Você já pensou em surpreender o seu crush com um convite inesperado para celebrar o Dia dos Namorados?
A data, no domingo, 12 de junho, pode ser um excelente pretexto para uma escapada a dois em um dos refúgios insulares mais encantadores do Oceano Atlântico: a Ilha da Madeira, no sudoeste da costa portuguesa.
Apontado, por muita gente que entende do assunto, como o melhor arquipélago do mundo para viagens a passeio, a Madeira é uma região portuguesa situada no meio do mar. O nome vem da mais importante das quatro ilhas do arquipélago, cuja capital, a cidade de Funchal, fica a 685 quilômetros da costa africana, à altura do Marrocos, no Cabo do Sem, e a 973 quilômetros de Lisboa.
A ilha compõe a Região Autônoma da Madeira, que por sua vez integra a União Europeia, juntamente aos chamados subarquipélagos de outras três ilhas – Porto Santo, Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens. Das quatro, apenas Madeira e Porto Santo são habitadas.
O clima primaveril e ameno durante, praticamente, todos os meses do ano, as paisagens naturais de encher os olhos e uma estrutura de receptivo, acomodação e serviços considerada de alto padrão para os visitantes garantem momentos inesquecíveis, em especial para os eternamente apaixonados, que desejam aproveitar uma viagem de romance com a pessoa amada.
Os cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, são de tirar o fôlego.
Não faltam balneários paradisíacos. Madeira foi descoberta em 1419 e logo se tornou um estratégico porto para a expansão lusitana, com o seu forte comércio de açúcar e banana. Os monumentos históricos tornam a temporada ainda mais completa.
Confira, a seguir, alguns programas que os dois pombinhos poderão aproveitar no arquipélago. Perder-se por lá? Só se for de amor um pelo outro.
ADMIRANDO A PAISAGEM
Todos que visitam a Ilha da Madeira concordam em um ponto: ela é simplesmente mágica. Seus cenários são deslumbrantes, e é ainda melhor apreciar toda essa beleza natural com quem se ama, como admirar a vista para o oceano e para a cidade de Funchal no Cabo Girão, uma plataforma de vidro a 580 metros de altitude, ou passear de mãos dadas em uma levada e ver de perto ecossistema belíssimo da Floresta Laurissilva, que é tombada como Patrimônio da Humanidade.
BANHO DE SOL E DE MAR
O litoral madeirense é excelente para curtir os dias de sol. Na ilha principal, os pombinhos podem apreciar as piscinas naturais, formadas por rochas, onde o mar entra naturalmente e a água permanece sempre calma. Não só a paisagem é inigualável como também é um programa delicioso e refrescante.
Para quem prefere praias de areia dourada e água cristalina, é possível visitar Porto Santo, a outra ilha habitada do arquipélago, que conta com uma faixa contínua de areia de nove quilômetros.
VIDA MARINHA
Para curtir a beleza do mar a dois e a brisa da maresia, um passeio de barco também pode ser o programa perfeito. Na Madeira, essa atividade fica ainda melhor, pois a região é a “casa” de diversas espécies de golfinhos e baleias. É possível ver esses bichos saltando e brincando na água.
Os casais mais aventureiros podem também explorar as belezas subaquáticas do destino em sessões de mergulho ou snorkeling, em que peixes coloridos e arraias – entre muitas outras espécies – podem dar as caras.
SOL A SOL
Por ser uma ilha de origem vulcânica, a Madeira tem uma geografia montanhosa, com muitos pontos altos e mirantes para observar vistas deslumbrantes.
Alguns lugares da ilha garantem um visual perfeito para conferir o sol nascer ou se pôr.
Quem conhece garante: não dá para negar que estes são os momentos mais românticos do dia por lá.
Um passeio imperdível é aproveitar um café da manhã acima das nuvens no Pico do Areeiro (ou do Arieiro). Já o pôr do sol é ainda mais bonito na costa sul, junto ao mar, como em Paúl do Mar.
GASTRONOMIA ESTRELADA
A gastronomia da Madeira é extremamente saborosa e abusa dos frutos do mar e ingredientes locais nos pratos.
Além dos ótimos restaurantes espalhados pela ilha, onde os casais podem provar as iguarias locais e rótulos premiados, a exemplo do famoso vinho Madeira, há dois estabelecimentos distinguidos com estrelas no prestigiado guia Michelin: Il Gallo D’Oro e o Restaurante William.
Ambos garantem que o jantar não seja apenas romântico, mas uma verdadeira experiência gastronômica.
HOTÉIS DE PRIMEIRA
As opções de hospedagem na Ilha da Madeira são variadas, desde resorts completos até quintas charmosas e exclusivas. Em sua maioria, são hotéis cinco estrelas, que proporcionam uma experiência inesquecível.
Alguns deles são verdadeiras joias incrustadas em lugares magníficos, como as falésias da ilha, e proporcionam contato com a natureza, vistas avassaladoras do mar e das cidades e muito, mas muito conforto.
Muitos deles contam também com spas que oferecem tratamentos a dois, além de pacotes especiais que prometem tornar a estadia ainda mais envolvente.




