da cidade, Jozé Antônio Pereira esclarece fatos sobre a história da Capital

Por meio de seu bisneto, Jozé Antônio Pereira (com z mesmo) esclarece fatos sobre a história de Campo Grande e de sua vida

26/08/2026 09h30

Estátua no Museu José Antônio Pereira retrata o filho do fundador, Antônio Luiz Pereira, sua esposa Anna Luiza e sua filha Carlinda

Estátua no Museu José Antônio Pereira retrata o filho do fundador, Antônio Luiz Pereira, sua esposa Anna Luiza e sua filha Carlinda Foto: Marcelo Victor/Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

Antes que comecem a pipocar as manchetes dizendo dos 127 anos de “fundação”, lembro aos mais desavisados que serão 127 anos de emancipação político-administrativa de Campo Grande, pois de fundação já passaram os 154 anos no dia 21 de junho deste ano.

Orgulhoso de ver hoje a Campo Grande fundada por meus bisavô e avô, continuo zeloso em ver contada a sua história sem erros.

Campo Grande, 127 anos de emancipação político-administrativa. 

Hoje vou fazer diferente! Vou deixar que meu “bisa” conte a história da fundação! Conta aí, “bisa”!

“Bom dia! Fundei um arraial, quando aqui cheguei no dia 21 de junho de 1872, em companhia do meu filho Antônio Luiz e os camaradas João e Manoel Ribeira, além de Luiz Pinto, contratado pra nos guiar nestes sertões da província de Mato Grosso. 

Vim de Monte Alegre (MG), onde residi por muitos anos, até minha vinda para o sertão...
Nasci em 1825, na cidade de Barbacena (MG) e casei-me com Maria Carolina de Oliveira, em São João Del-Rey (MG), com a qual tive oito filhos.

Meu nome verdadeiro é Jozé (com z mesmo) , embora os historiadores teimem em me chamar de José. Não se dão ao trabalho de pesquisar nem mesmo no cartório, onde tem minha assinatura como juiz de paz, nos primeiros livros de casamentos.

Tanto fizeram que acabei virando José... só não gosto quando insistem, ao festejar o 26 de agosto, como sendo aniversário da ‘fundação’, ignorando que a data marca apenas a elevação da paróquia à condição de município, ocorrido na citada data, no ano de 1899, portanto, 27 anos depois da fundação.

Mas o que importa hoje é festejar a emancipação da paroquia a categoria de Vila. 

Olhando aqui de cima, não consigo ver qualquer vestígio da pequena Vila que fundei. Cobriram seu chão moreno, ergueram edifícios, poluíram os córregos que nos serviram água e alimentos, e transformaram tudo em uma grande cidade, com ruas e avenidas que não permitem mais o trafego dos meus carros de bois.

Ficou bonita, grande, acolhe o primeiro milhão de habitantes, tem lindas avenidas e parques, tem asfalto, jardins, belos shoppings, bares, teatros, cinemas, gente chegando, ficando, somando, gostando e tornando-se filhos adotivos da cidade.

Me homenagearam com bustos, obeliscos, prédio, rua com o meu nome, e até um museu com a minha história construíram na sede da fazenda bálsamo, herdada por minha neta Carlinda Pereira Contar, cujo local está a merecer reparos. E foi graças a lembrança de um jovem vereador (Carlos Henrique Santos Pereira) que tornei-me cidadão (mais de 100 anos depois) da cidade que fundei.

Mas isso não importa, vale mais o que fizeram os que nela se sacrificaram, lutaram e venceram, tornando Campo Grande a linda Capital desse novo Estado.

E se hoje eu pudesse pedir mais alguma coisa aos que nela vivem, gostaria que zelassem por sua limpeza, que valorizassem a história da cidade, que cuidassem para torná-la ainda mais linda, e que seus administradores atentassem para a importância que

Campo Grande tem no contexto nacional, como cidade pujante, rica e ordeira, inspirando-se na dedicação, honestidade e respeito daqueles que no passado ajudaram-me a construir essa urbe , incluindo-se aí os brasileiros de todos os rincões e estrangeiros que tanto se dedicaram ao seu progresso.

Obrigado a todos que, ao longo destes 154 anos, desde o dia em que aqui finquei o primeiro rancho, participaram e participam de minha história, ampliando e colorindo meu sonho de desbravador ou aventureiro, como queiram chamar-me”.
Jozé Antônio Pereira*.

Anexo cópia da Resolução nº 225, de 26 de agosto de 1899, que eleva Campo Grande a categoria de Vila.
Parabéns, Campo Grande!!!

Estátua no Museu José Antônio Pereira retrata o filho do fundador, Antônio Luiz Pereira, sua esposa Anna Luiza e sua filha CarlindaFoto: Divulgação

* Por meu bisneto Eddson C. Contar. 
 

Diálogo

Na corrida eleitoral, candidatos, principalmente os da direita, terão de... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quarta-feira (26)

26/08/2026 00h02

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Leandro Karnal - Escritor brasileiro

"Pessoas elevadas falam de ideias; pessoas medianas falam de fatos; pessoas vulgares falam de pessoas”.

FELPUDA

Na corrida eleitoral, candidatos, principalmente os da direita, terão de andar com os olhos bem abertos. Adversários da esquerda já estão batendo às portas da Justiça Eleitoral para denunciar propagandas dos desafetos. Entre as reclamações estão até painéis com dimensões consideradas fora do padrão. A disputa parece ter ganho um novo instrumento: a fita métrica eleitoral. Pelo jeito, tem gente procurando milímetro por milímetro “irregularidade monumental”. E na eleição, até o tamanho do painel pode virar munição para uma boa briga jurídica.

Diálogo

Romaria

O escritório político de Reinaldo Azambuja tem recebido uma sucessão de lideranças interessadas em reafirmar apoio à candidatura ao Senado. Prefeitos e outras figuras políticas vêm passando pelo local em demonstrações públicas de alinhamento com o projeto eleitoral.

Mais

A movimentação revela uma campanha que procura consolidar apoios antes da reta decisiva. Azambuja, experiente na política, evita adotar o discurso de vitória antecipada. Sabe que alianças e pesquisas ajudam, mas é o último voto depositado na urna que efetivamente define o resultado.

Diálogo Luciene Orsi Abdul Ahad e Jorge Abdul Ahad - Foto: Studio Vollkopf

 

DiálogoIzabella Andrade - Foto: Arquivo Pessoal

Poço

Em MS, tem candidato a deputado disputando eleição como se o orçamento público fosse um poço sem fundo. Na falta de propostas realmente novas, aparecem promessas para todos os gostos. O problema é que boa parte delas depende de recursos, convênios e liberações que não acontecem simplesmente porque o candidato prometeu. Há projetos que exigem longa peregrinação pelos gabinetes. Portanto...

Cobrança

O deputado estadual Pedro Caravina colocou na pauta um problema ambiental que vem preocupando, há muito tempo, municípios da região do Rio Pardo: a proliferação de macrófitas aquáticas. A cobrança é por explicações sobre a abertura das comportas da Usina Mimoso e o deslocamento da vegetação para áreas de Santa Rita do Pardo e Bataguassu. Caravina quer saber quais critérios técnicos foram utilizados para a operação e se os impactos ambientais estão sendo considerados. 

Aqui, não!

Moradores e comerciantes do Bairro Amambaí lotaram audiência pública promovida pela Câmara Municipal  de Campo Grande, para discutir a instalação do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua na região. A proposta prevê a mudança para o antigo prédio da Secretaria de Assistência Social. Durante a audiência, moradores protestaram e manifestaram preocupação com a segurança e os possíveis impactos.

ANIVERSARIANTES 

  • Carlos Alberto Peratelli,
  • Dr. Luiz Antônio Saab,
  • Dra. Isabella Miotello Ferrão, 
  • Dr. Oclécio Assunção Júnior, 
  • Yuri Andreis Boeira, 
  • Antônio Benjamim Correa da Costa,
  • Clóvis Martins,
  • Edgar Andrade D´Avila,
  • Eloina Yanez Brites,
  • Moezis José dos Santos,
  • Jorge Ono,
  • Inêz Geralda de Magalhães Madureira,
  • Marli Gauto Viliagra,
  • Edson Sanches,
  • Christian Maluf Victório,
  • Aroldo José de Lima,
  • Gilberto Veiga de Souza,
  • Tauana Montier Onça Bortolini, 
  • Tatiana Decarli,
  • José Roberto Tedeschi,
  • Dra. Rejane Alves de Arruda,
  • Aloysio Moreira Salles,
  • Caetano Rottilli, 
  • Thiago Rieger Silverio dos Santos,
  • Afonso Basso,
  • Dr. Hélinton Moura Lutz, 
  • Francisco Carlos Brasil Leite,  
  • Suely Aparecida Morilla Alves,
  • Eduardo Ferreira dos Santos,
  • Maria de Fátima Vieira Andrade,
  • Seiki Miiji, 
  • Antônio Cavalcante, 
  • Hélvio Rodrigo Gonçalves,
  • Alexandre Morais Cantero, 
  • Ricardo Aparecido da Silva,
  • Silvia Regina da Silva,
  • Laura Menzio,
  • Sérgio Retumba Carneiro Monteiro,
  • Moacir da Silva Queiroz,
  • Janethe Leite Cardoso,
  • Maria de Fátima de Souza,
  • Genésio Rodrigues Corrêa,
  • Aristides Brun,
  • Dinalva Garcia Lemos de Morais Mourão, 
  • Karla Marchitto Jacob Farias, 
  • Sônia Virgínia Moreira,
  • Pedro Franco Neto,
  • Vera Lúcia Nogueira,
  • Alcides Landfelt da Silva,
  • Sueli Alves Braga,
  • Altevir Soares de Alencar,
  • Sônia Maria Avelino Duarte,
  • Luiz Ferreira de Alencastro, 
  • Elizabeth Kioko Kohatsu,
  • Lutiane Machado Romero,
  • Dr. Benjamin Ramos, 
  • Maria de Fátima Camparin,
  • Sirley de Albuquerque,
  • Ricardo Luiz Silveira,
  • Luiza Francisca Oliveira,
  • Wilson de Paula Souza,
  • Bruno Vieira Antunes,
  • Clóvis Trindade Rocha,
  • João Tadeu Gonçalves,
  • Maria Luiza Pereira Franco,
  • Francisca da Silva Tôrres, 
  • Eliane Yamazato,
  • Danilo Mandetta Júnior, 
  • Dr. Agliberto Marcondes Rezende,
  • Kleber Pinheiro da Silva,
  • Ramão Gilberto Valiente,
  • Mauricio Vieira Gama,
  • Edson Andrade da Vila,
  • Victor Scarpellini,
  • Luiz Braz de Oliveira,
  • Francisco Muniz Soares,
  • Francisco Silva de Freitas,
  • Julio Cesar Gonçalves da Silva,
  • Adelaide Fernandes,
  • Eva Maria Barbosa,
  • Evelin Flávia Alves da Silva, 
  • Zeferina de Souza Montenegro 
  • de Camargo,
  • Alberto Magno Ribeiro Vargas,
  • Michelly de Souza Andrino,  
  • Neuri Paulo Gasparetto,
  • Ligia Toma,
  • Anna Cristina Barros Toledo Giurizatto,
  • Paulo Ricardo de Oliveira Reghin,
  • Luiz Yasunaka,
  • Glória Segrillo Faker,
  • Gustavo Rodrigues Nacasato,
  • Dr. Marcelo Oliveira dos Santos,
  • Márcio Rômulo dos Santos Saldanha, 
  • Valéria Martins dos Santos,
  • Ariane Marques de Araújo,
  • Elaine Maria dos Santos,
  • Arlindo Murilo Muniz,
  • Camila Morena Kudo da Silva,
  • Ana Paula Gaspar Melim,
  • Daniel Martins Ferreira Neto,
  • Armando de Oliveira, 
  • Regina Célia Goya,
  • Ana Cristina Castilho Sanchez,
  • Roberto Lorenzoni Neto,
  • Carlos Cesar Girardi Ferreira,
  • Norma Aquino Castro,
  • Arildo Loper.

Colaborou com Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).