Ela está de volta! A famosa Parada Natalina da 14 de Julho já tem data e hora para começar, a partir desta terça-feira (17), as famílias campo-grandenses poderão desfrutar da tradicional festa no centro da cidade. As renas, personagens principais do Natal da Capital, estarão novamente presentes nas festividades de fim de ano. Apesar do atraso nas festividades natalinas neste ano, a prefeitura confirmou a participação da família de renas.
O evento terá quatro dias de duração (17, 19, 21 e 23 de dezembro), a partir das 18h30. Vale lembrar que nos dias que a Parada Natalina não estiver na rua 14 de Julho, as famílias poderão curtir a festividade na Cidade do Natal, que ficará aberta ao público até o dia 31 de dezembro.
O espaço, localizado nos altos da Avenida Afonso Pena funciona a partir das 19h.
Tem opção também para quem deseja conhecer os pontos turísticos da cidade, o City Tour estará disponível com saídas diretamente da Cidade do Natal, confira os horários:
- Segunda a sexta-feira: 18h e 19h;
- Sábados e domingos: 18h. 19h e 20h;
- Não haverá saídas no dia 25 de dezembro.
O percurso inclui as seguintes ruas:
- Cidade do Natal;
- Avenida Afonso Pena;
- Praça Ari Coelho;
- Rua 14 de Julho;
- Casa da Cultura;
- Altos da Avenida Afonso Pena.
Atraso na Cidade do Natal
Com origens em festas pagãs romanas, o Natal foi ressignificado com o tempo; relacionado ao nascimento de Cristo no fim do século 2 e início do 3, tornando-se feriado da família a partir do século 20 quando popularizado ao redor do globo até chegar em Campo Grande, onde as celebrações em 2024, além de atrasadas, devem durar duas semanas a menos.
É o que mostra o chamamento - publicado em suplemento no dia 13 no Diário Oficial de Campo Grande - para seleção das chamadas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) com projetos para realização das festividades natalinas na Cidade Morena.
A Prefeitura de Campo Grande detalha que, diferente do que foi em 2023, neste ano as festividades estão programadas para acontecer entre os dias 13 a 31 de dezembro.
Se lançado olhar para o ano passado, como bem acompanhou o Correio do Estado, a programação especial da Prefeitura começou ainda em 30 de novembro. Trazendo toda a decoração natalina e atrações tanto na rebatizada "Vila Morena", espaço que antigamente se chamava "Cidade do Natal" quanto na rua 14 de julho.
A prefeitura complementou que para o termo de parceria a candidata teve de apresentar um projeto de no máximo R$ 125.534,00 em custos a serem arcados pela municipalidade.
Em 2023, toda a programação chamada "Natal de CG é Tamanho Família" foi de 30 de novembro até 7 de janeiro, com o evento na 14 de julho começando em 06 de dezembro e na "Vila Morena" no dia seguinte.