Correio B

Correio B

Zezé Di Camargo está de volta com sua turnê "Rústico"

O evento acontecerá no dia 11 de dezembro; Entre os sucessos que prometem agitar o público, Zezé Di Camargo deve interpretar "É o Amor", "Amei Te Ver", "Sonho de Amor" e muito mais

Continue lendo...

Para a alegria dos fãs, o cantor Zezé Di Camargo está de volta a Campo Grande! Com sua turnê “Rústico”, ele se apresentará no dia 11 de dezembro em um evento na Fazenda Churrascada. 

O show está marcado para começar às 20h e os ingressos já estão à venda com preços que variam de R$500 a R$1.500 por pessoa, dependendo da área escolhida. É importante lembrar que as vagas são limitadas e os convidados devem entrar em contato com o restaurante para a compra de ingressos.

“Prepare-se para uma noite inesquecível, com muita moda sertaneja, o melhor do churrasco e momentos que vão ficar na memória”, afirmou a organização do evento. 

Serviço

  • Data: 11/12/24
  • Local: Fazenda Churrascada
  • Abertura da casa: 17h
  • Horário do show: 20h
  • Contato: (67) 99895-2010

Turnê Rústico 

Conforme informa no site pessoal do cantor, há um ano, Zezé Di Camargo tem passado os seus dias em contato com o que mais ama: a natureza, o violão, a música e a família. Por conta do isolamento social, provocado pela pandemia, ele se instalou em sua fazenda em Araguapaz (GO). Neste local, o cantor e compositor desenvolveu o projeto “Rústico”.

Com direção de Anselmo Troncoso, produção musical de Felipe Duran, supervisão geral de Emmanoel Camargo e artística com assinatura de Rafael Vannucci, “Rústico” traz músicas inéditas e a regravação de “Pedras”.

Zezé Di Camargo, que soma 30 anos de carreira ao lado do irmão Luciano, avisa de antemão que esse trabalho solo não significa uma separação de seu irmão, mas, sim, um projeto pessoal pelo qual vem se empenhando há bastante tempo.

Diálogo

Servidora que acredita ser ainda a top da galáxia ainda não teria... Leia na coluna de hoje

Por Ester Figueiredo ([email protected])

07/11/2024 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Caio Fernando Abreu - escritor brasileiro

Nada em mim foi covarde, nem mesmo 
as desistências: desistir, ainda que não 
pareça, foi meu grande gesto de coragem”.

FELPUDA

Servidora que acredita ser ainda a top da galáxia ainda não teria entendido que está mais para estrela cadente. Como gosta de meter o bedelho onde não é chamada, vem colecionando problemas – e já se fala que estaria até com prazo de validade prestes a vencer. Uma de suas “façanhas” foi a de tentar estabelecer horário para que fosse servido café à certa cabeça coroada. Foi quente e recebeu resposta fervendo. Depois, bateu boca com pessoa-chave na estrutura administrativa, e o caso foi parar nas mãos de chefia mor. Recebeu ultimato. Se não calçar as sandálias da humildade…

Sonho meu...

Nos bastidores políticos, a conversa da vez é de que a ex-superintendente da Sudeco Rose Modesto (União Brasil) estaria interessada em retornar ao órgão, o qual deixou para disputar a prefeitura da Capital, mas sem sucesso.

Mais

O problema, conforme os meios políticos, é que durante sua campanha eleitoral ela teria “escondido” o PT e em diversas vezes se mostrando simpática à ideologia conservadora, o que deixou a extrema esquerda arrepiada. Aí, dizem, está difícil.

Diálogo

“O Jaú que Comeu a Lua” é o título do livro do jornalista Odacil Canepa, resultado de um projeto independente voltado para o público infantojuvenil. A obra estará disponível neste mês, nas plataformas digitais. O ilustrador Emmanuel Merlotti foi convidado pelo autor para ajudar na tarefa de dar cores e traços aos textos. “É uma história cheia de vida, contada pelo meu avô, que viveu com os índios kadiwéus na Serra da Bodoquena”, diz Canepa.

DiálogoJuliana Miranda Rodrigues da Cunha Passarelli

 

DiálogoCyro Laurenza

Chegando lá

Está próximo o desfecho relacionado à escolha do comando no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS). Entendimento já vem sendo costurado, e a solução deverá ser anunciada em breve. A presidência ficaria com Flavio Kayatt ou Marcio Monteiro. Apesar do afastamento de quatro conselheiros acusados de irregularidades, a Corte tem três integrantes titulares, o que permite a formação de chapa única. O atual presidente do TCE-MS, Jerson Domingos, que se aposenta em novembro de 2025, vem encontrando obstáculos para se manter no cargo.

Sem brechas

O regimento interno do TCE-MS permite a manutenção de uma diretoria apenas por 15 dias após a data da eleição, até que seja convocado um novo pleito em caso de impasse. Caso persista o não entendimento, ocorrerá a eleição, quando o nome 
escolhido é por maioria absoluta. Como há três conselheiros, a fórmula seria a seguinte: 1,5 (metade) mais o número imediatamente superior a essa metade, que resultaria dois. Como Kayatt e Monteiro caminham juntos, o resultado dessa eleição estaria praticamente definido.

Mostra

Até o dia 10, o Estado participa da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), o qual ocorre naquela cidade gaúcha. Segundo a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), esse é um importante evento de negócios turísticos, realizado há mais de três décadas.

ANIVERSARIANTES

Janete Ramos Vollkopf,
Antonio José Angelo Motti,
Marianne Cogo,
Rodrigo Bogamil Quirino,
Eleanor Cristina Coelho,
Clara Maria Meira Machado Leal,
José Benedito Batista,
Milton Cesar Montanheri Marques,
Luiz Carlos Pereira Leite,
Sonya da Silva Baptista,
Luiz Raphael Gomes da Silva,
Thomaz Queiroz,
Elias da Silva Oliveira,
Aécio Pereira Junior,
André Luiz Borges Netto,
Maria Terezinha Moraes Cunha Gomes,
Jácomo Dagostin,
Iveth Agrinfo Fernandes Moreira de Oliveira,
Gabriel Nogueira Cubel,
Francisco Cubel Filho,
Margit Janice Streck,
Max Lázaro Trindade Nantes,
Luiz Antonio Tobaru Tibana,
Maiko Macêdo Topal,
Neuza Aparecida Borges,
Daniel de Faria,
Janaína Alves Ocampos,
Juvino Godoy,
Odila Maria Piva,
Américo Zeolla Junior,
Nicole Esperandio Jordão,
Neusa Amorim Anache,
Cláudia Inácio Ribeiro,
Angela Carla Gonçalves,
Luiz Carlos Coelho,
Tatiane Motta,
Israel Alves Pereira,
Marley Fonseca Araujo,
Carlos Henrique Amador Souza,
Jurema Rezende Ramos,
Regina Lúcia Fernandes Vilanova,
Maria Aparecida da Silveira Braga,
Maria Auxiliadora da Costa Ochove,
Kirlian de Souza Brum,
Maria Creuza Pinto Bachega,
Almir Arakaki,
Marcelo Azevedo Santos,
Hélio Loureiro de Almeida,
Rosana Penachio Cury,
Joan Carvalho,
Maria Aparecida dos Santos,
Wildes Scarselli,
Samir Jorge,
Daniel Doreto,
José Aurélio Garcia,
Adalberto Muller,
Rui Garcia Prado,
Débora Maria de Souza,
Antônio Vicente Carvalho,
Nicéa Maria Machado Ferreira,
Izabel Mitiko Minami,
Rosa Maria Flores Gonçalves,
Diomedes Santos Barreira Filho,
Felisberto Clos Baptista,
Marcos Milkem Abdala,
Luciane Garcia Marun,
Othar Rodrigues Barbosa Melo,
Maria Bernadete Santana da Silva,
Fernando Espinala da Silva,
Leodeia Sampaio da Silva,
Priscila Elizabete Procópio,
Viviane Ramos Escobar,
Tatiana Balzan,
Nivaldo Nunes,
José Ricardo Nunes,
Vanda Pereira de Araújo,
Albaniza de Aguiar Lima,
Olívio Mello Cavalcanti,
Antônia de Fátima de Freitas Avalos,
Regiane Maria Leite da Fonseca,
Emerson Luiz Vicari,
Paulo Afonso Franco Freitas,
Regiane Ajala Fernandes,
Pedro de Andrade,
Moacir Pedroso Dias,
Juliana Pinto Pires 
de Oliveira Escandolhero,
Luiz Gonzaga Pereira da Silva,
Alexandra Nazario da Cruz,
José Elias de Moura Júnior,
Angela Emília Anchieta Curado,
Dr. Eduardo Luis Galacini,
Danielle Espindola de Sá,
Soraia Silva Hattge,
Fernando Bacarin,
Renato Falcão Ferreira,
Fabio Cesar Miquilino,
Marco Antonio Cunha,
José Zulim Neto,
Camila Amorim Oliveira,
Alfeu Coelho Pereira Junior,
Dorival Cordeiro,
Ivanir Biassi,
Érico Nunes Rodrigues,
Janaina Caldeiran de Matos,
Eduardo José Dantas Coelho,
Jardel Luis Castro Guimarães,
José Callegari,
Hugo Mituo de Oliveira,
Arthur Azambuja Santos.

*Colaborou Tatyane Gameiro

ALIMENTAÇÃO & SAÚDE

Lentilha precisa ser incorporada ao cardápio diário, indica nutricionista Tamara Nunes

Pouco consumida no Brasil, a lentilha precisa ser incorporada ao cardápio diário

06/11/2024 10h00

Continue Lendo...

A lentilha é uma leguminosa não muito consumida em Mato Grosso do Sul e no restante do País, sendo mais frequente no cardápio de vegetarianos ou de veganos. A baixa adesão à lentilha faz a nutricionista Tamara Nunes lamentar, pois se trata de um alimento com inúmeros benefícios à saúde, como a especialista destaca a seguir.

“Pode ser consumida o ano inteiro, e não só nas festas de fim de ano. É uma leguminosa que faz muito bem para saúde e que deve ser lembrada fora dessa época”, recomenda.

Tamara diz que o tipo mais consumido no País é o das lentilhas de grão grande, casca verde acinzentada e interior amarelo, “comercializada na forma de grão inteiro”. Veja porque a leguminosa faz tão bem à saúde e confira as formas de preparo, armazenamento e outras dicas, além de duas receitas da nutricionista, que é professora da Uniderp.

PERDA DE PESO

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (Taco), em 100 gramas de lentilha temos 347 kcal, 23 g de proteínas, 64 g de carboidratos, 16,9 g de fibras, 54 mg de cálcio e 94 mg de magnésio, sendo também fonte de aminoácidos essenciais, como isoleucina e lisina. É uma importante fonte de proteína vegetal, vitaminas, cálcio e ferro, além de alto valor alimentício. A lentilha é rica em fibras, ajuda na perda de peso, pois proporciona sensação de saciedade, e melhora o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre.

MASSA MUSCULAR

Favorecem também no ganho de massa muscular, pois são ricas em proteínas. Diminuem os níveis de colesterol no sangue, pois são fonte de fibras solúveis e insolúveis, que reduzem a absorção de gorduras à nível intestinal, além de aumentarem a secreção de ácidos biliares, inibindo a produção de colesterol no fígado.
Atuam na prevenção da anemia por serem ricas em ferro, um mineral que atua na produção da hemoglobina, que é o componente responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões para todo o corpo, além do ácido fólico, uma vitamina que promove a formação de células do sangue.

MULHERES

Para as mulheres, como contém lignanas e isoflavonas, que são compostos bioativos com propriedades semelhantes aos hormônios estrogênicos, a lentilha ajuda a regular os hormônios femininos, aliviando os sintomas da menopausa e da TPM, como ondas de calor e mudanças de humor.

CULTIVO

São cultivadas em menor escala no Ocidente, embora muito apreciadas pela gastronomia e pelos movimentos como o slow food. Algumas das principais variedades são a lentilha verde de puy (França), lentilha verde de berry (França), lentilha blonde de Saint-Flour (França), lentilhas beluga (Estados Unidos e Canadá), lentilha tierra de ampos (Espanha), lentilha de armuña (Espanha) e a lentilha castelluccio (Itália).

PRATOS

A lentilha é usada no preparo de sopas, saladas, arroz, cozidos e acompanhamentos de carne bovina e de carneiro. Ela pode ser combinada com tomate, batata, abóbora, beterraba e cenoura ou com folhosas, como o espinafre, a mostarda e a taioba.

Para os vegetarianos pode ser consumida como hambúrguer. No preparo de saladas, os tipos puy e beluga são mais indicados que as lentilhas comercializadas no Brasil, porque se mantêm firmes após o cozimento, enquanto as que encontramos aqui tendem a se despedaçar. Não consumir seca. Por ser leguminosa, possui fatores antinutricionais e, ao deixar de molho, reverte-se esses efeitos.

PREPARO

Tem o valor monetário maior do que o feijão, pois a grande maioria dos grãos é de importação, mas tem maior digestibilidade e é mais fácil de preparar. As lentilhas vermelhas precisam de apenas 5 minutos para cozinhar, já outros tipos de lentilha cozinham em torno de 20 minutos. Por ser leguminosa, é consumida inteira. Então, é preciso deixar de molho por, pelo menos, 30 minutos. Mas também é comercializada de outras formas além do grão inteiro com casca: grão inteiro descascado, grão partido sem casca (lentilha partida) ou na forma de farinha.

Pode temperar na hora da preparação da receita. Não é necessário temperá-las antes do preparo. Quanto ao tempo de cozimento, se com panela tampada ou não, intensidade do fogo (alto ou baixo) e a quantidade de água, tudo isso vai depender da receita. É só não fazer na panela de pressão, porque a espuma formada durante o cozimento pode obstruir a saída de vapor pela válvula.

O preparo da lentilha é semelhante ao preparo do feijão, mas o tempo de cozimento é inferior. Recomenda-se a hidratação prévia dos grãos – de 30 minutos a uma hora e meia – para reduzir o tempo de cozimento.

A hidratação, seguida do descarte da água em que os grãos foram deixados de molho, reduz a quantidade de fatores antinutricionais, incluindo os compostos que causam flatulência. Antes, os grãos devem ser selecionados para remoção de grãos danificados e, em seguida, devem escorrer em água para remover poeira e outras sujidades. Após cozidas, não precisa escorrer.

ARMAZENAMENTO

A conservação é igual a do feijão. Mantenha-a em recipiente fechado em local escuro, seco e fresco para aumentar sua durabilidade e evitar sua contaminação com mofo. Quando cozida, a lentilha pode ser conservada em geladeira por até três dias ou no congelador por até seis meses. Em geladeira, os grãos devem ser mantidos na água de cozimento para evitar seu ressecamento.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).