Clique aqui e veja as últimas notícias!

LITERATURA

Livro conta para crianças história de Campo Grande, prestes a completar 121 anos

Pedagoga e tataraneta de José Antônio Pereira foca no desbravador, sem mencionar imigrantes, povos indígenas e afrodescendentes
19/08/2020 07:00 - Marcos Pierry


Na quarta-feira, 26 de agosto, completam-se 121 anos da emancipação do antigo Arraial de Santo Antônio de Campo Grande. Foi nessa data, em 1899, que a atual capital de Mato Grosso do Sul tornou-se município e ganhou autonomia administrativa em relação a Nioaque. 

Mas a história da cidade começa oficialmente em 21 de junho de 1872, quando José Antônio Pereira (1825-1900) conhece a região. Nascido em Barbacena (MG), Pereira viajava em busca de terras. 

Após um reconhecimento inicial, ele deixa prepostos no novo território e volta a Minas para buscar a família, estabelecendo-se em definitivo por aqui somente em 1875.

A primeira chegada do desbravador mineiro é o marco zero de “Campo Grande: Uma Cidade Cheia de Encantos” (Life Editora, 2020), livro voltado para o público infantil, escrito pela pedagoga Luci Carlos de Andrade, que será lançado na segunda-feira, às 20h, durante uma live a ser transmitida pelo Facebook com a participação da autora, do ilustrador Josamar Vieira de França Júnior e outros convidados.