Correio B

Culinária & saúde

Vinagre de maçã pode ajudar no controle da glicemia

Com moderação e orientação, produto pode ajudar no controle da glicemia, saciedade e digestão, mas não deve ser consumido puro

Continue lendo...

O vinagre de maçã está nas prateleiras dos mercados, nas receitas caseiras e até nas trends das redes sociais, como uma promessa para quem busca mais saúde e perda de peso. Mas, afinal, consumir doses do vinagre de maçã realmente faz bem? E como consumir? A nutricionista e professora Dayanne Maynard explica que, se administrado com cautela, o vinagre da fruta é mais um hábito saudável na busca por saúde e bem-estar.

“O vinagre de maçã é um alimento fermentado que pode trazer benefícios para a saúde. Ele ajuda, por exemplo, a melhorar a sensibilidade à insulina e a reduzir o açúcar no sangue depois das refeições. Isso acontece porque contém fibras que retardam a absorção dos carboidratos”, detalha a nutricionista. Segundo ela, o ingrediente também pode contribuir para a perda de peso, desde que usado de forma correta. 

Estudos apontam que o vinagre de maçã pode ajudar a diminuir o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos, além de melhorar a digestão e aliviar sintomas como inchaço e desconforto abdominal. “A pectina, que é uma fibra solúvel presente no vinagre, aumenta a sensação de saciedade. Ao sentir menos fome, a pessoa, naturalmente, come menos. Esse efeito, aliado a uma alimentação equilibrada e atividade física, pode ajudar no emagrecimento.”

COMO CONSUMIR?

A maneira mais comum e segura de incluir o vinagre de maçã orgânico na rotina é como tempero de saladas. Outra opção é diluir uma colher de sopa em um copo com 200 ml de água e tomar antes das refeições. “No entanto, ele não deve ser consumido puro. O ácido do vinagre pode prejudicar os dentes e irritar a garganta”, descreve.

A nutricionista faz um alerta para quem tem problemas digestivos, como gastrite, refluxo ou azia, pois o vinagre pode piorar o desconforto. Quem toma medicamentos para diabetes ou diuréticos precisa conversar com o profissional de saúde antes de começar a usar. “Outro cuidado é com a saúde bucal. Mesmo diluído, o ideal é enxaguar a boca com água depois de consumir para proteger o esmalte dos dentes”.

BOM PARA A PELE

Para a especialista, o consumo consciente e dentro de uma alimentação saudável também pode refletir positivamente na aparência da pele, como resultado do bom funcionamento digestivo e metabólico. “O vinagre de maçã pode ser um aliado da saúde, mas não faz milagres. Ele sozinho não resolve. O ideal é buscar equilíbrio, informação de qualidade e, se possível, orientação profissional”, completa Dayanne Maynard.

Vinagre de maçã

Ingredientes

  • Cascas e miolos de 6 maçãs grandes;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 2 litros de água sem cloro.

Modo de Preparo

Retirar o cloro da água é muito simples. Basta deixá-la em um recipiente aberto por um dia. É imprescindível que a água esteja livre de cloro, pois ele pode matar as bactérias que realizam a fermentação, comprometendo a fabricação do vinagre.

Misture os pedaços das maçãs com a água e o açúcar em um recipiente grande de vidro ou cerâmica com a boca larga. Não use tampa, apenas cubra o recipiente com um pano fino. Apesar de não querer que o ar entre em contato com a mistura, o processo de fermentação pode gerar uma pressão grande, já que as bactérias estão produzindo CO2 como um subproduto da fermentação. Portanto, se você optar por tampar o recipiente, é preciso que ele seja aberto várias vezes ao dia, durante todo o processo.

Ao longo dos próximos dias agite sempre a mistura, várias vezes ao dia. Este movimento areja o fermento e estimula a atividade microbiana, além de prevenir o aparecimento de mofos. Depois de alguns dias, a mistura deve começar a borbulhar.

Assim que o fermento começar a borbulhar, passe a mexer com uma frequência menor. O ideal é que o líquido seja movimentado apenas uma vez ao dia nesta etapa. O tempo desta fermentação pode variar, mas o gosto deve começar a ficar amargo em uma semana.

Coe o líquido. Após uma semana o vinagre já deve estar pronto, mas você pode esperar para coá-lo quando o borbulhamento cessar. Coloque o vinagre em uma garrafa com tampa, mas fique atento, pois ele ainda pode estar borbulhando e, portanto, gerando pressão, que precisa ser retirada para que a garrafa não estoure.
Este tipo de vinagre pode ser usado por meses.

Série da Netflix explora a mítica do “vinho azedo”

Derivado do francês vinaigre, o termo vinagre surgiu para dar nome ao vinho azedo. A série “Vinagre de Maçã”, que estreou em fevereiro na Netflix, põe foco na divulgação nas redes sociais de falsas curas para o câncer e outras doenças. A influenciadora australiana Belle Gibson, que se fez de paciente para se promover a partir de receitas milagrosas, é a personagem real que inspira a produção.

Ela se dizia sobrevivente de um câncer terminal e garantiu ter superado a doença com dieta e tratamentos naturais. Suas mentiras atraíram milhões de seguidores e a transformaram em um ícone da chamada indústria do bem-estar. A verdade foi revelada em 2015, mostrando que tudo não passava de fraude, e Belle foi multada em mais de US$ 1 milhão por engabelar muita gente.

A história de Belle Gibson não é um caso isolado. Infelizmente, a própria indústria do bem-estar alimenta a proliferação desses falsos milagres. Não é para menos. Em 2023, o setor movimentou US$ 6,32 trilhões em 2023, aponta o Global Wellness Institute. “Narrativas de cura sem base científica geram falsas esperanças e, pior, desviam pacientes de tratamentos eficazes. É uma questão grave de saúde pública”, afirma o oncologista Carlos Gil Ferreira.

Para este ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), até 704 mil novos casos de câncer podem ser diagnosticados no Brasil. É uma estimativa que serve de alerta. “As pessoas ficam extremamente vulneráveis quando enfrentam uma doença grave como o câncer. Elas buscam desesperadamente por soluções e podem se tornar alvos fáceis de pessoas mal-intencionadas, que têm na internet um terreno fértil para disseminar falsas receitas milagrosas”, destaca Ferreira.

“Muitos pacientes, ao perceberem que foram enganados, enfrentaram níveis severos de ansiedade e culpa por terem abandonado tratamentos comprovados”, explica Gil. O principal canal para se propagar esse tipo de conteúdo – muitas vezes promovido por quem não tem formação médica, mas poder de convencimento – são as redes sociais. “Vinagre de Maçã” não somente mostra os perigos dessas práticas, mas também reforça a importância da medicina comprovada cientificamente. 

Assine o Correio do Estado

Correio B

"Certa cabeça coroada de um gabinete poderoso comenta em tom de..." Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta terça-feira (15)

15/07/2025 00h00

Continue Lendo...

"Em nome de interesses pessoais, muitos abdicam  do pensamento crítico, engolem abusos e sorriem  para quem desprezam. Abdicar de pensar também é crime”

HANNAH ARENDT POLÍTICA ALEMÃ

FELPUDA

Certa cabeça coroada de um gabinete poderoso comenta em tom de deboche que uma figurinha que se julga,  como diria vovó, a última bolacha do pacote,  ainda sentada em uma cadeira em cargo quase vitalício,  está sofrendo de um mal moderno: “ostracismo crônico”.  Se não fosse pela posição que a dita figura ocupa,  o telefone não tocava e nem café gelado seria oferecido.  E “largar o osso” passa bem longe dos seus planos.  Afinal, vaidade e soberba fazem parte constante do seu vocabulário.  E sai de baixo!...

Foto: divulgação

Em celebração ao aniversário da Universidade Federal  de Mato Grosso do Sul (UFMS), a página Memorial UFMS reúne fotos, vídeos e documentos dos 63 anos da instituição  e 46 anos de Federal. Entre as curiosidades e histórias inéditas da UFMS, estão a realização de rodas de samba, às sextas-feiras, no restaurante  da Cidade Universitária nos anos 1980 e 1990,o avistamento de objetos voadores não identificados no Estádio Morenão, em 1982, a gravação  do show “Prata da Casa” em 1982, que resultou no primeiro registro  ao vivo realizado pela televisão sul-mato-grossense, a apresentação  da bailarina Ana Botafogo nos palcos do Teatro Glauce Rocha,  na reinauguração do espaço, em 1993, e a presença do Pelé durante  os Primeiros Jogos Abertos Indígenas de Mato Grosso do Sul, em 1995. A navegação na página é intuitiva, podendo ser feita por computador, celular ou tablet.

 Regina Célia dos Santos e Clotilde Ribeiro. Foto: Arquivo Pessoal

Daniel Del Sarto

Escudos

Com seis deputados em MS, o PL deverá manter-se unido em defesa do seu líder maior, o ex-presidente Jair Bolsonaro, e também para proteção dos seus mandatos, uma vez que passarão a sofrer ataques da esquerda, principalmente  em função das narrativas criadas  no momento com o episódio  das tarifas aplicadas pelo presidente Trump ao Brasil.  Os parlamentares, inclusive, já estão “peitando” os esquerdistas.

Manifestação

Em conversações para assumir  o PL em Mato Grosso do Sul,  o ex-governador Reinaldo Azambuja terá que se pronunciar rapidamente sobre os ataques  que o líder maior da sigla está sofrendo. Caso não se posicione, poderá haver racha interno  e as articulações que vinham sendo feitas, incluindo possíveis acomodações de integrantes  em outras siglas de direita para  as próximas eleições, poderão ficar comprometidas. Isso é o que  se ouve nos bastidores políticos.

Proibição

Projeto tramita na Assembleia Legislativa de MS proibindo durante a realização do Amigo  do Parque, no Parque dos Poderes, a circulação nas vias de acesso  de veículos autopropelidos, não se limitando a patinetes elétricos, bicicletas elétricas, motocicletas elétricas, ciclomotores e scooters elétricas, quadriciclos e triciclos elétricos, veículos híbridos (combinando propulsão elétrica e combustão) e quaisquer outros meios de transporte individuais ou coletivos que utilizem motor elétrico como forma de propulsão. O objetivo é dar maior segurança.

Aniversariantes

  • Gisele de Almeida Serra Barbosa,
  • Mariel Selingardi Espíndola,
  • Loiva Heidecke Schiavo,
  • Maria de Fátima Meinberg Cheade,
  • Dr. Estevam Murillo Campos da Costa,
  • Walter Zaia,
  • Antonio Carlos Alves,
  • Luiz Pereira de Souza,
  • Sônia Maria Souza de Oliveira,
  • Elisandra Cristina de Oliveira Domingos,
  • Daniel Reis,
  • Paula Andréia Fernandes,
  • Eder Nantes de Sousa,
  • Lucimara Vera Valente,
  • Nathalia Bueno Castro Campos,
  • Tuko Nakaodo,
  • Fabrício Brandão,
  • Luciano Ferreira da Silva,
  • Maria José de Araújo,
  • Luiz Adriano Metello,
  • Etienett Rosa Possari,
  • Dr. Antônio Adonis Mourão Júnior,
  • Marcelo Scaliante Fogolin,
  • Dr. Sérgio Augusto Bentes  Melo e Silva,
  • Ricardo Aoki,
  • Henrique Ovando Medina,
  • Suellen Bianca Peralta,
  • Jacqueline Barros,
  • Henrique Dedé,
  • Dione de Abreu,
  • Dr. Fernando Manoel Garcia Cruz,
  • Florisvaldo Barbosa Dias,
  • João Romário Zanuncio Sobrinho,
  • Marycleis Silveira Degaspari,
  • Sandra Mara Peralta Cabreira,
  • Pedro Galindo Passos,
  • Maria do Carmo Oliveira Costa,
  • Valdeir Pedro de Carvalho,
  • Nelly Hugueney Dal Farra,
  • Eunice de Oliveira e Silva,
  • Érica Passos da Silveira,
  • Kezer Mattioli Souza,
  • Luiz Augusto de Andrade,
  • Danilo Tochikazu Menossi Sakamoto,
  • Luciana Brandão Alves Pereira,
  • Nady Esteves Alves,
  • Carlos Eduardo Muniz da Silva,
  • Osmar Campos de Oliveira,
  • Petronio Ribeiro Novaes Filho,
  • Gisela Lopes Siqueira Campos,
  • Pedro Tales Morettini,
  • Darci Alves Higa,
  • Rafael Ribeiro Reese,
  • Loacyr Sussi,
  • Carolina Yumie Jano,
  • Norberto Hideo Tateishi,
  • Deny Franco Taveiros Neto,
  • Sabrina Baís Bertoni,
  • Vinício de Rosa Silva Dacal,
  • Emiliano Tibcherani,
  • Leonardo Arévalo Dias,
  • Olivia Rodrigues Telles,
  • Sílvio Carlos Martins,
  • Miriam Magaly França,
  • Nelson Cardoso de Araújo,  
  • Dra. Indiara Arruda de Almeida Serra,  
  • Márcia Mayumi Maki,
  • Norma Uliana Yule,
  • Renata Corrêa Silva,
  • João Pereira Ribeiro Miranda Carpes,
  • William Barbosa Gomes,  
  • Maria Cecília Gomes Dias,
  • José Pires de Salles,
  • Ana Paula Alves Coelho,
  • Hosana Silva de Oliveira,
  • Silmara Dias Juscelino,
  • Marilene Vanderlei dos Santos Moreira,
  • Katsumi Kouchi,
  • Marcos Frederico de Santana Gomes,
  • Sumara Sitta Guimarães,
  • Leandro Luis Castoldi,
  • Ruth Chaves Barbosa Adegbesan,
  • Marcos Rogério Fernandes,
  • Ana Lidia Olivieri de Oliveira,
  • Valéria Mougenot Mores,
  • Rui Nunes da Silva Junior,
  • Gilberto Picolotto Junior,
  • Rafael Simczak Treuherz,
  • Pedro Luiz Gianoto,
  • Rosana Yoko Naka,
  • Ricardo Azambuja Almeida,
  • Leci de Souza Nogueira,
  • Sérgio Gomes da Rocha,
  • Carlos Nogueira dos Santos,
  • Paulo Massato Yano,
  • Carlos Alberto Chiappetta,
  • Michael Marion Davies Teixeira de Andrade,
  • Thelma Corral,
  • Fernando Leno Cardozo, Hemerson Pistori,
  • Cléia Catarina Oliveira de Rezende,
  • Jamir Nunes Peres,
  • Gilberto Araújo Filho.
  • Gisele de Almeida Serra Barbosa,
  • Mariel Selingardi Espíndola,
  • Loiva Heidecke Schiavo,
  • Maria de Fátima Meinberg Cheade,
  • Dr. Estevam Murillo Campos da Costa,
  • Walter Zaia,
  • Antonio Carlos Alves,
  • Luiz Pereira de Souza,
  • Sônia Maria Souza de Oliveira,
  • Elisandra Cristina de Oliveira Domingos,
  • Daniel Reis,
  • Paula Andréia Fernandes,
  • Eder Nantes de Sousa,
  • Lucimara Vera Valente,
  • Nathalia Bueno Castro Campos,
  • Tuko Nakaodo,
  • Fabrício Brandão,
  • Luciano Ferreira da Silva,
  • Maria José de Araújo,
  • Luiz Adriano Metello,
  • Etienett Rosa Possari,
  • Dr. Antônio Adonis Mourão Júnior,
  • Marcelo Scaliante Fogolin,
  • Dr. Sérgio Augusto Bentes  Melo e Silva,
  • Ricardo Aoki,
  • Henrique Ovando Medina,
  • Suellen Bianca Peralta,
  • Jacqueline Barros,
  • Henrique Dedé,
  • Dione de Abreu,
  • Dr. Fernando Manoel Garcia Cruz,
  • Florisvaldo Barbosa Dias,
  • João Romário Zanuncio Sobrinho,
  • Marycleis Silveira Degaspari,
  • Sandra Mara Peralta Cabreira,
  • Pedro Galindo Passos,
  • Maria do Carmo Oliveira Costa,
  • Valdeir Pedro de Carvalho,
  • Nelly Hugueney Dal Farra,
  • Eunice de Oliveira e Silva,
  • Érica Passos da Silveira,
  • Kezer Mattioli Souza,
  • Luiz Augusto de Andrade,
  • Danilo Tochikazu Menossi Sakamoto,
  • Luciana Brandão Alves Pereira,
  • Nady Esteves Alves,
  • Carlos Eduardo Muniz da Silva,
  • Osmar Campos de Oliveira,
  • Petronio Ribeiro Novaes Filho,
  • Gisela Lopes Siqueira Campos,
  • Pedro Tales Morettini,
  • Darci Alves Higa,
  • Rafael Ribeiro Reese,
  • Loacyr Sussi,
  • Carolina Yumie Jano,
  • Norberto Hideo Tateishi,
  • Deny Franco Taveiros Neto,
  • Sabrina Baís Bertoni,
  • Vinício de Rosa Silva Dacal,
  • Emiliano Tibcherani,
  • Leonardo Arévalo Dias,
  • Olivia Rodrigues Telles,
  • Sílvio Carlos Martins,
  • Miriam Magaly França,
  • Nelson Cardoso de Araújo,  
  • Dra. Indiara Arruda de Almeida Serra,  
  • Márcia Mayumi Maki,
  • Norma Uliana Yule,
  • Renata Corrêa Silva,
  • João Pereira Ribeiro Miranda Carpes,
  • William Barbosa Gomes,  
  • Maria Cecília Gomes Dias,
  • José Pires de Salles,
  • Ana Paula Alves Coelho,
  • Hosana Silva de Oliveira,
  • Silmara Dias Juscelino,
  • Marilene Vanderlei dos Santos Moreira,
  • Katsumi Kouchi,
  • Marcos Frederico de Santana Gomes,
  • Sumara Sitta Guimarães,
  • Leandro Luis Castoldi,
  • Ruth Chaves Barbosa Adegbesan,
  • Marcos Rogério Fernandes,
  • Ana Lidia Olivieri de Oliveira,
  • Valéria Mougenot Mores,
  • Rui Nunes da Silva Junior,
  • Gilberto Picolotto Junior,
  • Rafael Simczak Treuherz,
  • Pedro Luiz Gianoto,
  • Rosana Yoko Naka,
  • Ricardo Azambuja Almeida,
  • Leci de Souza Nogueira,
  • Sérgio Gomes da Rocha,
  • Carlos Nogueira dos Santos,
  • Paulo Massato Yano,
  • Carlos Alberto Chiappetta,
  • Michael Marion Davies Teixeira  de Andrade,
  • Thelma Corral,
  • Fernando Leno Cardozo,
  • Hemerson Pistori,
  • Cléia Catarina Oliveira de Rezende,
  • Jamir Nunes Peres,
  • Gilberto Araújo Filho.


 

100 ANOS

Festival do Sobá terá show gratuito de Marcos e Belutti na Feira Central

Feira Central comemora 100 anos e terá programação especial de aniversário, de 6 a 10 de agosto, em Campo Grande

14/07/2025 18h15

Marcos e Belutti farão o show de abertura do Festival do Sobá

Marcos e Belutti farão o show de abertura do Festival do Sobá Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O tradicional Festival do Sobá, que está na 18ª edição, será realizado de 6 a 10 de agosto e terá programação especial neste ano, pois integra a programação comemorativa dos 100 anos da Feira Central de Campo Grande. Um dos destaques será o show da dupla Marcos e Belutti, com entrada gratuita, na abertura do evento.

Com 15 anos de carreira, a dupla Marcos e Belutti é referência no cenário sertanejo contemporâneo. Donos de hits como “Domingo de Manhã”, “Aquele 1%” e “Eu Era”, já se apresentaram nos principais palcos do País.

Em Campo Grande, o show será no dia 6 de agosto, a partir das 20h.

Além da dupla, a programação do festival contará com uma série de atrações que valorizam a música e a cultura regional, o empreendedorismo local e a gastronomia japonesa-brasileira.

Um segundo artista nacional será anunciado nos próximos dias.

A presidente da Associação da Feira Central, Cultural e Turística de Campo Grande (Afecetur), Alvira Appel, disse que a escolha de Marcos e Belutti para abrir a programação é uma forma de reconhecimento ao público do local.

"Escolhemos a dupla por serem artistas que dialogam com a diversidade do nosso público, já fizeram parte de grandes festivais e somam milhões de fãs pelo Brasil. É um presente para a nossa feira e para a nossa cidade", destaca.

Como parte da programação do centenário da feira, o Festival do Sobá 2025 promete ser um dos maiores já realizados, com entrada gratuita durante todos os dias do evento.

O Festival do Sobá é promovido pela Associação da Feira Central, Cultural e Turística de Campo Grande (Afecetur), com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur) e da Fundação de Cultura de MS(FCMS), além do SESC MS e Sebrae MS.

Marcos e Belutti farão o show de abertura do Festival do Sobá

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).