Correio B

40 anos

Guilherme Rondon faz show para comemorar carreira

Guilherme Rondon faz show para comemorar carreira

laís camargo

14/11/2011 - 14h36
Continue lendo...

Neste sábado (19), o músico Guilherme Rondon comemora 40 anos de carreira em apresentação no Teatro Aracy Balabanian às 20h. O novo CD Made in Pantanal não demarca apenas um tempo considerável de música, mas a inovação de montar um estúdio à beira do Rio Negro com os músicos Sandro Moreno, Alex Mesquita e Orlando Bonzi.

O show será embalado pelas 11 canções inéditas do CD 'Made in Pantanal' em Campo Grande (MS). Os ingressos serão vendidos no local e custam R$ 20 e R$ 10 para estudantes.O teatro Aracy Balabanian fica no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na Rua 26 de Agosto, nº 453 – Centro.

PERFIL

Conheça Mercedes Gabriela Trindade, empresária que quer revolucionar a moda com materiais orgânicos

Conheça a história de garra, talento e superação de uma jornalista e empresária venezuelana de 33 anos que, após perder o marido de modo repentino, há 2 meses, segue com o sonho de revolucionar a moda com materiais orgânicos como a manga

08/01/2025 10h00

Mercedes Gabriela Trindade, empresária venezuelano de 33 anos que quer revolucionar a moda

Mercedes Gabriela Trindade, empresária venezuelano de 33 anos que quer revolucionar a moda Foto: Acervo pessoal

Continue Lendo...

“Hoje me sinto tranquila e determinada a começar o ano com força total, apoiando minhas equipes e meus parceiros. Tenho a certeza de que o futuro será promissor, tanto com a sustentabilidade quanto com a tecnologia”.

Quem ouve Mercedes Gabriela Trindade falar assim nem imagina a barra que ela passou há bem pouco tempo. Ou talvez ainda esteja passando. Mas a força e a capacidade de superação que demonstra parece ser algo maior que qualquer tragédia.

Jornalista e empresária, a venezuelana de 33 anos radicada em Campo Grande teve um 2024 promissor com a Terateks, a startup que criou com o objetivo de transformar resíduos alimentares em biomateriais para a indústria têxtil, o que vem fazendo com que ganhe destaque no segmento da moda pelo pioneirismo na produção de biocouro a partir de mangas descartadas.

De malas prontas para cruzar o Atlântico ao lado do marido, Cristiano Trindade, em novembro do ano passado, Mercedes teve que mudar de planos três dias antes da viagem.

“Ele foi meu marido por quase 10 anos e a razão pela qual decidi morar no Brasil. Na quarta-feira de 6 de novembro, ele faleceu no mesmo dia em que foi internado no hospital. Cristiano era um homem saudável, esportista, trabalhador, sem histórico de doenças aparentes. Contudo, cinco dias antes de sua partida, começou a sentir falta de ar e um incômodo no peito”, conta a empresária.

“Dois meses após seu falecimento, descobrimos que ele sofria de uma condição extremamente rara chamada miocardite de células gigantes. Trata-se de uma doença inflamatória grave do músculo cardíaco, de evolução rápida e silenciosa, com menos de 300 casos registrados no mundo. Por sua natureza fulminante, não existem tratamentos medicamentosos eficazes, e o único recurso seria um transplante de coração”, diz a venezuelana.

“O mais difícil foi que tínhamos uma viagem programada para o sábado seguinte, dia 9 de novembro, para participar do Web Summit 2024, em Lisboa, [onde o casal faria a exposição do case da Neuroteks, empresa de inteligência artificial jurídica que administravam juntos]”, revela.

“Estávamos muito animados com essa experiência, mas hoje eu consigo compreender que ela não deveria acontecer. Dado o desconhecimento da condição de Cristiano, não era recomendável que ele embarcasse em um avião, o que poderia ter resultado em uma calamidade ainda maior”, pondera.

INFÂNCIA E BRASIL

“Como esposa, tomei a decisão de autorizar o uso do coração de Cristiano para pesquisa, em parceria com professores da UFMS [Universidade Federal de Mato Grosso do Sul]. Meu objetivo é de que, no futuro, essa doença seja melhor compreendida, oferecendo às pessoas mais chances de diagnóstico precoce e tratamento adequado”, afirma a empreendedora, que nasceu em Caracas, mas morou até os 16 anos em El Junquito – “uma cidade pequena e turística”.

“Foi uma infância muito especial, cercada por uma comunidade acolhedora e colaborativa. Aos 16 anos, me mudei para cursar Contabilidade na faculdade, mas logo percebi que não era a minha paixão e migrei para a Comunicação Social, algo que sempre foi mais alinhado à minha criatividade”, conta.

“A vida na Venezuela era muito boa, as pessoas são muito calorosas. Caracas é uma cidade incrível, com a vantagem de estar a 30 minutos da montanha ou da praia. Apesar da crise política, o venezuelano tem uma incrível capacidade de se reinventar e seguir em frente diante dos desafios”, prossegue.

A conexão de Mercedes com o Brasil começou aos 16 anos, quando visitou o Rio de Janeiro (RJ) e se apaixonou pelo País.

“Anos depois, conheci meu esposo e decidi começar essa aventura. Fiz um intercâmbio na Unisinos, em Porto Alegre [RS], onde estudei moda e acabei ficando. Já estou aqui há 9 anos e 6 meses. Atuei no jornal Últimas Notícias, na Venezuela, e aqui em Campo Grande trabalhei no Mídia News. Na área de jornalismo, foquei mais em relações públicas e na criação de conteúdo para diversas marcas”, relata a empresária, que afirma ainda que sempre quis ter a sua própria marca de moda.

A MANGA

“Mas eu queria algo sustentável, que respeitasse a natureza. Durante minhas pesquisas sobre biomateriais, me deparei com estudos sobre couro feito a partir da manga. Isso fez total sentido, considerando que Mato Grosso do Sul produz muita manga e que boa parte é desperdiçada. Comecei a testar em casa e os resultados foram animadores. Foi assim que nasceu a Terateks, que desenvolve biomateriais para a indústria utilizando insumos orgânicos sem químicos e criando um material biodegradável que não deixa resíduos plásticos”, diz Mercedes, que também assina o podcast Ela Pod Mais e o perfil no Instagram @mercedesgabrielatrindade.

“Utilizamos toda a manga, exceto o caroço, e extraímos a celulose a partir do processamento da polpa com materiais orgânicos. Estamos aprimorando a nossa fórmula em parceria com laboratórios, buscando criar um biomaterial semelhante ao couro. Chamamos de biocouro por ser o termo utilizado internacionalmente, mas no Brasil há regulamentações que limitam o uso da palavra couro para produtos sintéticos. Nosso objetivo é internacionalizar a marca, por isso, mantemos essa nomenclatura”, detalha.

Mercedes destaca, entre os apoios recebidos, o aporte do Living Lab MS, do Sebrae-MS.

“Com eles, estruturamos uma linha de trabalho para desenvolver nossa marca e criar um produto final que fosse mais acessível ao mercado. Inicialmente, planejávamos produzir itens finais, mas percebemos que seria mais estratégico começar com o tecido”, revela a empresária.

FUTURO

De volta à morte repentina de Cristiano, Mercedes diz que o impacto foi enorme.

“Pessoalmente, estou me adaptando a uma nova rotina e lidando com a saudade. Profissionalmente, assumi o cargo de CEO da Neuroteks. Agora divido o meu tempo entre a Neuroteks, a Terateks e os projetos do Ela Pod Mais. Me manter ocupada tem sido fundamental para seguir em frente com esse propósito”, conta a venezuelana, demonstrando uma força que não para de surpreender quem a ouve.

“Neste ano, quero expandir a Neuroteks e internacionalizá-la, formar parcerias com laboratórios para finalizar a fórmula da Terateks e iniciar nossa inserção no mercado nacional. Também quero continuar com o projeto Eleva do Ela Pod Mais e lançar um podcast sobre o luto chamado O Dia Depois, abordando diferentes formas de enfrentar essa experiência. Será um ano de recomeços, focado no bem-estar das pessoas e no cuidado com o nosso planeta, nosso maior bem de luxo”, planeja. Bravo, Mercedes.

Assine o Correio do Estado

Diálogo

Tem gente que ainda está se coçando de raiva por não ter assimilado a... Leia na coluna de hoje

Por Ester Gameiro ([email protected])

08/01/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Caio Fábio - escritor brasileiro

Perdoar é deixar o outro nascer de novo na nossa história, 
sem as memórias que fizeram dele 
uma desagradável lembrança”.

FELPUDA

Tem gente que ainda está se coçando de raiva por não ter assimilado a derrota na campanha eleitoral. Nem chá de camomila tem resolvido problemas, e de outubro até agora, essa galerinha não perde uma oportunidade de, digamos, passar vergonha. Assim, diante de qualquer ação dos adversários vitoriosos, aparece o grupo, pela internet ou presencialmente, para gritar palavras de ordem como se fossem anjos vestidos de candura e tocando lira. Como escreveu o Barão de Montesquieu: “A ignorância é a mãe das tradições”.

Diálogo

Inadimplência

A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campo Grande informou que a inadimplência é uma das grandes preocupações do varejo neste início de ano, incluindo empréstimos, financiamentos, pagamento e serviços e contas de consumo. Em dezembro, o índice chegou a 63% da população.

Mais

Já em levantamento com 230 varejistas, constatou-se que 70% dos lojistas têm a inadimplência como o maior desafio em 2025. 
De acordo ainda com divulgação da entidade, MS ocupa a quinta posição no ranking de inadimplência no Brasil, com índice de 52,16%.

DiálogoLia Borges e Dra. Maria de Lourdes Quevedo

 

DiálogoDenilson e Luciele di Camargo

Largada

Com o retorno da senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias ao Brasil, previsto para hoje, a prefeita Adriane Lopes deverá deixar o conta-gotas de lado para anunciar nomes do restante do seu secretariado, que deverá ser indicação ou contar com a aprovação da parlamentar.

Agulha

Apesar dos esforços da polícia, a investigação sobre os disparos feitos contra a casa da prefeita Niágara Kraievsk é como 
procurar agulha em um palheiro. Foram encontradas 15 cápsulas na rua, e os projéteis atingiram o portão da residência e um veículo na garagem. Coronel Sapucaia fica na fronteira com o Paraguai, mais precisamente com Capitan Bado, bastando apenas atravessar uma avenida. A prefeita afirmou que vai continuar mostrando em vídeo a situação que encontrou em todos 
os setores da administração.

Fórum

Até meados de 2026 é a previsão para que Campo Grande tenha o Fórum da Mulher, da Infância, Adolescência e do Idoso. Será construído ao lado da Casa da Mulher Brasileira, em um espaço total de 5.440 m², que deverá abrigar as varas de violência doméstica e familiar contra a mulher e serviços judiciais voltados à infância e à adolescência, além do Centro Integrado da Infância e Adolescência. O projeto será executado em parceria do Poder Judiciário com o governo do Estado e colaboração do governo federal. Convênio já foi assinado.

ANIVERSARIANTES

Dr. Mansour Elias Karmouche, 
Anita Maria Toazza Bellin, 
Dr. Mateus Maciel de Sousa Chaves,
Laura Cristina Ricci Trouy, 
Dr. Caio Ribeiro Rondon,
Airvane Gomes de Oliveira,
Celso Donizete Molina,
Dr. Humberto Monteiro Molinari,
Antônio Vieira de Almeida,
Dr. Julião de Freitas,
Luciano Sakamoto,
Clara Amanda Trentin Alves Lima,
Eliza Oshiro,
Laura Helena Santiago dos Santos,
Floriano Henrique Morais,
Alexandra Miceno Pineis Meza Bonfietti, 
Luciley Rodrigues Santana,
Alzira Santa Teixeira Frederico,
Aline Marengo Farias,
Marilia Rosa Lopes,
Ananda Rozin Barbosa,
Lila de Souza Baís, 
Ivan Paes Barbosa, 
Firmino Miranda Cortada Filho,
Dra. Thaís Gaspar,
Dr. José Tannous,
Michaela Sandim Coelho,
Mariluce Müller,
Jeovane Félix de Oliveira,
Jerônimo Alves Chaves,
Denise Lopes Moura,
Dra. Margarete Gaban,
Marilia dos Reis,
Dr. Arnaldo Rodrigues,
Mauricio Guenka,
Sandra Margareth Santo,
Abadia Costa,
Rosalina Aparecida Rezende Ferreira,
Adriana Aparecida Abuhassan,
Manoel José de Souza,
Elisabete Lerte dos Santos,
Márcio Murilo Marques,
Jaqueline Maria Marques,
Maria Antonia do Amaral Martins,
Dr. Rafael Coldibelli Francisco, 
Aida Ottoni Mendonça,
Yvone Coelho de Souza,
Semiria Alvez Ferreira,
Oscar Cesar Ferreira Xavier,
Maria Eliane de Almeida,
Idalcy Ribeiro Leite,
Fabiano Preza de Mattos,
Jéssica de Oliveira Chaves,
Maria Helena Corrêa Lima,
Ana Martha de Almeida,
Marcela Marta Souza Santos Pires,
Anestardo de Paula Deus,
Luzia Francisca Lima,
Rodrigo Pereira Pontes,
Gioconda Gomes Barbosa,
Maria Cristina Vieira,
Lucas André Viegas Carvalho de Siqueira,
Andreza Linares Ribeiro,
Lucila Nantes da Silva,
Adolfo Borges Vilella,
Luiz Carlos Fredo,
Ângela Maria Lobo Sollberger, 
Dra. Carmen Silva Martimbianco de Figueiredo, 
Antônio Gomes Flores,
João Fernandes da Fonseca,
Marcina Ferreira do Carmo Aratani,
Leila Cristina Monteiro,
Luiz Carlos Bezerra, 
Maria Teresa Teixeira,
Tânia Pereira Rodrigues,
William Vieira,
Francianny Cristine Santos Arruda,
Celina Moreira,
Gieze Marino Chamani,
Andrei Endres, 
Osvaldo Demenciano,
Amanda Duarte da Rocha,
Neido Castilho,
Dyleine Ferreira Cardoso da Silva,
Milene Cristina Galvão,
Lívia Gimenez Fernandes,
Marcos de Oliveira Monteiro,
Walter Rocha Ferreira,
Eduardo Esgaib Campos Filho, Marcos Antônio Meurer, 
Adão de Jesus Felipe,
Vitório Romanini Junior, 
Carlos de Arruda,
Sidnei Pepinelli, 
Luiz Ari Schaedler,
Fernanda Cristina Rodrigues,
Robson Ludjero Santos de Melo,
Francisco Manoel Maia,
Eliane Oshiro,
Fábio Luis Miotto,
Pedro Bolívar Cândido,
Nayara Heráclia Silita de Almeida,
Sorandra Espíndola Moraes,
Anderson Ennes Melgarejo,
Marcelo Matos de Oliveira,
Écio Altair Jesuíno,
Eraldo Martins Chaves,
Celso Antonio Silvério.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).