Correio B

Correio B+

Herton Gustavo Gratto fala de seu trabalho como Faustão em "O Rei da TV"

Ator também é roteirista, dramaturgo e poeta e fala de novos projetos em todas as frentes para 2023

Continue lendo...

No ar na segunda temporada da série “O Rei da TV”, da STAR+, o ator Herton Gustavo Gratto tem chamado a atenção do público ao dar vida ao apresentador Fausto Silva na história. Além da atuação, outro aspecto que tem se destacado é a aparência, o ator optou por engordar 20 quilos para viver Faustão.

"Li e assisti tudo que encontrei relacionado ao Faustão. Desde os tempos de “Viva a Noite” até sua chegada na Globo em 89. Também ia à padaria e ao supermercado vestido como ele e aproveitava para treinar o timbre da sua voz.

Engordei vinte quilos, antes pesava 95, não foi pedido para que eu engordasse, mas eu quis fazer isso, pois queria dar mais veracidade a personagem", revela.

Gratto ainda fala sobre os bastidores como Fausto e também sobre a interação em cenas que ele teve que fazer direto com o público.

"Fiz algumas cenas com Celso Frateschi, mas a maioria são no palco do Domingão onde o diálogo é direto com o público de casa. Foi um momento muito legal, fazer essa interação com o público.

Foi uma experiência divisora de águas, afinal não é todo dia que você dá vida a um dos maiores comunicadores desse país. As gravações me trouxeram muito aprendizado e felicidade. Tive liberdade pra criar e propor e isso é maravilhoso. Foi incrível ser dirigido pela Júlia Jordão e pela Luciana Baptista. Sai do set com gosto de quero mais", ressalta. 

O Rei da TV - Divulgação Star

Na sua trama em “O Rei da TV” o ator interpreta Fausto no período que ele entra na Globo para disputar a liderança da audiência aos domingos com Sílvio Santos.

"O que mais me impressionou ao me preparar para dar vida ao Faustão foi sua coragem em não abrir mão da sua autenticidade e dizer o que pensa, sua discrição e posicionamento político", diz ele.

Após os fins das gravações da produção, Herton rondou uma nova produção ao lado do ator Mariano Mattos, que dá vida ao Silvio Santos em “O Rei da TV”.

"No final das gravações da série produzi, junto com o diretor e roteirista Jonas Araújo, um curta metragem LGBTQIAP+ que fala sobre homofobia e gordofobia, onde eu sou o protagonista e vivo um comediante gay e gordo que é cancelado nas redes sociais e vive uma relação abusiva com o marido que é também seu empresário vivido pelo Mariano Mattos, além disso ele mantém uma relação tóxica com a mãe homofóbica vivida pela Denise Del Vecchio.

Logo eu estava com o physique du rôle exato para esse novo trabalho, que aliás tem uma curiosidade interessante. O Mariano, que é meu marido no filme, é o Sílvio Santos em “O Rei da TV”. Quer dizer se na série Sílvio e Faustão rivalizavam pela audiência, metaliguisticamente no curta, eles são casados", completa.

Divulgação Star

O ator de 35 anos, natural de Mato Grosso, é também roteirista, dramaturgo e poeta.

"Esse diálogo plural é sem dúvida alguma o que mais se destaca na minha carreira. Como ator, vivi a personagem Tião na novela “Orgulho e Paixão”. No teatro, atuei no espetáculo “Erêndira”, de Gabriel Garcia Marquez com direção de Rodrigo Portella, “Casa Caramujo” e “Das escolhas que fazemos”, ambos com direção do Gustavo Paso, além de ter escrito e montado oito peças, entre elas está “Rugas”, dirigida por Amir Haddad que me garantiu o prêmio de autor revelação, “Ensaio sobre a perda”, dirigida por João Fonseca na versão online na pandemia e esse ano vai ganhar uma montagem presencial e “Luana no país das maravilhas” estrelado pela Luana Xavier.

Lancei o livro “Par ou ímpar”, em parceria com o ator e poeta Vitor Novello, e enquanto roteirista já participei de cerca de quinze salas de roteiro, entre elas o especial de humor “Chegay” e o sitcom “A sogra que pariu” na Netflix. Amo atuar, mas não vivo sem escrever", complementa.

Ainda para 2023 ele estará em novas produções no teatro e no streaming.

"Estreio ainda nesse semestre, no Rio de Janeiro, a peça “Ensaio sobre a perda” com direção de João Fonseca, que além de mim tem os atores Hamilton Dias e André Celant no elenco. Há ainda pra esse semestre o lançamento do meu segundo livro de poesia: “Eu sou muito bonito pra sofrer de amor” e no dia 12 de abril estreia na Netflix a segunda temporada do Sitcom “A Sogra que te pariu”, e eu sou um dos roteiristas desse projeto estrelado pelo incrível Rodrigo Santanna", finaliza Gratto.

Herton Gustavo - Foto: Sergio Santoian

Saúde

Consumo moderado de cafeína pode reduzir risco de diabetes e AVC

Na contramão de estudos antigos sobre a associação entre o consumo de café e doenças cardiometabólicas, nova pesquisa aponta que ingestão moderada diminui riscos

07/10/2024 17h00

Estudo aponta que consumo de café pode reduzir riscos na saúde

Estudo aponta que consumo de café pode reduzir riscos na saúde Arquivo

Continue Lendo...

Recentemente, a pesquisa Habitual Coffee, Tea, and Caffeine Consumption, Circulating Metabolites, and the Risk of Cardiometabolic Multimorbidity (Consumo Habitual de Café, Chá e Cafeína, Metabólitos Circulantes e o Risco de Multimorbidade Cardiometabólica) foi publicada na revista científica Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (Jornal de Endocrinologia Clínica e Metabolismo), principal periódico revisado por pares do mundo para a disseminação de pesquisas originais relacionadas à prática clínica de endocrinologia, diabetes e metabolismo

O estudo, que contou com a participação de pesquisadores de diversos países ao redor do mundo, trata sobre a relação do consumo moderado de cafeína e a redução de riscos à saúde cardiometabólica.

A cardiometabólica multimorbidade (CM) é uma preocupação crescente em saúde pública globalmente. A CM envolve a coexistência de múltiplas doenças, como diabetes tipo 2, doença coronariana e AVC (Acidente Vascular Cerebral), afetando milhões de pessoas no mundo.

Ao longo da pesquisa, que buscava relacionar o consumo de café, chá e cafeína ao desenvolvimento de doenças cardiometabólicas e a metabólitos circulantes (compostos orgânicos utilizados ou gerados no processo metabólico), foram observadas associações inversas não lineares entre o consumo de café, chá e cafeína e o risco de CM. Ou seja, o consumo dessas substâncias possui potencial de redução nos riscos.

Da amostragem de 172.315 participantes para análise da cafeína isolada e 188.091 para análise de café e chá, os que obtiveram a menor probabilidade de desenvolver doenças cardiometabólicas foram os que consumiram de forma moderada, cerca de 3 xícaras de café ou entre 200 mg e 300 mg de cafeína por dia.

Metodologia

O consumo de café, chá e cafeína dos participantes foi medido por meio de um questionário alimentar, que incluiu um recall de 24 horas sobre a ingestão de bebidas. A quantidade diária de cafeína foi estimada com base nas doses consumidas, onde uma xícara de café regular era considerada equivalente a 75 mg de cafeína e uma xícara de chá a 40 mg.

O estudo utilizou modelos de estado múltiplo para avaliar as transições entre diferentes estados de saúde (de livre de doenças para uma doença cardiometabólica isolada, e depois para CM). Esse método revelou que o consumo moderado de café ou cafeína estava associado à redução do risco em quase todas as fases de progressão dessas doenças.

Assine o Correio do Estado

 

Correio B

CineMaterna: A Menina e o Dragão será exibido nesta terça-feira (08)

Mamães e bebês de até 18 meses podem aproveitar momento de lazer com tranquilidade em sessão totalmente adaptada às famílias. Vale lembrar que as 10 primeiras mamães que chegarem ao guichê, irão receber cortesias para desfrutar dessa experiência

07/10/2024 13h15

CineMaterna: A Menina e o Dragão será exibido nesta terça-feira (08)

CineMaterna: A Menina e o Dragão será exibido nesta terça-feira (08) Divulgação

Continue Lendo...

Em mais uma sessão, o CineMaterna tem programação marcada para esta terça-feira (11), às 14:10 na rede Cinemark do Shopping Campo Grande, desta vez o filme escolhido é a mais nova animação de aventura, “A Menina e o Dragão”. 

Essa iniciativa é especialmente projetada para famílias com bebês, com o objetivo de oferecer um ambiente confortável e inclusivo para que mães e pais possam desfrutar de um momento cultural enquanto cuidam de seus pequenos.

O filme em questão, “A Menina e o Dragão”, inicia a história no passado, onde dragões e humanos eram amigos, no entanto, ao passar do tempo, a ganância dos homens destruiu essa aliança, fazendo com que as criaturas mágicas fossem caçadas e aprisionadas.

Anos depois, a jovem Ping (Bella Chiang) encontra o último dos dragões imperiais e decide ajudá-lo. Perseguidos pelo exército do Imperador, essa dupla improvável embarca numa aventura cheia de magia e amizade, onde Ping precisa buscar dentro de si um poder adormecido para salvar os dragões e proteger aqueles que ama.

Diferenciais

CineMaterna é uma proposta pensada para oferecer às famílias com bebês uma experiência agradável e inclusiva. A sala de cinema é adaptada com trocadores, fraldas e outros itens essenciais, além de contar com uma temperatura agradável, som reduzido e iluminação suave.

Aos bebês que já sentam e engatinham, as mães não precisam se preocupar, o filme poderá ser assistido do tapete colocado especialmente na primeira fila. 

Essas medidas garantem que os bebês possam estar confortáveis e tranquilos durante a sessão, enquanto as mães têm a oportunidade de desfrutar do filme e discutir sobre os desafios e alegrias da maternidade.

Como participar

Basta ir ao cinema no dia e horário da sessão CineMaterna com a pessoa que mais ama no mundo: seu bebê.

Os filmes, em sua maioria, são para o entretenimento dos adultos, mas o ambiente é adaptado para acolher com segurança os bebês.

Crianças acima de 18 meses e acompanhantes também podem participar, mas as famílias devem verificar a classificação indicativa do filme, assegurando uma diversão adequada para todos.

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).